RPGénesis 2011 - Cria o teu próprio RPG!

Retrato de jrmariano
2011-08-14 00:00
Local: 

Online e internacional

O RPGénesis desafia-te a escreveres o teu próprio RPG!
(visita também este tópico no fórum GaragemRPG)

Apresentação | Programa FAQ Recursos Divulgação [Patrocínios]
Passado um ano, o RPGénesis (RPGênesis em português do Brasil) regressa para mais uma vez desafiar-nos a criar RPGs originas e em língua portuguesa. Este evento online é uma iniciativa da comunidade para a comunidade com o objetivo de criar jogos novos que todos possamos experimentar nos próximos encontros de roleplayers. É inteiramente gratuito e aberto a todos os que gostam de RPGs sendo dedicado especialmente aqueles que sempre tiveram ideias para o seu próprio jogo mas nunca chegaram a pôr-las no papel.
O desafio é este: escrever um RPG em sete dias com um mínimo de cinco mil palavras. Cada um escreve o seu próprio jogo, mas todos começamos à meia-noite do dia 13 de Agosto e terminamos à meia-noite do dia 20 com um RPG pronto a ser experimentado. Durante estes sete dias, apoiamos-nos mutuamente colocando online os nossos textos e motivando-nos a vencer este desafio. A vitória neste evento é conseguida pelo gosto de cumprir o objectivo.
Podes entrar no RPGénesis como participante e/ou como patrocinador:
Como participante, vais aceitar este desafio e criares o teu RPG escrevendo-o com um mínimo de cinco mil palavras, vais partilhar as tuas ideias e apoiares os outros participantes para que atravessem a meta contigo.
Como patrocinador, antes do desafio começar, vais anunciar um ou vários prémios que vais oferecer como recompensa para o autor que criar o texto que, na tua opinião, melhor satisfaça os critérios que tu estipulares. No final do desafio, vais ler atentamente todos esses textos, anunciares o teu premiado e contactá-lo para lhe entregares o merecido prémio.

Este é o programa para o mês de Agosto:
De dia 1 a 13 - Preparar!
Participantes e patrocinadores enviam um e-mail para o rpg3nesis arroba gmail ponto com confirmando de que forma vão entrar no evento. Aproveitam para esclarecer qualquer dúvida que tenham.
É recomendado que se registem tanto no site http://www.abreojogo.com como no fórum do http://www.garagemrpg.com.br para se envolverem no evento tanto com os roleplayers portugueses como com os brasileiros.
Os patrocinadores anunciam aquilo que querem oferecer e os critérios que vão seguir colocando um post no seu blogue do AbreoJogo e/ou um tópico na secção Miscelânia do fórum GaragemRPG. Tenham em conta que os prémios podem ser oferecidos tanto aos participantes do Brasil como aos de Portugal.
Os participantes anunciam as suas ideias para o RPG que vão escrever no seu blogue do AbreoJogo e/ou na secção Labor do fórum GaragemRPG. É muito importante planearem previamente o que vão fazer para que durante a semana do desafio se possam concentrar em escrever, escrever, escrever!
Esta é a altura para falar de design de RPGs em geral e do vosso jogo em particular. Não deixem estas ponderações para o meio da semana em que vão estar a escrever. Podem e devem ter uma ideia praticamente completa de todo o vosso RPG, setting e sistema, antes de se lançarem ao desafio. A semana que se segue deve ser usada ao máximo para escrever, escrever, escrever e não para parar, pensar e pôr em questão o vosso trabalho.
Também nesta altura, os patrocinadores devem definir ao certo as suas ofertas e os seus critérios. Alguém que tenha jeito para desenhar pode, por exemplo, oferecer-se para fazer artwork para o jogo que o inspirar mais. Qualquer mestre-jogo pode se oferecer para testar o RPG que ele quiser premiar. Qualquer pessoa pode-se oferecer para experimentar o jogo e publicar uma review para o RPG que quiser escolher. Prémios podem ser encomendados de lojas online para serem entregues em Portugal ou no Brasil.
Dia 13, ás onze da noite: Send-off Party através de Skype
Quem quiser pode aparecer e juntar-se a uma grande conference call para fazermos a contagem decrescente até à hora zero do dia 14! Os patrocinadores e os participantes irão receber os contactos dos organizadores deste evento para nos podermos juntar todos por Skype.
De dia 14 a 20 - Escrever!
O objetivo não é só chegar à meta, é rebentar com ela a toda a velocidade! Cinco mil palavras (que dá umas meras 715 por dia) é o mínimo para vencer este desafio. Os participantes podem distribuir o seu tempo conforme acharem melhor, não se esquecendo de se apoiarem mutuamente conforme puderem. Os patrocinadores também poderão acompanhar os textos que forem sendo colocados online, mas devem guardar as suas avaliações para depois desta semana. O importante nestes sete dias é manter acesa a vontade de escrever e não duvidarem daquilo que estão a fazer.
Para aproveitar o poder da nossa comunidade online, os participantes devem ir publicando os seus textos diariamente no AbreoJogo e/ou no GaragemRPG para irem recolhendo motivação e feedback de toda a gente, mesmo de quem não está envolvido diretamente no RPGénesis. Para isso, é sugerido que todo o material produzido nestes sete dias seja licenciado por Creative Commons (http://creativecommons.org/), o que não impede o autor de posteriormente rever o seu RPG e publicar-lo conforme quiser.
Deste modo, a participação de cada um é validada de forma natural pela comunidade. Além do mínimo das cinco mil palavras inéditas, cada texto deve ser um RPG em língua portuguesa pronto a ser experimentado, sendo que o setting necessita de ser original e o sistema pode ser novo ou pode ser aproveitado de alguma licença aberta, como d20, Fate, Busca Final, Savage Worlds ou Dragão-Mestre. Participando online e publicando o seu texto para todos lerem, cada participante atinge publicamente o objetivo de criar um RPG e é dado com um vencedor do RPGénesis, obtendo o título de RPGénio(a).
No entanto, esta partilha pública não é obrigatória. Os participantes que só quiserem mostrar aquilo que escrevem a outros participantes e aos patrocinadores do RPGénesis poderão fazer-lo através de uma mailing-list do RPGénesis (um Google Group). Por outro lado, se preferirem enviar o seu texto apenas para os organizadores deste evento, poderão certamente fazer-lo através de e-mail, mas isso significa que a sua participação não é validada automaticamente pela comunidade e não é elegível para qualquer patrocínio.
Acima de tudo, o tempo desta semana deve ser usado para escrever, deixando para depois as edições, revisões, testes, correções, paginações, formatações, ilustrações, traduções, etc. Se o RPG estiver pronto com tempo de sobra, os dias restantes devem ser aproveitados para escrever mais algum texto que permita a quem quiser experimentar este jogo fazer-lo facilmente numa só sessão sem muita preparação. Nesta fúria de escrita, é perfeitamente válido escrever até deixar uma frase a meio e submeter o tópico do sétimo dia antes da badalada da meia-noite do dia 20 de Agosto.

De dia 21 a 31 - Festejar!
Este é o período no qual se anunciam e premeiam os RPGénios do RPGénesis 2011! Até ao final de Agosto, os patrocinadores devem anunciar os seus premiados enviando-lhes as suas ofertas e/ou comprometendo-se a colaborar com os RPGs que escolherem. Neste mesmo período, os participantes devem celebrar, descansar e pensarem no que poderão vir a fazer com os seus RPGs mediante as sessões de teste e os patrocínios que obtiverem. A participação no RPGénesis tanto pode ser vista como um desafio a cumprir dentro daquela semana como uma faísca que poderá levar à publicação de um RPG.
Esta também será a altura de nós todos olharmos para trás e pensarmos no que poderemos fazer melhor para 2012. O RPGénesis é um evento organizado em 2011 por Ricardo Tavares, Ana Cláudia Silva e Marcos Antônio, mas a iniciativa verdadeiramente pertence à comunidade de roleplayers portugueses e brasileiros. Esperamos que, em cada ano, tenhamos cada vez mais participantes e patrocinadores.

FAQ - Perguntas Frequentes
Posso já começar a pensar num jogo mas não a escrever-lo é isso?
Exatamente. Contamos contigo!
Posso testar o meu RPG antes dos sete dias de escrita?
Podes fazer o que quiseres desde que o texto que depois escrevas seja inédito.
Várias pessoas podem colaborar para escrever o mesmo RPG?
Não, é mesmo um RPG por participante, um texto escrito por uma pessoa que tenta escrever o máximo de palavras dentro dos sete dias do desafio.
É requerido uma definição muito específica do setting, ou pode ser apenas umas notas, ou pode não ter um de todo?
A condição é o RPG ser minimamente jogável unicamente a partir do texto. Se isso for possível de se fazer sem um setting propriamente dito, força.
Já existem alguns critérios definidos para o que será considerado "o melhor jogo" e, se sim, irão ser apresentados ao público?
Isso cabe inteiramente aos patrocinadores. Do ponto de vista do evento, ganham todos os que cumprirem com as condições estabelecidas e todos são vencedores.
Suponho que os membros do júri sejam pessoas que não participam no concurso, mas são pessoas que já tiveram contacto com RPGs ou nem por isso?
Este evento não é um "concurso" nem tem nenhum "júri". Tem sim organizadores que naturalmente já teem alguma experiência com RPGs, sim.
Quem são os organizadores deste evento? Eles também podem participar?
São o Ricardo Tavares, a Ana Cláudia Silva e o Marcos Antônio. Todos eles podem ser participantes e/ou patrocinadores sujeitando-se ás mesmas regras que toda a gente. A sua função é ajudarem a que o evento aconteça acompanhando a sua evolução através de e-mail, do abreojogo e do GaragemRPG e promovendo-o conforme puderem.
O jogo deve ter em consideração se é para pessoas que já conheçam RPGs ou nem por isso?
Não, é tema livre, propósito livre, setting livre, tudo livre, desde que possa ser considerado um RPG.
Existe alguma limitação em termos de apresentação/formato do texto?
Basta que seja possível ler-lo e seleccionar-lo para que quem quiser possa verificar a contagem das palavras.
As 5.000 são texto de regras+setting ou também contam com capa, agradecimentos, créditos, etc.?
Tudo conta desde que o texto evidencie um esforço da parte do autor para escrever aquilo que ele considera ser um RPG que possa ser jogado por outras pessoas.
É necessário criar uma ficha de personagem ou incluir ilustrações?
Não, apesar que um patrocinador pode pedir a existência de uma ficha de personagem de acordo com os critérios do seu patrocínio.
Então e podemos pensar antes num setting para um sistema de regras já existente?
Sim, desde que esse sistema esteja disponível em licença aberta e as suas regras sejam escritas num texto inédito em língua portuguesa, ou seja, não podes escrever só o setting e mandar o leitor ver as regras noutro lado, bem como não podes só fazer um copy-paste do sistema para dentro do teu texto.
Eu gostava de escrever um RPG, mas não sei como é que isso se faz :(
Tudo começa na experiência que tens como mestre-jogo, jogador ou leitor de RPGs. Cria o jogo que tu gostavas de ler e de jogar. Diz-nos quais são as tuas ideias e todos os participantes e patrocinadores irão tentar ajudar-te.
Este evento é para Roleplaying-Games ou para Story-Games?
A questão do que é ou não um RPG é indiferente para este evento, pois qualquer jogo que razoavelmente possa ser considerado um RPG pelo seu autor é dado como válido. À partida, está estabelecida uma razoável margem de manobra para os participantes fazerem o que quiserem.O importante é evitar situações de pessoas que não participem por não terem a certeza se o seu jogo será aceite.
Mas é preciso inscrevermo-nos de antemão?
Sim, é necessário enviar um e-mail para o rpg3nesis arroba gmail ponto com o mais cedo possível para sabermos com quem podemos contar como participantes e patrocinadores. O e-mail será usado para garantir o contacto entre todos os envolvidos neste evento.
Tem mesmo de ser um rpg? Não pode ser só um universo de jogo?
O objectivo deste evento é promover a produção de RPGs em língua portuguesa que possam desde logo ser jogados num próximo encontro de roleplayers. Para isso poder acontecer, têem de ser RPGs completos - mesmo que tenhas de juntar uma ambientação original a um sistema de licença aberta adaptado ao teu jogo.
Qual é exactamente a hora limite para terminar e entregar o meu texto?
Os textos teem de ser publicados online (ou enviados por mail) até à meia-noite do dia 20 de Agosto, hora local do participante.
Como não vou poder escrever em todos os sete dias, posso começar mais cedo ou acabar mais tarde?
Não, todos os participantes terão de aproveitar o seu tempo conforme puderem para cumprirem o desafio dentro destes sete dias.
Como é que alguém controla que o participante realmente escreve o jogo naquela semana, em vez de começar a trabalhar no mesmo desde a data do anúncio do concurso?
Este evento é um desafio do participante contra ele ou ela própria. Se tens que mentir para vencer, então já perdeste, mesmo que mais ninguém saiba, pois o prazer deste evento está em escrever com outras pessoas que também enfrentam o mesmo desafio.
Como é que correu o RPGénesis do ano passado?
Num formato algo diferente, cinco RPGs originais foram criados numa semana, com uma média superior a dez mil palavras entre os vários textos: http://www.abreojogo.com/2010/09/e_vencedores_do_rpgenesis_2010_sao
Como patrocionador, o que é que eu posso premiar?
O que tu quiseres. Podes premiar desde o melhor RPG em geral ou dentro de um determinado género, ou que inclua uma determinada frase dada por ti, ou que siga uma ideia proposta por ti porque não tens tempo para a escrever, ou que seja inspirado numa ilustração ou fotografia, ou que se dirija só a um determinado público, ou que seja destinado a jogar com muitas/poucas pessoas ou com muito/pouco tempo disponível, ou que use algum sistema de licença aberta à tua escolha, etc, etc, etc.
Como patrocionador, que tipo de prémios eu posso dar?
Aqueles que quiseres, desde que tenhas em conta que esta é uma competição internacional com participantes que podem estar do outro lado do Atlântico em relação a ti. Podes ofereces cheques-prenda da http://rpg.drivethrustuff.com/, podes fazer uma encomenda na Amazon para ser entregue na morada do premiado, podes comprometer-te a testar o jogo que premiaste e dar feedback ao autor, podes oferecer uma resenha no teu blogue ou um episódio dedicado a esse RPG no teu podcast, podes oferecer a tua colaboração como ilustrador, tradutor, programador, editor, etc.

Recursos - Links Úteis
http://www.baara.com/q10/
O Q10 é um simples programa para escrever texto sem distrações (mantém a contagem das palavras)
http://wiki.rpg.net/index.php/Open_Game_Systems
Uma lista de sistemas de RPG em licença aberta disponibilizado pela RPG.net
http://masterplanpodcast.net/
Um dos melhores podcasts sobre o design de RPGs

Divulgação - Promove o RPGénesis!
Espalha o link para este anúncio pela internet e desafia os teus amigos a participarem contigo. Combina com eles encontros na tua cidade para, na semana do desafio, estarem juntos a escrever os vossos RPGs. Este é o banner para o RPGénesis deste ano:



O RPGénesis será acompanhado e promovido pelo podcast Jogador-Sonhador (http://jogadorsonhador.podbean.com) e pelo site Pensotopia (http://pensotopia.com.br/).

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Vou participar, claro

Aliás, já falo disso aqui.

es.

A escrever: down*town, tech-noir rpg
Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogador

Estranho mais ninguém se

Estranho mais ninguém se ter manifestado, ou serei eu que sou muito excitável?

Entretanto, no meu blog I Dream In RPG já comecei a pôr umas notas; eu sei que é cedo, mas parece-me que ou faço isto ou dou um passo maior que as pernas.

es.

A escrever: down*town, tech-noir rpg
Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogador

excitação

Rui escreveu:

Estranho mais ninguém se ter manifestado, ou serei eu que sou muito excitável?

As manifestações estão a ser múltiplas e variadas Happyo tópico aqui é que foi dinamitado quando o AbreoJogo esteve em baixo e depois só tu aqui comentaste. Agora, é verdade que estou a ver os tugas a ficarem para trás Wink Cumé quié, malta? Portugueses para já estamos só quatro. Brasileiros já são uns oito. Quem se atreve?

 

Eu vou participar. Só não

Eu vou participar. Só não sei ainda com o quê....

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Este ano não irei

Este ano não irei participar, mas estou disponível para ajudar no que for preciso.

Mudei de ideias. I'm in.

Mudei de ideias. I'm in.

Viva! Sem tim não tinha

Viva! Sem tim não tinha piada!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Bom trabalho!

Bom, epá, desejo desde já BOM TRABALHO a todos os participantes!   :D

Mais

...e claro, muitas e boas ideias e discussões e coisas afins!

Muito provavelmente irei

Muito provavelmente irei estar fora de Lisboa entre os dias 17 e 20, por isso, se não houver problemas com a organização, irei alinhavando os meus pensamentos antes do prazo começar, e entregarei o meu projecto a dia 16 ou 17.

es.

A escrever: down*town, tech-noir rpg
Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogador

prazos

Rui escreveu:

Muito provavelmente irei estar fora de Lisboa entre os dias 17 e 20, por isso, se não houver problemas com a organização, irei alinhavando os meus pensamentos antes do prazo começar, e entregarei o meu projecto a dia 16 ou 17.

Todos nós temos condicionalismos com que lidar (ex: eu não vou ter férias), mas começar mais cedo poria-nos fora do do evento. Poderias levar o portátil e conseguires mandar o texto em cima da meia-noite do dia 20? Em último caso, podes patrocionar para alguém pegar na tua ideia e escrever o teu RPG.

 

Provavelmente é isso que

Provavelmente é isso que farei. Obrigado!

es.

A escrever: down*town, tech-noir rpg
Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogador

Minha participação

Estou narrando um Roleplay, relacionado a isso, irei dar todas as informações (eu narro uma idéia base, enquanto irei escrever praticamente um livro) estarei certo em agir assim pra esse concurso??

benvindo ao AbreoJogo, Carlos!

rensic escreveu:

Estou narrando um Roleplay, relacionado a isso, irei dar todas as informações (eu narro uma idéia base, enquanto irei escrever praticamente um livro) estarei certo em agir assim pra esse concurso??

Desculpa, mas não percebi a tua questão. O texto que vais escrever necessita de ser inédito, mas podes preparar a sua estrutura antes do desafio começar. Podes ter todo o teu RPG na tua cabeça antes de começares a escrever-lo.

 

Ando tão atarefado e me

Ando tão atarefado e me aparecem João Mariano e Ricardo com esse RPGênesis. Imposível não participar.

Agora mesmo deveria estar estudando para um exame, e o que acontece? Acabo de ter a idéia para as regras básicas do RPG que tentarei criar durante os tais sete dias.

 

 

www.pensotopia.com.br

Aí está um problema que

Aí está um problema que nos aflige frequentemente. Queremos concentrarmo-nos em coisas "séries" e aparecem-nos coisas destas.

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

E há tanta coisa séria em que pensar

marcossilva escreveu:

Ando tão atarefado e me aparecem João Mariano e Ricardo com esse RPGênesis. Imposível não participar.

Agora mesmo deveria estar estudando para um exame, e o que acontece? Acabo de ter a idéia para as regras básicas do RPG que tentarei criar durante os tais sete dias.

 

 

www.pensotopia.com.br

Sim, Marco, ainda aguardamos ansiosamente a 2ª parte do playtest de down*town. :-)

es.

A escrever: down*town, tech-noir rpg
Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogador

Acho que vou colocar no ar

Acho que vou colocar no ar o episódio 5 do Café Imaginário antes. Isso para aproveitar o pouco tempo que temos e ajudar a promover o RPGênesis, citado no episódio. Depois disso, prometo editar a última parte da sessão de jogo e colocar no ar. Acredito que não demora muito.

 

www.pensotopia.com.br

 

 

 

A sério? Excelente! Estou

A sério? Excelente! Estou curioso de ouvir o episódio da Aliança! Obrigado pela sua disponibilidade

Já agora, Marcos, seja bem-vindo ao Abre o Jogo! ;)

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

e ainda não chegamos a Agosto

O FAQ deste anúncio já foi atualizado com mais perguntas frequentes.

Entretanto, uma lista com os primeiros patrocínios oferecidos até agora está disponível aqui.

Neste momento, temos quinze participantes inscritos e quatro patrocinadores.

Os patrocínios

Os patrocínios parecem-me... tendenciosos. Se eu escrever um rpg de ficção cientifica sobre póneis espiões e engatatões para menores de 16 jogável numa noite, arrisco-me a ir para casa com os prémios quase todos. Por outro lado, se insistir no Cadavre Exquis, a minha ideia de combatentes-poetas que usam surrealismo para ultrapassar os seus problemas na Lisboa nos anos 20 durante as revoluções e atentados bombistas anarcas, arrisco-me a ir de mãos a abanar.

Isto é uma crítica apenas uma observação de quem gosta de loot.

es.

A escrever: down*town, tech-noir rpg
Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogador

Honestamente? Se

Honestamente? Se conseguires fazer esse RPG? Mereces o raio dos prémios todos e MAIS algum. Por isso, não te rales tanto sobre a tendenciosidade :D E vai fazer mas é um RPG para o Meu Pequeno Ponei. Só aí levas com um bocado de sorte dois prémios.

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Se Rui Anselmo conseguir

Se Rui Anselmo conseguir criar esse RPG-Mutante-Todo-Remendado, acho que teremos que criar um prêmio especial só pra ele!

Quase escrevia: "Challenge

Quase escrevia: "Challenge mode ON!", ali pelo meio.

Confesso que a caminho do bules, enquanto lia o George Martin, pensei como seria giro uma escola de poneis espiões sempre jovens, no longinquo planeta de Equinia, a aprender a usar o poder de Kiducho para combater as forças do malvado Zebrunov enquanto estudam para passar o teste de Relinchar Avançado, mas depois pensei que a piada se perderia entre os jogadores brasileiros e poucos portugueses lá chegariam também.

No entanto, se conseguisse regras para que o jogo corresse como uma série de tv, sem roubar demasiado ao PTA, havia de ser algo digno de nota. Mas preciso escrever o Cadavre Exquis.

E além disso não tenho tempo.

...

Mas talvez, talvez!, consiga.

es.

A escrever: down*town, tech-noir rpg
Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogador

A piada era:

Podeeeeeeeeeeeeeeeeerrrrrr Kiduchooooooooooooooo *relincha*

es.

A escrever: down*town, tech-noir rpg
Proto Agonístes um rpg de auto-descoberta, de um personagem e vários jogador

Compreendes que depois

Compreendes que depois dessa tirada VAIS ter que escrever o jogo. Eu exigo-o!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Tô dentro!

 

Caras excelente iniciativa!

Participarei com um jogo sobre road trips e rock'm'roll que deve receber o nome de Pé na Estrada.

E provavelmente a Secular Games vai entrar com algum patrocínio, só temos que decidir exatamente o que!

 

Seria aquela sua ideia do

Seria aquela sua ideia do RPG com um playlist, Rocha?

Bem vindo a iniciativa RPGênesis!

Essa mesmo, vamos ver se

Essa mesmo, vamos ver se funciona...

Valeu Marcos, acho que vai ser bem divertido!

Boas

Este ano infelizmente não tenho mesmo tempo para me por nesse projecto. Mas boa sorte a todos e depois quero ler todos os jogos criados :p

Ohhhhhhhhhhhhhhhhhhh! Mas

Ohhhhhhhhhhhhhhhhhhh! Mas vamos sentir a tua falta!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Apesar de não puder

Apesar de não puder participar, quero acompanhar o processo :p

Este ano não têm nenhuma temática de escrita? Já sabem todos sobre o que vão escrever?

acompanha-nos então

Arkangel escreveu:

Apesar de não puder participar, quero acompanhar o processo :p Este ano não têm nenhuma temática de escrita?

Este ano, temos quem quiser ser patrocionador a determinar o que é que quer premiar. Lê o anúncio, talvez queiras fazer parte do evento como patrocinadora?

 

Mais um que vai deixar

Mais um que vai deixar passar a oportunidade de criar um RPG do "Querido Pônei". Não entendo como vocês podem deixar passar essa grande chance!

"Querido Ponei"?

"Querido Ponei"? lolol de onde vem essa?

O ano passado participei e gostei muito, é uma experiência espectacular. Este ano não consigo mesmo, mas para o ano que vem contem comigo.

Eu ofereço um patrocínio

Eu ofereço um patrocínio - quem escrever um RPG do Meu Pequeno Ponei (aka Meu Querido Pônei, no Brasil), levava um almoço ou um cheque prenda, e mais outras tralhas.

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Bom, muito legal a

Bom, muito legal a iniciativa. Sou brasileiro, sonho em ser escritor de RPG desde novo, e é a primeira vez que encontro dados sobre esse projeto. Estão de parabéns.

Mas tenho uma dúvida crucial:

O concurso é individual, ou um grupo criativo já estruturado pode participar, como equipe? Pode parecer uma pergunta ridícula, mas é que eu possuo um grupo que pretende trabalhar em conjunto, criando materiais para RPG, e nunca custa perguntar. Como se diz por aqui, perguntar não ofende.

 

Bom, boa sorte a todos nós. o/

é uma pergunta frequente

Obrigado! Espero que entres no evento como participante e/ou como patrocionador. Não te esqueças de ler o FAQ que está lá em cima:

RPGénesis escreveu:

Várias pessoas podem colaborar para escrever o mesmo RPG?
Não, é mesmo um RPG por participante, um texto escrito por uma pessoa que tenta escrever o máximo de palavras dentro dos sete dias do desafio.

 

Pergunta

tenho 17 anos e posso participar ou é necessário ser maior de 18?

sim

Johann escreveu:

tenho 17 anos e posso participar ou é necessário ser maior de 18?

O RPGénesis não é um concurso, é um evento comunitário em que pessoas de todas as idades podem participar. Aguardamos a tua inscrição!

 

Duvida

Onde se faz a inscriçao no abreojogo???

Manda um Email para o

Manda um Email para o

a informar que queres ser um participante (convém dares o teu nick aqui no Abre o Jogo, para ser mais fácil identificar-te).

 

E já está!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

+1

Já mandei o email...

 

vamos lá ver no que isto dá :)

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

inscrito e respondido :)

stormrover escreveu:

Já mandei o email...

vamos lá ver no que isto dá :)

Inscrição

Mandei o e-mail, vamos aguardar.

força, já estás inscrito

GKorn escreveu:

Mandei o e-mail, vamos aguardar.

Não vai dar

Eu até estou a trabalhar num jogo neste momento mas não vai dar para participar. Seria obsceno reservar uma semana para escrever um rpg quando devia neste momento estar a escrever intensamente dois trabalhos de seminário que terão de estar acabados até setembro. Mas vou acompanhar o desenvolvimento dos vossos jogos, bom esforço!

Bem, se estou a acumular notas, porque não participar?  Se no fim de semana não tiver cumprido com as regras, paciência, não há jogo. Se tiver, fica feito ou rascunhado. Vou inscrever-me.

Sérgio

VIVA! Além do mais,

VIVA!

Além do mais, ninguém te obriga a fazer um jogo GRANDE. Pode ser sempre uma versão ashcan!

 

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Nem pensar

num jogo grande. Eu quero é mesmo um jogo pequeno. O meu problema não é ficar pelas 5.000, pelo contrário, é chegar às 5.000. Agora, que é isso do ashcan? A sério, há expressões que vejo por aí e acabo por não saber o que significam.

Sérgio

Citando a Wikipedia:"The

Citando a Wikipedia:

"The word ashcan is an older synonym for wastebasket, trashcan, or other garbage receptacle, intended for ashes from a fire. The implication is that the printed material will go straight from the printer to the trash, which was often the case. Ashcan editions frequently contained unlettered stories, unfinished art or even just whatever wastepaper had been conveniently available at the time. Their purpose was simply to justify the publisher's claim to a title, thereby preventing a competitor from publishing a similar title. Ashcans were also produced to demonstrate the publications to potential advertisers."

 

A culpa é um bocado minha, porque sendo nerd de comics, acabo por trazer o lingo comigo ainda que falemos num forum de jogos. De todas as formas era o que eu queria dizer -- fazeres uma versão "experimental" do jogo (não para ir para o lixo -- destaque em negrito do que eu estava a pensar). Não precisa de ser muito bonita ou muito bem feita.

 

Há quem já tenha feito "Ashcans" dos seus RPGs, como o caso do "Ignition Stage" do Bliss Stage, que era uma versão às três pancadas do que seria a versão final. Ou até mesmo o John Wick que fez uma primeira versão quase Ashcan do Blood and Honour, deixou os fãs mandarem input, e depois fez sair uma versão "final" (já para não falar do facto que agora anda a lançar 2.0 do Cat e do Wildnerness of Mirrors...)

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Inscrição OK

Acabei de me inscrever, tenho a ideia do cenário e do sistema, mas não tenho a minima ideia de um nome :D #comolidar

Não te preocupes. No

Não te preocupes. No primeiro RPGénesis, eu não tive nome para o jogo até 2 horas antes do final do RPGénesis -- chamava-lhe "A Academia RPG" e viva o velho.

O Rick Danger não se conformava, e continuava a chatear-me para arranjar um novo, e foi com a ajuda dele que "A Academia RPG" acabou por ser (muito bem) rebatizado (quase no final do RPGénesis) como "Drama Gakuen".

Além do mais, podes sempre pedir ajuda aos outros participantes -- é para isso que aqui estamos todos.

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Bem estou escrevendo uma

Bem estou escrevendo uma crônica para acompanhar a campanha .

 

Ficamos à espera da tua

Ficamos à espera da tua participação! Já tem nome o jogo\campanha?

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Meu conto "Trinni Sette"

Esse é o pequeno conto, espero que goste Milady e seja de divertimento para todos  que tiverem a sorte de le-lo

 

http://pt.scribd.com/doc/62240165/Trinni-Sette-2

Dúvidas de Iniciante

Olá!

 

Me cadastrei conforme o indicado em ambos os sites. Contudo, não os conheço bem, e achei melhor enviar também este e-mail, de modo a garantir minhas inscrição no RPGenesis!

 

Achei a idéia fascinante, mas ainda tenho algumas dúvidas:

 

1) Posso criar apenas um sistema ou é necessário ambientálo, obrigatoriamente?

2) Como faço os envios do material criado? Por e-mail? Pelos sites indicados? Se for pelos sites, podem ter paciencia com a minha ignorância e me explicarem de que modo faço isso?

3) Caso não consiga enviar material em algum dos dias, há algum problema?

 

Estou ansioso para começar!

 

Desejo a todos os que lerem esta mensagem uma noite abeçoada!

Firarian

Respondendo.

Pode criar o seu sistema, cenário adaptado ou pegar um sistema base por exemplo o Fate, Fudge ou D20 System e gerar a versão modificada. Para enviar o seu material terá que ser no mesmo e-mail que você enviou o cadastro. Acredito que há problema se você entregar depois do prazo, acredito que não será válido o seu material para análise. Abraços e depois quero ler o seu material heim!

RPGenesis - Entendido

Olá!

 

Muito obrigado! Foi bastante esclarecedor! Estou ansioso para começar a redigir algumas idéias...

 

Elton "Firarian"

Convite!

Apareçam às 23h30m de hoje na celebração virtual de abertura do RPGénesis no Skype. Sigam "jrnmariano" por lá, RPGénios! :)

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Poxa, nem pude participar

Poxa, nem pude participar da conferência no Skype. Mas, ao menos, já comecei a trabalhar no projeto. Vamo que vamo, pessoal.

gostaria de participar!

Já estou começando a escrever para participar, mas como eu faço para postar meu material?????

É possível postar em

É possível postar em três sitios (todos ou um ou mais à escolha): No Abre O Jogo, como post de blogue pessoal. No GaragemRPG no forum, na secção labor, ou no Google Groups. Podes ter mais informação neste vídeo:

 

http://www.youtube.com/watch?v=YFln27kvb5k

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Ó organizadores!

Organizadooores! Estão-me a ouvir???

Era simpático postarem por aqui uma lista de todos os participantes que estão a desenhar jogos com os respetivos títulos. Bora nisso?

Sérgio

melhor ainda

smascrns escreveu:

Era simpático postarem por aqui uma lista de todos os participantes que estão a desenhar jogos com os respetivos títulos.

Seguindo uma sugestão do rsemente, estamos a fazer um questionário que vai ser enviado por mail a todos os participantes para reunirmos informação que facilite a leitura e avaliação por parte dos patrocinadores.

Entretanto, mesmo hoje ainda houve novas inscrições e temos 43 participantes Happy

 

Questionário

Gostei da idéia, e realmente achei interessante passar um questionário!

Como ainda não comentei, meu projeto tratará de um RPG Cristão, visto que há um preconceito de ambas as partes para com a outra (a saber, Cristãos que não se "bicam" muito com RPGistas, e vice e versa). Será intitulado FEIC (Ferramenta de Evangelização por Interpretação Cristã), um sistema relativamente genérico, que neste suplemento ambientará um cenário atual!

Resposta a firarian

Pra vc já é gênio por ter como meta mesclar esses dois assuntos q permeiam minha vida. Estou com a propota  de escrever um roleplay 3°Guerra mundial com uns lances apocalípticos e intergalácticos

3°Guerra mundial

Mto interessante sua abordagem para o projeto! Espero poder ter acesso a ele quando concluído! Boa sorte, e que Deus abençoe tudo que suas mãos tocarem!

Firarian apóio completamente

Pra vc já é gênio por ter como meta mesclar esses dois assuntos q permeiam minha vida. Estou com a propota  de escrever um roleplay 3°Guerra mundial com uns lances apocalípticos e intergalácticos

Desabafo

Só quero dizer que para alguém que tem menos de 1.000 palavras no seu jogo e se está a ver sem tempo até à meia-noite de Sábado, ver as vossas actualizações diárias mete um bocado de nojo.

Carry on :)

:(

RedPissLegion escreveu:

Só quero dizer que para alguém que tem menos de 1.000 palavras no seu jogo e se está a ver sem tempo até à meia-noite de Sábado, ver as vossas actualizações diárias mete um bocado de nojo.

Carry on :)

 

ditto

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

Já passei as 5 mil. MAS

Já passei as 5 mil. MAS ainda nem vou a metade. Por isso, chiu! Nada de chorar. Quantidade não é qualidade!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Lá temos que desencantar um

Lá temos que desencantar um prémio para os os projetos incompletos, certo? :P

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim

Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Um belo prato de comida de

Um belo prato de comida de urso?

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

___________________________________________

http://www.abreojogo.com/files/rpgenia.jpg

Eu Escrevi Um RPG Numa Semana!

Viva la ascan

Ok, ontem cheguei às 2.500, por isso isto ainda é capaz de dar. Por outro lado encontrei um buraco no jogo no qual vou ter que pensar como é que tapo, por isso ainda é capaz de não dar :p

Terminei

Bom, mesmo sendo abatido por uma doença braba, que me deixou de cama de terça até ontem, eu consegui terminar uma versão pra playtest. Ainda faltam algumas coisas, mas só para uma versão BEEEM mais trabalhada. O que tem aí é o suficiente pra jogar.

 

Enviei pro e-mail do evento, postei em meu blog, e agora vou postar aqui. Aqui no Brasil ainda não são meia noite, então, espero não estar errado. Aqui o link: http://covildafenix.blogspot.com/2011/08/oneshot-um-jogo-de-cowboys-zumbis-e-uma.html

 

Espero que todos possam ler e se divertir, além de fazer críticas e sugestões para que OneShot cresça.

 

Obrigado pela oportunidade, achei muito construtivo participar do evento. Correr contra si mesmo para atingir uma meta, sempre trás bons pontos de Experiência, e nos permite subir de nível.

 

É isso aí. o/

Concluído - Projeto FEIC

Olá!

 

Estou enviando o material por e-mail devido a minha falta de conhecimento em envios de arquivos on line de outra forma que não por e-mail (desculpem minha ignorância)! O arquivo está em formato DOC e DOCX - espero que sejam válidos para o concurso!

 

Obrigado a todos os organizadores pela paciência e presteza em sempre atender e esclarecer minhas dúvidas!

 

Aos demais participantes, desejo boa sorte, e espero ter acesso aos materiais redigidos nesta semana! Quem se interessar pelo meu, me dê o endereço de e-mail que ficarei feliz em enviar meu humilde material redigido nesta semana!

 

Fiquem todos na Paz do Senhor Jesus!

 

Elton "Firarian"

parabéns a todos os participantes!

Muitos parabéns desde já pelo vosso esforço em geral e parabéns em particular aqueles que cumpriram com o desafio.

HappyHappyHappy

Com a vossa colaboração, estamos a juntar as respostas ao questionário que foi enviado através do grupo de e-mail. Respondam lá se ainda não o fizeram e ajudem os patrocinadores a encontrarem os RPGs que procuram premiar.

'-'

Eu não recebi o e-mail...

confirma, por favor

GKorn escreveu:

Eu não recebi o e-mail...

Pelo que eu posso confirmar, Guilherme, estás inscrito no grupo desde 10 de Agosto com o e-mail guilhermekorn arroba yahoo ponto com ponto br, não é? Vê se os e-mails não teem ido parar todos à tua pasta de spam.

 

Conferi

Não, não recebi mesmo... Acabei de re-conferir.

Não haveria alguma forma de re-enviar? Se enviarem e chegar agora, eu respondo agora mesmo...

e os outros mails?

GKorn escreveu:

Não haveria alguma forma de re-enviar?

Recebeste algum e-mail do rpg3nesis arroba google groups ponto com desde o dia 10 Agosto? O último chama-se "Participações já disponíveis para os patrocinadores (respostas ao questionário)"e já houveram cerca de 20 e-mails desde que estás inscrito. Em último caso, podes também aceder aos e-mails enviados através do site http://groups.google.com/group/rpg3nesis/

 

Não.

Os únicos e-mails que recebi foram do portal Abrejogo. De qualquer forma, vou entrar no link postado acima, para tentar regularizar minha situação. Qualquer coisa, volto a procurá-los.

 

Edit - Já me inscrevi no grupo, falta ser aceito.

Questionário - Grupo de de e-mail

Olá!

 

Eu não recebi tal questionário, e gostaria muito de responde-lo para que possa me sentir validado no concurso! Como faço para faze-lo, visto que nada recebi? Será que não estou devidamente inscrito no grupo de e-mail?

 

Aguardo ansiosamente uma resposta!

 

Elton "Firarian"

Nem eu recebi. meu email é

Nem eu recebi. meu email é

&

por favor me passem o questionário. Té mais e um abraço a todos.

Consegui!

Consegui responder o questionário, mas só através do grupo (pelo link apresentado acima). Espero que ainda esteja valendo, como fiquei doente, foi difícil completar a tarefa.

 

Bom, vou aguardar algum tipo de feedback.

ei, nao recebi nenhum questionario para preencher

participei com meu cenario Sampa 2020 mas nao recebi questionario

 

por favor enviem para pmicchi@hotmail.com

 

valeu

oi Paulo

kaliban escreveu:

participei com meu cenario Sampa 2020 mas nao recebi questionario

No teu caso, estás inscrito para receber os mails desde 15 de Agosto e, nesta altura, já te foram enviadas algumas dezenas deles. Verifica tal como o GKorn fez acima se eles estão na tua pasta de spam e, em último caso, acede ao link que indiquei.

 

2012

Vai ter RPGenesis em 2012?