Colosseum

Retrato de pringi
Colosseum - Caixa

Confesso que o jogo de tabuleiro Colosseum foi uma grande e boa supresa.

Depois de ler algumas críticas seleccionei o jogo pelo seu grau elevado de interacção entre jogadores. Contudo, depois de ler as regras fiquei bastante apreensivo. O jogo não parecia ser muito interessante. Contudo depois de ver o tabuleiro montado e de se ter iniciado as primeiras rondas, tudo mudou. O Colosseum é mesmo um jogo espectacular.

Antes de mais o Colosseum é um jogo diferente.

  • Nada está escondido - As peças que cada jogador tem estão todas à mostra.
  • O vencedor é incerto - Até à última jogada do último jogador ninguém sabe bem quem irá vencer.

O cenário de Colosseum passa-se na Roma antiga. Cada jogador é um dono de uma arena de espectáculos. O objectivo de cada jogador é realizar espectáculos (eventos) e atrair o maior número de espectadores possivel. Existem várias formas de atrair espectadores para a arena do jogador. Quer através de estrelas de espectáculos (ex: gladiadores), atraindo o imperador e outras figuras importantes para a a sua arena, etc.

Evento

 

O que o Colosseum tem de especial é que não existe pontuação acumulada. Se um jogador não teve sorte numa determinada ronda, nada o impede de na ronda seguinte passar para o primeiro lugar. A determinação do número de espectadores é feita por ronda, e só interessa o valor maior obtido até ao momento (ex: se numa ronda teve 20 espectadores e na seguinte 21 o seu resultado corrente é 21. Ou se numa ronda teve 50 espectadores e na seguinte apenas 29 o seu resultado corrente é 50 espectadores).

O jogo também é constituído por diversas componentes que o tornam num jogo bastante interessante.

  • Componente de leilão - Existem peças que podem ser licitadas por todos os jogadores
  • Componente de troca - Os jogadores podem trocar peças entre si
  • Componente de sorte - São lançados dados para movimentar as figuras importantes (ex: imperador) que podem visitar a arena do jogador
  • Componente estratégica - É fundamental ter uma estratégia para se conseguir ganhar o jogo. Os eventos produzidos anteriormente contribuem com peças para os eventos seguintes.
  • Componente justiça - O último pode tirar um item ao primeiro classificado. Após a produção de um espectáculo, todos os jogadores têm de deitar fora um item.

Senador

A mecânica do jogo é simples. Existem 5 rondas (não interessa o número de jogadores). Em cada ronda existem 5 fases:

  1. Investimento - Compra de peças que podem trazer mais espectadores, compra de um novo evento, ou compra de peças que permitem lançar 2 dados.
  2. Aquisição de items - Fase de leilão.
  3. Troca de items - Troca de items entre jogadores
  4. Produzir um evento
    1. Mover Imperador e outras figuras (dados) - Lançamento de dados para movimentação das figuras importantes
    2. Produzir o evento - Indicar qual o espectáculo a produzir
    3. Contagem de espectadores - De acordo com o número de items que um dado jogador tem, o evento produz mais ou menos espectadores conform o número de items em falta. Conta-se também se as figuras importantes estão na arena, estrelas e outras peças que trazem espectadores.
  5. Cerimónia de encerramento - Cada jogador deita fora um item do espectáculo que produziu.- O último tira uma peça ao primeiro.

Alguns items

 

Em cada fase todos os jogadores, à vez, jogam. Em cada ronda um jogador inicia a mesma (se forem 5 jogadores cada um dos jogadores irá iniciar a ronda uma vez). É também interessante verificar que cada jogador não fica muito tempo parado, pois em cada fase todos jogam.

 

O Colosseum é um jogo muito interessante, onde não se nota o passar do tempo. Por incrível que pareça o jogo é extremamente movimentado e todos os jogadores estão sempre em acção. É sem dúvida um dos melhores jogos que já joguei.

Recomendo-o vivamente para quem gosta bastante de jogos com muita interação.

Para mais informações sobre o jogo:

 

 

Tabuleiro

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Boa review

É de facto um bom jogo. Bonito, elegante e com muitas opções. Tem como grande defeito o facto de depender muito da sorte com que saem as peças. Mas um bom joo sem dúvida. 

http://spielportugal.blogspot.com

 

________________________________________________________

"The only way to achieve the impossible is to believe it is possible."
Lewis Carroll in Alice in Wonderland

Para mim o melhor de tudo

Para mim o melhor de tudo ainda é a produção, ao nível daquilo que a DOW já nos habituou. 

Peace !!!

Oblivion

Parabéns pela tua review

 Colosseum é daqueles jogos que está constantemente no meu carrinho de compra, mas que à última hora tem de sair! Infelizmente ainda não o comprei mas tenho intenção do o fazer um dia.

 Para além da magnífica produção da DoW, há também o nome Kramer gravado na capa, que, queiram quer não queiram, é um nome incontornável.

Parabéns Pringi pelo teu trabalho. Continuação de bom trabalho e boas jogatanas.

 

PS - Já votaste no JUG2007? Não!... Vai ao jogoeu.blogspot.com e vota! Precisamos do voto de todos. 

http://jogoeu.blogspot.com

Obrigado

Obrigado pelo incentivo.

Espero cntinuar a participar activamente no site com novas reviews e opiniões.

Gostei bastante do jogo. De

Gostei bastante do jogo.

De facto existe alguma sorte no jogo (peças iniciais) e a ordem de jogar também pode influenciar o outcome ( 3º e 4º jogador podem ter alguma vantagem, se bem que ainda não confirmei essa ideia).

thumbs up!!