Tales & Games: The Hare & the Tortoise

Retrato de Joca

 

 

A saga "Tales & Games" do criador Gun-Hee Kim teve em 2011 o primeiro lançamento com "A Lebre e a Tartaruga", e logo num bom patamar de qualidade. Após este título já foram lançados outros jogos da coleção mas nenhum obteve o mesmo sucesso, tal como "The Three Little Pigs" e "Baba Yaga" ambos em 2013, e "The Grasshopper & the Ant" e "Little Red Riding Hood" já neste ano de 2015. 
 
Em breves 15 minutos dois a cinco jogadores torcem afincadamente pela vitória das suas figuras protegidas, num jogo de corridas e apostas, num sistema baseado exclusivamente no manuseamento de cartas.  
 

 
 

A qualidade do material é apreciável e visualmente é agradável, contribuindo para enraizar o tema nos jogadores. A pista modular faculta alguma alternância estética às corridas, apesar de não surtir diferença no desenrolar das partidas, pelo que só por si não incrementa a longevidade. 
 

 
 

Funcionamento
As peças da pista são baralhadas e cada jogador à vez tira uma e coloca-a na extremidade da pista, usando a face da peça que desejar que pode ser curva ou reta. Procede-se desta forma até a pista estar completa e pronta a usar. 
 
Existem cinco cartas de aposta inicial, cada qual com uma das cinco personagens da corrida. Dá-se uma carta destas a cada jogador, cuja figura será a sua primeira aposta para vencer a corrida. 
 
Cada uma das cartas do maço geral tem uma das cinco figuras do jogo.
Dá-se uma mão de sete cartas a cada jogador. Cada um escolhe uma dessas cartas para ser a sua segunda aposta e coloca-a junto da carta de aposta inicial, que pode ser diferente ou igual. Assim cada jogador tem duas cartas com figuras do jogo que procurará que vençam a corrida.
As três primeiras figuras a cruzarem a meta ganham pontos: o primeiro lugar recebe cinco pontos, o segundo recebe três, e o terceiro recebe dois. Portanto, se ambas as figuras dum jogador ficarem na pole position, ambas irão dar pontos que serão somados. Se as duas cartas de aposta do jogador tinham a mesma figura, então esta dará os pontos da posição a dobrar, ou nenhum se ficar fora do pódio. 
 

   

 

O desenrolar do jogo é controlado por turnos. 
Em cada turno o jogador inicial coloca na mesa entre uma a quatro cartas da sua mão, mas que têm que ser do mesmo animal. De seguida os outros vão fazendo o mesmo até que após alguém jogar, pelo menos uma das seguintes condições seja satisfeita:
- ou na mesa já estão no total oito cartas pousadas (não se pode exceder esta quantidade);
- ou apesar de ainda não estarem as oito, um dos animais já tem quatro cartas pousadas na mesa (também não se podem pousar mais de quatro cartas de uma figura). 
Agora verifica-se quantas casas cada animal irá deslocar-se e de seguida todas as cartas pousadas são descartadas. Repõe-se do monte seis cartas na mão de cada jogador, e recomeça-se outro turno, sendo que será outro o jogador inicial. 
Quanto ao movimento dos animais, cada qual tem as suas caraterísticas, e é aqui que entra alguma da táctica e até diria alguma da estratégia do jogo. As cartas devem ser jogadas no momento certo, pelo que é preciso estar atento ao desenrolar da partida.
Há ainda que considerar que existe uma prioridade sobre quais os animais que se movem primeiro, por exemplo, se a lebre e o cordeiro passam a meta no mesmo turno, a lebre ficará á frente pois tem prioridade no movimento. 
 
Conclusão
Este é de facto um filler interessante, e cujos petizes também podem participar pois não envolve qualquer enredo incomportável nas regras. Há o factor diversão na sacanice, há interatividade pois podemos interferir com o movimento de qualquer figura, é um tempo bem dispendido, e a caixa do jogo (quase que passava ao largo) é a joia da coroa deste título apresentando-se no formato dum livro, abarcando tudo num recetáculo portentoso e deslumbrante. 
Recomendo e dou 14 em 20
 

 

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Tales & Games: The Hare & the Tortoise

Mais uma review. 

Só é pena a formatação ter descambado. :) 

Tales & Games: The Hare & the Tortoise

Mais uma (boa) review!

Tks!

Review

Obrigado. Aos poucos vão saindo. :)