Space Hulk (3rd edition)

Reparei que não existe propriamente um review feito neste site sobre um grande (em todos os sentidos) jogo de tabuleiro: Space Hulk (SH3).

Tendo em conta a dificuldade que tive em arranjar o jogo, aqui vai primeiro um bocadinho de história, que dá uma certa mística ao mesmo.

O jogo vai na sua 3a edição e a GamesWorkshop (GW) disse que não ia fazer mais nenhum. No entanto, este é um jogo rodeado de muita mística e publicity stunts. Tanto assim é que qualquer uma das 3 edições esgotou num abrir e fechar de olhos.

Certo é que a GW sabe fazer negócio com anúncios e limites apertados ao número de jogos efectivamente postos na rua (ninguém sabe bem quantos existem), o que aumenta a vontade de ter o jogo.

Mas, a pergunta que se deve fazer é, vale a pena perder tempo e dinheiro a comprar isto para jogar ou só para poder dizer "Ah e tal, tenho o Space Hulk e tu não!".

O jogo é algo difícil de comprar, seja em que condições for, e é ainda mais difícil se for por um preço minimamente normal. Assim, se o conseguirem aí pelos 60-80 euros, já não parece nada mal para investimento. Mas tirem as conclusões no final.

Formato:

- SH3 é um jogo de combates entre um esquadrão de Sapce Marines e "hordas" de Genestealers. O tabuleiro é composto por módulos e o jogo acaba por ter várias peças, mas não muitas miniaturas. Pode-se dar o caso de haver 6 Space Marines  e 10 ou 15 Genestealers no tabuleiro, mas não são combates entre grandes exércitos. O tabuleiro é composto por módulos de cartão que se encaixam uns nos outros (tipo puzzle) para formar o mapa. SH3 é jogado por cenários ou missões. Cada missão tem um mapa diferente, um objectivo diferente e uma equipa própria de Space Marines.

 

Componentes:

- O jogo traz diversas miniaturas de plástico de genestealers e de space marines um pouco maiores que as habituais em Warhammer 40k. As miniaturas estão em poses relativamente elaboradas e dinâmicas (por exemplo um Genestealer está literalmente a entrar pelo chão). Há também outros componentes em plástico como objectivos (um trono e um cálice por exemplo), assim como suportes para as portas. Na caixa vêm ainda diversos marcadores de cartão com várias funções (portas, número de genestealers, etc.). Por último, como não podia deixar de ser, os módulos em cartão grosso, brilhante e com desenhos fantásticos a recriar os corredores de um verdadeiro Space Hulk (nave) encaixam e desencaixam na perfeição, existindo ainda um mini tabuleiro especial para os Space Marines e uma ampulheta. Em termos de "literatura", há um livro de regras bastante explícito, com exemplos práticos e fotografias, e ainda um livro de missões, com a história da missão, bem como o mapa e regras especiais.

 

Jogabilidade:

- SH3 é um jogo relativamente fácil de aprender, em que as regras do livro poucas vezes suscitam dúvidas. Há várias maneiras de determinar a vitória num jogo de SH3. Normalmente um missão é jogada duas vezes. Da primeira vez um jogador fica com os Space Marines e outro com os Genestealers e da segunda trocam de papéis. No final são verificados os resultados de cada vez, a fim de ver quem cumpriu os objectivos enquanto Space Marine e quantos Genestealers cada jogador matou. O jogo começa com a montagem do tabuleiro para a missão e colocação dos Space Marines em posição. Os genestealers têm direito a fichas redondas que indicam qual o número de miniaturas por ficha que o jogador pode colocar. Regra geral, os Genestealers entram sempre em jogo como ficha e depois são voltadas as fichas e colocadas as miniaturas correspondentes (elemento surpresa e suspense conta muito neste jogo). Os Space Marines começam por fazer a sua ronda, desenvolvendo diversas acções (andar, disparar, abrir portas, etc). O Turno dos Space Marines tem o tempo contado pela ampulheta (cerca de 3 minutos), o que aumenta a tensão para tomar decisões. A seguir começa o turno dos Genestealers, com as mesmas acções. Enquanto os Space Marines têm armas de fogo (com diversos tipos de alcance), os Genestealers só podem combater corpo a corpo. O tira teimas de acertar e matar (ou não) é feito com dados face às estatísticas concretas em cada caso. Esta é a jogabilidade de forma simplificada, depois existem nuances como a possibilidade de os Space Marines terem mais acções e poderem disparar durante o turno dos Genestealers. Pequenas nuances que não suocam os jogadores com regras atrás de regras e mantêm a mecâninca simples, mas motivante.

 

Tempo e factor de diversão:

- Aprender as regras e mecânicas de jogo não demora muito tempo, especialmente por os lviros serem muito bons. No entanto, montar e desmontar o tabuleiro pode ser uma tarefa demasiado penosa para alguns. No lado positivo, temos o facto de serem poucas miniaturas a colocar ao início. Aconselha-se a criar divisórias para as várias placas de módulos por tamanhos, para ser mais rápido. O tempo de jogo, em si, não é muito demorado, contando com a famigerada ampulheta para acelerar os mais "cuidadosos". As primeiras missões demoram cerca de 30 minutos a acabar para quem já tenha experiência. O jogo pode ainda ser jogado com apenas uma vez por missão em vez das duas, se houver falta de tempo (ganham os space marines ou os genestealers, consoante os primeiros terminem o objectivo).

Dada a forma diferente de jogar de cada lado (SM e Genes) a disputa será mais que muita, daí sugerir-se jogar de ambos os lados da trincheira.

 

Momento WOW: A fim de exemplificar a dificuldade, suspense, surpresa e terror do jogos fica uma situação ilustrativa que é certo aparecer em qualquer mesa - No meio dos corredores da nave 3 Space Marines vêm um Genestealer a passar ao fundo e tomam tomam posições defensivas num cruzamento, tentanto proteger-se de todos os lados (terminam a fase com 3 Genestealers e 3 fichas de número desconhecido a aproximar-se da posição deles). Os Genestealers avançam pelos corredores estreitos da nave (as fichas viram-se e revelam 3 Genestealers em cada, 3x3=9), começando a avnçar sobre os Space Marines. As armas dos Space Marines começam a disparar furiosamente sobre os 12 Genestealers que forçam a sua presença. Disparam uma e outra vez acabando por matar 4 Genes de seguida, mas a arma de um dos SM encrava e ele tem de perder tempo a desencravá-la. Um quarto Gene aproveita o tempo e carrega sobre o SM matando-o. Os restantes Genes aproveitam o momento para o seguir, aproximando-se cada vez mais dos SM, no entanto, não o suficiente para os atacar. Os 2 restantes SM preparam-se para tentar dizimar os 8 Genes que sobram e sair do local antes que cheguem mais... E isto tudo numa ronda boa... Se houver muito azar aos dados a horda de Genes leva os SM à frente e é GameOver.

 

Conclusão:

Gameplay: 8/10 (muito variada, simples de aprender e adequada)

Componentes: 9/10 (Tudo magnífico, podia era vir já separadinho)

Relação Qualidade/Preço: 6/10 (muito caro, ainda que de grande qualidade)

Tempo Consumido: 7/10 (medianamente rápido de montar e jogar, se houver preparação prévia)

Diversão: 9/10 (é excelente a quantidade de surpresas e tensões no decorrer da sessão)

Limitação: 7/10 (apesar de vir carregado de missões e haver um scenario generator, é um jogo que não permite variar muito para "combates PvP" p.e. entre Space Marines e Chaos Space Marines, a diversidade de mapas e scenarios dá para entreter muito tempo, mas não deixa de ser SM vs. Genes dentro de uma nave, e dá apenas para 2 jogadores)

Solo: 8/10 (joga-se muito bem a solo com algumas regras especiais)

 

Comprar? Sim, sem dúvida. Apesar de ser de 2 jogadores (há "mods" na net para aumentar), garante imensa diversão. A qualidade dos componentes, da mecânica, das sessões de jogo, está fantástica.

Outros jogos parecidos: Doom, Gears of War (no entanto o sentimento de desespero e luta pela sobrevivência dos SM está perfeito no SH3, o que é sem dúvida a sua melhor qualidade)

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

...

...

 

Jogabilidade em solitário?

Boa crítica.

Tem? E se tiver, como compara com a série Castle Ravenloft e similares?

Sérgio

Re: Jogabilidade em Solitário?

Boas,

Ter jogabilidade a solo, tem. No entanto, é preciso usar uma variante não oficial, eu gostei bastante de uma do Boardgamegeek que utiliza um d6 para determinar a entrada dos genestealers.

Quanto aos jogos de D&D, não os tenho, quero ver se compro 1, mas parece-me, do que tenho visto e lido, que já vêm programados para serem jogados a solo. O que seignifica que são muito mais fluidos.

O SH3 como é um jogo muito à base de tática de ambos os lados, se for jogado a solo torna-se muito mecânico, mas igualmente divertido, pois continua a ser difícil de ganhar.

Se for para jogar principalmente a solo, creio que recomendaria os de D&D, pois estão melhor construídos para esse propósito.

Espero que tenha ajudado (eu normalmente gosto de ver alguns videos no youtube sobre os jogos, para ficar a perceber melhor o modo de jogo, fica a sugestão).

Obrigado pelo

Obrigado pelo esclarecimento. E quanto aos jogos do D&D, eu só tenho o primeiro e é um pouco monótono... mas parece que foi melhorando com as diferentes iterações pelo que sugiro que vás direto para o 3º.

Sérgio

BUGA?

Não sei quem és, nem de onde és, mas apenas tenho a dizer...

Então e quando é que jogamos isso? Laughing

~Nuno Carreira / Strilar (* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek * L5R GM *)

Vamos nessa

Em princípio vou estar no LeiriaCon dia 29 (27 e 28 estou com os dias todos preenchidos), por isso sequiseres marcar um jogo de SH3, avisa que eu levo.

Para outras alturas, epá moro ao pé de Caldas da Rainha, por isso só se for por aqui ou então para a zona de Lisboa. Mas é vermos isso e combinar.

Dammit!

Dammit! >_< Só vi o teu post agora... perdi uma chance de jogar esse grande clássico no LeiriaCon. Cry

A maior ironia é que não só tive no LeiriaCon como dormi este fim de semana mesmo nas Caldas da Rainha (eu agora vivo em Lisboa, mas as Caldas é a minha terra-natal)

Better luck next time i guess.

Se eu for às Caldas outra vez nos próximos tempos, ou se vieres a Lisboa, então tentamos combinar uma joga. Wink

~Nuno Carreira / Strilar (* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek * L5R GM *)