o blogue de Mallgur

Retrato de Mallgur

Melhores jogos novos para mim em 2014 - Um não top...

Algures pelo final de um ano e início do seguinte pululam pelo BGG listas de melhores jogos... Às vezes os melhores publicados nesse ano, outras vezes os melhores experimentados independentemente do ano de publicação, outras vezes até os melhores de sempre.

 

Retrato de Mallgur

Paleio de Guico - Mecânicas 3

Mecânicas 3
a 2010-03-11 por Mallgur

 

 

Retrato de Mallgur

Paleio de Guico - Mecânicas 2

Mecânicas 2
a 2010-02-25 por Mallgur
 

Retrato de Mallgur

Paleio de Guico - Mecânicas... sem óleo

Mecânicas... sem óleo
a 2010-02-11 por Mallgur

Na anterior edição desta coluna falei do último dos tópicos que habitualmente foco nas minhas análises / críticas a jogos. Fiquei assim um pouco à procura de assunto sobre que escrever para esta edição.

Pensei em escrever sobre o polémico tema do tema nos jogos, da sua importância ou falta dela e outras questões com isso relacionadas, mas penso que isso deverá ficar para uma edição futura. Para já continuo mais interessado em falar daquilo que quem chega a este hobby de novo pode achar estranho ou mais difícil de entender.

Pensei mais um pouco e acho que poderá ser mais útil aos que agora se juntam a nós explicar algo de que muitas vezes falamos quase sem pensar.

Creio que cheguei a falar em mecânicas ao longo dos primeiros artigos desta coluna sem nunca ter explicado o que tal significa no contexto dos jogos de tabuleiro... Uma falha que pretendo eliminar não só com este artigo mas com mais alguns em que falarei de algumas em particular.

Retrato de Mallgur

Paleio de Guico - Estratégia e Táctica

Estratégia e Táctica
a 2010-01-28 por Mallgur
 

É frequente que aos jogos que jogamos se chamem jogos de estratégia mas muitos dos jogos de que por aqui falamos e que são tema de tantas conversas até nem têm qualquer tipo de estratégia envolvida.

Retrato de Mallgur

Paleio de Guico - Sorte

 

 

 

 

Sorte... Ela anda por aí.
a 2010-01-14 por Mallgur

Há quem defenda que a sorte não existe. Há quem procure racionalizar eventos aleatórios e encontrar assim alguma forma de equilíbrio nos mesmos.

Retrato de Mallgur

Paleio de Guico - Equilíbrio

Equilíbrio
a 2009-12-31 por Mallgur

Retrato de Mallgur

Paleio de Guico - Jogabilidade


Jogabilidade... hã?
a 2009-12-17 por Mallgur

Sim, eu sei que a palavra "jogabilidade" não existe. Mais uma razão para tentar explicar o seu significado, certo?

Retrato de Mallgur

Paleio de Guico - As regras

As regras
a 2009-12-03 por Mallgur

Voltando um pouco ao primeiro número desta coluna, um dos títulos possíveis para a mesma chegou a ser "O que faz um jogo?"...

A ideia da coluna é falar sobre os vários aspectos dos jogos que nos levam a apreciá-los ou não, por isso uma observação global dos seus artigos poderia conduzir a uma visão do que constitui e define um jogo.
Mas afinal o que é, de facto, um jogo?
Pesquisando pela web poderemos encontrar múltiplas definições, mas em todas elas existe uma referência a regras. As regras são um elemento essencial e determinante de um jogo e, por isso mesmo, um dos mais importantes na definição não só da natureza mas também da qualidade do mesmo.

Retrato de Mallgur

Paleio de Guico - Os componentes

Os componentes
a 2009-11-19 por Mallgur

A qualidade dos componentes de um jogo pode ser determinante para a experiência que se retira do mesmo. Creio que esta frase será consensual nos adeptos do hobby.