Aton - Uma Review

Retrato de JohnnyBeGood
Aton

Aton toma como tema a luta no Egipto entre dois sacerdotes na conquista dos 4 maiores templos da terra.

O jogo é apenas para 2 jogadores, é um pequeno filler que joga bem rápido e ainda tem alguma profundidade de estratégia a explorar. Quem chegar a 40 pontos ganha o jogo o que implica que apenas costuma haver 2 rondas de scoring sendo que a primeira leva-nos logo aos 25-32 pontos o que implica uma mudança de estratégia na segunda ronda. Existe ainda outras 3 formas de acabar o jogo que é controlando totalmente um templo, ou uma das 2 cores presentes nos 4 templos.

O inicio do jogo comeca com cada jogador a retirar 4 cartas que estão numeradas de 1 a 4, estas 4 cartas serão usadas para decidir as nossas acções no turno que vão desde ser o primeiro a jogar, a ganhar pontos dado pela diferença, ao número de seguidores do adversário que retiramos, ao templo onde vamos agir e quantos dos nossos seguidores introduzimos no templo.

As fases de scoring são activadas pelas acções dos jogadores sendo que quando um seguidor é retirado do tabuleiro é posto no “Valley of the Dead” que quando estiver cheio faz o trigger do score.

O jogo é bastante rápido e bastante fácil de compreender é óptimo para quando é preciso apenas preencher um cado de tempo ou entao quando se está a espera da decisão sobre que jogo assim mais pesado se vai pegar a seguir. O tema só está lá para dar um pequeno aroma pq durante o jogo nada nos faz lembrar mt que somos o Sumo-Sarcedote de uma religião ou que tamos a controlar efectivamente um templo é completamente abstrato, não é mt dado á sorte dado que podemos escolher onde posicionar as cartas e ainda existe um token para trocar a nossa mão por outras 4 cartas.

 

A caixa e bastante pequena e portátil com um belo design, o tabuleiro ilustra bem cada templo e os beneficios de cada um e até é bonito de se ver além disso como é dividido em 6 partes faz pensar que todo o jogo foi pensado para andar sempre atrás de nós até porque as cartas são pequenas mas do tamanho apropriado para todos os restantes componentes.

 

Fazendo as contas gosto muito do jogo não tenta ser nada acima do que é senão um belo filler, também o considero um belo gateway devido á simplicidade das regras mas ainda dá para criar diferentes estratégias para se ganhar, é óptimo para passar o tempo sem ter que queimar demasiado os neurónios.

Seguindo os ratings do BGG situaria-o entre 7.5/8 sem problema.

 

 

 

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

  Só pelo facto de

 Thumbs Up

Só pelo facto de conseguires aplicar um tema ao jogo Laughing

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Um dia destes tenho que jogar Twilight Struggle... pelo sim pelo não, podia ser já hoje

 

-----

hehehe

Lol era assim tão dificil ? :P

 

---- Latest News ----

It lives!

Um dos meus preferidos

É um joguinho à maneira. Rápido, simples e ainda por cima um "Area control" para dois, o que é raro (ser bom) - isto tirando os wargames!

Thumbs Up Pela review... só falta aí uma ilustração do jogo.

«Mais vale estar calado e julgarem-te um idiota, do que abrir a boca e dissipar todas as dúvidas.»

Herrar é umano.

Tambem gosto bastante. pois

Tambem gosto bastante.

pois a da imagem é boa ideia axo que vou linkar uma do bgg ja que a minha cam não é o que era :p

 

tks ^^

 

---- Latest News ----

It lives!

Muito Bom Jogo!

Muito bom trabalho DalimThor.

 

O jogo é bom e como disseste "é óptimo para passar o tempo", quanto ao "sem ter que queimar demasiado os neurónios" já não concordo, porque mesmo tentando várias estratégias não consigo vencer o Johnny.

 

"Se o hábito faz o monge e o mundo se diz iludido, que dirá quem vê de longe um ladrão bem vestido." - António Aleixo

 

È preferível ter sorte do que ser bom jogador!!!

Tks ^^

hehe pois o queimar os neurónios também depende do nivel de empenho que se quer dar :P

uma boa solução e fazeres o final do jogo controlando o 1º templo Sealed já que é o templo mais facil de mexer pq qualquer carta dá para o "activar"

 

---- Latest News ----

It lives!

Boa review. :x Gosto muito

Boa review. :x

Gosto muito do jogo, é pena ter andado a jogá-lo mal...Tongue out