RPGénesis 2011 - Jardim da Infância RPG v. 0.2

Esse é um jogo de RPG que se passa numa sala do Jardim da Infância no qual os personagens podem ser tanto crianças quanto o fruto de imaginação delas que na verdade são um personagem só. Para isto são necessárias duas fichas de personagem: uma para quando um personagem criança e outra quando personagem do personagem.
Um dos jogadores fará o papel de Babá que orientará os personagens e auxiliará os personagens a agir conforme as regras (para quem já joga RPG, este cumprirá a função de Mestre). O jogo faz uso somente de dados simples de seis faces. Há dois mundos onde os personagens podem jogar: em primeiro plano são as brincadeiras comuns a qualquer criança que podem ocorrer no quarto onde dividem com oturas cirnaças, o parquinho, na caixa de areia, em casa, quando ocorrem vistas de outros pais em casa... Isso tudo sempre contendo a supervisão da Babá e em lugares onde toda as cianças podem brincar.
O outro plano ocorre na imaginação das crianças quando com ou sem o acompanhamento da Babá, as crianças sentam para inventar uma história, criando coisas que não existem, algo que para adultos pode ser considerado "viagem" por alguns adultos. A Babá pode ou não acompanhar as crianças, sendo que elas podem inventar a história somente com elas. Essa história pode vir unicamente delas ou de algum filme que todos elas tenham assistido em conjunto dentro do Jardim da Infância. A Babá pode também começar a história ou cantar uma música e pedir que às crianças que continuem ou também incentivá-los a alterar profundamente alguma história conhecida.
Criação de personagens:
Para a construção de um personagem-criança serão divididos -9 pontos entre Brincadeiras, Educação e Sentidos sendo que o nível máximo ao qual pode se adquirir é de -1 ponto. Com o passar dos anos, o personagem ganhará muitos bônus até chegar ao valor zero em todos Atributos aos 15 anos.
Antes de criar um jogo que acontecerá na imaginação, o personagem criado pela criança passará a ser o inverso ddoa Atributos como por exemplo. Os novos Atributos serão definidos pela Babá conforme a aventura a ser criada.
Exemplo: Uma criança com os Atributos Educação -----, Sentidos --- e Brincadeiras - pode passar a ter em uma aventura que acontecerá no Espaço: Conhecimento +++++, Pilotar +++ e Combate +. É importante salientar: os pontos têm de ser passados exatamentes como são, somente passando por uma inversão de valores.
Testes
- Sorte e Azar
Você pode arriscar um teste de sorte a qualquer moment, anotando na ficha dois números entre 1 e 6 qual é o da sorte e qual é o do azar. Caso a Babá perceba que o dado nãoe stá agindo bem, pode sugerir que o personagem escolha outros dois números ou ponha de castigo, invetendo os números. Os outros quatro números que sobraram não alteram ação de forma alguma. Esse teste serve para cobrir possibilidades não possíveis pelos atributos e também para todos os testes abaixo:
- Características
Os testes de características são feitos são feitos com uma característica em relação a uma dificuldade. O jogador deve jogar três dados, sendo que cada um deverá indicar o número de sorte ou de azar dele. Cada sorte, soma-se um ponto e cada azar, subtrai um ponto.  e a cada acerto, permite-se rolar o dado de novo.  Esse número deverá superar a dificuldade estipulada pelo Mestre. 0 é algo fácil, 3 é regular, 6 é algo difícil e 9 é impossível. Uma criança com Brincar --. e tendo como número de sorte 4 e azar, 2 quer tentar escalar um escorregador pelo lado contrário (arteiro!). O mestre estipula que ele tem que conquistar um 2 para conseguir subir. Ele consegue um 4, 6 e 6. Rola de novo o 4 e consegue outro 4! Mais uma vez e tira outro 3. Com dois sucessos, ele consegue 0 e não consegue subir e alcança apenas a metade do escorregador e então desiste. Se ele tentasse isso como o personagem da imaginação, ele conseguiria fácil.
- Testes prolongados
São iguais aos testes de características, com nível de dificuldade estipulado. No caso do teste do garoto subindo no escorregar, se ele tentar várias vezes (a partir da dificuldade 2 estabelicida pela Babá) é bem capaz que ele consiga ascender, com muita dificuldade (literalmente).
- Disputas
Em caso de um contra o outro, vence o resultado mais alto conseguido. Em caso de empate, considere que houve ações semelhantes e deve-se rolar de novo.
Combate
- Resolução de Combate
Caso aconteça uma briga entre crianças, elas serão definidas pelo teste de Sorte/Azar e devem ser realziadas pelos mesmos teste acima. Em relação ao personagem imaginário, deve-se ter um Atributo relativo a Combate.
- Vialidade
Um personagem imaginário pode ter 9 pontos de Vitalidade ou mesmo, ser imortal enquanto os inimigos não são. As personagens crianças tem somente 2 pontos de Vitalidade, mas a sugestão é de que nada que ela for fazer, a machuca. O oposto deve acontecer com o personagem imaginário.
Apêndice 1: Sugestão de aventuras
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