Battle Sheep

Retrato de Abruk

Sint-BS

Sinopse:

Battle Sheep coloca-nos no papel de um pastor que vai procurar colocar todas as suas ovelhas a pastar, concorrendo pelo espaço com os seus adversários. No fim ganha quem tiver conquistado mais hexágonos!

Como se joga:

No início cada jogador recebe 16 discos de ovelha na cor escolhida e 4 cartões de pastagem. Depois de escolher o jogador inicial, esse jogador começa por colocar um dos cartões de pastagem no centro da mesa seguindo-se os outros jogadores à vez no sentido dos ponteiros do relógio. Uma nova pastagem tem de tocar pelo menos num dos lados de um cartão já em cima da mesa.

Depois de todos os cartões terem sido colocados em jogo, formando uma grande área de pastagem comunitária, o jogador inicial pega nos seus 16 discos de ovelha (empilhado) e coloca-o sobre uma das casas fronteira da pastagem, seguindo-se os outros jogadores à vez e no sentido dos ponteiros do relógio.

O jogo desenrola-se por ordem de turno e cada jogador no seu turno tem de escolher um dos montes onde tem ovelhas das suas, pegar na quantidade que desejar desse monte (mínimo 1 disco, máximo todos menos 1) e deslocar essas ovelhas para extremidade das diferentes linhas que se possam traçar a partir do monte de ovelhas de onde está a partir. Um monte de ovelhas adversárias ou não constituem um obstáculo à concretização da regra anterior por isso funciona como extremidade, ou seja, sempre que um jogador não poder alcançar a extremidade oposta ao seu monte por encontrar fichas de ovelhas nessa linha, para junto a essas fichas (obstáculo).

BS1

Image rulebook

O movimento é sempre retilíneo não sendo permito zig zags no decurso do deslocamento.

Quando todos as ovelhas estiverem bloqueadas, ou não houver mais ovelhas para deslocar o jogo termina. O jogador com mais ovelhas distribuídas pela pastagem ganha o jogo. Em caso de empate ganha o jogador com o grupo de ovelhas maior (adjacentes umas às outras).

Avaliação:

Battle Sheep é um jogo abstrato originalmente editado com o nome de Splits em 2010 e que agora levou uma “pintura” temática relacionada com pastorícia. O resultado de tal mudança gráfica resultou numa melhoria notória na foram como se olha para este jogo, agora muito mais descontraídos e a apelar a um público mais jovem, no entanto… puro engano. Battle Sheep é um abstrato muito simples e engenhoso servido por material de elevada qualidade, uma caixa de cartão grosso com ilustrações muito agradáveis mas talvez desadequadas ao target que procuram alcançar.

As partidas são sempre muito tensas e rápidas e geralmente jogam-se sempre mais que uma seguidas.

Em suma, um bom jogo para introduzir abstratos com um nível de estratégia bastante interessante para quem quer conhecer este estilo!

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Bom nome

O nome tem um trocadilho engraçado. :) 

Mal comecei a ler fez-me recordar o Pinguins. Tem algumas semelhanças apesar de aparentemente também bastantes diferenças. 

Recomendas? Numa escala em que patamar o colocavas, na tua opinião? 

Bom trabalho com a review. 

Olá Joca! Obrigado pelo

Olá Joca!

Obrigado pelo feedback Joca. As parecenças com o Hey, that's my fish! são evidentes, especialmente porque também se procura conquistar espaço, no entanto, neste Battle Sheep a potencialização do nossos "pinguins" (no caso são ovelhas) faz-se pela correta divisão do nosso monte.

Acho-o suficiente diferente para ter lugar em qualquer ludoteca, no entanto, eu sou sempre suspeito pois tenho um espírito colecionador!

Aconselho-te a experimentar antes de o comprares.