Encontro de Roleplayers na LisboaCon 2016

2016-03-12 10:00
2016-03-13 21:00
Local: 

AERLIS – Associação Empresarial da Região de Lisboa – situado na Rua São Salvador da Baía, Oeiras, junto ao Centro Comercial Oeiras Parque e ao Parque dos Poetas

Vem aí a LisboaCon 2016, o grande encontro nacional de jogos de tabuleiro e também jogos narrativos (roleplaying games)!

Vem passar um fim de semana repleto de aventuras, mistérios e desafios nos infindáveis mundos da imaginação! Da fantasia à ficção científica, do horror e fantástico, ao policial, da investigação à intriga e ao conflito face a face, muitas serão as oportunidades de tomares o destino nas mãos da tua personagem.

Gostávamos assim de convidar todos os interessados a virem experimentar connosco nos dias 12 e 13 de março na AERLIS em Oeiras estes jogos de sociedade que juntam pessoas à volta de uma mesa para viverem intensas aventuras imaginárias, repartindo-se entre um encenador que controla o enredo e um conjunto de jogadores que dão vida aos protagonistas da aventura. O jogo narrativo alia assim o prazer de explorar um mundo imaginário com o prazer de dar vida a histórias do ponto de vista das personagens, autênticos heterónimos dos jogadores.

A entrada é gratuita e no espaço reservado para os jogos narrativos teremos palestras, oficinas,  jogos de demonstração, e jogos sujeitos a marcação prévia.

A LisboaCon 2015 é uma organização do Grupo de Boardgamers de Lisboa, com a colaboração do Grupo de Roleplayers de Lisboa.

Para mais informações podes visitar as nossas páginas no Facebook ou então consultares a própria página do Evento no Facebook e também a secção respetiva no site do evento.

Obrigado pela atenção,

Grupo de Roleplayers de Lisboa

O Grupo de Roleplayers de Lisboa é uma associação sem personalidade jurídica que tem por objeto a promoção dos jogos narrativos (ou roleplaying games) na região de Lisboa e na comunidade virtual de expressão portuguesa. Nesse sentido, promovemos a realização de encontros de jogadores e outros eventos dedicados aos jogos narrativos, bem como a criação e divulgação de jogos e materiais de jogo.

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Bump

Apareçam!!   :D

PALESTRA, OFICINAS E TERTÚLIAS DA LISBOACON 2016

A LISBOACON 2016 VAI TER EVENTOS!

Os dias 12 e13 de março não são só para jogar. Vais também ter a oportunidade de afinares as tuas capacidades lúdicas e de partilhar experiências com outros jogadores. Inscreve-te num dos eventos que programámos:

INICIAÇÃO À MESTRAGEM DE JOGOS NARRATIVOS

Se sempre quiseste mestrar o teu sistema de jogo preferido mas nunca te sentiste à vontade para dar o salto, inscreve-te nesta palestra/oficina orientada pelo David Santos (da coordenação do GRL).

Nela iremos identificar os vários papéis que o mestre de jogo assume e aprender alguns truques que esperamos te deem confiança para soltares o tecedor de sonhos que há em ti.

Sábado 12, 10h00-1300. Inscrição prévia, limite de 15 participantes.

INICIAÇÃO À PINTURA DE MINIATURAS

Sempre te sentiste fascinado pelas miniaturas que empregues em jogos de tabuleiro ou jogos de personagem mas não tens confiança nos teus dotes artísticos para as pintares? Vem quebrar o enguiço com a Sandra Borges e aprender as técnicas básicas.

Sábado 12, 10h30-12h00. Inscrição prévia, limite de oito participantes. Oficina gratuita se trouxeres o teu material; taxa de inscrição de 5€ se o material for fornecido pela organização (inclui uma miniatura).

ESTRUTURAR CENÁRIOS PARA JOGOS NARRATIVOS

Os jogos de personagem e similares assentam num cenário que lhes dá estrutura narrativa.Esta, embora relacionada com a estrutura da ficção linear, tem as suas especificidades e particularidades próprias.

Vem explorar as técnicas de construção de cenários para jogos narrativos na presente palestra orientada por Sérgio Mascarenhas (da coordenação do GRL).

Domingo 13, 10h00-13h00. Inscrição prévia, limite de 15 participantes.

ORGANIZAR CLUBES E EVENTOS DE JOGOS

Sentes que é tempo de o teu círculo de jogadores se dotar de uma estrutura mais estruturada ou que é possível organizares eventos lúdicos na tua comunidade mas não te sentes capacitado para o fazer?

Junta-te ao Gonçalo Proença (coordenador da comunidade Dungeons&Dragons Almada) para explorares as técnicas básicas da organização de clubes e eventos lúdicos.

Domingo 13, 10h00-13h00. Inscrição prévia, limite de 15 participantes.

MESTRAR JOGOS NARRATIVOS NA PRÁTICA

A função do mestre de jogo não tem segredos para ti… em teoria. Outra questão é passar à prática. Não é por falta de interesse, simplesmente não te sentes preparado para isso. Mas isso vai mudar na LisboaCon 2016.

Junta-te a outros candidatos a mestre de jogo numa oficina onde todos alternarão as funções de jogador e de mestre de jogo. Esta entrada suave na fascinante atividade de MJ será orientada por Henrique Bruno Soares (da coordenação do GRL) que vos porá a correr e jogar o WhiteBooks, um mini jogo de fantasia épica.

Sábado 12 e domingo 13, 14h30-18h30. Inscrição prévia, 3 a 5 participantes por sessão. (Inscrição prioritária para os participantes nas palestras/oficinas Iniciação à mestragem de jogos narrativos e Estruturar cenários para jogos narrativos.)

A FICÇÃO E OS JOGOS NARRATIVOS

No sábado (a partir das 20h00) o Pedro Lisboa, responsável pela coluna de jogos narrativos da Bang!, vai ser o anfitrião de uma conversa alargada sobre a ficção e os jogos narrativos.

Que livros influenciam os nossos jogos? Que jogos nos dão a experiência lúdica mais próxima da ficção que nos inspira? Traz uma bebida e junta-te à conversa.

Sábado 12, 20h00-… Participação livre.

Contamos com a tua presença e interesse. Narra a tua história connosco!

Inscreve-te na nosso Programa e Tabela de Inscrições.

Inscrições já disponíveis!

Está já disponível o Programa e Tabela de Inscrições para a Área de Roleplaying Games e Eventos Especiais (Palestras, Oficinas e Tertúlias) na LisboaCon 2016:

www.tinyurl.com/lisboacon2016-rpgs-eventos

Inscreve-te nas várias actividades e sessões de roleplaying games programadas para a Área de RPGs e Eventos, ou marca a tua própria sessão de jogo numa das mesas e turnos disponíveis!

Para mais informações, dúvidas ou sugestões, envia-nos um email para

, junta-te à conversa no evento de facebook da Área de RPGs e Eventos na LisboaCon 2016 em www.tinyurl.com/encrpglisboacon2016fb, ou passa pelo site geral da LisboaCon em www.lisboacon.com.

 

Obrigado e até já!

Grupo de Roleplayers de Lisboa

Mesas de Jogo e LARPs

SESSÃO DE JOGO

 

7th Sea 2nd Edition ("Niech żyje Książę - Long Live the Prince!")

 

Sessão introdutória deste RPG de capa e espada e aventuras em alto mar da autoria de John Wick passado num mundo de intrigas e conspirações muito inspirado pela nossa terra no séc. XVII.

 

Através das suas regras que incentivam a tomada de riscos dramáticos vem jogar este "trailer" emocionante como um dos protagonistas que quer a garantir a segurança do filho do rei da Sarmatian Commonwealth depois deste ter declarado que todos os seus cidadãos são tão legítimos de governar quanto os nobres.

Venham daí as vossas questões e sugestões para esta sessão!

 

Sábado, dia 12 de março; Sala 1, Mesa 1; MJ: João Mariano Início: 16h; sessão de 4 horas para para 3 a 5 jogadores com recurso a personagens pré-feitas.

 

SESSÃO DE JOGO MULTI-MESA

 

Dungeons & Dragons 5th Edition ("Vault of the Dracolich")

 

No coração da floresta de Cormanthor encontra-se o tesouro do dracolich Dretchroyaster, cuja peça mais valiosa é um cajado de diamante que, reza a lenda, desbloqueia os segredos de um antigo reino élfico. O sábio Imani está à procura de dezenas de aventureiros para lançar um assalto em massa ao covil do dragão morto-vivo.

 

O dracolich é um inimigo bastante poderoso – talvez até poderoso demais para várias equipas derrotarem – por isso vai ser preciso toda a coragem, astúcia e rapidez dos heróis para conseguirem sobreviver à cripta mortal do dracolich!

 

Venham daí as vossas questões e sugestões para esta sessão!

 

Sábado, dia 12 de março; Sala 2, Mesa 4, 5 e 6; Organizador: Carlos Almeida pela Especulatório; Início: 14h30m; sessão de 6 horas para 3 a 6 jogadores por mesa até um máximo de 24.

 

 

SESSÃO DE JOGO

 

Cthulhu LARP ("See No Evil")

 

"The Innsmouth Sanitarium is renown for its advanced treatments methods for the insanity.

Come and bring your madness here, we will make you a new man! Our methods are so insane that will make you sane! - always says Dr. Nigel Halsey.

 

However, something strange is going on in the Sanitarium: a lot of people has been recovered and nobody went out, sane or insane.

 

Today the Innsmouth Sanitarium will host an important conference about these new methods.

And you have been invited!

 

Will you be the first to come back after a visit to the Innsmouth Sanitarium?”

 

Venham daí as vossas questões e sugestões para esta sessão!

 

Sábado, dia 12 de março; Sala 2 e 3 do Piso 1; Organizadores: Agenda LARP de Lisboa; Início; 21h; sessão para 20 jogadores.

 

Inscrições no dia ou por e-mail (agendalarplisboa@gmail.com)

 

 

SESSÃO DE JOGO

Mutant: Year Zero ("Por Um Gole d'Água")

 

"Mutant: Year Zero transporta-te para um mundo pós-Apocalíptico. A orgulhosa civilização humana caiu. As cidades são agora baldios fúnebres, com ventos varrendo as ruas, agora tornadas em cemitérios. Mas a vida continua.

 

No meio das ruínas, o Povo vive.

Vocês são herdeiros da humanidade, embora não tão humanos quanto isso. Os vossos corpos e mentes são capazes de feitos sobre-humanos. Vocês são mutantes."

 

Venham daí as vossas questões e sugestões para esta sessão!

 

Sábado, dia 12 de março; Sala 1, Mesa 2; MJ: Helder Araújo; Início: 16h; sessão de 4 horas para para 2 a 4 jogadores.

 

CAMPANHA CONTINUADA DA LISBOACON 2016

 

Kult ("Lisboa a Ferro e Fogo - Escuridão crescente")

 

'As sombras adensam-se e uma misteriosa penumbra, meio neblina mas estranhamente escuram abate-se sobre Lisboa. O Patriarcado tarda em emitir qualquer esclarecimento ou sossegar os fieis após os trágicos acontecimentos na Basílica da Estrela.

 

Lisboa vive dias angustiantes e uma aura de marasmo parece afectar todos os que estão obrigados a vagar pelas suas ruas. Torna-se cada vez mais difícil ignorar que algo de errado, algo de profundamente errado está a ocorrer ou pronunciado... 

 

A Igreja não fala mas é palpável o medo, a consternação que se vive no seio da hierarquia, agudizada pelos trágicos acontecimentos no Vaticano, com os rumores a circular sobre a estranha morte de Miriam Wuolou, oficialmente recepcionista do Papa Francisco, mas que, à porta fechada, se afirma ser bastante mais. O facto de estar grávida serve apenas para adensar a teia de ideias mirabolantes que se têm vindo a criar sobre a sua pessoa.

 

E o dia de hoje, escuro e estranhamente silencioso, pesado, promete não dar tréguas. Lá fora o sol mal se consegue ver por detrás de uma densa cortina de neblina....

 

O feed no FaceBook repleto das banalidades de sempre. Mai um ataque suicida no Iraque, 35 mortos. Donald Trump exorta o apoio dado pelo líder do KKK e jura extorquir os mexicanos incultos até ao seu último cêntimo. Luís Filipe Vieira tenta ir "buscar" o Paulinho ao Sporting, sem sucesso.

 

A paciência começa a falhar, e juras que o próximo animal que te envie um pedido para jogares ao Pink Bubbles vai ser sodomizado por uma barra de ferro em brasa.

 

---- Refresh----

 

Noticia de última hora

 

Emissão do "Você na TV" da TVI cortada de emergência devido a grave incidente com Cristina Ferreira enquanto entrevistava Freira sobre os últimos acontecimentos em Lisboa. 

 

A apresentadora, sem qualquer aviso, cai inanimada no chão. As imagens  não foram esclarecedoras mas nos breves segundos antes da emissão ser re-encaminhada para a emissão da TVI24 e no meio de uma grande comoção nos estúdios, Cristina é filmada prostrada, sangrando dos olhos e de estranhas feridas na zona dos pulsos.

 

Temos que... e o telemóvel toca.'

 

Venham daí as vossas questões e sugestões para esta sessão!

 

Sábado, dia 12 de março; Sala 1, Mesa 1; MJ: Alexandre Leal; Início: 21h; sessão de 5 horas para de 4 a 6 jogadores.

 

SESSÃO DE JOGO DA LISBOACON 2016

 

Numenéra ("Please Help Us!")

 

"'Qualquer tecnologia suficientemente avançada é indistinguível de magia.' - 3ª lei de Clarke

 

Numenera passa-se num futuro muito distante, e junta elementos de fantasia com ficção cientifica.

 

Os jogadores exploram um mundo de mistério e perigo para encontrar artefactos abandonados por civilizações passadas: pedaços de nanotécnologia, criaturas bio-mecânicas, estruturas colossais e uma vasta gama de aparelhos fantásticos que desafiam o entendimento.

 

Atreve-te a conhecer o mundo de Numenéra numa sessão de introdução aberta a todos, tanto a principiantes como a veteranos.."

 

Venham daí as vossas questões e sugestões para esta sessão!

 

Sábado, dia 12 de março; Sala 3, Mesa 7; MJ: Nuno Alves; Início: 15h; sessão de 4 horas para 3 a 5 jogadores; serão disponibilizadas personagens pré-feitas ou os jogadores podem trazer de casa as personagens já feitas.

 

Inscrevam-se na nossa Programação e Tabela de Inscrições.