Shogi em Portugal

Olá a Associaçao Portuguesa de Shogi e alguns grupos de jogadores estão a divulgar a modalidade para que possa Portugal ter jogadores nas competições internacionais. O Objectivo passa por em 2013 termos uma equipa em Minsk para disputar o Europeu. Para isso e preciso cada vez ter mais jogadores e com um nível mais alto . Estou aqui disponível para iniciar quem quiser aprender o jogo. Quem quiser jogar pessoalmente entre em contacto pois digo os locais onde existem jogadores. 

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Querem divulgar em Setúbal?

Por acaso até tenho um Shogi em casa e nunca o joguei, apesar de estar curioso. Sei que é um jogo com forte componente matemática e origens ancestrais asiáticas, no entanto, quanto à jogabilidade estou em branco.

 

Sábado, dia 8, feriado nacional, há encontro do Grupo de Boardgamers de Setúbal, porque não aproveitam para fazer uma acção de divulgação? Já houve uma de Tantrix com a mesma intenção e desde então, nos encontros, passou-se a jogar Tantrix com regularidade, por isso é aproveitarem.

 

Se combinarem atempadamente até pode ser que essa iniciativa venha anunciada na imprensa regional, como é hábito sempre que há encontros do GBG Setúbal.

 

Eu pessoalmente estou interessado, mas o mais certo é haver mais gente curiosa, até porque basta haver competições para que o jogo se torne bastante atractivo…

 

Digam alguma coisa,

Ricardo Jorge Gomes

Parecenças e diferenças com xadrez

Pelo que me lembro das regras, há muitas parecenças com o xadrez, incluindo movimentos de peças.

Grandes diferenças que me lembre:

-Peças capturadas podem ser colocadas em jogo por quem as capturou, uma de cada vez, em vez de uma jogada.

-A maior parte(senão todas) das peças pode promover, e têm dois lados, um com o normal, outro com a peça promovida.

Nice!

Estou interessado. :)

Nunca cheguei a jogar, apesar de ter um set em casa(daquelas colecções de jogos do público?).

Não tinha noção de que havia uma associação de Shogi em Portugal. Um bom passo para a divulgação, seria tentarem ter jogadores em eventos de cultura japonesa, por exemplo convenções de Anime. Já várias vezes representei a Assoc. P. de Go em eventos desses, e muitas vezes nos perguntaram por Shogi. :)

Pergunta: Este ainda é o vosso site? -> A.P. Shogi

Se for, posso adicioná-lo à lista de links da APGo.

De qualquer maneira, contacta-me, através do formulário de contacto aqui, ou do email oficial da APGo. :)

O Grupo de Boardgamers de

O Grupo de Boardgamers de Lisboa certamente estaria receptivo a que viessem divulgar o jogo na próxima LisboaCon... ou mesmo nos nossos mensais.

Olá Eu comecei a jogar shogi

Olá

Eu comecei a jogar shogi há uns 2 anos com alguém da associação, por uma altura em que havia um "torneio Naban Shogi Kisen" online. Infelizmente só joguei um par de vezes mas lembro-me que achei o jogo ainda mais interessante que o xadrez, só nao continuei porque jogavamos online. Se for possivel jogar com alguém ao vivo, eu gostava de voltar a praticar :D

Qualquer sitio de Lisboa perto de um metro para mim está optimo.

Mail.: bruno_stinky at hotmail.com

Espero que volvidos 2 anos consigamos "angariar" mais gente interessada!

Incentivo também a aparecerem no semanal de Lisboa para este efeito.

Abraço

Também não me importava:)

Também não me importava de experimentar este jogo...até curto jogos abstractos e se forem estratégicos melhor ainda...

Sou do Porto por isso se houver alguém que queira explicar/jogar e que possa aparecer nos encontros semanais não me importowink

CIA

Boas existem em Braga um

Boas existem em Braga um jovem ja com algum nivel de jogo vou procurar o contacto logo lhe digo . Eu sou da margem sul fica um bocado longe...

Vou adicionar eu sou da Moita

Boas eu sou da Moita , estarei a preparar juntamente com alguns jogadores a ida as vossas convençoes. Quanto ao site esta desactualizado . Penso que podemos fazer umas aulas pela internet ou estao intresados em jogar so pessoalmente ?

Portas abertas!

Volto a referir aos membros do ShogiPortugal que, se ambicionam que o Shogi seja divulgado entre os boardgamers portugueses, terão de sair detrás dos monitores e aparecer nos principais encontros que se realizam pelo país, pois com explicações on-line não me parece que, pelo menos numa primeira abordagem, consigam grandes resultados, nem tão pouco angariar os praticantes que desejam.

Se, ao que parece, o principal mentor da ideia é da Moita, o evento deste fim-de-semana parece ser a oportunidade certa para começarem a angariar seguidores, uma vez que não há qualquer outra iniciativa de razoável dimensão que seja realizada tão perto quanto os encontros bimensais do GBG Setúbal, onde há sempre um mínimo de 20 participantes, regra geral com abertura para novos jogos – que o digam Morapiaf, Tantrix Portugal e Vem ai a Troika!

 

Eu, pessoalmente, estou interessado, contudo, não sendo um jogo que considere apelativo (tenho-o há pelo menos 5 anos na prateleira e nunca me deu vontade de o experimentar, pelo que não devo ser caso único), e, passe a expressão, “terá mesmo de ser a montanha a vir a Maomé, pois Maomé não irá à montanha”! Creio que, assim como eu, a generalidade dos boardgamers portugueses aderirá muito mais rapidamente a um jogo de Vegas ou Kingdom Builder do que ao clássico oriental de que nunca viram ou ouviram falar…

 

Em nome do GBG de Setúbal, volto a manifestar a nossa disponibilidade em cooperar convosco, agora depende de vós…

Ricardo Jorge Gomes