RPGs e Boardgames no Japan Weekend Lisboa

A Anipop (http://www.anipop.org/), Associação Juvenil de Animação e Cultura Japonesa, está interessada em realizar uma mostra de RPGs e Jogos de Tabuleiro no Japan Weekend Lisboa (http://www.japanweekendlisboa.net/) a realizar a 23 e 24 de Outubro na Sala Tejo do Pavilhão Atlântico.

A Anipop colabora com a realização do Japan Weekend mas não é o grande organizador dado que este é um evento organizado por uma empresa espanhola a Jointo entertainment. As outras edições do Japan Weekend em Barcelona e em Madrid tiveram bastante adesão. Podem dar uma vista de olhos aqui: http://picasaweb.google.com/AnipopAJACJ/JapanWeekendMadridII#

Provavelmente teremos um espaço de jogo próprio disponível com mesas e algumas credenciais de entrada livres (é um evento de entrada paga) para os voluntários. E dado que estaremos por detrás de uma actividade também teremos direito (como AoJ ou Grupo de Jogadores a uma banca não-comercial.

O ideia seria levar jogos com temáticas de influência nipónica ou de cultura pop japonesa.

Quem alinha? Algum plano de ataque?o

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Hmm...

Quanto aos RPGs estava aqui a pensar que RPGs animé/mangá/orientais podíamos levar... Legend of the Five Rings e a sua demo? Arranjar um daqueles RPGs mesmo japoneses?

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

hmm

do topo da cabeça lembro-me de Magical Girl... Cowboy bebop RPG... Big Eyes Small Mouth (o spin-off Big Breasts Small Waist).. Magical World

Tenho uma lista maior em casa dps ponho aqui. Também e bem pensado algo que tenha haver com Mechas que e um tema bem presente em anime.

Infelizmente as datas calham num fds mt mau para quem vai a Essen :\\ 

---- Latest News ----

It lives!

Essen?

É nessa altura? Arghh, já perdemos o pessoal de Boardgames... Chamando Vasco Chita, chamando Vasco Chita!!! :D

hmm

sim é de dia 20 a 24 :l calha mm nesse fds :\ é pena porque gostaria de ir.

Fica aqui a lista de uns que podem ser usados e que se alguem quiser eu consigo arranja-los =)

MSF High

Anima - Beyond Fantasy

DragonBall Z RPG

Bounty Head Bebop RPG (enganei-me no nome la em cima)

Kwaitana

Mekton Alpha

Resistance

D20 Cyberscape ?? para ambientes genero ghost in the shell

All Flesh must be eaten ou algo similar ?? zombies caiem sempre bem

Zen & the art of mayhem

Robotech

Macross II

---- Latest News ----

It lives!

Essen

Eu não vou Frown a Essen. Mas apareço nesse festival, e até posso levar alguns jogos. No entanto, relacionados com o Japão só conheco o Saigo no Kane e o novo prótotipo do Vital.

jogos há muitos

vch escreveu:
No entanto, relacionados com o Japão só conheco o Saigo no Kane e o novo prótotipo do Vital.

E Tsuro... e Shogun... e Go...

hmm

não esquecer tambem o Xian-Qi e o Shogi  

---- Latest News ----

It lives!

ELÁ!

ELÁ!!! O Vital tem um novo protótipo relacionado com o Japão e tu não me tinhas dito nada? Happy

E o que queres dizer com só conheceres um jogo relacionado com o Japão? Tás a falar de boardgames certo?

Samurai, Shogun, Honor of the Samurai, até o In the Year of the Dragon é um jogo "oriental", o Tomb tambem tem uma expansão para L5R (sim, L5R boardgame) e vai sair o "Art of War" em breve (outro boardgame de L5R). Tambem já ouvi falar noutro jogo chamado simplesmente "Bushido" mas não o conheço pessoalmente. Tsuru e Kamisado para algo mais "light" etc. Jogos relacionados com o Japão ou ambiente oriental é coisa que não falta prái. Cool

*EDIT* Postei ao mesmo tempo que o Rick... não acredito que me esqueci do GO >_< *commits seppuku!*

~Nuno Carreira / Strilar (* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek * L5R GM *)

Nice...

Boa Vasco! É que pode parecer pelas respostas aqui no thread que o foco é substancial face RPGs mas não é. A Anipop está interessada igualmente nos boardgames. E pode-se levar outros jogos que não estejam relacionados directamente com o Japão mas que sejam bons, claro. :)

watashi wa Ricarudo desu

Ya, além da demo de Legend of the Five Rings, temos o Maid, Panty Explosion e Classroom Deathmatch! Já para não falar de Blood & Honor, Kagematsu ou Mountain Witch. Curtia arranjar maneira de ir em Outubro.

Hai!

Pois a ver se vens. Eu prometo ir apenas para jogar e gravar um podcast contigo! ;)

Também temos Wushu ou Budo, a versão samurai.

O Maid era interessante dado que é o RPG originalmente japonês mas não sei de quem tenha isso ou posso vir correr isso.

Bushido RPG

Do "time vault", ressuscitar o RPG bushido....

Gantrithor

A ideia do Rick de levar o

A ideia do Rick de levar o The Mountain Witch parece-me boa. Vou começar um jogo de TMW no próximo fim-de-semana por isso se quiserem posso mestrar qualquer coisa e fazer uns Pre-Gen PC.

Também me vem à cabeça Exalted (o universo é um bocado manga) e T3D (acho que é esse o nome), o RPG brasileiro de emulação de histórias de pancadaria (tipo Dragon Ball, Naruto, etc.).

Rick, como é que está o teu Shinigami RPG? Podia ser uma boa opção para apresentar.

Mariano, já falaste com alguém da organização sobre isto? Quantas mesas temos, materiais, pessoas que podemos levar para mostrar jogos, etc.?

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

Eh, eh...

Nunca joguei o Mountain Witch e de certeza que esta era uma boa oportunidade para o experimentar.

Exalted era porreiro mas é capaz de ser moroso e o RPG brasileiro chama-se 3D&T e é capaz de ser um aposta gira dado que é gratuito e está em Português. Com jeito até se corre Naruto e tudo pois já existem adaptações para a 3d&T.

Quanto às mesas e tal depende de quantas pessoas levarmos ou que consigam garantir estar por lá. Mas dado que a senhime (o nosso contacto com a anipop) já se registou e aqui e respondeu mais abaixo talvez ela possa responder.

E para os fãs dos indies,

E para os fãs dos indies, temos o Kagematsu. ;D Romance feudal no japão, com uma aldeia de gajas todas a tentar seduzir um ronin!

"HOUSE FLAMBEAU - where you teach your apprentices by pissing them off until their will to set you on fire overcomes the stactic paradigm"

"I still miss my ex-wife, but my aim is improving

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

KAGEE-KUUUN! *glomp*

LadyEntropy escreveu:
E para os fãs dos indies, temos o Kagematsu.

Já sugeri o Kagematsu mais acima, mas é verdade que, em ambiente de convenção, o drama Kurosawa da coisa não será muito levado a sério, não sei. Confesso também que a obrigatória troca de géneros que começa a ser moda entre as amigas da Emily Careboss ainda não me convenceu, mas não me importo. Se conseguir aparecer, jogo isso de certeza.

Descupa por intrometer

Podem levar outros generos sem ser orientais... apesar de claro estes estarem mais dentro do "tema"

Oh...!

Apareceste por aqui. :) Bem para quem não percebeu a senhime é o membro do Anipop que estendeu este convite ao pessoal aqui do AoJ. Ela mais do que ninguém pode responder a algumas dúvidas!

Já agora, bemvinda ao Abre o Jogo, Inês. :)

Obrigada! Se bem que

Obrigada! Se bem que percebo muito pouco da matéria... para além duma tentativa muito má de D&D

23 e 24 de Outubro? Pode

23 e 24 de Outubro? Pode ser uma oportunidade para testar o meu Alix com um cenário passado no Japão... Afinal, se ele foi até à China, o Japão fica mesmo ali ao lado! Até quando é que é preciso dar uma resposta?

Sérgio Mascarenhas

Sérgio

Quantos antes tiverem os

Quantos antes tiverem os dados melhor. Mas penso que até Setembro seria uma boa altura para mandar o que precisam.

O sengoku (e as expansões)

O sengoku (e as expansões) ficam muito bem, desde que não o joguem.

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

" Robot durante o dia, vegetal durante a noite"

Ei! Eu gostei de Sengoku

Ei! Eu gostei de Sengoku quando o mestraste... .:D Se bem que o livro dava-me dores de cabeça....

"HOUSE FLAMBEAU - where you teach your apprentices by pissing them off until their will to set you on fire overcomes the stactic paradigm"

misturas

LadyEntropy escreveu:
Ei! Eu gostei de Sengoku quando o mestraste... .:D

Queres dizer quando jogamos Pendragon seguindo o ambiente detalhado em Sengoku Laughing Foi muito bom.

vai haver pré-inscrições?

Sugiro tentar emparilhar os RPGs com referências que os visitantes reconheçam instantaneamente, como por exemplo..

Maid RPG - Excel Saga

3DT - Naruto

Classroom Deathmatch - Battle Royal

Blood & Honor - Lone Wolf and Cub

..e tentar encher estas mesas com gente que nunca jogou RPGs, aproveitando ao máximo o reconhecimento que certos animes/videojogos/filmes têem. Naturalmente que é muito mais fácil perguntar "queres jogar Naruto?" do que tentar explicar o que é 3DT. Já agora, se alguém quiser fazer D&D, sugiro Record of the Lodoss War (apesar de ser uma referência já antiga).

O meu Shinigami RPG - graças ao múltiplo playtesting efectuado (obrigado Red, Nazgul, neonaeon, Lady Entropy, entre outros) - está transformado num jogo de ninjas no Japão Feudal, ou nos dias de hoje, ainda não decidi Ashamed Na verdade, transmutou-se em dois RPGs diferentes que estão a combater um contra o outro na minha gaveta e, por isso, estou à espera que as coisas acalmem.

E que tal o RPG de Tenjou Tenge da Lady Entropy?

Há MESMO um género de

Há MESMO um género de anime\manga que se chama Maid. Nem precisas de ir para excel saga que é mais gozo e mais depressa se encaixava em Teenagers from Out of Space que em Maid.

E garanto-te que o teu jogo de Shinigami ia ter uma tonelada de fãs se o apresentasses emparelhado com Bleach.

e tem graça que até se

e tem graça que até se tem falado em ter um maid café.. mas não é garantido..

Essa ideia parece bastante

Essa ideia parece bastante interessante.. Mas de facto Record of the Lodoss War é capaz de não vir á memória de muita gente =/

Já para não falar que de

Já para não falar que de facto o RPG de Record of Loddoss Wars existe realmente. Mas sim, Rick..... nós já somos mumias. Lodoss Wars é BUÉ antigo para a malta de hoje em dia. :D

Rick Danger escreveu: E

Rick Danger escreveu:

E que tal o RPG de Tenjou Tenge da Lady Entropy?

Isso mete panti shot ^^;

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

EU QUERO! EU QUERO!

Ui! Como a grande nerd de anime e manga que sou, adorava ir.

Deixa ver o que tenho no armário que poderia encaixar-se:

Legend of the Five Rings - Fantasia Samurai - Em termos de estilo, design, é, sem duvida dos melhores RPGs do género que anda por aí. A arte é totalmente japonesa em estilo, e baseia-se no grande pilar cultural do japão, os samurai. Adiciona-se a isso combates épicos e monstros, e temos um favorito automático. Pessoalmente, seria a minha Top Choice para levar. Sobretudo porque também podemos aproveitar para levar uns decks e jogar partidas de cartas.

Sengoku - Samurai - A vantagem que tem sobre L5R é que é muito mais realista, e baseia-se no mundo real em vez de Rokugan. Por outro lado, parece-me mais difícil de demonstrar e meter pessoas a jogar.

Blood and Honour - Samurai - Mais simples do que Sengoku, sem dúvida, mas talvez encontre dificuldades quando os jogadores tiverem que narrar os seus próprios acontecimentos. Talvez se passe bem se tiver jogadores experimentados lá pelo meio.

Anima - Fantasia Japonesa - O autor deste livro é espanhol, e admitiu sem vergonha que o tinha feito baseado na visão que os japoneses têm da fantasia europeia -- como, por exemplo, Cronicas da Guerra de Loddoss, Final Fantasies mais antigos, etc. A arte é linda, totalmente anime, mas infelizmente ainda não consegui aprender as regras.

Feng-Shui - HongKong Action Movie - Admitamos, é mais chinês que japonês, mas seria facil adaptar aos filmes e séries de acção anime, visto que tem todos os clichés usados em multiplas séries.

Teenagers from Out of Space - Comédia Anime - Um dos primeiros (senão o primeiro) RPG baseado em anime. Trata-se de um jogo do sistema Fuzion, muito simples, e totalmente orientado para o slapstick anime: martelos gigantes, magic girls, e extraterrestres, baseado nas séries de comédia dos 80s: Yurusei Yatsura, Project A.-ko, etc.

Bliss Stage - Mechas - Emo, drama, FBR (Fucking Big Robots). Conseguem dizer "Evangelion"? O autor do jogo admitiu sem vergonhas que queria um jogo exactamente sobre mechas, mas jogar também com emoções que parecem ser sempre o prato do dia em séries de anime de Robots Gigantes.

HeartQuest RPG - Shoujo - Tenho o PDF e não o livro (vou ver se consigo arranjar), mas este RPG baseia-se em todos os géneros para "raparigas": romance, idols, mundos peridos, magical girls, etc. O livro é muito assumidamente baseado neste género de literatura, logo, ideal.

In Nomine Anime - Anjos e Demónios - Infelizmente, este suplemento é, acho, muito fraquinho. O autor fez alguns copypastes de artigos sobre anime que andavam pela net, meteu umas imagens e umas ligações com o jogo original, e pronto. Sem duvida para capitalizar com a loucura do anime da altura.

--------------------------------------------------------------------------------

Outros jogos que eram capazes de funcionar, mas que não tenho:

Exalted - Não preciso de explicar, pois não?

WitchGirls Adventures - Mage the Ascension misturado com as W.I.T.C.H.

E aqui fica o meu desafio:

Primetime Adventures: Anime Style - reunir um grupo, e por o pessoal a jogar uma série de anime inventada por eles!

Também tenho para aí metido o "A Academia RPG" o meu projecto de sete dias, que foi desavergonhadamente inspirado em anime (será que podia fazer uma edição jeitosa, meter umas ilustrações e tentar vender como um RPG portugês, lol :D ?)

Temos também o jogo do RIck, Shinigami, que acho que os fãs de Bleach iam adorar!

LadyEntropy escreveu:

LadyEntropy escreveu:

Também tenho para aí metido o "A Academia RPG" o meu projecto de sete dias, que foi desavergonhadamente inspirado em anime (será que podia fazer uma edição jeitosa, meter umas ilustrações e tentar vender como um RPG portugês, lol :D ?)

Temos também o jogo do RIck, Shinigami, que acho que os fãs de Bleach iam adorar!

Onde é que se pode arranjar isso? Existe versão pdf para ler? Se for preciso ajuda gráfica ou mesmo um artista japonês para fazer as ilustrações isso arranja-se ^_^;

Não há PDF ainda, porque

Não há PDF ainda, porque isto foi mais ou menos um desafio lançado aqui no Abre o Jogo, a minha primeira tentativa de desenhar um RPG.

A "Alpha Version" (ie depois dos 7 dias) está aqui, mas isto n inclui as mudanças do Alpha Testing.... claro que ilustrações dava sempre piada, e eu e o Rick Danger estivemos a falar sobre acabar os nossos jogos para serem versões limpinhas e talvez levar esses.

http://www.abreojogo.com/blog/ladyentropy/2007/03/o_desafio_dia_6_e_viu_lady_entropy_tudo_quanto_tinha_feito_e

Boa ideia!

Façam isso que será de certeza uma boa ideia para o desenvolvimento do jogo e para o nosso entretenimento.

Hmmmmmm

Bom, até Outubro ainda falta muito tempo, mas sou gajo para me juntar ao grupo. Quanto a RPGs, tenho e sou bem capaz de mestrar L5R - é só questão de preparar um par de aventuras curtinhas e PreGen PCs :)

LadyEntropy, se for para levar cartas avisa.... tenho de lhes tirar o pó (isto de as guardar no fundo do armário das recordações tem que se lhe diga... :D )

Xi, que falta grave!

Está TODA A GENTE a esquecer-se do Usagi Yojimbo. Não o tenho, mas não deve ser díficil de apanhar até Outubro. :-)

--~~--

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)

A escrever: down*town, tech-noir rpg
Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogador

Mais!

Heavy Gear para mechas e Tribe 8 para fantasia-punk? :)

Dado que que é um evento organizado por uma empresa espanhola será que dá para pedir algum material promocional à Edge Ent. (a editora espanhola do Anima) se os contactarmos?

Não custa tentar :P

Não custa tentar :P

Se ao menos alguem tivesse

Se ao menos alguem tivesse o Saigo no Kane..... :D

Bem já que nos estamos

Bem já que nos estamos todos a chegar à frente...

Posso levar a seguinte lista:
- Exalted 2nd Ed: Return to the Tomb of 5 Corners (demo oficial);
- The Mountain Witch: Tenho as regras mas o livro está out-of-print, se alguém arranjar uma cópia para levar e mostrar agradecia. Caso contrário vou de imprimiveis;
- Wushu Open: À muito tempo que ando a pensar num setting de fantasia moderna passado no japão para este jogo. Não existe "livro oficial" para mostrar;
- The Blossoms Are Falling (da séria Burning Wheel): Este jogo é capaz de ser mais pesado (em termos de regras para levar)

"the drunks of the Red-Piss Legion refuse to be vanquished"

É pena isso ser em

É pena isso ser em Lisboa.

Eu também tenho alguns jogos de temática japonesa alguns deles mesmo tradicionais:

- shogi
- go
- hanafuda
- Daruma-otoshi
- Otedama

e depois jogos relacionados com o japão, criados por japoneses ou de ambiencia oriental:

- Samurai
- Genji
- Robotory
- Tsuro (china)

Eu também gostava de experimentar esse protótipo que anda para aí do jogo com temática japonesa.

Actualização

Só para dizer que o site do evento já foi actualizado. E já agora, não sei se repararam mas o concurso do RPGénesis irá produzir alguns jogos de RPG com temática japonesa. Espero que não se importem de fazer igualmnte um pouco de playtest.

Havemos de fazer o "roll call" definitivo para ver quem vai. :P

Eu reparei! E fico muito

Eu reparei!

E fico muito contente, porque o tema original era exactamente a cultura japonesa. Pelo que consigo ver, pelo menos 4 pessoas estão a produzir RPGs baseados nesse tema.

Ah, e eu vou. Claro!

RPGénesis 2010: "Sete Dias de Criação" - Uma Semana a Escrever RPGs

Contem comigo!

Já me tinha esquecido desse evento, andava a considerar ir a ESSEN mas o mais provável é não ir principalmente tendo em conta que tenho particular interesse neste tipo de eventos , por isso para já contem comigo para participar! Wink

Da minha parte tenciono levar/jogar/ensinar:

- Livros de L5R RPG: 3rd Edition & 4th Edition (para mostrar/demonstrar mas não para "mestrar")

- Portátil com videos e slideshow de imagens de L5R para fazer uma introdução ao setting de Rokugan se alguem tiver interessado.

- L5R (Cardgame)

- Shogun (Boardgame)

- Tsuru (Boardgame)

- Samurai (Boardgame SE o Vasco poder emprestar)

- In The Year of the Dragon (Boardgame SE o Vasco poder emprestar)

- Kamisado (Boardgame SE o Tiago poder emprestar)

~Nuno Carreira / Strilar (* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek * L5R GM *)

Wasabi

Posso emprestar-to Smile

Jogatinas:

Cala-te que assim dás-me fome... =P

... pois podes! Mas primeiro tens que me ensinar a jogar isso! Wink

Japão

Posso emprestar-te o Samurai e o Honor of the Samurai. Se "oriental" for desejavel, podes contar com o At the Gates of Loyang , China , In the Year of the Dragon , Ming Dynasty e o Xiang Qi.

New oriental games!

Já sabes que o Samurai é sempre bem-vindo por toda a genteHappyo Honor of the Samurai não é tão mau como pensavas inicialmente, mas mesmo assim não acho que seja um jogo para todos.

vch escreveu:

Se "oriental" for desejavel, podes contar com o At the Gates of Loyang , China , In the Year of the Dragon , Ming Dynasty e o Xiang Qi.

Escolhe um desses 5 para eu jogar e aprender na próxima 4ª Wink o China e o In the Year of the Dragon só joguei 1 vez antes à mais de um ano (tenho as regras do ItYofD no Tujogas para me relembrar se for preciso), os outros 3 nunca os vi sequer até hoje.

Ses

Tenho andado às voltas com vários projectos. Ora o que me tem ocupado ultimamente é o meu rpg fantasia standard, Mundo de Aventuras. (Uma versão mais complexa do sistema para o Alix. Quando o MdA estiver com as peças todas no lugar, volto ao Alix.) Daí os ses.

Se as peças estiverem todas no lugar até meados de setembro;

Se houver gente interessada em testar o sistema;

Se tiver tempo;

Se estiver em Lisboa nessa altura (há a hipótese de ir arejar ares por um par de semanas);

Se tudo isto se verificar, poderei fazer um playtest com um cenário japonês para o Alix ou com um cenário baseado na Peregrinação do Fernão Mendes Pinto. Direi quando chegar o roll call.

Sérgio Mascarenhas

Sérgio

Alix, quo vadis?

Não fui convidado para ler os teus ficheiros do Alix, é suposto?

--~~--

Em breve coisinhas novas!

Líder inconsciente do ultra-secreto grupo anti-D&D (mas só na edição 5.3)

Não?

Será que me escapou? Vou ver. É claro que preciso do teu input.

Sérgio Mascarenhas

Sérgio

Ainda nada. :-) A planear:

Ainda nada. :-)

A planear: D&D 4th Dark Sun

A «magia» dos computadores

está para além da minha compreensão, mas aparentemente já és membro.

Sérgio Mascarenhas

Sérgio

Rollcall!

Precisamos de fazer uma contagem...

Quem está interessado em participar nos dois dias (ou apenas um e se sim qual) da Japan Weekend para demonstrar/promover Boardgames e RPGs?

Eu alinho nos dois dias!

E o Anipop 1/2?

Este evento é um evento mais pequeno organizado pela Anipop que vai decorrer no IPJ do Parque das Nações a 18 e 19 de Setembro e é de entrada gratuita. A senhime referiu que nos arranja uma mesa e que poderíamos levar RPGs japoneses à séria e tudo.

Alguém interessado?

Eu gostava.... gostava

Eu gostava.... gostava mesmo.... mas não tenho onde ficar assim tão em cima da hora. Para o outro já tenho lugar onde ficar, mas para este acho que não dá. :( Tenho pena porque adoro tudo que seja cultura japonesa.

LadyEntropy escreveu: Eu

LadyEntropy escreveu:

Eu gostava.... gostava mesmo.... mas não tenho onde ficar assim tão em cima da hora. Para o outro já tenho lugar onde ficar, mas para este acho que não dá. :( Tenho pena porque adoro tudo que seja cultura japonesa.

Lady e se for uma coisa mais perto eras capaz de vir apresentar uns rpgs a Coimbra?

Fica aqui o programa >> www.kanpai-coimbra.info

Vou falar com o Rick e o

Vou falar com o Rick e o Aramoro, a ver se algum deles está disposto a ir para eu ter boleia, que seria o único problema neste caso.

JR: Se quiseres combinar

JR: Se quiseres combinar qualquer coisas para o Anipop conta comigo.

Lady: Se for preciso podem encontrar guarida em minha casa, há bastante espaço.

Dois Anipop?

Mas vai haver dois eventos?

Eu por mim disponibilizo-me para mostrar e levar boardgames com temas orientais para o Japan Weekend dias 23 e 24. Contem comigo para os dois dias, se por algum motivo eu não poder ir eu aviso com pelo menos uma semana de antecedência. (Levo tambem cartas e o RPG de L5R para mostrar caso haja interessados)

Quanto ao Anipop 1/2 ou lá como isso se chama, eu tambem gostaria de ir, mas o facto de ser em Setembro e principalmente logo no fim de semana a seguir ao InvictaCon faz com que me seja impossivel participar com muita pena minha.

Yup, são 2.

=DD

2 eventos

Se realmente vão haver 2 eventos não seria melhor separar em dois tópicos? um para cada?

Assim seria mais fácil ver as coisas para o "Japan Weekend" dias 23 e 24 de Outubro e para a "Anipop 1/2" dias 18 e 19 de Setembro. Assim evitava-se "misturas" e sabemos quem vai a um ou ao outro evento.

Just my 2 cents.

Eu (e penso que o Aramoro)

Eu (e penso que o Aramoro) alinhamos nos dois dias. Para demonstrar RPGs japoneses. E olha, nós temos licensa para vender os nossos fanzines de RPGs?

Parece que sim. De acordo

Parece que sim. De acordo com o regulamento dos "stands não profissionais":

"Apenas é permitida a comercialização de material original, não é permitido qualquer outro tipo de material (incluindo material em segunda mão). Não é permitida a comercialização de material original cuja inspiração provenha de ideias registadas comercialmente. "

Podem ver o resto aqui numa spreedsheets que a seni-hime me pediu para preencher com antecedência. Se repararem tem que se confirmar o número de pessoas garantir que esteja sempre alguém no stand durante um ou dois dias.

Poderíamos organizar um horário de jogo parecido com o da InvictaCon. :)

Para RPGs posso levar o que

Para RPGs posso levar o que já tinha dito mais acima:
- Exalted 2nd Ed, posso fazer a demo oficial do Tomb Of 5 Corners;
- The Mountain Witch, não sei se existem demos já feitas mas arranja-se;
- Wushu Open, não é bem japonês mas dá para colar um setting fixe, preciso é de saber com antecedência para tratar disso.

E claro lá estarei os dois dias :)

Ah, e não se esqueçam...

*ara os voluntários que forem fazer as demonstrações de jogos a quem se poderá arranjar credenciais de entrada livre é requerido que se coordenem para estar pelo menos um no tal stand.

Precisamos é de nos

Precisamos é de nos coordenar para poder dar um programa de jogo, com horas etc. Para Boardgames é mais fácil, quase que dá para jogar na hora quando pessoas quiserem.

Eu, por mim, mestro L5R e HeartQuest, e possívelmente o Drama Gakuen RPG.

Vou estar presente nos

Vou estar presente nos dois, mas desta vez, é "do outro lado" =P Que é como quem diz, irreconhecivel a fazer cosplay :] Mas depois passo pelas bancas de boardgames/rpgs para gozarem um bocado =DDD

Incentivo

Portanto mais uma razão para aparecer Tongue out

Não te preocupes que não

Não te preocupes que não vais estar sozinha! Eu e o meu kimono mais o meu fato de chibi ninja vamos estar lá todos!

Rick, precisas de levar as tuas roupas de kendo...e o tabuleiro do go!

Tentativa de Programa para o Evento

Isto é uma tentativa de coordenar coisas para ver se conseguimos ter um "programa" para apresentar aos organizadores do evento. Vão copiando e mudando de acordo com as vossas sugetões

Eu estou a assumir aqui que o evento começa de manhã (ás 10) e acaba à meia noite. A tarde começa ao meio dia, e a noite ás 20 horas. Para podermos fazer um horário definitivo, vamos ter que saber a que horas aquilo abre.

DIA 23

Manhã:

Se não estou em erro, isto é o horário usado para montar coisas\preparar coisas. RPGs nem vale a pena, e sugeria mais coisas simples e divertidas que pudessemos estar a jogar entre nós para chamar a atenção. Por exemplo, Go, Tsuru, L5R cartas, etc. Podiasse também fazer um playtest dos jogos do RPGénesis.

Tarde:

Aqui é que a malta começa a chegar em força. Quantos mais jogos melhor, sobretudo jogos mais curtos -- ou jogos muito emblemáticos, estilo Go.

Para RPGs, talvez devesse um jogo começar a cada hora. Por exemplo: às 2: L5R com o Aramoro, às 3 HeartQuest com a LadyEntropy, às 4.... e por aí fora. Se não houvesse gente que chegasse, talvez "atrasar" os horários? Ou ficar disponível para encher mesa de outra pessoa.

Noite

Noite mais RPGs e jogos tabuleiro mais demorados talvez? Assim pessoas já tiveram a oportunidade de verificar o evento e fazer compras e ter mais tempo para explorar o mundo dos jogos.

DIA 24

Manhã:

Mesmo que no dia anterior, possívelmente mais gente porque geralmente neste tipo de eventos a manhã do primeiro dia é para as lojas organizarem as coisas.

Tarde:

Jogos mais orientados para a familia, ie boardgames, cartas e tradicionais, como GO. Demos de talvez os RPG tugas?

Noite:

Pouco provável que haja alguma coisa feita pelo pessoal do Norte, porque estamos  a arrumar as coisas para ir embora. E o mais provável é que seja o mesmo com os particpantes do evento.

É entre as 11h e as 20h o

É entre as 11h e as 20h o Anipop. Pelo menos é o horário que está estabelecido, não sei se pode ficar lá depois, mas diria para organizarem só para essas horas=P

Podem ver aí o horario:

http://evento.anipop.org/horario/

Diria que os momentos "mais altos" serão as horas...fora do cosplay, que ai vai querer tudo estar a ver, e não tá quase ninguem nas bancas.

Se for só uma pessoa ao

Se for só uma pessoa ao AniPop torna-se mais complicado organizar. Está mais alguém a pensar ir?

Je

Ainda não tive foi tempo de colocar aqui um contributo decente. Vou tentar fazer isso amanhã.

Supondo que já possamos

Supondo que já possamos ter as nossas coisas montadas antes do horário de abertura, das 11h às 20h dá-nos 8h (descontei uma hora de almoço). O que daria dois slots estranhos de 4h, isto porque um seria das 11h às 15h e outro das 16h às 20h. São estranhos porque o primeiro apanha a dita hora de almoço, quanto a mim é à vontade ir comer só às 15h mas para os visitantes é possível que não.

De qualquer modo uma coisa a ser esclarecida. A ideia é irmos jogar entre nós para atrair pessoal, ou seja, jogamos umas quantas sessões com espaço para qualquer pessoa entrar a meio ou no próximo slot? Ou é suposto já haver marcações prévias por parte dos visitantes?

Pessoalmente gosto mais da primeira hipótese e nesse caso precisamos de saber quantos somos, pelas minhas contas (se me estiver a esquecer de alguém acusem-se):
Eu, Lady, Rick, Aramoro, Mariano e Rui (?)

Com estas contas, isso daria duas mesas por slot com três pessoas cada uma (deixando espaço para entrar mais pessoal)

Alguém tem horários que prefira ou que não prefira para ser organizarem as mesas? A partir dai podemos gerir quem é que vai mestrar o quê. De qualquer forma acho que deveríamos levar muitos jogos, quanto mais não seja para os mostrar a possíveis interessados e ficarem ali bonitos e apelativos :)

Parece bem?

Estás a falar do JW ou do

Estás a falar do JW ou do Anipop 1/2?

Errrrr....

Japan Weekend, penso eu de que... não é disso que estamos a combinar?

Confusão

Tão a ver? eu bem disse que isso ia dar confusão!

Eu pelo que percebi têm andado mas é a falar do Anipop que é o Evento agora em Setembro. Nesse eu não devo poder ir (vou tentar mesmo assim mas não tenho garantias) no Japan Weekend (em Outubro) tou lá como já está listado no post original.

+1

Se não fosse esse teu post, realmente ficaria a pensar que eram os dois eventos em Outubro Embarassed

Starita, assim talvez já não te veja Cry

Ok, ok!

Relativamente ao Anipop 1/2 acabei de abrir um post à parte, aqui: http://www.abreojogo.com/forum/conversa/2010/09/rpgs_e_boardgames_no_anipop_12

Agradecia que transplantassem para lá os vossos comentários quanto ao evento.

quanto à booth

RedPissLegion escreveu:
Parece bem?

Além das demonstrações, há a questão de termos ou não uma mesa de exposição, possivelmente até para vender qualquer coisa. Para isso, precisamos de ter sempre lá alguém das 10:00 ás 20:00 nos dois dias. Estás interessado? Eu ainda não sei dentro de que horários vou poder aparecer.

Aceito. Já agora, temos

Aceito.

Já agora, temos uma lista final das pessoas que vão?

O Mariano disse-me que apenas tinha recebido informação de duas pessoas para transmitir para a organização, de mim e do Strilar.

Ditto

RedPissLegion escreveu:

Já agora, temos uma lista final das pessoas que vão?

Ditto. Posso estar enganado, mas parece-me haver pouco interesse neste evento por parte do pessoal, e começo a desconfiar que devo ser o unico "boardgamer" por lá. Undecided

Bem, infelizmente tem havido

Bem, infelizmente tem havido um conjunto de factores que estão a atrapalhar esta possibilidade:

- a organização de tudo ser através de meios de comunicação impessoais;
- a pessoa a quem o anipop se dirigiu para o efeito não poder ir nos dias do evento (eu!);
- o facto de ter que haver garantias de ocupação do espaço durante todo o fds;
- a necessidade formal em ter-se alguma informação mínima dos participantes para se conseguir o stand (que ainda não foi providenciada);

Portanto arrisco-me a ser pessimista e a duvidar que se consiga marcar presença lá no JapanWeekend. E não, ainda não enviei os dados do Strilar e do RPL porque achei não ser um número suficiente de "voluntários" para encher o stand durante o fds. Se estou a cometer um erro, peço desculpa.

Parece-me muito bem apesar

Quanto ao programa do JW da Lady_E parece-me muito bem apesar de não saber que jogos levar para demonstrar. :)

Jogos Orientais

Bem...foi um sarilho para voltar a encontrar este tópico de novo. Definitivamente ainda não aprendi a "navegar" no AbreoJogo! Tongue out

Gostava de perguntar quem é que conhece e tem o jogo Saigo no Kane mencionado pelo VCH acima.

Para além disso, como eu tenho um gostinho especial por jogos "orientais" acabei por encontrar este: Kigetsu e gostaria de saber se alguem o conhece e/ou tem tambem.

*EDIT* Ao pesquisar, acabei de descobrir que existe um site mesmo dedicado a este jogo, deiam uma olhada:

www.kigetsu.com

Jogo sobre o Japão, para 2-7 jogadores? Idades: 10 anos+, Duração: 30-60min.

Cada jogador é um "herói" no Japão (mapa incluido) e o objectivo é tornar-se o maior e mais popular dos heróis.

Parace-me muito interessante e fiquei bastante curioso para o experimentar. Tongue out

Pessoal, infelizmente não

Pessoal, infelizmente não posso ir ao JW porque tenho de ir a um casamento. :(

Como tal queria saber quem está mesmo a fim de ir e pedia sem me podiam enviar o vosso nome completo, B.I. e contacto de email e tm para eu reencaminhar para a organização.

Já agora, também ia ver se lhes mandava um mail a perguntar qual é o horário e se existem algumas condições especiais de alojamento, pois disso também depende se vou conseguir ir ou não. Por acaso, já se sabe esta informação em algum lado? Eu tenho visto o site, mas ainda não procurei no facebook.

Não tenho encontrado

Não tenho encontrado nenhumas condições especiais de alojamento nem informação sobre estas.

Bem, só apenas duas pessoas

Bem, só apenas duas pessoas me enviaram os dados que pedi. Suspeito que não sejam voluntários suficientes. Mais ninguém?

Eu estava à espera da

Eu estava à espera da confirmação do Rick, porque ainda não sabia se ia. Só uma pergunta. Para termos a zona de "demonstrações" temos que lá estar a todas as horas? Ou só se quisermos a mesa para vendermos fanzines\jogos?

errr...

LadyEntropy escreveu:
Eu estava à espera da confirmação do Rick, porque ainda não sabia se ia. Só uma pergunta. Para termos a zona de "demonstrações" temos que lá estar a todas as horas? Ou só se quisermos a mesa para vendermos fanzines\jogos?

Sim, acho que as demonstrações e a ocupação do expositor são coisas diferentes, mas isto está um pouco confuso. Quem se voluntaria para uma coisa pode não se voluntariar para a outra mas, de qualquer forma, parece que são precisos os dados pessoais e talvez cumprir certos horários?

Voluntários

Eu admito, estou armado em slacker e não li as 83 mensagens do tópico, apenas uma leitura na diagonal para ver o que se trata. Em princípio eu também posso dar uma ajuda e, se ainda não foi sugerido, posso levar Scion The Hero que pode ser jogado só com o panteão Japonês ou abrir a interacção do mesmo aos outros, tem muita versatilidade e pode-se dar uma maior ou menor conotação japonesa ao jogo conforme se entender.

"The complete fool is half a prophet."

Detesto ter que fazer isto,

Detesto ter que fazer isto, mas..

Mariano já te mandei email á vários dias a pedir descrição da actividade e lista das pessoas que vão estar voluntárias.

Se não tiver nem que seja a lista com os voluntários, ninguém entra no evento. É necessário os dados para terem acreditações.

Agradecia algum feedback.

Não há problema, é

Não há problema, é totalmente compreensível a tua atitude. Eu próprio tenho estado à espera de que me mandem os dados que preciso e por isso não te respondi.

Aliás se vires mais acima escrevi o seguinte: "Bem, infelizmente tem havido um conjunto de factores que estão a atrapalhar esta possibilidade:

- a organização de tudo ser através de meios de comunicação impessoais;
- a pessoa a quem a anipop se dirigiu para o efeito não pode ir nos dias do evento (eu!);
- o facto de ter que haver garantias de ocupação do espaço durante todo o fds;
- a necessidade formal em ter-se alguma informação mínima dos participantes para se conseguir o stand (que ainda não foi providenciada);

Portanto arrisco-me a ser pessimista e a duvidar que se consiga marcar presença lá no JapanWeekend. E não, ainda não enviei os dados do Strilar e do RPL porque achei não ser um número suficiente de "voluntários" para encher o stand durante o fds. Se estou a cometer um erro, peço desculpa."

Pedi até hoje para as pessoas me enviarem os dados que eu sei que precisas. Se não me entregarem talvez seja melhor desistir da ideia e ficar para outra vez. E lamento o incómodo.

Já te respondi á PM, não

Já te respondi á PM, não se há necessidade de responder aqui também. Quero só esclarecer que só postei aqui porque não estava a receber feedback e fiquei preocupada pela actividade.

Tal como digo na PM, os pontos que apresentas podem ser discutidos e tentar encontra se uma solução. Uma das razões porque é importante feedback é que se pode discutir tudo isso.

Acho que é tudo.

Os melhores cumprimentos,

Inês Torrão

A little hand

Por mim, naquilo que precisarem e no que eu poder ajudar podem contar comigo, no entanto não deixa de ser um pouco desmotivante se não houver mais pessoal interessado/disponivel em ajudar.

Estava a pensar levar dois boardgames ambos com o mapa do Japão (Shogun, mais estratégico e demorado e Samurai, mais light e rápido) e talvez outros se o VHC ou outros se disponibilizarem em emprestar para eu demonstrar/divulgar. Mas como disse acima, tou com a impressão que devo ser o unico "boardgamer" por lá, portanto não sei até que ponto é que isso será viável.

*Edit* Esqueci-me tambem claro, que posso levar livros de RPG e/ou vários decks do card game sobre L5R (Legends of the Five Rings) se acharem que vale a pena.

Vale sempre a pena, quando

Vale sempre a pena, quando a alma não é pequena. :P

A meu ver não custa tentar.

Já enviei os dados do

Já enviei os dados do Strilar e do RPL. Uma das questões que se levanta é a que dias e em que horários se vai realizar as actividades de demonstração? Só um dia inteiro (sábado?) ou em duas tardes dos dois dias?

E do que precisam? 2 mesas e cadeiras?

Mediante a resposta a essas

Mediante a resposta a essas questões pode ser que contem comigo também!

"The complete fool is half a prophet."

Ma boa, pá. Aparece tu e

Na boa, pá. Aparece tu e tantos quantos quiserem. Mais participantes é sempre melhor. Procura a secção de jogos e devem estar lá o Strilar e/ou o RPL.

Japan gamming

Já enviei mail à Serihime a descrição do evento para colocarem na página.

Podem ver e passar o link aos vossos amigos.

http://www.japanweekendlisboa.net/index.php?option=com_content&view=article&id=21&Itemid=26

Se possivel juntem-se a nós, quantos mais melhor! Wink

Divulgação

Então que tal correu a divulgação dos Boardgamers e dos RPG.

E já agora o evento em si como era? é que o daqui do Porto era muito mas mesmo muito fraquinho. 

http://videos.sapo.pt/carnepcanhao

Como correu o JW? Foi

Como correu o JW? Foi porreiro?

Japan Weekend - Feedback 1

Da minha parte pelo menos, acho que correu lindamente.

Para mim foi uma experiência unica e superou todas as minhas expectativas pois nunca pensei que houvesse tanta gente a aderir e a juntar-se a nós.

Houve várias alturas em ambos os dias que tinhamos as mesas todas cheias, pessoal que quando acabava um jogo perguntava se "podia repetir?", outros que se iam embora apenas para voltar mais tarde e trazer mais amigos para experimentarem tambem, etc. Falou-se de L5R, tanto sobre o Card Game como o Roleplay, jogaram-se mais de 30 jogos de "Samurai", e mais alguns outros como: Shogun, Tsuru, Lost Cities, L5R CCG, etc.

Tirei várias fotos com o telemóvel e quando aprender como as colocar decentemente aqui no abreojogo faço um report ao evento mais alargado.

Boa! Parabéns a vocês os

Boa! Parabéns a vocês os dois pela disponibilidade e esforço. Obrigado! :)

Japan Weekend - O Rescaldo.

Ora aqui fica finalmente o Rescaldo em relação ao Japan Weekend.

Aviso: Este Post contem muito texto e muitas fotos... depois não se queixem Tongue out

Antes demais tenho que confessar que não fazia a mínima ideia no que me ia meter.

Já tinha assistido a alguns eventos com Cosplayers mas não algo desta magnitude.

Inicialmente era suposto irem várias pessoas organizar RPGs e Boardgames, e eu ofereci-me como voluntário para ir "ajudar".

Nunca esperei que no fim acabasse por ser eu a organizar este evento do Abreojogo práticamente sozinho.

(Com a preciosa ajuda e colaboração do Diogo claro. Wink)

Também tinha muito o receio de que as pessoas fossem apenas passar por nós, olhar para os jogos e continuar a andar sem sequer parar para experimentar ou conhecer o que tinhamos para lhes oferecer. Não podia ter estado mais enganado!

No final de cada dia estava completamente exausto, doíam-me os pés, sentia a garganta quase rouca de falar tanto... Foi levantar às 7h da matina e chegar a casa já bem de noite...

... e querem saber mais? VALEU BEM A PENA!!! Happy

Sem duvida nenhuma o evento foi um grande sucesso, e uma oportunidade e experiência única para mim, a repetir futuramente se houver oportunidade.

Às 9 da Manhã lá estamos para preparar as coisas mas meio sem saber o que fazer. O Pavilhão era enorme, inicialmente pensávamos que iriam existir várias áreas divididas por salas mas estávamos enganados. A Inês inicialmente não sabia bem onde nos colocar, sugerindo ficarmos perto dos Palcos onde ia estar constantemente musica a tocar. Eu e o Diogo concordamos que não seria muito boa ideia, pois seria difícil falar com tanto barulho, e no final do dia sairia-mos dali com uma grande dor de cabeça.

Em vez disso fomos para o outro lado do pavilhão, e ficamos exactamente situados num canto. A Inês foi muito simpática e prontamente nos forneceu mesas suficientes para montarmos ao nosso gosto pedindo desculpa por o local não ser muito favorecido. Na minha opinião, o local foi óptimo, para além de estarmos o mais afastados possível da musica e do barulho, o facto de estarmos num canto do pavilhão fez com que qualquer pessoa facilmente nos via de um lado ou do outro, e havia sempre montes de pessoas a passar por ali ao dar a volta aos outros stands.

Eu e o Diogo pegamos nas tábuas de madeira, e nos suportes, e começamos a montar cinco mesas, preparando o que viria a ser o nosso Stand do Abreojogo:

As fotos foram tiradas do meu telemóvel, por isso a qualidade não é muito boa e algumas ficaram desfocadas. Tirei bastantes mas só vou colocar algumas aqui. Como houve sempre pessoas a participar e a aprender os jogos, não tive muitas oportunidades de explorar e tirar fotografias ao resto do evento. Julgo que os meus amigos e colegas o tenham feito e se possível mais tarde junto aqui as fotos deles.

Nas mesas montamos dois jogos de "Samurai", usamos duas mesas juntas para fazer um espaço maior para o "Shogun", decorei uma mesa com montes de material de Legends of the Five Rings (L5R), infelizmente o barulho não possibilitava ao Diogo fazer sessões de Roleplay mas mesmo assim ele tinha livros de Exalted, Ninja Burger e outro RPG qualquer (sorry, esqueci-me) em exibição. Para além dos livros de L5R RPG que se podem ver na imagem.

No canto onde montamos a mesa "maior" ficou o Shogun, jogo estratégico de conquista e domínio do Japão. Tinha algumas duvidas que conseguisse arranjar jogadores suficientes interessados num jogo mais demorado e complexo, mas mesmo assim tivemos pessoal a jogar nos dois dias, e o feedback foi muito positivo. Happy

O Tsuro apenas o levei no Domingo, visto que a mesa extra não iria ser usada para Roleplay e que no 1º dia tivemos tanta gente interessada que já não tinhamos cadeiras nem jogos para todos. Embora o Tsuro não seja um jogo "Japonês" o facto de ser atractivo visualmente, ter um aspecto "Oriental" (Chinês), e dar para 8 jogadores, para além de ser muito simples e rápido de jogar tornou-o uma escolha óbvia para adicionar ao nosso "stand" no 2º dia. Perdi a conta de quantos jogadores o experimentaram, mas a recepção foi muito boa e alguns jogadores até o repetiram várias vezes.

A estrela do evento foi sem dúvida nenhuma o "Samurai"! O Mapa do Japão, juntamente com a sua simplicidade mas boa componente táctica atraiu muitos jogadores.

Ainda bem que me lembrei de pedir emprestados dois jogos destes (obrigado Vasco e Sgrovi Wink) pois chegou uma altura em que chegava pessoal para o jogar de novo e as duas mesas estavam cheias. Foi muito gratificante ouvir os jogadores perguntarem "podemos repetir?" quando acabavam uma partida de "Samurai" ou então vê-los irem-se embora para voltar mais tarde e trazer mais amigos para o experimentar. Muitos perguntaram inclusivamente onde comprar o jogo e no fim muitos foram-se embora com o link do abreojogo para se informarem melhor em como arranjar mais boardgames.

Inicialmente apenas tinhamos um Samurai montado, no fim chegamos à conclusão que seria necessário ter os dois jogos sempre a "prontos" para o pessoal chegar, sentar e jogar. Laughing Modéstia à parte, penso que todas as mesas ficaram muito bem preparadas visualmente e atraíram muito a atenção e curiosidade de quem passava por ali.

Mas o evento e o nosso "Stand" não era apenas sobre Boardgames obviamente, e embora eu ache que este evento não fosse o mais apropriado para fazer demonstrações de Roleplay atraímos muitos curiosos para este hobbie tambem. Falei muito sobre como um Roleplay funcionava, e principalmente sobre o RPG de L5R e a sua "história mundial interactiva". Também me pareceu que vários gostaram da ideia do "Ninja Burger" pois é uma ideia hilariante, e inclusivamente houve um apaixonado por roleplays que está a desenvolver um novo RPG passado no mapa de Portugal mas com componentes fantasy pelo que percebi. Este jogador e o Diogo ficaram a conversar sobre este projecto e RPGs em geral.

O Card Game de L5R também atraiu atenções, para grande desgosto meu, muitas pessoas que se aproximavam pensavam que era "Magic" ou "Yu-Gi-Oh", mas tal comparação era inevitável. Tal como muitos não conhecem outros jogos de tabuleiro sem ser "risco" ou "xadrez" ou RPGs sem ser "D&D" ou "Final Fantasy" é normal não saberem da existência da enorme variedade de jogos que há por ai. Levei 16 decks prontos a jogar todos com estratégias variadas e representando 9 facções diferentes de jogo. Fizeram-se pelo menos 3 confrontos de L5R, Dragon vs Phoenix, Phoenix vs Mantis e Scorpion vs Shadowlands. O facto de ser um jogo sobre um Império de Samurais e Ninjas e também ter um comic com uma história de L5R atraiu várias atenções. Mesmo não sendo muito jogado (pois L5R é um jogo mais complexo e estratégico que Magic) haviam vários de volta dos decks a ver as cartas.

Este foi outro "truque" que eu usei para chamar atenções... embora qualquer roleplayer esteja bem familiarizado com dados D10 e D20 a verdade é que muitas pessoas nunca viu um dado destes na vida, o facto de serem bonitinhos (com os simbolos dos clans) e formas invulgares fez com que algumas pessoas se aproximassem para perguntar o que era aquilo, dando-me uma oportunidade perfeita para lhes começar a falar do maravilhoso mundo dos RPGs. (Ou jogos de simulação e interpretação de personagem) Wink

Como mencionado anteriormente, o Samurai, foi certamente o mais jogado neste evento, sendo usado cerca de 30 vezes mais coisa menos coisa. Acho que todos os que experimentaram adoraram realmente o jogo. E o facto de ser bastante jogável com 2, 3 ou 4 jogadores facilitou muito o acesso ao jogo, pois às vezes vinha um casal e jogavam apenas um contra o outro, outras vezes vinha um grupo de 3 ou 4 amigos. Estes na foto (desculpem, não mas não registei os vossos nomes) gostaram tanto de conquistar o Japão no Samurai, que mais tarde voltaram para experimentar o Shogun, saindo mais uma vez satisfeitos depois de um grande confronto de cubinhos.

Apesar de apenas ter sido levado no 2ºdia, o Tsuro também foi bastante jogado, chegando até, como podem ver na foto, a ser disputado entre 8 jogadores. Fizeram-se jogos com 2 jogadores, 4 jogadores, e outros números variados. O ponto mais positivo do Tsuro foi o facto de reunir mais pessoas que não se conheciam na mesma mesa a jogar uns contra os outros, já que no Samurai, L5R ou Shogun, normalmente eram feitos jogos entre amigos que tinham vindo juntos para o evento.

Nem todos os jogos foram disputados entre amigos que já se conheciam, aqui por exemplo, estava um par a jogar com outro par e mais uma vez, depois de uma conquista ao Japão, decidiram juntar-se para um desafio "maior" e enfrentarem-se durante 2 ou mais horas num Shogun completo. Para mim é sempre gratificante ver como os Boardgames juntam as pessoas mesmo que não se conheçam e acabem por ter uma tarde bem passada e divertida na companhia de estranhos.

E aqui temos um dos dois grandes confrontos de Shogun, este demorou entre 2 a 3 horas, mas ninguém se queixou da duração de jogo. É bom ver que não são só os jogos "light" que têm sucesso. No fim, uma das jogadoras teve que abandonar o jogo para ir apanhar o autocarro, mas não deixou de comentar "é mesmo muito giro e não me importava de o repetir outra vez." O vencedor teve uma enorme quantia de pontos (50+) no final do jogo e uma grande distância em relação aos outros, mas mesmo aqueles que apanharam grande tareia e acabaram com poucos territórios se divertiram até ao fim. Bom desportivismo, ânimo e não vi ninguém com "mau perder". Perdi a conta da quantidade de pessoas simpáticas a quem ensinei jogos e quem sabe nos voltaremos a ver numa outra oportunidade.

Pois é... houve algumas horas mais calmas, principalmente da parte da manhã, mas à volta da hora de almoço, as coisas "aqueceram". E várias vezes tivemos as mesas cheias. Na foto acima temos 2 jogos de Samurai a serem jogados em simultâneo e mais um par de amigos a experimentar o card game de L5R. O Diogo estava lá mais para falar sobre Roleplay, mas a sua ajuda foi preciosa pois houve alturas em que eu realmente não tinha mãos a medir. Várias vezes tive que lhe pedir para ensinar a jogar o Samurai numa mesa pois eu estava ocupado a ensinar noutra. E até aproveitei a oportunidade de ensinar dois jogos ao Diogo que acho que ele não conhecia Wink (Tsuro e Lost Cities)

Esta é a ultima foto por hoje, pois este post já vai muito longo, e serve para mostrar o evento um pouco de outro ângulo, com os vários stands lá ao fundo. Mais uma vez as mesas de jogo estavam cheias, e os que estavam a jogar Samurai já tinham jogado no dia anterior mas decidiram voltar de novo trazendo mais gente para experimentar, incluindo um mais pequenote.

Este jogo de Shogun, foi um prazer acompanhar do principio ao fim, deu muitas reviravoltas e as tropas (cubinhos) estavam distribuídas por várias zonas do Japão em vez de ficarem apenas num único canto como vejo acontecer várias vezes em outros jogos. Houve muitas guerras e quando o jogo acabou a pilha de soldados mortos era maior ainda que o monte de soldados no tabuleiro.

É claro que o evento não foi apenas "jogar" ainda deu para conversar bastante com várias pessoas, é claro que falei do Abreojogo e dos encontros semanais à 4ª feira em Lisboa, os encontros mensais e até nas outras comunidades do Abreojogo (Porto, Leiria, etc). Quase todos levaram com eles o link do Abreojogo, e alguns ficaram mesmo com os meus contactos. É bem possível que futuramente apareça mais gente que conheci no Japan Weekend nos nossos encontros de Boardgamers. Sem falar nos que também demonstraram algum interesse em experimentar um Roleplay (talvez mesmo o "Ninja Burger" Wink).

Espero que aqueles que participaram no evento vejam este post e que comentem aqui, dando o seu feedback e/ou que apareçam num dos nossos encontros.

Podia ficar aqui a noite toda a falar ainda mais neste fim de semana fantástico que me esgotou as forças todas mas me fez chegar a casa com uma sensação de "missão cumprida". Mas como este rescaldo já vai gigantesco, é bem provável que muitos não tenham paciência para o ler por completo.

Fico-me portanto por aqui, deixando finalmente uma lista de agradecimentos:

• Antes de mais, ao meu "companheiro" Diogo Curado, pois sem ele realmente não teria conseguido ter tantas pessoas a jogar ao mesmo tempo e não teria tido "mãos a medir", é pena que não tenham havido também sessões de Roleplay, mas para mim foi bom, porque deu-me muito jeito ter uma ajudinha extra durante os dois dias de jogatinas. Obrigado também pelas conversas sobre Roleplay ao almoço e final da noite, já fazia um bom tempo que não tinha uma conversa assim com um "fellow roleplayer"
  • Muito obrigado à Inês Torrão por organizar todo este Japan Weekend que foi muito bom e cheio de gente e por nos ter dado uma oportunidade ao Abreojogo de divertir pessoal e divulgar o nosso amado hobbie. Foi muito simpática connosco e disponibilizou-se a arranjar-nos um bom local para o nosso "stand" bem como nos fornecer todas as mesas que necessitássemos para o evento.
  • Ao meu amigo Ricardo Carvalho, pela companhia, por me substituir quando era necessário abandonar o Stand e por me ajudar a carregar metade do peso que eu levava para o evento. (quem me conhece, sabe que não é coisa fácil Wink)
  • Ao João Mariano, porque sem ele nem sequer teria ouvido falar deste evento, e não teria tido esta oportunidade que foi uma experiência única. Se não fosse ele a contactar a Anipop não teriamos estado lá.
  • Ao Vasco Chita e ao sempre animado "Sgrovi" por me emprestarem os dois jogos de "Samurai" que como podem ver acima foram a grande estrela dos Boardgamers.
  • E por fim, gostaria de agradecer ao Rui, um dos jogadores que nos fez companhia durante quase todo o dia de Sábado e de Domingo, experimentando tudo o que tinhamos para oferecer (Samurai, Shogun, L5R CCG, Tsuru, Lost Cities, etc). Repetindo até várias vezes o mesmo jogo participando quando dava jeito ter mais um jogador nesta ou naquela mesa. Pela grande partida de L5R que fizemos, e principalmente pela sua paciência e compreensão, pois havia alturas que o coitado teve que ficar à espera para jogar qualquer coisa ou para que eu lhe explicasse as regras de L5R pois eu precisava de dividir a minha atenção entre várias mesas. Não se queixou uma única vez e divertiu-se bastante connosco chegando até a ajudar-me em algumas ocasiões. No final decidi dar-lhe um "prémio" oferecendo-lhe dois decks de demonstração de L5R para levar para casa e mostrar aos amigos. Smile Quem sabe um dia nos voltamos em encontrar para disputar mais alguns jogos juntos.
  • E por fim, embora não tenha fixado o nome de tanta gente que participou, conversou e jogou por lá... aqui fica o meu muito obrigado a todos os que se juntaram a nós para se divertirem e experimentar jogos que nunca antes tinham vistos. Sem vocês as nossas mesinhas do Abreojogo não iam ter tanto ânimo. Até uma próxima oportunidade!
E com isto, fecho o meu "super-rescaldo" aqui... sei que escrevi bastante, mas depois de participar num grande evento tinha mesmo que oferecer um grande artigo a dar feedback.
Quem sabe, se para o ano não repetimos a dose, certo Inês? Happy

Parabens

Parabens pelo excelente trabalho e pela grande oportunidade que aproveitaram para divulgar o hobbie.

Não me parece também nada má ideia que a malta do Porto tente também ter uma barraquinha aqui no Porto (embora o evento aqui no Porto me pareceu muito fraquinho).

http://videos.sapo.pt/carnepcanhao

Muitos parabéns Nuno

Excelente trabalho de divulgação! Thumbs Up

Jogatinas:

Iniciativa

Parabens pela iniciativa. Cheguei a ver uma outra jogadora a fazer o setup e explicar o Samurai completo Happy Mas mesmo assim, não deves ter almoçado pois não?

Parabéns Nuno! Não pude

Parabéns Nuno! Não pude ir ao evento porque fui embora de fds, mas ao ver a tua "reportagem" pude ter um saborzinho do que deve ter sido. Os jogos de tabuleiro são realmente uma forma de contacto interpessoal sem paralelo. É pena que as pessoas ainda não conheçam mais que meia dúzia deles (e nem sempre de qualidade). Por isso, Nuno, dou-te os meus parabéns pelo teu excelente trabalho de divulgação junto de um público menos especializado Thumbs Up 

[Não há homens mais inteligentes FELIZES do que aqueles que são capazes de inventar jogos. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente. Leibniz]

«Não há homens mais felizes do que aqueles que inventam jogos» - adaptado de Leibniz

De nada, pá. Eu é que

De nada, pá. Eu é que tenho de agradecer por vocês aguentarem o forte. Várias adversidades conspiraram contra a minha ida: uma úlcera no olho, um casamento imperdível e outras coisas.

Por acaso foi a Inês que me contactou depois de eu ter ido fazer pub ao Encontro Nacional de Roleplayers no site da Anipop. :)

De resto, muitos parabéns e continuem com o bom trabalho!

Parabens!

Parabens pelo grande sucesso!

Seems to have been a blast! :D