Illusion

Retrato de Abruk

Illusion-sint

Sinopse:

A cada ronda, uma seta indica a cor com que todos jogam. Ao longo dos turnos de uma ronda, os jogadores vão colocando cartas à vez, tentando adivinhar, por ordem crescente, a percentagem de cor que cada carta tem. O primeiro a conseguir ganhar 3 setas ganha o jogo!
 

Como se joga:

⇒ Setup

Baralham-se as 12 cartas de setas e revela-se a do topo do baralho. Essa carta define qual a cor ativo durante a presente ronda.

Baralham-se as cartas de cores e forma-se um monte com a face colorida voltada para cima ( o verso tem as percentagem para cada cor e não pode ser revelada). Bisca-se a carta do topo do baralho de cartas de cor e coloca-se do lado direito da carta de seta.

pic4062190

Image  henk.rolleman

⇒ Desenvolvimento

O jogador inicial começa agora ronda colocando a carta do topo de cartas de cor do lado direito ou esquerda da que já está colocada na mesa. A ordem tem que ser crescente, ou seja, o jogador coloca a nova carta do lado esquerda da carta de cor que já está na mesa, se acreditar que esta tem menos percentagem da cor ativa que a carta que já está sobre a mesa. O turno segue no sentido dos ponteiros do relógio.

O jogador seguinte tem agora de optar por acreditar que as cartas estão corretamente colocadas ou duvidar.

Se aceitar a ordem, bisca a carta do topo de baralho de cartas de cor e coloca-a agora na numa posição que entenda que manterá a ordem crescente da percentagem da cor ativa, isso pode significar colocar a sua carta entre cartas que já estão na mesa ou nas extremidades direita ou esquerda.

34175733_10156526302140555_6443847182033354752_n

Se duvidar, as cartas são todas voltadas para o lado que mostra a percentagem de cada cor e verifica-se se o jogador tem razão ou não.

  • Se as cartas não estiverem por ordem crescente de percentagem na cor ativa, o jogador ganha a seta para si.
  • Se as cartas estiverem por ordem crescente de percentagem na cor ativa, o jogador que precedeu o que duvidou, ganha a seta para si.

⇒ Fim do jogo

O jogo termina quando um dos jogadores conseguir ganhar a 3ª carta de seta. Se desejarem um jogo mais longo, podem jogar-se as 12 cartas de setas e no fim ganha quem tiver mais.

Avaliação:

O jogo Illusion é um ultra filler da NSV, se assim o posso dizer, está em linha com o estilo de jogos como Timeline, ou seja, jogos onde temos de colocar as cartas ou os objetos por uma respetiva ordem sem ter conhecimento evidente qual é ela.

Neste caso os jogadores mobilizam a sua perceção visual para tentar ordenar cartas de forma crescente, relativamente à percentagem de uma dada cor, na composição gráfica (carta) que lhes cabe ordenar.

O material do jogo é de boa qualidade, a ilustração é bastante abstrata e serve os seus intentos. De uma forma geral este jogo é desaconselhado a daltónicos, pois vive essencialmente dessa diferenciação entre cores e a quantidade dessa cor em comparação com as outras cartas já jogadas.

Podemos dizer que os aspetos positivos do jogo são as suas regras simples e de fácil explicação, as partidas muito rápidas, a sua portabilidade e as percentagens das cores nas cartas não serem assim tão evidentes, o que lhe confere a necessária dose de dúvida para que resulte enquanto jogo. O lado que menos me empolgou é a notória “descriminação” dos daltónicos (tenho um amigo a quem não posso propor este jogo), sem componente estratégica.

Considero ainda este jogo muito apropriado para utilização em contexto pedagógico, especialmente na fase do pré-escolar e primeiro ciclo, como recurso muito interessante para trabalhar noções de cor, de descriminação visual, lateralidade, mobilização da competência de sequenciação e ordenação dados. Pode ser ainda usado como forma de abordar a noção de percentagem em matemática e ordem crescente e decrescente.

Em suma, um jogo muito divertido, capaz de sacar umas gargalhadas e um bom ambiente durante um bom quarto de hora. Não sendo um indispensável é daqueles que podemos levar para qualquer lado que vai funcionar com toda a gente, um pouco ao estilo de passatempo! Pode ser um excelente recurso para educadores e professores de primeiro ciclo.

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Muito curioso

Estou muito curioso com este título.

A tua avaliação é deveras pertinente.

Obrigado Eduardo. Realmente é

Obrigado Eduardo. Realmente é um joguinho de cartas muito interessante e suficientemente diferente do Timeline para merecer o pequeno investimento.