The Grumpy One and The Pathfinder by Bruno Baggins - LotR: Journeys in Middle-earth

Retrato de onurb22

Olá , hoje venho partilhar com vocês um report de um jogo que tenho adorado jogar, The Lord of the Rings: Journeys in Middle-Earth da Fantasy Flight Games.

O texto que, carinhosamente intitulei de The Grumpy One and The Pathfinder by Bruno Baggins, tem um tom de história com alguma brincadeira à mistura, tudo para tentar tornar tudo mais interessante e empolgante. Espero que gostem!

 


 

Prefácio
 

Sem qualquer tipo de experiência em textos e sabendo que o jogo é recente, vou contar a história sem passagem ou referência às regras. Talvez, se isto correr bem, poderei anexar uma análise/como jogar a esta campanha. Todas as cartas usadas terão o link para a sua descrição assim, se quiserem, poderão ler e ver os seus efeitos.

Sabendo que poderá ficar extenso, farei, no início e fim de cada turno, um pequeno resumo em formato de estatística para os menos interessados poderem pular de turno em turno.

 


 

A Escolha do Destino
 

Journeys vem acompanhado de uma APP que nos guiará por toda a aventura, irá estar responsável por tudo o que acontece ao longo da história que nós não controlamos. Dessa forma,  a APP começa por pedir para escolhermos a campanha - a aplicação é pouco inteligente pois, nesta altura, só temos uma campanha, não há, na verdade, muito a escolher.

Bones of Arnor, a campanha onde um grupo de Heróis é  chamado por Halbarad para auxiliar contra as forças do mal que se reúnem nas fronteiras do reino de Arnor que, por esta altura, é feito de ruínas, poucos habitantes e sem qualquer tipo de patrulhas pelas fronteiras - Estamos perante um problema de junta de freguesia ou da câmara de Arnor?


 

Chegamos ao ecrã para escolha de Heróis, como não posso escolher os bombeiros locais, optei pelo o nosso mal humorado mas belicoso Gimli, definido como Guardian, equipado com uma Ring Mail e segurando um Battle Axe, este fazia o anel em pedaços, aposto. Para explorar os longos mapas a equilibrada Beravor, definida como Pathfinder, equipada com um Travel Garb e segurando um Staff . Faz Porto / Fátima num dia...sem problemas.

Viajamos assim, com este dueto improvável, para Eriador para procurarmos os bandidos do roubo da casa Mathom.

Capítulo Zero: O Setup
 

Os nossos Heróis seguem pistas de há dois dias atrás para encontrarem o covil dos ladrões.

De setup a APP pede para fazermos Scout2.

 

Gimli vê Honed Agility e Time of Need , preparo o Honed  Agility pois a agilidade dele de base é baixa (2) e é reduzida (em 1) pela Ring Mail. Coloco o Time of Need no fundo do deck porque não tenho inspiration e quero filtrar o deck rapidamente para ver sucessos. Por sua vez, a Beravor vê Undying Might e Gift of Men.  Vou preparar o Gift of Men e mandar o Undying Might para o topo do deck, garanto, desta forma, uma carta com o símbolo de inspiration e, desse modo, posso usar a habilidade do Trailblazer para ganhar 1 de inspiration e converter, se quiser, para um sucesso. Esperemos que as aulas sobre tácticas de Sun Tsu valham a pena.

lotr9
 

Bem, a aplicação pede para fazermos o nosso primeiro teste Spirit1 e, se passarmos, ganhamos 1 de inspiration. No caso da Beravor, lá se vai a ideia de usar o Sprint1 e ver um de inspiration para converter no Undying Might que colocamos no topo. Vamos rezar que corra bem. O nosso anão passou com um sucesso, já a nossa exploradora Dora falhou, como já se esperava, no teste. Viu 3 cartas e todas elas com o símbolo de  inspiration.

Recebemos o nosso primeiro objectivo, confrontar os ladrões.
 

Capítulo Um

\Resumo Início\

 

  GIMLI BERAVOR
Inspiration 1 0
Kills 0 0
Assistências 0 0
Tiles Explorados 0 0
Dano Damage 0 0
Dano Fear 0 0
Testes Com Sucesso 1/1 0/1
Cartas Preparadas You Cannot Pass/Honed Agility Trailblazer/Gift of Men
Objectivo Confrontar os ladrões
Threat 0/64 |15 de threat para o próximo evento


\Action Phase\

Vamos manter o plano original da Beravor, vamos usar o Sprint1 do Trailblazer para mexer em direção ao person token e ganhar 1 de inspiration. Usando a habilidade dela, o Scout1 diz-nos que temos 1 sucesso no topo. Menos mal, gastamos a nossa primeira ação interagindo com o token e  usamos uma opção mais cautelosa (cena que não assiste aos anões ). A APP pede para inserirmos o valor do nosso teste de agilidade. Não há fome que não dê em fartura e sacamos dois sucessos seguidos. Vamos arriscar o teste com 2 sucessos...passamos no teste, ficamos hidden e descobrimos que temos pela frente 2 Ruffians, o equivalente a dois gunas do Porto. Duas unidades básicas com 5 de vida cada e sem habilidades especiais.

Update do objectivo, derrotar os Ruffians


 

Gastamos a nossa segunda ação a tentar atacar os Ruffians.  Boa! Em 3 cartas: 1 sucesso e 2 símbolos de inspiration, gastamos o nosso token de inspiration para converter num sucesso. E boom!!!  3 hits e Stun a ver se as bichas não atacam de volta nem ativam na shadow phase. A vez do nosso Gimli , primeira acção move 1 para o espaço dos Ruffians. Segunda acção atacar, em 4 cartas: 1 sucesso e 3 símbolos de inspiration. Convertemos o nosso token num sucesso e, com dois sucessos, batemos para 6 hits. Usamos a habilidade do Gimli e mandamos o sucesso para o topo do deck.  Assim, deitamos um abaixo e o segundo fica a 1 de vida. Quase! Como na primeira ação só gastamos 1 movimento, vamos gastar o segundo e entrar num tile por explorar. Ganhamos 1 de inspiration e mais um tile com um token para interagir.

\Shadow Phase\

A threat aumenta em 5 (2 por cada Herói e 1 por uma zona por explorar ) estamos a 5/64 sendo que temos o primeiro evento aos 15. Não acontece mais nada porque a Beravor  tinha deixado o inimigo stun.

\Rally phase\

Reset dos decks e Scout2.

O Gimli vê Time of Need e Fury. Vamos preparar o Time of Need para eventuais draws sem sucessos e pôr o Fury no topo, assim garantimos um sucesso com o inspiration token que obtivemos no final do nosso turno. Já a nossa wanderer vê Misfortune, a Weakness dela, e Paths Unseen. Vamos  preparar a Misfortune e garantir que, para agora, não a vemos mais e colocar o sucesso para o topo.

 

  GIMLI BERAVOR
Inspiration 1 1
Kills 1 0
Assistências 0 1
Tiles Explorados 1 0
Dano Damage 0 0
Dano Fear 0 0
Testes Com Sucesso 1/1 1/2
Cartas Preparadas You Cannot Pass/Honed Agility/Time of Need Gift of Men/Misfortune
Objectivo Derrotar os Ruffians
Threat 5/64 | 15 de threat para o próximo evento
 

 


Assim, acabamos a introdução, setup e turno 1 da nossa campanha, em breve actualizarei com mais conteúdo. E já dizia o Gandhi: "Não percam o próximo episódio porque nós também não".