Klask

Retrato de Abruk

Sint-Klask

Sinopse:

Em época de Copa do Mundo o que há de melhor que treinar em casa, com um simulador que conjuga habilidade e ímans? Klask coloca-nos na pele de um jogador de futebol e o objetivo é colocar a nossa bola na baliza adversária. Além do mais óbvio, o jogo adiciona algumas adversidades extra que vão dar um colorido original a este maravilhoso jogo de destreza!
 

Como se joga:

⇒ Setup

No centro da mesa coloca-se o tabuleiro com o campo de jogo. Colocam-se os discos para marcar os golos, nas ranhuras do número zero. Na linha central do campo colocam-se os pequenos cilindros brancos, nos três espaços apropriados.

Cada jogador recebe as suas duas peças, uma dela coloca por baixo do tabuleiro e a outra por cima de forma a que se atraíam com o íman.

⇒ Desenvolvimento

Define-se um jogador inicial que recebe a bola.

O jogo começa sempre num dos cantos da área de jogo de cada jogador. Sempre que há um golo, o jogo recomeça com a bola do lado do jogador que sofreu o golo.

pic2750025

Image Telos81

Há quatro formas para marcar golo:

  • Introduzir a bola na cavidade circular (baliza) do adversário. Existe uma baliza na zona central de cada área de jogo.
    Atenção: se a bola entrar e sair, o jogo prossegue sem ser averbado golo;
  • Quando o peão de um jogador cai na sua cavidade circular (baliza), mesmo que este o consiga retirar pelo efeito do íman, o golo é dado ao seu adversário;
  • Quando um jogador perde o controlo do seu peão e não o consegue recuperar, isto pode acontecer quando o peão se despega do íman inferior e rola para o campo adversário ou salta fora do campo, é atribuído um golo ao adversário;
  • Quando um jogador atrai a si dois ou mais cilindros brancos (pulgas), atribui-se um golo ao adversário.

pic2789770

Image Singhalex

⇒ Fim do jogo 

O jogo termina quando um dos jogadores consegue alcançar os 6 golos.

Avaliação:

Klask é um jogo de destreza desafiante e altamente viciante para dois jogadores. Aqui estamos no reino da habilidade. E quem dominar melhor a técnica, será mais vezes feliz!

A qualidade geral do material é excelente e a relação qualidade preço é ótima para um jogo com estas caraterísticas.

Um jogo bonito e bastante resistente que exige algum tempo de treino para dominar os “truques” dos potentes ímans que “equipam” os dois peões. A rapidez aqui não se sobrepõe à técnica, diria que uma dose equilibrada das duas coisas é essencial para se jogar bem.

Regras simples são umas das mais valias do jogo que nos permitem encadear várias partidas. Muito apropriado para organizar campeonatos. A idade neste jogo não conta e o mais jovem pode ganhar ao adulto, basta que treine mais!

Se ainda não têm nada do género na ludoteca têm aqui um valor seguro! Recomendadíssimo.

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Excelente opção

Já tive a oportunidade de jogar o Klask, e confirmo que dentro dos jogos de destreza é dos melhores que já joguei, e uma compra seguríssima. Todos jogam isto, todos costumam gostar, é rápido, e até as regras estão excecionalmente bem feitas, pois por exemplo, impede que os jogadores comecem a jogar à bruta, o que poderia danificar o material, pois a peça com íman solta-se de imediato e leva à perda dum ponto.