Legend of the Five Rings RPG - 3rd Edition (GBU Review)

Retrato de LadyEntropy

Esta review é vos trazida pela "Yojiro & Squeak, Cia. Lda."

Dedicada ao David que me deu o melhor presente de anos que já recebi!

PRIMEIRA IMPRESSÃO -
Todo um luxo. Capa dura, 320 páginas, a cores, incluindo dois belos mapas de rokugan no inicio e fim do livro. A imagem frontal é linda, vejam se não acreditam. 

O papel da capa é maciinho, maciinho, daqueles que dá a vontade de passar a mão montes de vezes.

Vira-se a capa, e uau, as surpresas continuam. $39.95 - é um bocadinho puxado, mas, pensando bem, com a apresentação a full colour, a quantidade impressionante de informação contida no livro.... acaba por valer bem a pena -- sobretudo agora que o dólar anda em baixo.

APRESENTAÇÃO -
Já com uma boa impressão, abrimos o livro para encontrar de facto, 320 páginas todas a cores, com, e passem-se, ilustrações tiradas direitinhas do CCG. Ahhh, que maravilha poder olhar para o focinho do Paneki quase tamanho A4! Outra coisa muito boa é que aquelas margens irritantes que os meninos da AEG tinham a mania de fazer foram para o caraças.

O livro está dividido em 5 capitulos (Book of Earth, Water, Fire, Air e Void) cada um deles introduzido por uma ficçãozita, bem no estilo da AEG. Cada capitulo tb é introduzido pela imagem a toda página do Keeper do elemento correspondente (que, tirando o do Void, são uma boa caca, mas enfim.... a ideia é gira).

Book of Earth: Setting. Excelente capitulo, com uma timeline completa desde o inicio de Rokugan, segundo com um capitulo sobre a vida e cultura em rokugan, algumas superstições de cada clã (sabiam que os scorpions acreditam que uma mulher com olhos verdes não consegue mentir? E que acham que ratazanas dão sorte? E que os Ikoma quando discursam em publico pressionam as mãos contra o obi, para invocar o espirito do founder da familia --- daí vem a conhecida expressão "Parece que tem o Ikoma na barriga"), listagem de cada clã e familia (com a imagem de Diamond edition de cada campeão), incluindo minor, ronins, shadowlands e imperials.

Book of Water: Criação de personagem. Contém todas as informações para fazer a personagem, desde listagem de skills, até Advantages e Disadvantages, passando pelas escolas de cada clã (agora cada clã aparece com 4 escolas: 1 de guerreiros, 1 de courtiers, 1 de shugenja e 1 de elite - shinobi para os scorpions, harriers para os crane, scouts para os crab, etc).

Book of Fire: Mecânica de jogo. Contém todas as regras necessárias para jogar, e inclui listagem de armas e armadura, bem como regras para criar novos objectos, e uma lista de preços. É aqui também que vêm as regras para Status, Glory e Honra. Inclui também Katas e regras para mass battle.

Book of Air: Secção da Magia. Contém informação sobre o mundo dos espiritos, listagem de feitiços para os shugenja, bem como informação de como jogar de monk, incluindo Kihos; e como jogar de shadowlands, incluindo poderes de Taint e feitiços de Maho.

Book of Void: Secção do Gm, com bestiário para todos os bichinhos lindos de L5R; uma secção com informação para jogar em diferentes eras de rokugan, incluindo 1000 years of darkness. Contém também a listagem completa dos sitios, cidades e strongholds mais importantes de cada clã, fazendo conjunto com os mapas que vêm no inicio e fim do livro. À semelhança da White Wolf incluiram também uma listagem de livros e filmes para ver que ajudam a entrar no espirito de L5R. Fecha com umas utilissimas regras de conversão de personagens de 1ª e 2ª edição para regras de 3ª, glossário, indice e folha de personagem (que é horrorosa, parecendo tirada de D&D 3rd edition).

SISTEMA DE JOGO -
Voltamos ao sistema original de 1ª edição (já que com 2ª edição era uma palhaçada e muitas vezes impossivel de conseguir fazer fosse o que fosse)

Quanto ao sistema em si, usa apenas d10, e a ideia é atingir um numero alvo (que os jogadores podem subir voluntariamente para poder ter resultados mais espetaculares - ex. Se acertar num inimigo tem a dificuldade de 15, o jogador pode aumentar a dificuldade para 20 se quiser. Se conseguir, recebe mais um dado para o dano). O sistema em si é simples: tens TRAITS e SKILLS - que mostram o que és capaz de fazer. Lanças um nº de dados (igual á tua skill+trait) e guardas um numero de dados (igual ao atributo correspondente a essa skill) escolhendo (claro) os valores mais altos, que somados, devem dar para igualar ou ultrapassar a dificuldade requerida.

Em relação a 2ª edição, por fim mudaram a coisa mais cretina que eu já tinha visto, que era fazer a iniciativa ser baseada em Awareness em vez de Reflexes (ou seja, qualquer courtier vencia em iniciative um guerreiro), e foi criado o sistema "Tides of Battle", que faz com que apenas se lance para iniciativa uma vez por combate, e não por turno. Há tb mais wound levels em cada nivel para aguentar melhor as marretadas que este sistema permite. As regras alternativas para duelos de Iaijutsu (que apareceram no Secrets of the Crane) foram adoptadas definitivamente, e o Void finalmente vale a pena!!! Agora gastar 1 ponto de void serve para:

- Lançar E guardar mais 1 dado a qq lançamento.
- Ignorar 10 pontos de wounds.
- Ignorar wound penalties até ao fim do turno.
- Aumentar o nosso TN to be Hit em +10

entre outros. Viva o Void!

CONSIDERAÇÕES FINAIS -
É lindo. É bonito. É bom. O preço é perfeitamente razoavel. O livro tem informação suficiente para dar montes de campanhas antes que precisem de sequer pensar em suplementos. E com a nova politica da AEG que vai dar muito apoio ao jogo online (tudo de borlix) vale ainda mais a pena. Que estão à espera? VÃO JÁ COMPRAR!

Utilidades Online para o jogo incluem:

Folha de personagem - http://l5r.com/rpg/larp_character_sht3.pdf
Aventura para Iniciantes: Topaz Championship - http://www.irasec.com/~design/TopazChampionship.pdf
Regras para Ancestors - http://www.irasec.com/~design/Ancestors.pdf
Novas escolas #1 (Crab, Crane e Dragon) - http://l5r.com/rpg/l5rrpg_school_update_01.pdf
FAQ e Errata - http://www.irasec.com/~design/L5R-3Ed-FAQ-v2.0.pdf

The Good: Tudo. É lindo. Está cheio de informação. É a cores. Tem um sistema bestial!

The Bad: A arte do William O'Connor. Não terem metido o Noranchai Unxp e o Mirumoto Shiryu como desenhos A4. A Advantage "Combat Reflexes" que basicamente rebenta com escolas como a dos Kakita que baseia tudo na iniciativa -- sendo os Scorpion imunes a isto, é um bocado nojento para os outros todos. Os Mirumoto Bushi são um abuso de chulanço (conseguem dizer "escola canivete suiço"?) e os Kakita Bushi estão uma boa porcaria.

The Ugly: As gralhas. Eu sei que isto é uma primeira tiragem e que possivelmente eles vão emendar a segunda tiragem, mas porra... podiam ter evitado algumas das falhas, como por exemplo, esta, que tem causado ainda mais gozo aos Crane (sim, mais do que é normal):

Just as Lady Doji brought the way of peace and the arts to Rokugan, her mortal bride, Kakita, established the first formal academy...

É que num habia nexexidade.....

AnexoTamanho
lo5r_3rd_ed.jpg11.24 KB

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Olá miúda! Que é que

Olá miúda!

Que é que achas do Lo5R em relação ao sengoku?

 

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Bom, a resposta automática

Bom, a resposta automática seria: o mesmo que acho do Senhor dos Aneis em relação ao Pendragon ou o Aquelarre.

Para tentar ser um pouco mais informativa, vamos apresentar os pontos fortes e pontos fracos de cada um:

Setting: Isto varia. Os fãs da precisão historica vão para Sengoku, sem dúvida -- se bem que tens MUITO na história em que te inspirar. L5R tem a vantagem que podes aldrabar o que quiseres (apesar do metaplot) porque é um mundo ficticio. L5r tem a tendência de "aldrabar" o mundo real, e quando o pessoal diz "mas isto n era assim no Japão" eles respondem "ahhh, mas isto n é o japão". E quando alguém pergunta "Mas pq é que isto é assim, eles geralmente respondem "Ahhh, porque era assim no japão".

Suplementos: L5R nisto ganha sem SOMBRA de duvida. O sengoku é muito muito MUITO pobrezinho.

Gastos: Sengoku, sem duvida. Como é um setting historico, as informações extras que possas precisar encontras sem problema num bom livro de história do japão ou na net. L5R tem TANTO suplemento que enjoa.

Sistema: O sistema de Sengoku é tão MAU, mas tão MAU, que quando joguei, o GM acabou por usar o sistema de Pendragon. Já o sistema de 3rd ed de L5r é muito bom.

Criação de personagem: Sengoku ganha na flexibilidade porque tem toda a informação necessária para criar vários tipos de personagens em vários niveis da sociedade. L5R basicamente cai no problema de DD/Vampire: tens que ser sempre ou Guerreiro/Socialita/Mago (sendo sempre samurai) e depois escolhes uma tribo/clã que está já definido por uma série de Guidelines preconceituosas.

Informação: O livro de Sengoku tem tudo e mais alguma coisa. Super completo, e se bem que o 3rd ed de L5R é mesmo muito completo, Segoku tem tanta informação por cm3 que até dá dores de cabeça. Claro que a organização da informação é MUITO MUITO má em Sengoku.

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Hum, acho que me esqueci de

Hum, acho que me esqueci de te dizer que o teu GM era eu (sim, sou o Fabiano)

 

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Ena ena! Atum andas por aqui

Ena ena! Atum andas por aqui e não dizes nada!?

Bom, sempre pensei que já tinhas experimentado l5r....

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Nop, por isso tinha

Nop, por isso tinha curiosidade e perguntei-te a ti que já conheces os 2.

 

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Pede ao teu Jogador, o

Pede ao teu Jogador, o menino Ricardo, que mestre para ti.... ele já muito mestrou para nós :D

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Ele agora está mais numa

Ele agora está mais numa de jogos independentes como dogs e my life with master (que aliás o pessoal gostou bastante).

 

 

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

That's me!

kabukiman escreveu:

Que é que achas do Lo5R em relação ao sengoku?

L5R é um RPG, Sengoku nãoLaughing next question?

Por acaso, se há coisa que faz falta é um RPG decente com uma abordagem mais próxima do japão feudal do que o achinesado L5R. A tentativa mais próxima é talvez este:

The Mountain Witch

E com isto comprovo a minha afeição por jogos indies. Sintam-se à vontade para me atirarem hardcovers de D&D à cabeça Tongue out

ongoing storyline

E entretanto, a AEG vai tentando melhorar a sua apresentação sobre o jogo e o apoio que lhe dá no site. Não só vão organizar o primeiro Winter Court online - roleplayers inscrevam-se - como fizeram até um filme em flash aproveitando esta altura decisiva na storyline:

http://www.khansdefiance.com/ <---