True20

Andava nas minhas deambulações nocturnas pelo site quando vi um anúncio no "Agregador de Notícias" referente a uma adaptação do sistema d20 criada pela empresa Green Ronin Publishing. A adaptação chama-se True20, e tem este título porque usa apenas um único dado de 20 lados. Teve o seu test-drive no RPG 'Blue Rose', mas na semana passada foi publicado como stand-alone em PDF na RPGNow.

A principal novidade do sistema conta com a remoção dos HPs e a introdução de um novo saving throw para os substituir, o Toughness Save. Cada personagem tem uma tabela de estados físicos, muito semelhante à de WoD, que vai sendo preenchida à medida que o dano vai sendo recebido e o Toughness Save falhado. Os atributos já não vão de 3 a 18, sendo estas pontuações necessárias só na criação de personagem. A partir daí usam-se apenas os modificadores.

Gostava de saber as vossas opiniões sobre esta adaptação, pois pareceu-me bastante interessante. Caso estejam mais interessados, 'Blue Rose' tem uma sessão de Demo há borla neste site, que pode dar um cheirinho de como as coisas se processam.

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

vinte rosas de azul

Acho que a Green Ronin quis usar uma adaptação de d20 para atrair gente para o jogo, fazendo bastantes adaptações, mas mantendo ainda elementos essenciais de forma a que pudesse extrair o sistema para fora de Blue Rose.

Assim sendo, num jogo em que as relações sociais, o glamour e a nobreza são cruciais, continuamos a ter apenas um atributo (CHA) que caracterize socialmente uma personagem e apenas um atributo secundário (WIL) que teste carácter e resistência psicológica.

Assim sendo, num setting em que os lutadores são duelistas hábeis, acrobáticos e rápidos o atributo que serve para atingir alguém continua a ser STR.

Quanto à adaptação em si, parece ser de louvar, vai na linha de outras versões para d20 bastante elogiadas, como Mutants and Masterminds. Acho que em M&M eles também têem já qualquer coisa tipo Toughness Save.

Fico mais intrigado em relação a Blue Rose e se o setting valerá a pena...

Mais pormenores

Já comprei uma cópia em pdf e já lhe dei uma vista de olhos. As principais novidades que encontrei em comparação com d20 original são:

  • Usa apenas um único d20 para todos os rolls;
  • Attributes simplificados: agora só importam os modificadores;
  • Menos Skills: algumas delas são resumos de outras antigas;
  • Menos classes:
    Warrior - o típico lutador, com progressão orientada para luta;
    Expert - toma como prioridade as skills e os Feats, bons saving throws;
    Adept - especialista em magia;
  • Magia baseada em Feats, cada Feat dá acesso a uma via de magia ou habilidade nova; possuem uma pontuação que servem de modificador para lançar feitiços;
  • A ausência de HPs e a introdução de uma tabela de dano;
  • Um novo Saving Throw: Toughness para resistir a dano, por quanto mais falhares o DC de dano de um ataque, em pior estado ficarás;
  • Valor de defesa que aumenta com o nível
  • Conviction: pontos que se podem gastar para re-rolar o dado e evitar falhanços completos;
  • Virtues e Vices: a natureza da personagem que permite ganhar Conviction;
  • Não há experiência, o DM decide quando alguém pode subir de nivel;
  • Não há Skill Points: a cada nível as skills seleccionadas da classe são logo maximizadas;

Assim que tiver tudo lido deixo uma crítica, por enquanto é isto que tenho.

-----
Light allows us to see, Darkness forces us to create...