16º Encontro Mensal de Roleplayers de Lisboa

Retrato de jrmariano
2012-06-09 14:00
2012-06-09 20:00
Local: 

Alvaláxia Shopping e Lazer - Complexo XXI (no 1º piso, em frente à Cervejaria Nacional [que fica "por cima" da Loja Verde])

No próximo dia 9 de junho, o grupo de Roleplayers do Lisboa vai encontrar-se para jogar e conviver. Estes encontros são abertos a todos os que se queiram juntar, sem necessidade de trazer qualquer jogo ou de ter qualquer experiência prévia com RPGs. Não há inscrições nem é preciso pagar nada, basta aparecer. Esta é uma oportunidade para jogar RPGs, fazer novas amizades e passar um bom bocado. O encontro começa a partir das 14:00 durando a tarde toda e podendo eventualmente estender-se até à noite.

 

Podes desde já inscreveres-te como jogador nas mesas de jogo que já estão anunciadas ou abrires uma nova mesa como Mestre de Jogo na folha de cálculo disponível no Google Docs.

 

Se entretanto quiseres saber mais sobre o que são os Roleplaying Games, visita esta secção do AbreoJogo. Se tiveres qualquer dúvida ou problema em chegar até ao local (mapa do Google), não hesites em perguntar aqui ou enviar mensagem pelo contactos João MarianoDiogo Curado ou Henrique Soares. O espaço onde estes eventos se realizam é privado e cedido para o efeito, pelo que desde já aqui ficam os nossos agradecimentos.

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Mesa 1 - GM: João Mariano

Marvel Heroic Roleplaying

 

Marvel Heroic Roleplaying - Um jogo narrativo de super-heróis e aventuras fantásticas no universo Marvel. Os heróis terão que unir esforços para conter a fuga coletiva de super-criminosos da "Jangada", uma prisão de alta-segurança em Nova Iorque. Deste conflito nascerão os "Novos Vingadores"!

 
15h. Para 3 jogadores.

 

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Quem alinha em levar o

Quem alinha em levar o material de playtest do novo D&D para o próximo Encontro Mensal de Roleplayers de Junho?

Ah, tomem é atenção que o playtest vai ter que ser "caseiro" e sem grande reportagem fotográfica devido aos termos da "licença" de teste. :P

Além do mais a Wizard afirma que quem quer participar terá de se inscrever no playtest, aqui. ;)

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Mesa 2 - GM: Henrique Soares

Danger Mountain! - Do mesmo autor do Fiasco, este collaborative storytelling game sem mestre-de-jogo recria filmes americanos série-B dos anos 70 sobre desastres (naturais ou artificiais), num jogo em que nenhum dos jogadores sabe qual será o desastre que vai surpreender os habitantes de uma pequena cidade - um vulcão, um terramoto, uma avalanche ou o desmoronar de uma barragem? 

15h. Para 5 jogadores.

 



Hollow Earth Expedition - Um jogo de aventuras pulp passado nos anos 30 em que os jogadores encarnam aventureiros exploradores viajando por terras misteriosas cheias de estranhas e inesperadas criaturas.

21h. Para 4 jogadores.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Mesa Redonda

 

 
A partir das 14h vamos falar sobre o que é ser mestre-de-jogo ou como correr um jogo para um grupo. Que dificuldade surgem? Que ideias devemos consolidar antes de começar? Que jogos fáceis se podem usar pela primeira vez? Experiências temos para partilhar entre nós. Junta-te à conversa! 

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Mesa 3 - GM: José Porfírio

Legends of Anglerre - A versão Fantasy de Starblazer Adventures, um jogo que usa o sistema Fate e é originalmente virado para Space Opera. Neste caso vai-se improvisar uma sessão de fantasia clássica.

15h. Para 6 jogadores.

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Novato à procura de DnD

Ora boas, eu vim recentemente do Porto para a grande Lisboa e sou fã de DnD há muito tempo apesar de nunca ter tido a possibilidade de aprender a jogar.

Tenho feito DnD amador um grupo de amigos do Porto durante 2 meses antes de vir para Lisboa (amador ao ponto de não sabermos mais de metade das regras) e agora ando à procura de pessoal que também goste deste tipo de jogatina.

Tem sido dificil de encontrar gente que conhece DnD... quanto mais jogar... e gostaria de poder de algum modo encontrar-me com vocês para que eu consiga entrar neste mundo RPG mais a sério.

Já reparei que é no Alvalade XXI devido ao mapa do Google, mas fez-me parece que iria ser num local privado... e mesmo que não fosse... onde (se me for possível) me deverei encontrar com a malta de RPG?

Desculpem a ignorância... mas foi há pouco tempo que tive conhecimento deste website apesar de já ter ido a uma noite de Boardgames.

Warbec,

The Runaway Bard

Boas-vindas e outras informações

Olá Flávio!

Sê bem-vindo ao AoJ e ao Grupo dos Roleplayers de Lisboa, então!

Pena que não tenhas entrado em contacto com o pessoal do Grupo de Roleplayers do Porto antes de vires para baixo, eh eh. Mas talvez possas passar o contacto aos membros do teu grupo que tenham ficado ainda no Porto. O pessoal por lá costuma jogar D&D aos sábados dentro e fora dos Encontros Mensais. :)

O local do nosso encontro é mesmo público pois efetivamente é no Centro Comercial do Estádio do Sporting. É só subires nas escadas rolantes ao pé do LIDL e depois ires sempre, sempre em frente. Devemos estar numas mesas e cadeiras brancas de plástico ao pé de um restaurante e deves identificar-nos facilmente pois teremos a parafernália toda (livros, dados e tal e tal) em exposição.

Às 14h vamos experimentar fazer uma mesa redonda informal só sobre ser Mestre de Jogo e começamos as sessões às 15h. Apesar de eu puxar o pessoal para fazer o playtest da nova edição de D&D não conseguimos confirmar uma sessão de Dungeons & Dragons amanhã. O que não quer dizer que não aconteça pois pode sempre alguém trazê-lo à última da hora. ;)

Aliás dá um salto também no grupo do Facebook para falares com o pessoal em tempo real e, se quiseres, inscreve-te nas sessões que já temos calendarizadas no Google Docs.

Apesar das nossas tentativas de organização o encontro é tão informal quanto as noites de boardgames. É só apareceres para conviveres e jogares. :)

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Agradecimentos

Obrigadinho João,

Isto ainda está muito confuso pois eu desde há uns meses quis começar a comprar os books mas soube que vinha aí uma 5º Edition e por isso fiquei quietinho. Tenho todos em pdf mas sem estar com eles na mão... é outra experiência. Não gosto de ler pdf no pc... só oldschool book reading com tudo na mão.

Vou fazer com que apareça lá (imagino que seja no mesmo sitio onde me encontrei com os Boardgamers em frente à Cervejaria Nacional), pelas horas iniciais. Nem que seja apenas para ficar a ver, pois seja DnD seja outro RPG... a essencia deve ser a mesma. De qualquer forma já me adicionei ao grupo no Facebook, com sorte consigo integrar-me neste mundo mais facilmente assim.

Obrigado novamente,

Flávio

Estás no teu direito de

Estás no teu direito de esperar mas fica sabendo que ainda vai demorar alguns anos a sair efetivamente a nova edição por isso não vale a pena deixares de jogar por causa disso.

Ficar a ver, qual quê! Se apareceres jogas, eh eh. Provavelmente ainda jogas numa sessão mais curta. E sim, é exatamente à frente da Cervejaria. ;)

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Mini-Relato do Encontro Mensal de Lisboa

Lá abrimos o encontro à hora marcada com a mesa redonda sobre "Como ser Mestre deJogo" que até que foi animada apesar de se escapar de vez em quando ao tema para falarmos um pouco sobre as nossas experiências de jogo e preferências quanto a RPGs.

Às 15h começamos com a mesa de Legends of Anglerre mestrada pelo José Porfírio para uma mesa de jogadores. O jogo de sistema FATE tem um particularidade pois dá suporte à criação de personagens durante a sessão que foi o que se acabou por fazer. Que venham daí os participantes e comentem sobre a sua aventura e a bravura dos seus aventureiros!

À mesma hora deu-se início à sessão de Marvel Heroic Roleplaying em que os super-heróis Homem de Ferro, Mulher Invisível, Wolverine e Lince Negra (Kitty Pride) tentaram capturar os prisioneiros em fuga de uma prisão de "máxima-máxima segurança" chamada "The Raft" derrotando magistralmente vilões como o Conde Nefaria e o Purple Man e recuperando a energia de volta à prisão!

O Henrique também mestrou uma sessão de Danger Mountain! dando azo assim a um quase "disaster movie" perto das próprias nossas mesas. Quem terá sobrevivido e quem terá salvo o dia? :)

Obrigado a todos os participantes espero que se tenham divertido ao jogarem e conviverem connosco. Até ao próximo encontro!

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG