Sticheln

Retrato de Abruk

Sinopse:

No início de cada ronda os jogadores revelam em simultâneo uma carta da sua mão que define a cor indesejada para cada um, depois segue-se um jogo simples de vazas onde a cor jogada e o número da carta define quem ganha cada vaza. No fim de todas as 15 cartas jogadas cada jogador conta pontos e subtrai o valor de todas as cartas indesejadas conquistadas. Jogam-se tantas vezes quanto o número de jogadores e no fim ganha quem tiver mais pontos!

Como se joga:

Dependendo do número de jogadores, irão ser necessárias as seguintes cartas e cores:

  • 3 jogadores: 0-8 – vermelho, amarelo, verde, azul e roxo.
  • 4 jogadores: 0-11 – vermelho, amarelo, verde, azul e roxo.
  • 5 jogadores: 0-14 – vermelho, amarelo, verde, azul e roxo.
  • 6 jogadores: 0-14 – vermelho, amarelo, verde, azul, roxo e cinzento.

As cartas que não sejam necessárias são colocadas na caixa.

Cada jogador escolhe 1 carta das 15 cartas que tem na mão e coloca-a à sua frente com a face oculta. Em simultâneo todos os jogadores revelam a sua carta para a face visível e a partir desse momento essa será a cor indesejada que cada jogador tentará evitar ganhar, pois essa cor dar-lhe-á pontos negativos.

O jogador mais jovem começa a primeira vaza jogando uma carta da sua mão para o centro da mesa. No sentido dos ponteiros do relógio todos os outros jogadores jogam uma carta da sua mão.

Depois de todos terem jogado uma carta no centro da mesa, verifica-se quem ganhou a vaza:

  • Se só houver cartas da mesma cor ganha a vaza quem tiver jogado a carta com o número maior.
  • Se houver outras cores além da cor da carta do jogador que abriu a rodada, ganha a carta com o número maior de uma cor diferente da do jogador que abriu a rodada. Por exemplo se o Tó abrir a rodada com um 5 vermelho e em seguida a Ana jogar um 4 verde e o Rui jogar um 5 amarelo, o vencedor da vaza será o Rui porque jogou a carta maior entre as cores diferentes da carta do Tó (vermelho).
  • Quando há várias cores diferentes da cor da carta jogada pelo primeiro jogador e o estiverem empatadas ganha a vaza a carta de cor diferente jogada em primeiro. Pegando no mesmo exemplo de cima se o Tó abrir a rodada com um 5 vermelho, a Ana jogar um 4 verde e o Rui jogar um 4 amarelo, a vencedora da vaza é a Ana com o seu 4 verde, pois é a primeira carta jogada de cor diferente da carta do Tó (vermelho).

As cartas de valor zero não valem nada e nunca podem ganhar uma vaza! No caso muito especial de todos os jogadores jogarem a carta de valor zero as cartas dessa vaza são tiradas da mesa e colocada de lado mas não pertencem a ninguém, o jogador que deu início a essa rodada volta a ser o jogador inicial.

O vencedor de uma vaza recolhe as cartas dessa vaza e coloca-as à sua frente sendo ele que começa a jogar na vaza seguinte.

Depois das 15 rodadas jogadas contabilizam-se os pontos da seguinte forma:

  • Todos os jogadores contam as cartas que conquistaram, exceto as da sua cor indesejada. Cada uma vale 1 ponto.
  • As cartas da cor indesejada também são somadas mas neste caso o que se soma é o valor cada uma dessas cartas. O total obtido é subtraído ao total obtido com as cartas de cores diferentes da cor indesejada.

O valor obtido é registado para cada um dos jogadores. Jogam-se tantas mãos quanto o número de jogadores e no fim ganha quem tiver feito mais pontos positivos.

Avaliação:

Sticheln é um clássico dos jogos de cartas, em boa hora reeditado pela NSV. Com esta nova versão o jogo ganhou claramente mais alegria graças às novas ilustrações.

Sticheln é um bom jogo de vazas muito agradável, caótico e uma garantia de boa disposição com um grupo grande!

Sticheln é por assim dizer um jogo sui generis com regras simples e muito rápido de implementar junto de um público variado que permite, à medida que se compreende melhor a sua dinâmica, ir tendo maior clarividência na forma como se planeia cada vaza. À medida que os jogadores vão ganhando experiência o jogo ganha maior interesse sobretudo no que concerne a “estragar” o jogo aos outros, nesse sentido podemos dizer que estamos perante um jogo que promove a intereação entre jogadores de forma bastante relevante!…

Uma belíssima descoberta por um preço mínimo! Vale mesmo a pena experimentar.

Publicado originalmente @ JogoEu

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

muito simples

Pelo que li na review e conforme indicas estamos na presença de um jogo com regras muito simples.

Fiquei com a ideia de que é, apenas e só, mais um jogo de cartas com muito do que é usado em tantos outros jogos do género.

Não que isso seja necessariamente mau, mas parece-me que é, como tantos outros jogos, apenas mais um jogo para entreter.

Há muitos anos atrás fartei-me de jogar Uno. Acredito que se na altura tivesse este Sticheln em vez de ter o Uno teria sido igual, ou talvez até um pouco melhor. indecision

Sim Tiago, é como dizes, é um

Sim Tiago, é como dizes, é um jogo muito simple do estilo de jogo-passatempo.

Se procurates irás encontrar vários artigos no BGG com outros jogos que se podem jogar com um baralho de Sticheln.