Festa do Jogo 2013 - Lançamento do projecto "Águeda, Cidade Lúdica"

Retrato de Entrópico
2013-09-22 11:00
2013-09-28 18:00
Local: 

Águeda

O que é a Festa do Jogo 2013?

São os tempos modernos da Festa do Jogo, evento que promoveu dezenas de horas de lúdico no Parque da Alta Vila. Agora voltada para as ruas de Águeda, lança a bases de uma ludoteca imergente, colaborativa e permanente à escala da cidade, e deu-lhe o natural de Águeda, Cidade Lúdica.

Habitantes e visitantes de Águeda tem mais uma razão forte para explorar os infinitos espaços da cidade. Pois estão a nascer jogos por todo o lado e são amigáveis, produzem transformação positiva em quem os joga, seja por mero divertimento, terapia, aprendizagem, treino pessoal ou simplesmente para socializar.

 

 

PROGRAMA da Festa do Jogo

22 a 28 de Setembro 2013

 

22 setembro | domingo | Parque da Alta Vila | todo o dia

Jogos no meio do Mercadinho

O Mercadinho, normalmente na praça da República, é um daqueles eventos alternativos que experimenta e cruza variadíssimas formas de estar e usufruir do espaço público, e gente a jogar foi coisa que nunca lhe faltou. Por isso porque não começar a aquecer os motores com os Jogos do Helder e os do Bitocas, num Mercadinho Especial Alta Vila.

 

17h30  - Parque da Alta Vila:

Águeda, Cidede Lúdica - Lançamento oficial com o “Assalto ao Castelo”

 

Não podia deixar de ser no parque a abertura da época de caça aos jogos pela cidade. E não podia deixar de ser o Assalto ao Castelo, o jogo para grandes grupos que mais vezes foi jogado na Alta Vila. Este jogo que pode envolver muitos jogadores em simultâneo e junta estratégia, natureza e movimento como ingredientes, continuará a ser aquela emoção!  Depois da festa do Jogo continuará disponível sempre que o queiram jogar no parque.

 

23 a 27 setembro | segunda a sexta | 18h - 20h:

Circuitos Demonstrativos

 

Embora todos os Jogos do projecto tenham as regras incluídas, nesta semana de abertura, os interessados podem se juntar nos circuitos demonstrativos que a Lud in vai fazer pela cidade. Cada dia um circuito diferente. Vários mestres-jogo vão ajudar a conhecer o projecto, dinamizando jogos e mostrando como eles podem ser facilmente jogados no futuro de forma autónoma. Consulta https://www.facebook.com/CidadeLudica para saber o percurso de cada dia.

 

28 setembro | sábado | 16h30 - Portas de S. Sebastião:

“Trench” - Lançamento e demontração do jogo

 

Um belíssimo e moderno jogo do criador Rui Alípio Monteiro que nele representou a guerra das trincheiras, com uma mecânica muito simples, criou um jogo densamente absorvente equiparável ao ancião xadrez.

iniciativa do “Baú do Pensamento”

 

“Entre a Guerra e a Ciência, o TRENCH é um jogo de tabuleiro inspirado na I Guerra Mundial, naquela que ficou conhecida como a Guerra das Trincheiras. Aplicando um algoritmo muito próprio - agora em fase de descoberta pelos jogadores - o TRENCH tem atraído a atenção de xadrezistas, militares, académicos, matemáticos, historiadores e boardgamers de todo o mundo.”

 

 

----------------

 

Águeda, Cidade Lúdica - A rede

 

Águeda - Cidade Lúdica é a nova rede de jogos e espaços lúdicos, autónomos, que a Lud in e a Câmara Municipal de Águeda estão em conjunto a implementar na cidade para que esta possa ser mais comunitária, saudável e positiva.

 

Águeda, Cidade Lúdica é uma rede de informação e potenciação de  todos os locais onde existem jogos, dinâmicas lúdicas, ou qualquer outra actividade que tenha a ver com o jogo e o lúdico.

Pretende esta rede promover e incentivar a criação crescente de pontos de interesse que atraiam as pessoas para os espaços públicos, numa reconquista divertida e saudável da rua que sempre foi de toda a gente.

A estratégia encontrada para montar esta rede, foi a de cruzar várias formas criativas de disponibilizar jogos no espaço público e não só. Envolve desde instituições culturais e educativas ao comércio local num modelo simples e colaborativo que promova o crescimento do interesse pela utilização dos espaços públicos e por uma maior interação da população com estes.

Águeda - Cidade Lúdica não são só os jogos em si (responsabilidade de cada estabelecimento), mas também, a rede que os relaciona e gera novos circuitos e dinâmicas pela cidade.

 

 

Como funciona

 

Para a população

Qualquer pessoa ou grupo que circule pela cidade vai encontrar um pequena peça de puzzle pintada no chão, parede ou montra, que é o logo do projecto Águeda - Cidade Lúdica, a ponta mais saliente deste logo aponta para o sítio (loja, mercearia, pastelaria, associação, esconderijo, etc,) onde pode encontrar as peças do jogo para que, no local do logo, possa jogar.

Junto com as peças encontram-se as regras do jogo e um caderninho para que os jogadores deixem o registo do dia em que jogaram e um qualquer comentário ou sugestão. Desta forma, colaboram numa sondagem dinâmica para ajudar a melhorar continuamente o projecto.

No fim de jogar, as peças do jogo são devolvidas no estabelecimento respectivo e ficam disponíveis para que outros jogadores as encontrem.

 

Para as instituições e o comércio local

Um ponto forte deste projecto é o envolvimento positivo do comercio local e das instituições que existem na cidade. A vantagem evidente do comércio local e das instituições é de ter com este projecto um aumento de visitas, o que torna cada espaço cada vez mais conhecido por um público muito diverso.

Imagine-se a troca de interesses com estas visitas de pessoas que nunca entrariam nestes estabelecimentos se não fosse algo como o que este projecto promove: essencialmente a interação inesperada entre as pessoas.

A criatividade é um condimento especial neste projecto visto que alguns jogos têm como peças os materiais representativos do estabelecimento respectivo, por exemplo: uma loja de ferragens poderá ter jogos com porcas e parafusos a servir de peças ou um sapateiro com latas de graxa. Como projecto em constante adaptação, novos interessados em criar uma montra lúdica da sua atividade e facultar mais um jogo para a comunidade, podem contactar a Lud in para

.

 

Obra Aberta

Esta não é uma rede pre-preparada com tudo já instalado, mas uma obra aberta para ir crescendo e  diversificando de forma a moldar-se aos interesses e provocações da comunidade.

 

Locais abandonados ganham visibilidade e interesse

Este é outro aspecto que este projecto pretende “atacar” ludicamente.

Através de um olhar atento e de sugestões, os locais menos frequentados da cidade poderão ter com este projecto jogos pensados especialmente para esses espaços e consequentemente novos e inesperados visitantes.

 

Jogos, diversidade e sustentabilidade

Cada local tem uma realidade própria e um potencial diferente que leva a criação de dinâmicas lúdicas muito diferentes umas das outras. Os jogos, que são muito variados e para todos os gostos e idades, podem ser de mesa (Xadrez, Damas, Dominó, Risco, Abalone, Trench, etc), de arremesso gigantes (Malha, Petanca, Moolky, etc.), com tabuleiros pintados no chão, performativos (de pintura, de música e teatro), escondidos como o geo caching, etc, etc...  são criados ou adaptados a partir de ideias tendo em conta o espaço existente, desenhos que existam naturalmente no chão, parede, muros, etc.

 

As peças dos jogos são, em muitos dos casos, disponibilizadas pelos próprios estabelecimentos que as guardam e/ou feitas de materiais que têm a ver com a atividade do estabelecimento. Como por exemplo um jogo de damas com velas de uma loja de artigos de decoração. Não há limite para a criatividade e desta forma, se garante a sustentabilidade do projecto e a riqueza pela diversidade do mesmo. É portanto um projecto sem fim à vista e pela sua filosofia de funcionamento promove a autonomia, a colaboração interessada e um crescimento e adaptação contínuos.

 

O projecto Águeda - Cidade Lúdica foi criado originalmente durante a primavera deste ano através de varias iniciativas na cidade, envolvendo alguns grupos de trabalho e cruzando sugestões de várias entidades responsáveis pela cultura e educação da cidade. No futuro pretende ser uma rede em crescimento envolvendo muito mais agentes culturais, comércio local e população em geral. A partir de agora está disponível para todos que vivem, trabalham ou estão de visita a Águeda.

 

Quem mais pode contribuir/usufruir?

Os autores desta ideia original pretendem que esta rede, não só seja explorada, mas seja acrescentada também por outros agentes culturais e recreativos com novas ideias para diversificar a forma de usarmos os espaços públicos e nos apropriamos deles no dia a dia.

Por exemplo instituições e escolas podem promover atividades temáticas usando esta rede de jogos; terapeutas podem aproveitar o potencial dos jogos para terapias de grupo. Associações podem aproveitar a rede criando jogos com conteúdos que promovam os seus eventos. Estabelecimentos podem criar uma montra lúdica disponibilizando alguns materiais como peças de jogo.

 

Os encontros, percursos e outras notícias irão sendo publicadas na página oficial do facebook em www.facebook.com/CidadeLudica e os jogos, as regras e táticas podem ser encontradas em http://aguedacidadeludica.blogspot.pt/

 

Os interessados em propor novos jogos, dinâmicas ou locais podem podem propor no facebook do projecto ou enviar para ludin.ojogoaberto@gmail.com

 

 

 

--------------

 

Para mais informações:

http://aguedacidadeludica.blogspot.com - Os Jogos

http://www.facebook.com/CidadeLudica - As novidades

 

ludin.ojogoaberto@gmail.com

Telefone: 966 264 348 (Bitocas)

 

 

 

 

Grupos:

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Página de Eventos

Adicionado á página de eventos