Pingüinos & Cia - Edição Deluxe em Português
![]() |
Nome original | Hey! That's my fish (2003) |
Autor(es) |
Alvydas Jakeliunas
Günter Cornett
|
|
Jogadores |
2-4
|
|
Tempo de jogo | 20 minutos | |
Idades | +8 | |
Publicado por |
Devir (2008)
|
Pingüinos & Cia – Deluxe é uma edição portuguesa de um jogo editado em 2003 com o título original de “Hey! That’s my fish” (“Ei! Esse peixe é meu” traduzido literalmente) e que a Editora Devir lançou no mercado português em 2008.
Trata-se de um jogo que obteve bastante sucesso além fronteiras e pelo facto de ser um jogo de regras simples e rápido, é normalmente visto como um “gateway” (jogo introdutório) ao mundo dos jogos de tabuleiro e também como “filler” (para se jogar antes de um jogo mais complexo e demorado, ou entre jogos complexos).
O tema é apelativo e universal e não é muito difícil de juntar crianças e mais crescidos à volta da mesa para uma partida de Pingüinos & Cia.
![]() |
Se o jogo original por seu lado cativou os jogadores por si próprio, esta versão Deluxe vem com um aliciante extra: miniaturas de Pinguins coloridas com 5cm e em poses sugestivas, ao contrário da versão original, onde são de madeira com a silhueta de pinguins, e com regras em Português. O jogo em si permite ser jogado por 2, 3 ou 4 jogadores, e cada jogador controla uma colónia de Pinguins cujo objectivo é capturar o maior número de peixes. |
Inicialmente, os ladrilhos são dispostos na mesa seguindo algumas regras simples, formando o tabuleiro de jogo. Cada jogador tem um número de pinguins, que varia consoante o número de jogadores, e à vez todos os jogadores vão dispor os seus pinguins no tabuleiro.
O decorrer do jogo é simples e rápido, uma vez que cada jogador na sua vez apenas pode mover um dos seus pinguins. As regras de movimento e captura de peixe são muito simples, no entanto, as acções dos jogadores podem colidir em interesse, pelo que é necessário estar atento e não deixar o peixe fugir ou ficar isolado num bloco de gelo.
O jogo termina quando os jogadores já não conseguem mover os seus pinguins, e isto acontece porque à medida que o os pinguins capturam peixe, o bloco de gelo é removido e fica com o jogador que controla a colónia de pinguins que efectuou a captura, pelo que o tabuleiro vai rapidamente diminuindo de tamanho.
Vence o jogador que mais peixes conseguir recolher.
Assista ao video de apresentação do jogo
Em análise |
Sorte Estratégia Táctica Componentes Regras Jogabilidade Equilibrio
Mallgur
Avaliação
|
Conseguir abranger as idades dos 8 aos 80 anos é obra, e é isto que este jogo consegue de forma exemplar. Considerado por quem anda nestas andanças de um filler (um jogo com 4 jogadores que consegue ser jogado em menos de 10 minutos), o P&C revela uma jogabilidade tremenda. A juntar a isto uma apresentação, que como o nome indica, de luxo que faz as delícias de quem o joga. Com a vantagem que existe ao montar, nesta edição, com as peças hexagonais grandes e de face dupla, o tempo de preparação do mesmo é feito num piscar de olhos, junte-se a isto os pinguins de jogo com mais de 5 cms de altura e umas poses fantásticas que o tornam num jogo não só agradável de jogar como com um aspecto excelente ao ser visto em cima de uma mesa. Uma particularidade engraçada do P&C é que se trata de um jogo em que se desmonta o tabuleiro durante o jogo, ao contrário do que é normal. Quer isto dizer que durante o jogo, vão-se retirando os hexágonos e assim o tabuleiro vai ficando cada vez mais pequeno. Então como é que se processa um jogo típico? Primeiro que tudo os jogadores em conjunto construem o tabuleiro de jogo com os hexagonos em que em cada um estão representados de 1 a 3 peixes em cima de blocos de gelo. Concluido este setup inicial, passa-se à colocação à vez, dos pinguins de cada jogador (2 pinguins/jogador quando se joga a 4, 3 pinguins/jogador quando se joga a 3, 4 pinguins/jogador quando se joga a 2), que obrigatoriamente só podem ser colocados em cima de blocos de gelo (hexágonos) com 1 peixe. Acabada a preparação cada jogador na sua vez faz uma única jogada: pega num dos seus pinguins e fá-lo deslizar em qualquer uma das seis direcções possíveis o número de hexágonos que quiser, e fazendo-o parar onde quiser, contando que não pode passar por cima de sítios onde já não existam blocos de gelo, nem por cima (ou acabar em) blocos de gelo com outros pinguins. Concluido o movimento, pega no hexágono de onde partiu e recolhe-o para a sua pilha de peixes. Se na sua vez o jogador já não tem jogadas possíveis com qualquer dos seus pinguins passa a vez ao próximo jogador, continuando-se a jogar até que nenhum dos jogadores possa fazer uma jogada. No final do jogo quando já não é possível a qualquer jogador mexer um dos seus pinguins, recolhem-se os pinguins e os blocos de gelo em que estes se encontram. Contabilizam-se então os peixes de todos os blocos que o jogador recolheu durante o jogo, ganhando quem tiver recolhido mais peixes. Com estas simples regras consegue-se colocar um novato a jogar num piscar de olhos. Sendo um jogo excelente para crianças, e para crianças e adultos em conjunto. Para quem está a preparar-se para uma noitada de jogos, ou entre dois jogos, torna-se um filler excelente, em que o total é superior à soma das partes. |
|
O Pinguins & Cª é um jogo de regras simples que tanto pode ser jogado de forma ligeira e descontraída como pode colocar decisões difíceis em certos momentos. Tudo depende da experiência e competitividade dos jogadores. Adequa-se bem a jogar com crianças, principalmente a versão "deluxe" que tem componentes com aspecto de brinquedos. Aprende-se a jogar em dois minutos e diverte por 10 ou 15. Uma excelente aposta para quem procura um jogo interessante e diferente para jogar com os amigos e a família. |
|
É um jogo muito simples podendo-se explicar em 2 minutos, e com |
- Clique Iniciar Sessão ou registar-se para colocar comentários
- 3570 leituras
Muito bom! Venham mais
em Domingo, 22/02/2009 - 17:29
Muito bom! Venham mais destas apresentações!
Gostei mesmo de ver este
em Domingo, 22/02/2009 - 18:40
Gostei mesmo de ver este artigo.
Fico também à espera de novos artigos deste género.
www.clubotaku.org | www.drkartoon.com
http://jogosaparte.blogspot.com | http://www.clubotaku.org | http://www.drkartoon.com
nice
em Domingo, 22/02/2009 - 20:26
boa ideia a pedir a 3 pessoas para fazerem uma pequena review inda mais com a iniciativa do concurso
---- Latest News ----
It lives!
Pingüinos???
em Segunda, 23/02/2009 - 11:04
Pingüinos??? Agh!
Volgoque veritas iam attributa vino est.
Plinius Maior, Naturalis Historia Liber XIV, 141
Pyrgos escreveu:
em Segunda, 23/02/2009 - 11:08
É como o meu Carcassonne Cazadores y Recolectores. Estamos sempre em segundo para os espanhóis e depois como há aquela mania do "português é mais ou menos espanhol".
--
E é por isso que, entre as
em Terça, 24/02/2009 - 01:31
E é por isso que, entre as duas versões, vou prefiro ficar com a inglesa - que não me leve a mal quem fez o esforço de obter uma versão portuguesa do jogo. Mas, sinceramente...
Volgoque veritas iam attributa vino est.
Plinius Maior, Naturalis Historia Liber XIV, 141
Pyrgos escreveu: E é
em Terça, 24/02/2009 - 11:31
Calhou ter comprado aquela versão, foi compra de impulso (hoje acho que não comprava um Carcassonne :p), mas o sentimento é o mesmo de quando jogava Magic.
Magic desde o início que está traduzido para "português", excepto que não é português, é brasileiro do mais brasileiro possível. Sempre achei que podiam ter traduzido aquilo meio a meio, usando português que fosse mais ou menos natural para os dois países, mas no final de contas Portugal é mais pequeno que o Brasil, logo não temos palavra a dizer.
Lá está, é de louvar o gajo que diz "epá, vamos lá pôr isto em português também!", mas por outro lado sempre que possível compro versões inglesas, porque não gosto de ver português misturado com outras línguas e porque se depois quiser trocar o jogo é muito mais fácil que seja em inglês (e aqui há um paralelismo com as cartas magic em que isto também se verifica).
--
Bom
em Segunda, 23/02/2009 - 20:14
parabéns ao 3 intervenientes!
Simples, directo e bem elucidativo...
Podem continuar
----------------------------
...Para mim o Sol quando nasce é ... Verde...!
Excelente iniciativa
em Segunda, 23/02/2009 - 21:30
E gostaria de agradecer e enaltecer o trabalho dos membros intervenientes nesta demanda.
Perdem tempo com isto em vez de estarem a jogar... é de realçar!
Abraços malta e continuem com o bom trabalho.