Definiçoes dos Boardgames

Retrato de MGBM

Sou boardgamer. Ja vao la muitos anos desde que joguei pela primeira vez ao Civilization/Advanced Civilization da Avalon Hill e fiquei viciado completamente em boardgames.

Como boardgamer veterano, gostaria de partilhar as minhas definiçoes do mundo de boardgames. Atençao, no entanto: sao opinioes, logo como quase tudo, sao subjectivas. O que um boardgamer acha que é uma coisa outro boardgamer acha que é outra coisa. Logo, estas opinioes que vou dar sao so minhas e reflectem o meu ponto de vista, mais nada. Nao sao universais, pois acho que isso nao existe em boardgames.

Comecemos com duas definiçoes basicas, estrategia e tactica.

Um boardgame tactico é um boardgame que recompensa planos a curto-prazo.

Um boardgame estrategico é um boardgame que recompensa planos a longo-prazo.

O Civilization da AH é um exemplo perfeito de um puro boardgame estrategico, enquanto que o Bohnanza rege muito mais pela tactica.

Dito isto, passemos a outras duas definiçoes importantes, o boardgame tipo Alemao e o boardgame tipo Americano.

Um boardgame tipo Alemão, ou Eurogame como a gente agora lhes chama, é um boardgame caracterizado pelo pouco tempo que leva a jogar, entre 60 a 90 minutos, que costuma abranger entre 2 a 5 jogadores, em que o tema do boardgame pode nao ser essencial para o disfruto do boardgame e que, em regra geral, costumam ter uma grande dose de tactica, embora tambem, muitas vezes, tenham uma grande dose de estrategia. O aspecto mais importante dos Eurogames sao as regras, pois as regras costumam ser simples e curtas, normalmente sem grandes complexidades e faceis de ensinar.

Um boardgame tipo Americano é um boardgame normalmente profundamente estrategico, em que se alcança o maximo proveito do boardgame com o numero maximo de jogadores e em que o numero de jogadores costuma ser alto, embora haja muitos que abranjam so 4 jogadores. É um boardgame que demora muito tempo a jogar, as vezes demorando dias inteiros. As regras costumam ser complexas, variadas e de muitas paginas e nao costuma ser muito facil explica-las.

O Britannia, o Civilization/Advanced Civilization da Avalon Hill, O 7 Ages, o Revolution sao exemplos perfeitos de boardgames tipo Americano. O Settlers of Catan, Samurai, Princes of Florence, Puerto Rico sao bons exemplos de boardgames tipo Alemão.

Agora falemos de boardgames leves e de Gamer's Games.

Ao contrario do que se possa imaginar, um boardgame leve ou pesado não é definido pelo manual de regras. Existem muitos exemplos de boardgames que teem so 3 paginas de regras e sao pesados como tudo quando se jogam, como o Stephenson's Rocket, ou boardgames com calhamaços de manuais e quando se vai jogar sao incrivelmente leves, como o Magna Grecia.

Basicamente, um boardgame leve é um boardgame que tem pouca profundidade quer tactica quer estrategica, em que nao requer muito planeamento e pensamento da nossa parte para o jogar. Um boardgame pesado, ou Gamer's Game, é um jogo que oferece tantas possibilidades de jogo que uma pessoa nao pode pura e simplesmente jogar sem primeiro pensar seriamente durante algum tempo no que se quer realmente fazer. É um jogo em que as nossas acções provocam uma cadeia de consequencias que teem um enorme impacto durante o resto do jogo. Normalmente os boardgames tipo Americano sao pesados, muito pesados.

O exemplo perfeito de um Gamer's Game é o Puerto Rico ou o Caylus, ou entao o Civilization da AH. Boardgames leves sao o Settlers of Catan, Bohnanza, Mexica.

E prontos, é so isto. Alguma duvida e eu tentarei esclarecer, mas espero que isto tenha elucidado as vossas questoes sobre as definiçoes de boardgames.

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

RE: Definições de Boardgames

Concordo com com esta análise, mas, como afirmei anteriormente, admito que as fronteiras não são claras, já que o que é "leve" para um jogador pode ser médio ou pesado para outro. A experiência conta muito... Por outro lado há os paradoxos - Tigris & Euphrates é um exemplo - que demonstram como um jogo simples de aprender não é necessáriamente um jogo leve. De qualquer forma, terei de jogar muito mais jogos muito mais vezes para poder ter uma opinião mais fundamentada sobre este assunto.