Premios Abre O Jogo 2009 - comentários

Retrato de Firepigeon

Comentários sobre os Prémios Abre O Jogo 2009 passados para aqui.

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Para estes efeitos...

O Twilight Struggle é ou não um Wargame?

Já sabemos que não é. Isso é certo, mas... no BGG é. E aqui? É ou não?

-----

Básicamente os

Básicamente os utilizadores e que vão votar e decidir.

Google Reader Shared Itens

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Para os novatos

Segundo percebi, todos os jogos podem concorrer, excepto os que em Anos anteriores tenham "ganho"... correcto?

Existe alguma lista dos jogos que "não podem concorrer", ou seja, dos que em Anos anteriores ganharam, ou o prémio só começou o Ano passado e basta aceder ao link que o Pombeiro já "postou"? Confused

Obg

 

Jogatinas:

Correcto e afirmativo

Arrebimbomalho escreveu:

Segundo percebi, todos os jogos podem concorrer, excepto os que em Anos anteriores tenham "ganho"... correcto?

Existe alguma lista dos jogos que "não podem concorrer", ou seja, dos que em Anos anteriores ganharam, ou o prémio só começou o Ano passado e basta aceder ao link que o Pombeiro já "postou"? Confused

 

Esta é a segunda edição dos prémios.

 

Google Reader Shared Itens

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Update #1 - Jogos diferentes entrados até agora

Arte e Apresentação

Arkham Horror
BattleLore
Battlestar Galactica
Giants
Knightmare Chess
Memoir'44
Race for the Galaxy
Runebound 2nd Edition
Taluva
Tide of Iron

Expansão

Arkham Horror: Dunwich Horror
Combat Commander: Mediterranean
Dominion - Black Market Promo Card
Race for the Galaxy: The Gathering Storm
Twilight Imperium: Shatered Sphere
Wings of War: Miniatures

Gateway

Blokus
Blue Moon
Dixit
Ingenious
Ticket to Ride
Ticket to Ride: Europe

Jogo do Ano

Cosmic Encounter
Crokinole
Dominion
Duel of Ages
Formula D
Powergrid
RoboRally
Through the Ages: A Story of Civilization
Twilight Imperium 3rd Edition
Twilight Struggle

Jogo para 2 Jogadores

Arkham Horror
Blue Moon
Dominion
Duel of Ages
Dungeon Twister
Jambo
Knightmare Chess
Twilight Struggle

Tema-Mecânicas

A Victory Lost
Arkham Horror
Battlestar Galactica
Dominion
Powergrid
RoboRally
Twilight Struggle
We the People

Wargame

A Victory Lost
Combat Commander: Europe
Commands & Colors: Ancients
Hannibal: Rome vs Carthago
Paths of Glory
Tide of Iron

Google Reader Shared Itens

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

?

Jogos com 14 anos candidatos a Jogo do Ano?

 

"Estou um pouco confusa!"

 


Top10:

hmm

desde que se encontre a venda e na tenha ganho o ano passado pode entrar

é o jogo que é considerado o melhor de todos para este ano .. nao necessariamente que tenha sido publicado este ano

 

e eu estranhava mais terem posto certos jogos para certas categorias :p do que tarem la jogos de 14 anos lol :p

 

---- Latest News ----

It lives!

=)

Então é o "melhor jogo-que-esteja-aí-à-venda-algures".

O que se quer dizer com "do ano?".  Se for como dizes ("é o jogo que é considerado o melhor de todos para este ano") então deveria ser "Arte e Apresentação do Ano" "Expansão do Ano" etc etc....

"Do Ano" implica que estamos a abranger ao ano presente, digo eu, tal como se faz em todos os prémios de que me consiga lembrar. "Filme do Ano - Ben Hur"?

Mas pronto. Quem inventou os prémios é que sabe. Só estou para aqui a mandar um bitaite.

 


Top10:

Asur escreveu: "Do Ano"

Asur escreveu:

"Do Ano" implica que estamos a abranger ao ano presente, digo eu, tal como se faz em todos os prémios de que me consiga lembrar. "Filme do Ano - Ben Hur"?

"do Ano" apenas quer dizer que este ano elegeste este jogo, não implica necessariamente que tenha de ter sido feito/publicado no próprio ano...

 

mas já agora jogaste assim tantos jogos criados em 2009 para a votação ter sentido como tás a dizer?

 

---- Latest News ----

It lives!

Hum?

Só acho que o nome escolhido pode dar origem a confusões iguais à minha. À questão da tua interpretação de "do ano" já respondi acima.

 

Não, não joguei mtos jogos de 2009, como imaginas. Daí a maioria dos "jogos do ano" (com a interpretação típica do nome) referentes a 2008 estarem a ser atribuídos agora. O Spiel Portugal, o Spiel des Jahres, etc.  Se fosse para eleger um jogo do ano, por esta altura, seguir-se-ia os mesmos moldes.

 

Mas pronto percebi, é mais no sentido de prémio de carreira. Smile

 

Whatever. Não há muito a discutir.

 


Top10:

hmm

o nome escolhido pode dar confusão sim mas dps está explicado no post o que eles procuram e os que podem ser considerados para a votação Oo..

na tava a discutir tava a tentar explicar..

 

---- Latest News ----

It lives!

Yep

Queria dizer debater.

Paz e amor, venha daí uma beijoca. Kiss

 


Top10:

hmm

fiquemos pela porrada então :p parece a alternativa menos dolorosa :x

 

---- Latest News ----

It lives!

DalimThor escreveu: mas

DalimThor escreveu:

mas já agora jogaste assim tantos jogos criados em 2009 para a votação ter sentido como tás a dizer?

 

O ano passado era so mesmo dos criados em 2008, e deu bem=P

Mas também não acho mal fazer-se uma assim de "all time". Mas é diferente do dizer-se que é o jogo do ano... =P

 

é o jogo do ano pq foi

é o jogo do ano pq foi eleito nesse ano.. não implica que tenha de ser criado/publicado nesse ano Oo.. lá por ser noutras votações assim não implica que seja obrigatoriedade para todas lol

 

o objectivo segundo percebi é escolheres para ti o melhor jogo que jogaste e que te deu mais prazer (sem contar com os que já ganharam :p)

 

---- Latest News ----

It lives!

Sim sim

Eu percebi como funciona.

Só tava a dizer que dava para fazer sendo so os do ano, visto o ano passado ter sido assim que foi feito.

É basicamente dizer, "dos que joguei até agora, qual é que acho que é o melhor jogo de sempre?" ok. Mas sendo assim, até acho que não fazia diferença entrarem os vencedores do ano passado também... Se podem entrar os considerados melhores jogos de todos os anos, porque não podem entrar os considerados melhores jogos de 2008 .... Pessoalmente nem ia nomear nenhum dos que venceu o ano passado, por isso nem me faz diferença, mas não acho que o critério seja o melhor=P

 

Race for the Galaxy

 Este já ganhou um prémio o Ano passado...

a não ser que só contem os "vencedores"... digam-me lá Undecided

 

Jogatinas:

hmm

axo que runner ups não contam...

 

---- Latest News ----

It lives!

hmm

Eu meti-o..

Acho que runner's up não contam...afinal, não chegaram a ganhar nada =D

Exacto

Starita escreveu:

Acho que runner's up não contam...afinal, não chegaram a ganhar nada =D

 

Google Reader Shared Itens

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

hmm

 falta uma categoria para o pior jogo de 2009 e o melhor OOP :p

 

---- Latest News ----

It lives!

DalimThor escreveu:

DalimThor escreveu:

falta uma categoria para o pior jogo de 2009 e o melhor OOP :p

Isso ia semear a discórdia, o caos e a destruição!!!

--

Not a Cylon, nope, very bright green in fact.

--

hmm

tanto como as categorias que lá tão oO ...

e precisava de um sitio pa por o animalia lol :x (e as minhas primeiras escolhas para melhores jogos :x)

 

---- Latest News ----

It lives!

Mas repara, se se criasse a

Mas repara, se se criasse a categoria de pior jogo, depois também se tinha de criar a categoria de pior jogo de comboios, senão a outra lista enchia à pázada com locomotivas :D

Já há um sítio para por o animalia, é o contentor azul do ecoponto.

--

Not a Cylon, nope, very bright green in fact.

--

Pode...

Tiago escreveu:

Mas repara, se se criasse a categoria de pior jogo, depois também se tinha de criar a categoria de pior jogo de comboios, senão a outra lista enchia à pázada com locomotivas :D

Existem bons jogos com a temática de comboios e existem maus jogos com a temática de comboios. Como em todas as outras temáticas.

Se não jogas jogos que recriem essa temática, como poderias votar, mesmo que fosse na categoria de "pior jogo de comboios" ?

Experimenta, vá, um Age of Steam ou um Steam ou mesmo um 18xx (que eu tenho pena de ainda não ter experimentado). Pode ser que vejas a luz ao fundo do túnel...

Últimas jogatinas...

Eu queria experimentar um

Eu queria experimentar um Steam no outro dia, mas o pessoal dos comboios fugiu com o rabo à seringa a dizer: "Ah não sei quê afinal o Steam não presta".

E experimentar jogos do tempo da outra senhora esbarra no meu outro ódio de estimação: o "culto do velho" :D

--

Not a Cylon, nope, very bright green in fact.

--

and the oscar goes....

E os meus bitaites já foram=x

E os meus já eram. -- Not

E os meus já eram.

--

Not a Cylon, nope, very bright green in fact.

--

Como...

Como isto é uma comunidade, sujeita a debate de ideias, devo dizer que não concordo com esta votação dos "Prémios Abre O Jogo 2009".

Não me parece lógico todos os jogos serem elegíveis a votação, menos os vencedores de outros anos. Não faz sentido. Imaginem quando formos na 10ª Edição destes prémios...

Termos de consultar uma lista dos anteriores vencedores para escolher os nossos nomeados, não soa bem. E um runner-up, poder participar na votação é algo estranho.

Ou todos os jogos poderiam competir sempre em todas as edições, fazendo destes prémios um "ranking anual", ou só aqueles publicados no ano em questão ou no ano anterior: esta seria, para mim, uma fórmula mais equilibrada de nomeação.

Mas seja. À que respeitar o trabalho dos outros. Um bem haja a quem está por detrás deste processo.

Últimas jogatinas...

Não dá...

Disclaimer: Eu também não concordo com este formato

Feito o aviso...

Esta resposta serve para ti bem como para a Starita que escreveu atrás algo semelhante (a poderem concorrer TODOS os jogos.

 

Ao fazeres isso poderias estar a eternizar um vencedor... tipo o Agricola ganhar todos os anos. Também não fazia sentido.

 

Como avisei, eu também não concordo com o formato de todos menos os vencedores entram... mas essas são as regras do jogo. E portanto foi nessa base que enviei os meus "favoritos".

 

Abraço

-----

Sim, são as regras, e

Sim, são as regras, e também já enviei os meus assim, e tudo ok.

É só questão de estarmos a falar, para se poder limar arestas no futuro.

Só que repara...

Eu percebia se os vencedores não pudessem entrar, se o ano passado também tivessem entrado todos os jogos. Aí sim, era para não eternizar o vencedor. Mas o ano passado só escolhemos os jogos do ano (isto é, so entraram jogos feitos em 2007, como prémio para 2008). E agora estamos a eleger o "melhor jogo de sempre", com a barra de que "jogos de 2007 não podem entrar porque já foi". É como estar a banir um ano da história dos jogos=P Acho que fazia mais sentido, das duas uma: Ou era Prémio AOJ2009 e entravam todos os jogos feitos em 2008. (tal como se fez o ano passado), ou então se é para escolher-se sempre o melhor jogo desde sempre, até ao ano em questão, deviam entrar todos. E depois em 2010 se fizessemos o mesmo, aí sim podiam não entrar os vencedores deste ano, para não eternizar o vencedor.

 

Porque reparem o exemplo:

Melhor jogo de 2008 (feito em 2007) : Agricola

Melhor jogo de 2009 (feito em 2008) : BSG (é um exemplo)

E depois vamos eleger o melhor jogo de sempre.... e o Agricola e o BSG não podiam entrar. Se foram o melhor jogo de um ano, não podem entrar para melhor jogo de sempre? Não faz muito sentido!

 

hmm

pq supostamente não tas a escolher o melhor jogo de sempre mas o que foi pa ti o jogo que "simboliza" este ano..

 

só acho que falta uma regra na votação é que só se devia poder escolher jogos jogados nos ultimos 2 anos ou mais (para evitar a confusão do desde sempre e etc), mas mm assim não acho de todo mal a ideia.. e tb não podem dizer que perderam mt tempo para ver se os jogos que escolheram ja tinham ganho o ano passado..

 

enviei a minha lista antes do almoco ^^

 

Pedia era para se ir fazendo assim uns posts de updates de jogos que entraram na competição para se mandar uns bitaites da má(ou boa) escolha de alguns :P

 

---- Latest News ----

It lives!

Que confusão.... :(   "as

Que confusão.... :(

 

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

 

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

Atenção que os updates

Atenção que os updates mostram todos os jogos entrados em cada categoria não mostram qts votos é q cada jogo tem (de forma a eliminar o problema da Maria-vai-com-as-outras). Os 5 mais votados em cada categoria é que passam à 2ªfase.

 

Qt à escolha de jogos limitar a 2 ou 3 ou 4 anos é uma limitação arbitrária, porque 2 e porque não 3, porque 4 e porque nao 5?

 

Alguém dizia o ano passado: eu nao joguei jogos saidos em 2008 suficientes para poder escolher dessa pool. Assim cada um pode escolher o que quiser. A pool está únicamente ilimitada ao gosto e ao que que cada um acha que foi o jogo dentro de cada categoria que marcou o ano.

Google Reader Shared Itens

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Até penso que fui um dos

Até penso que fui um dos que se queixou o ano passado em relação a não ter jogado jogos suficientes para o prémio ser relevante. No entanto acho que um prémio 200X deveria ser referente ao ano anterior ou algo desse género, e o prémio "vítalicio" deveria ser o prémio vitalício.

 

Mas pronto, eu já votei e acho que o que conta é de facto votarmos.

--

Not a Cylon, nope, very bright green in fact.

--

Simples

Tiago escreveu:

No entanto acho que um prémio 200X deveria ser referente ao ano anterior ou algo desse género

 

E se a maioria dos utilizadores concordar com esta tua visão basta decidirem aqui que não se vota em jogos anteriores a 200X e prontos está decidido. Quem quiser em qualquer altura mudar a sua votação é só mandar uma nova lista só com jogos 200X ou posteriores, simplesmente boicotando jogos anteriores a 200X. Da forma como a regra está escrita acomoda a opinião de todos.

 

Google Reader Shared Itens

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Nah

Agora já começou assim, mais vale seguir até ao fim como tá ;)

O que interessa é que votemos=P

É isso. -- Not a Cylon,

É isso.

--

Not a Cylon, nope, very bright green in fact.

--

Pronto

Agora estou-me mesmo a sentir ligeiramente pressionado a jogar Arkham Horror...

hm..

Não te sintas é pressionado a votar nele, só porque tá ali! =D

Um pequeno aparte do qual

Um pequeno aparte do qual me lembrei por causa deste comentário e duma conversa que tive. não sei se concordo muito com as listas preliminares de jogos, é certo que não têm o nº de votos por razões óbvios, mas penso que a própria presença destas listas possa alterar um pouco a votação ou até poderá haver quem pense que apenas os jogos presentes naquela lista são elegíveis para se votar.

 

Quem participou no concurso das raças do small world no BGG sabe do que eu estou a falar...

--

Not a Cylon, nope, very bright green in fact.

--

Update #2 - Jogos diferentes entrados até agora

Arte e Apresentação
Android
Arkham Horror
BattleLore
Battlestar Galactica
Cleópatra and the Society of Architects
Colosseum
Descent: Journeys in the Dark
Dixit
Giants
Knightmare Chess
Memoir '44
Napoleon's Triumph
Race for the Galaxy
Railroad Tycoon
Runebound 2nd Edition
Shadows over Camelot
Small World
Space Alert
Taluva
Taluva
Tide of Iron
Twilight Imperium 3rd Edition
War of the Ring
Wasabi
Wings of War Miniatures

Expansão
A Game of Thrones: A Clash of Kings Expansion
Arkham Horror: Dunwich Horror
Combat Commander: Mediterranean
Dominion - Black Market Promo Card
Dominion: Intrigue
Race for the Galaxy: The Gathering Storm
Rails of Europe
Settlers of Catan: Cities and Knights
Settlers of Catan: Seaferers
The Red Dragon Inn 2
Ticket to Ride: Switzerlands
Tribun - die brutier
Twilight Imperium 3rd Edition - Shattered Empire
Wings of War: Miniatures

Gateway
Bang
Battlestar Galactica
Big Points
Blokus
Blue Moon
Carcassonne
Dixit
Dominion
Ingenious
Pow Wow
Settlers of Catan
Small World
Stone Age
The Red Dragon Inn
Ticket to Ride
Ticket to Ride: Europe
Tsuro
Wits & Wagers

Jogo do Ano
Battlestar Galactica
Combat Commander: Europe
Cosmic Encounter
Crokinole
Diplomacy
Dominion
Duel of Ages
Formula D
Le Havre
Lord of the Rings - The confrontation: Deluxe Edition
Power Grid
Puerto Rico
Race for the Galaxy
RoboRally
Settlers of Catan
Shadows over Camelot
Small World
Stone Age
Through the Ages: A Story of Civilization
Ticket to Ride: Europe
Tigris & Euphrates
Twilight Imperium 3rd Edition
Twilight Struggle
War of the Ring

Jogo para 2 Jogadores
Android
Arkham Horror
Aton
Black Box +
Blue Moon
Carcassonne
Dominion
Duel of Ages
Dungeon Twister
Dynasties
Formula D
Jambo
Knightmare Chess
Lord of the Rings - The confrontation: Deluxe Edition
Mr. Jack
Race for the Galaxy
Roma
Sequence
Taluva
Twilight Struggle
Twilight Struggle
War of the Ring
Wasabi
Xiang-Qi

Tema-Mecânicas
A Victory Lost
Android
Arkham Horror
Automobile
Battlestar Galactica
Britannia
Die Macher
Dominion
Giants
Power Grid
RoboRally
Saigo no Kane
Settlers of Catan
Small World
Space Alert
Stone Age
The Princes of Machu Picchu
Through the Ages: A Story of Civilization
Ticket to Ride: Europe
Tigris & Euphrates
Twilight Imperium 3rd Edition
Twilight Struggle
Twilight Struggle
War of the Ring
Wasabi
We the People

Wargame
A Victory Lost
Combat Commander: Europe
Commands & Colors: Ancients
Devil’s Horsemen
Hannibal: Rome vs Carthago
Harpoon
Memoir '44
Paths of Glory
Tide of Iron
Unnhappy King Charles

Google Reader Shared Itens

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Repetidos

 Amigo, sei que o Taluva é bonito mas não vale a pena estar 2x na "arte e apresentação".

Melhor só o Twilight Struggle, em duplicado no "tema-mecanicas" e no "2 jogadores".

Continuação do bom trabalho! Wink

 

Jogatinas:

Problemas de estar a fazer

Problemas de estar a fazer isto durante o horario de trabalho!! Demasiados Alt-Tab!! LOL

Vou corrigir na proxima actualização.

Google Reader Shared Itens

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Estranho...

Estranho não ver o Brass nos nomeados...

Surprised

local

A apresentação dos prémios será onde? á têm local para o evento? Quando vai ser?

 

VOTAÇÃO FINAL

As nomeações estão feitas, agora éaltura de escolherem o vencedor para cada categoria!!!

Google Reader Shared Itens

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Onde ?!?!

Onde é que estão as nomeações?

-----

Esquece, já vi...

Já cumpri o meu dever civico...

 

-----

Resultados?

Já os há?

Será que vou ver o Battlestar a roubar um prémio ao Dominion? So Blue

@Pombeiro

 Quem "acertou" tem direito a algum prémio??? Cool

Manda lá isso cá pra fora, nem que seja para o pessoal (como de costume) dizer mal!

Cylon

 

Jogatinas:

Ora esta!

Uma pessoa com as críticas possíveis já todas escritas para não se esquecer e a coisa não é anunciada hã?

--

--