Emerson, a Crisis of Faith

Retrato de jackjaques

Chegadas à cidade há pouco mais de dez gerações, as gentes de Emerson foram seguindo os ensinamentos d'O Primeiro Pai, que os guiou até ali, da melhor forma que podiam e sabiam.

No entanto, os ideais de harmonia, ecologia e equalitarismo, que vingavam aquando da fundação de Emerson, esbatem-se hoje um bocado, dando lugar a uma estratificação lenta mas progressiva.

Presencia-se a um avanço tecnológico sem precedentes — em apenas duas décadas a computorização generalizou-se e os velhos cartões perfurados são, hoje, obsoletos quando comparados às potencialidades das válvulas electromecânicas.
A par desta evolução estão as primeiras descobertas envolvendo ondas de rádio.

Contra este movimento progressista, que se afasta cada vez mais dos ensinamentos d’O Primeiro Pai, está o Priorado, encabeçado pelo Legado Carson Muir.

Emerson encontra-se, pois, num impasse: Serão os tempos futuros dedicados a uma devoção mais profunda e um regresso às origens ou, pelo contrário, a um sublinhar do progresso e um retorno aos erros do passado?

Tudo está em aberto — pelo menos durante mais uma semana, altura em que as gentes de Emerson irão a votos, num referendo que marcará uma época.

Grupos:

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

House Rules

Perícias
Computer Use – ainda que em Emerson não existam computadores digitais, uma pessoa com pontos nesta perícia estará habilitada para usar os computadores existentes; tal como se tiver pontos em Knowledge (physical sciences). No entanto, apenas na Academia e em algumas fábricas e firmas se poderão encontrar computadores.
Drive – em Emerson não existem carros movidos a motor. Pelo que esta perícia só se aplica a barcos; já com a carroças movidas à tracção animal usar-se-á Ride.
Pilot – até ver, não existem transportes voadores em Emerson.


Ferimentos
Normal: todas as personagens têm um total de Hit Points, baseados no nível, classe e modificador de Vigor.
Em Emerson: teremos dois totais diferentes — os Pontos de Feridas e os Pontos de Vida.

Os Pontos de Feridas (PF) (que representam o cansaço, a fadiga, ferimentos não-letais e a sorte a desaparecer) determinam-se tal como os HP de D&D. Ainda assim, eu vou sempre atribuir um valor certo a cada nível, dependendo do dado correspondente — 3 para 1d6, 4 para 1d8 e 5 para 1d10 — para que as diferenças não sejam tão díspares.
Já os Pontos de Vida (PV) (que representam traumas físicos, como feridas abertas, ossos quebrados e perdas avultadas de sangue) igualam o valor que tivermos em Vigor — cujo valor está a negrito na vossa folha de personagem — e, a não ser que o valor de Vigor se altere, os vossos pontos de vida não se alterarão ao longo da aventura, por mais níveis que venham a ganhar.

A maioria do dano subtrai-se dos PF. Só depois de estes descerem a zero é que se começa a subtrair dos PV. Aí uma pessoa considera-se fatigada (fatigued), não podendo correr e sofrendo uma penalização de -2 à Força e à Destreza. Para além disso, terá de suceder a um teste de Fortitude (DC 10) ou ficar atordoado (stunned) durante 2d6 rondas.
Quando os PV chegarem a zero, a pessoa fica inconsciente e às portas da morte. Faz-se então um teste de Fortitude (DC 10) para evitar morrer no momento. Cada hora volvida repete-se o teste (DC 10 + 1 por hora de inconsciência) para evitar morrer. Caso o lançamento seja um sucesso (com 10 de diferença), ou se se lançar um 20 natural, a pessoa estabiliza e não é preciso voltar a testar a Fortitude. Também se pode estabilizar se alguém suceder num teste a Primeiros Socorros (Treat Injury).

Dano Crítico
Normal: num critical hit o dano multiplica-se por um determinado valor (normalmente x2) e subtrai-se aos HP.
Em Emerson: sempre que alguém conseguir desferir dano crítico fazem-se os lançamentos normais (sem qualquer múltiplo) da arma em questão mas, em vez de se subtrair o resultado dos PF ele será subtraído dos PV — mesmo que ainda lhe sobrem Pontos de Feridas. Isto torna o jogo mais cinemático mas, por outro lado, também poderá aumentar a taxa de mortalidade...

Dano Não-Letal
Se uma pessoa ficar inconsciente como resultado de dano não-letal não correrá perigo de vida (ou seja, não terá que testar a Fortitude para ver se sobrevive).

Recuperação
São precisas 8 horas de descanso para deixar de se estar cansado. Recuperam-se naturalmente 1 PF por nível a cada hora de descanso e 1 PV por noite de descanso. A hospitalização dobra estes valores.


Agora, à medida que formos jogando irão aperceber-se de mais umas quantas diferenças. Algumas para dar sabor ao setting outras porque me esqueci de as colocar agora aqui...

Seja como fôr, serei eu a lançar os dados na maior parte das situações. Mas haverá alturas em que vos pedirei um ou outro resultado — quando assim fôr, usem estes dados

TWO TIMES A WEEK

Pessoal, isto nas férias esmoreceu um bocado mas agora vai voltar a arrancar com ímpeto redobrado!

Vou passar a actualizar os vossos threads duas vezes por semana —à 3ª-feira e ao sábado— espero que funcione bem para toda a gente!

Hão-de ter reparado, vou começar um novo cenário, "USS Cressida", mas não se preocupem: só o vou actualizar uma vez por semana! ;)

Bem, dito isto, digam da vossa justiça!
Espero que estejam a curtir o cenário até agora...!

pshhh

Minha gente, o meu trabalho levou-me para fora de casa durante praticamente uma semana e, por isso, fiquei sem poder actualizar...
Mas a partir de agora, vai tudo voltar aos eixos(!) - quer em Emerson, quer a bordo da USS Cressida. ;)

Assuntos vários...

Assuntos vários:

  • Notificações
  • Pontos de Experiência
  • Actualizações
  • USS Cressida

 

Notificações

Bem, isto das "obras na casa" alterou a forma de funcionar cá do fórum. E, pelo menos no que diz respeito ao Play-by-Post, não ajuda muito a que o pessoal se lembre de aparecer por cá. Assim sendo, vinha pedir-vos que fizessem o seguinte: no final do vosso thread escolhessem a opção THIS POST para passarem a receber um mail sempre que o thread seja actualizado.

Claro está, se estiverem interessados em lêr as crónicas das outras personagens terão de ir ao final de cada thread escolher a mesma opção.   Wink

 

Pontos de Experiência

Venho só, em tom de ponto de situação, dar-vos a conhecer quantos Pontos de Experiência ganharam até agora...

Agricultor Engenheiro Estudante Frade Jornalista Mineiro Monge Montanhista Polícia Voluntário
Classes: Str 2/Wis 1 Int 1/Con 1 Int 3 Cha 2 Int 2 Con 3 Wis 1 /Dex 1 Con 2/Str 1 Dex 1/Wis 1 Wis 1/Con 2
XP: 1490 1000 1300 870 (1150) 1430 1000 1310 900 1160

 

Actualizações

Quero ver se começo duma vez por todas a actualizar isto a um ritmo confortável. Primeiro vou resumir alguns acontecimentos em algumas crónicas — não se admirem! Depois disso, pedia-vos que fizessem a vossa parte!

 

USS Cressida

Sim, é para arrancar! Amanhã actualizo todas as crónicas! (v. Notificações)

 

Keep on cruising! ***

um novo ritmo

Minha gente, vou passar a responder todos os dias, mas só a 1 ou 2 jogadores de cada vez, de acordo com a seguinte tabela:

emerson

uss cressida
Seg

frade

lieutenant
Ter

monge

pilot

representative

Qua

polícia

lance corporal
Qui

estudante

montanhista

doctor
Sex

agricultor

technician
Sáb

mineiro

private first class
Dom

descanso semanal

Façam-se aparecidos, que daqui a mais isto já conta com um ano de rodagem...!

Emerson + USS Cressida

O ritmo de actualizações aos threads vai alterar-se de acordo com a seguinte tabela:

Agricultor

Estudante

Gun Team

Doctor

HARD Specialist

Mineiro

Frade

Rifle Team

Pilot

Lieutenant

Polícia

Monge

Technician

Representative

Voluntário

Montanhista

 

 

 

EMERSON

USS CRESSIDA

Espero que o ano de 2010 sirva para conseguirmos, todos juntos, levar esta história a bom termo!

Level Up...?

E, já agora, deixem-me desvendar quantos XP vos faltam para subir de nível:

Agricultor Estudante Frade Mineiro Monge Montanhista Polícia Voluntário
Classes: Str 2/Wis 1 Int 3 Cha 2/Wis 1 Con 3 Gen 1/ Wis 1/Dex 1 Con 2/Str 1 Dex 1/Wis 2 Wis 1/Con 2
XP: 260 810 1680 560 1600 770 1310

2780