Hannibal & Hamilcar

Olá.

Vejo esta parte do forum um pouco parada (wargames).  Aproveitando a comemoração do 20 aniversário do Hannibal, o que os especialistas e/ou aficionados em wargames tem a dizer deste jogo? Faz juz ao original? Está melhor? Recomendam? 

Ficam estas perguntas no ar, também com o intuito de mexer um bocadinho com esta parte do fórum, que sem duvida é uma vertente dos jogos de tabuleiro que merece mais atenção e ser animada (só num tabuleiro é que a guerra deve ser animada).

abç,

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Já agora, com que

Já agora, com que profundidade o jogo pode "reproduzir" as táticas que Hannibal imortalizou, como o "double envelopment"?

Apesar dessa tática ser já conhecida muito antes de cannae, era de dificil execução e nunca terá tido um sucesso tão avassalador como na batallha de cannae.

Isso deveu-se a Hannibal ser um general muito experiente e um mestre na tática (não tanto na estratégia...), e contar como opositor um exercito muito confiante na sua superioridade de combate e númerica. Ironicamente essa confiança aliada à disciplina férrea dos romanos, ajudou na verdade o plano de Hannibal a "fechar a armadilha" e a ter uma execução perfeita, sendo que ainda hoje é estudado nas academias militares.

Segue um pequeno video da BBC que na minha opinião reproduz com grande acuidade o que terá acontecido em Cannae.

https://www.youtube.com/watch?v=HSl67RtiKQI

---***---

"- Aut viam inveniam aut faciam."

(ou nós encontramos um caminho, ou abrimos um).

---***---

Bom, agora que já tive a

Bom, agora que já tive a oportunidade de experimentar o jogo (numa sessão épica - obrigado Quina. ;) ), como primeira e intensa experiência é que este jogo é imensamente relacionado com o tema!
E de facto o "double development", sendo apenas uma carta tática, é naturalmente difícil de ter sucesso e sujeito a "dar a iniciativa da batalha ao adversário".  Ainda assim mais fácil no jogo do que no verdadeiro campo de batalha, certamente.

Não sei se este jogo deve ser considerado um "wargame" ou simplesmente um "great game".

---***---

"- Aut viam inveniam aut faciam."

(ou nós encontramos um caminho, ou abrimos um).

---***---

Hannibal

Este Hannibal foi uma das melhores experiências de jogo que tive até hoje.
É pena a duração do jogo ser proibitiva (12 horas!?!? Onde andava este hobby nos tempos da escola?), mas é uma experiência altamente temática e imersiva.
A resolução dos combates, em especial o pouco controlo que se exerce sobre a mão de cartas que se vai receber, foi a vertente menos satisfatória do jogo.
Mas há que repetir e com urgência!

12 horas??

47029 escreveu:

Este Hannibal foi uma das melhores experiências de jogo que tive até hoje. É pena a duração do jogo ser proibitiva (12 horas!?!? Onde andava este hobby nos tempos da escola?), mas é uma experiência altamente temática e imersiva. A resolução dos combates, em especial o pouco controlo que se exerce sobre a mão de cartas que se vai receber, foi a vertente menos satisfatória do jogo. Mas há que repetir e com urgência!

Calma, calma. Ainda nem abri a minha cópia, mas os relatos que tenho lido e ouvido falam todos em 3-4 horas para o primeiro cenário (o mais longo, em teoria). como é que chegaram às 12h?  

Ora bem, existe uma pool no

Ora bem, existe uma poll no  BGG que poem á votação quanto tempo demora este jogo (o cenário + longo). A maioria dos votantes escolheram a opção + demorada (+240 min.). A verdade é que não havia descriminado na poll opções acima de 240 min, senão acredito que esse numero subiria. Foram + 50 votantes.

Essa 1 experiencia de jogo foi jogado num salutar convivio com uns snacks e muita conversa pelo meio. E com muitas consultas de regras - as regras não são complicadas, mas tem muitas nuances...

Admito que para jogadores a iniciar no jogo, que com alguma gestão do tempo, um jogo completo de 9turnos possa situar-se nas 5 / 6 horas. E nem sequer é um jogo que leve a muito AP. Por outro lado alguns jogos podem acabar subitamente e não chegarem aos 9 turnos. 

Talvez 2 jogadores muito rotinados o jogo fique abaixo dos 300 minutos 9 turnos.

Edit:

https://boardgamegeek.com/thread/513042/poll-real-playing-time

- São +240 min. que está como opção mais longa na poll para jogadores iniciais, e 61% dos 51 votantes escolheram essa opção.

---***---

"- Aut viam inveniam aut faciam."

(ou nós encontramos um caminho, ou abrimos um).

---***---

3/4 horas

Quando nenhum dos dois jogadores é experiente no jogo e o ambiente é propício a isso analisam-se as regras a fundo a qualquer dúvida que apareça, e foram muitas. Junta-lhe o facto do jogo ter sido decidido na última cartada do último turno e o facto de algumas vezes termos derivado para outros assuntos e tens as 12 horas.

Mas não estou a ver um jogo que vá ao 9º turno a ser jogado nas 3/4 horas que referes.

Com jogadores muito experientes e focados talvez, mas não é esse tipo de experiência que procuro nos jogos de tabuleiro. O Zé está convencido que 6 horas serão suficientes para repetirmos a coisa, mas a não ser que o jogo fique "curto", tenho muitas dúvidas de que seja exequível nesse espaço de tempo.

Por si só não é um problema, foram as 12 horas mais curtas que vivi, a questão é que não existe disponibilidade para tal.

Quando nenhum dos dois

Quando nenhum dos dois jogadores é experiente no jogo e o ambiente é propício a isso analisam-se as regras a fundo a qualquer dúvida que apareça, e foram muitas. Junta-lhe o facto do jogo ter sido decidido na última cartada do último turno e o facto de algumas vezes termos derivado para outros assuntos e tens as 12 horas.

All is possible

Não estou sequer dentro do

Não estou sequer dentro do tema, mas consegui reparar que o tópico estava parado há exactamente há um ano :D