Dezembro - Surpresas e Confirmações

Retrato de stormrover

Dezembro... Ressaca da LisboaCON, com muitos jantares de Natal e tempo frio.

Este mês demonstrou ser um mês de surpresas e de confirmações.

Surpresa num pequeno jogo, o 6 nimmt! que já tinha à algum tempo, ganho numa rifa na RuralCON, e que demonstrou ser um tesourinho escondido de diversão.

Foi também o mês da confirmação da espectactiva que tinha sobre o Battles of Westeros, que sairam superadas, neste jogo que recebi do meu Secret Santa do BGG

 

Acabou por ser um mês com poucas partidas repartidas por poucos jogos... comparativamente, claro está, sendo, apesar da qualidade, o segundo mês mais fraco do ano a nivel da quantidade, também nas novidades.

 

 

Olhando para os números:

40 partidas num total de 26 jogos diferentes.

 

Em relação a jogos que não conhecia anteriormente:

16 partidas em 8 Jogos diferentes.

 

 

O top 3 de partidas do mês foram:

 

6 nimmt! (x9) - Uma Novidade

Schildkrötenrennen (x3)

Ticket to Ride: Europe (x3)

 

 

 

Novidades:

6 nimmt! (x9) - Um filler desde de dois a dez jogadores. Com menos jogadores torna-se um jogo mais tático, com mais jogadores, mais caótico. Bom para descontrair um pouco.

51st State - Um jogo de cartas interessante. Infelizmente não tive oportunidade de o concluir. A repetir para cimentar a opinião.

Battles of Westeros - A confirmação do mês (e do ano?). As reviews indicavam que do BattleLore tinha pouco e é verdade... mas para o bom! Complexidade acrescida e mais decisões. Um dos jogos que mais apreciei este ano.

Key Harvest - Um jogo curioso onde vamos lutando por campos para coordenadas especificas, de forma a termos as melhores quintas possíveis. Uma inteactividade entre jogadores interessante.

Mondo - Tic. tic. tic. Um temporizador mantem a pressão sobre os jogadores enquanto procuramos as peças mais vantajosas para a nossa ilha. Um jogo divertido e stressante ao mesmo tempo.

Petróleo S.A. - Um jogo de um criador português. Tem alguns bons principios de jogo, no entanto a sua conjunção nem sempre é bem conseguida. Pena.

Railroad Tycoon - Mais um jogo de comboios a juntar aos vários que aprendi este ano. Sistema de financiamente interessante. Prefiro um 18AL, mas a repetir.

World of Warcraft: The Boardgame - Um cooperativo por equipas. Nunca joguei muito o jogo de computador original, mas este jogo é agradável. O início condiciona muito o desempenho ao longo do jogo, se uma equipa tiver azar no inicio dificilmente recupera a tempo de tentar ganhar o jogo.

 

 

 

Finalizam a lista de partidas do mês:

Race for the Galaxy,  Agricola,  Angry Birds: The Card Game,  Diamant,  Dixit Odyssey,  Engel & Bengel,  Hanabi,  Hoity Toity,  The Magic Labyrinth,  Mystery Express,  Pit,  Power Grid,  Samurai, pic303299_mt.jpg (72×60) Time's Up!,  Twilight Struggle.

 

Referencia ainda, a nível dos roleplays, para mais uma sessão de Dungeons & Dragons.