o blogue de MGBM

Retrato de MGBM

"a notícia feel good desta Primavera"

Miguel Esteves Cardoso (no jornal Público de hoje) escreveu:

Os jogos de tabuleiro são como piqueniques para as cabeças: aproximam as pessoas física e emocionalmente; dão tempo para encher com palavras e brincadeiras e, sobretudo, fazem com que olhemos uns para os outros sem condescendências; como jogadores, com saúde competitiva. Viva! Qual é a ratoeira que se escreve com quatro letras? Jogo.

Retrato de MGBM

Aces&Eights, primeiras impressões

Bem, já fiz umas sessões com o A&8s. Estas são as minhas impressões.

CRUNCHY! O jogo eleva o conceito de crunchiness a um expoente máximo, mas é boa crunchiness. Demorei 3 horas a ajudar a fazer um PC para um jogador, mas o PC ficou tão completo e tão cheio de potencial que tanto eu como o jogador ficámos muito bem impressionados.

O jogo em si são só umas quantas páginas de regras, na versão básica que é perfeitamente jogável. Na versão avançada o jogo tem regras modulares, usam o que precisarem de usar.

Retrato de MGBM

Aces&Eights : Melhor RPG tradicional de sempre?

Há pouco tempo comprei um RPG chamado Aces&Eights. É um RPG sobre o Old West, realista mas com uma historia Americana alternativa.

Meus amigos, este RPG é o melhor RPG tradicional que alguma vez li. Em termos de qualidade de apresentação é o melhor, em termos de qualidade de conteudo é incrivelmente crunchy, mas no bom sentido. As regras são excelentes, não há restrições de nenhum tipo a criar PCs e a jogá-los, o setting é excelente ao ponto que eu nem gostava de Old West e agora gosto graças a este RPG, tudo neste livro é perfeito. Eu devo ter lido todos os sistemas tradicionais desde AD&D 1st e já li mais RPGs que eu possa contar mas este Aces&Eights bateu tudo em termos de qualidade.

Retrato de MGBM

Dinamizar o hobby, introduzir novos jogadores, espalhar a palavra.

Esta mensagem destina-se a todos os jogadores, sejam de RPGs, boardgames, wargames, para todos nós que pertencemos ao hobby.

Eu estive a pensar sobre o hobby cá dentro em Portugal. Ele está a crescer, principalmente a vertente de boardgames, mas acho que devíamos fazer mais por ele, e esse mais não é mais que um simples processo. O processo de angariar novos jogadores.

Como sabem um movimento não poderá evoluir se estagnar, se não entrar gente nova para o movimento. Assim como um movimento a mesma regra se aplica ao nosso hobby. Para o nosso hobby cá ficar firme e sólido precisamos de mais gente nova que queira jogar, mais gente que aumente as fileiras de jogadores contentes que jogam tudo e mais alguma coisa, mais grupos espalhados por todo o lado.

Retrato de MGBM

WARHAMMER 40,000 Dark Heresy RPG - esgotado!

Em 20 anos de experiência com RPGs, nunca vi uma coisa destas.

http://www.blackindustries.com/default.asp?template=BI&content=newslist&newsitem=348

O Dark Heresy esgotou-se no mesmo dia que foi lançado. E isto está esgotado a nivel de distribuidores, não é só no site da Black Industries. Incrivel.

Retrato de MGBM

Sessão Conan Gmd I

Uma sessão de Conan com o grupo medio ou como passar 6 horas e não avançar com a estória mas mesmo assim divertirmo-nos como há muito não nos divertiamos.

Basicamente o grupo medio são 3 PCs que estão em Koth a andar de cidade em cidade sem rumo. Neste momento estavam a ir de Cralt para Nebl, uma viagem de 10 dias a cavalo.

Retrato de MGBM

Hobby Games: The 100 Best

E lá fui hoje à livraria inglesa aqui do sitio e estava lá à minha espera este livro, que encomendei à muito tempo atrás.

Bem, este livro é excelente! Tem 100 análises de vários jogos, de RPGs a boardgames, de CCGs a wargames, tem de tudo lá dentro, e o melhor é que as análises são escritas por gente dentro do ramo. A leitura deste livro é fascinante. Toda a gente escreve sobre jogos, incluindo designers de jogos de computador.

Eu diria que o livro é 35% boardgames, 30% RPGs, 25% wargames e 10% CCGs.

Para toda a gente que joga RPGs, boardgames, wargames, CCGs este livro é definitivamente obrigatório, é uma referência em qualquer biblioteca.

E traz uma análise do Civilization. Só por isso já vale a pena ter o livro. :D

Retrato de MGBM

Agricola

Ok, parece que o jogo do momento é o Agricola.

Quantos de nós é que vão mandar vir o Agricola?

Eu cá vou comprar o jogo mal esteja à venda.

Retrato de MGBM

Agora que Essen acabou...

E mais uma edição do Spiel acabou, embora este ano não tenha havido muitas novidades das que uma pessoa tem que imediatamente comprar.

Consegui prever que o Agricola seria o melhor jogo de Essen, não foi mas ficou em segundo lugar, atrás de um jogo que passou despercebido antes de Essen, o Tribune do mesmo autor do Die Macher.

Seja como for, agora espero que o Tribune, o Agricola e o Through The Ages fiquem à venda em Inglês para os poder comprar.

A questão é, houve alguma novidade em Essen que vocês queiram à força toda?

Retrato de MGBM

Corunea, a mistura de um boardgame com RPG

Há muito que se pensa em combinar boardgames com RPGs, em criar um hibrido de ambos.

Bem, tal sonho é agora realidade.

http://www.boardgamegeek.com/game/31336

O nome do jogo é Corunea e é a mistura de um RPG com um boardgame.

Este jogo promete muito e deverá agradar a ambos os fãs.