Fish fish

Retrato de Joca

 

Tendo em vista a simplicidade do conteúdo e o ínfimo desenvolvimento da ação, Fish Fish está à imagem de "O Velho e o Mar" de Ernest Hemingway transportando os esfameados jogadores para uma árdua luta a fim de pescar à linha uns peixitos que vão dar uma danada resistência. É uma batalha pela sobrevivência que se prolonga por várias rondas. São duas forças que se encontram: a do pobre pescador e a dos peixes. 
  

  

Floreios à parte, este é um jogo de apostas e bluff, com aparência infantil mas jogável entre adultos. A explicação toma 20 segundos, o jogo leva 20 minutos. Essencialmente é um party-game de sorte editado em 2013, podendo abarcar até 8 jogadores. É preciso relevar a qualidade das peças que são de facto bastante boas, e o design com desenhos empáticos, vivos e coloridos. 

 

Em cada ronda um jogador é o pescador e os outros são peixes.

O pescador tem cincos cartas com anzol, sendo que em duas o anzol tem peixe. Tem também cinco cartas com anzol com isco e um número de 2 a 5.

O que o pescador tem de fazer é pegar uma das cartas com anzol vazio ou com peixe, e tapá-la com uma das cartas com número. Os jogadores do peixe têm quatro peixes cada um, podendo então apostar de um até quatro dos seus peixes no anzol que o pescador colocou à disposição.

Se após revelar a carta debaixo, esse anzol não tiver peixe, o jogador que apostou fica com o(s) peixe(s) que apostou, e coloca-os no seu pequeno tabuleiro em frente ao mesmo número que estava na carta do isco. Serão os pontos que cada um destes peixes dará no final da ronda.

Se após o pescador revelar a carta escondida se verificar que havia um anzol com peixe, o pescador fica com os peixes apostados, e cada um valerá no final da ronda um valor fixo de 4 pontos.  

 

Fish Fish pode ser divertido em grupos, jogado uma vez e levando para a brincadeira, e é certamente um sucesso entre os petizes. No entanto é de facto um jogo baseado em exclusivo na sorte, pois o factor dedução não se pode aplicar minimamente com as regras existentes. 

 

Dou 10 em 20. 

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Fish Fish

Uma pequena pescaria. 

Só com isto, a jogatana acaba em fome. :) 

Worm Up!

Nunca tinha ouvido falar do Fish fish, mas pela tua descrição fez-me lembrar um jogo que joguei há uns anos na RuralCon: Worm Up!

São tipos de "jogos" em que tentas advinhar o que os outros estão a pensar e que acabam por se basear muito na sorte (a não ser que se tenham poderes ocultos para ler as mentes dos adversários). cheeky