Sobre os Jogos de Tabuleiro

Conjunto de vários documentos de introdução aos Jogos de Tabuleiro e Guerra.

Ajudem-nos a manter estas páginas em dia e a acrescentar mais!

Glossário e Abreviaturas

É recorrente encontrarmos termos nos comentários de utilizadores que são estrangeirismos ou expressões típicas do Hobby e que são usadas com frequência para abreviar ou identificar situações e por vezes jogos.

 

Normalmente os nomes dos jogos acabam abreviados pelas iniciais das palavras que compõem o nome do jogo.

Ex: Age of Steam - AoS / Puerto Rico - PR

 

Já as expressões assumem um papel diferente. Por vezes descrevem uma situação.

 

Esta página visa a criação de um Glossário de termos, expressões e abreviaturas, para servir de ajuda àqueles que ainda dão os primeiro passos neste meio e encontra-se dividida em 2 seccções:

- Glossário de termos e expressões

- Abreviaturas

- Termos genéricos usados pelos cibernautas

 

GLOSSÁRIO DE TERMOS E EXPRESSÕES


Ameritrash - Forma de classificar um jogo pelas suas caracteristicas de estilo Americano. Jogos onde o tema e a componente visual (peças, ilustrações, etc) têm tanta importãncia quanto as mecânicas. (ex: Last Night on Earth, Formula D, etc)

Analysis paralysis - A expressão é usada para ilustrar os momentos em que um jogador "congela" na sua análise da sua situação de jogo e leva o seu tempo (normalmente mais do que seria de esperar) até que se decida a realizar uma acção.

Dice-fest - Jogo que usa dados nas suas mecânicas, de uma forma que torna a habilidade do jogador em secundária ao desenvolvimento do mesmo (ex: Jogo da Glória, Monopólio, etc).

Euro/Eurogame -  Forma de classificar um jogo pelas suas características de estilo Europeu. Jogos onde o factor sorte é pouco relevante e apelam ao sentido estratégico/táctico dos jogadores, desenvolvendo o seu jogo a partir de condições iguais.

Eurotrash - Forma depreciativa de classificar um Eurogame.

Gamer - Pessoa que dedica muito do seu tempo aos Jogos de Tabuleiro.

Kingmaker - Termo usado para ilustrar uma situação em que um jogador através das suas acções no jogo, determina o vencedor do jogo (que não ele próprio).

Meeple - Nome dado aos peões que representam Pessoas num jogo. "My people" terá sido a origem do termo e usado pela primeira vez por Alison Hansel para descrever os peões usados no "Carcassonne".

Non-gamer - Pessoa normal!!! Que não acorda a pensar em jogos, nem respira ou se alimenta de jogos de tabuleiro!

Out of Print - Jogo que já não se encontra em produção.


 

ABREVIATURAS


AoS - Age of Steam (jogo)

AP - Analysis paralysis

BGG - Boardgamegeek (Site)

BSW - Brettspielwelt (Site de jogos on-line)

CC - Carcassonne (jogo)

CCG - Collectible Card Game ( Jogo de cartas coleccionáveis)

D6 - Dado de 6 faces

OoP - Out of Print 

RftG - Race for the Galaxy (jogo)

RPG - Role-Playing Game

RRT - Railroad Tycoon (jogo)

 


 

TERMOS GENÉRICOS (Internet slang)

 


AKA - "Also Known As" - Também conhecido como

IMHO - "In My Humble Opinion" - Na minha humilde opinião

LMAO - "Laughing My A$$ Off" -  Rir até mais não (Tradução livre)

LOL - "Laughing Out Loud" - Rir muito alto, rir às gargalhadas

ROFL - "Rolling On Floor Laughing" - Rebolar pelo chão a rir

ROFLMAO - "Rolling On Floor, Laughing My A$$ Off" - Rebolar pelo chão a rir até mais não (Tradução livre)

Onde jogar?

Aqui encontra direcções para chegar aos locais Ponto-de-encontro de grupos de jogadores espalhados pelo País, bem como a periodicidade com que o fazem.

 

 

 

A Comunidade, Pontos de Enconto e lojas. Tudo num mapa!

«Clica na imagem para ir para o mapa»

  

Classificação

Pessoas - Categoria: Entertainment, Cor: Verde

Lojas - Categoria: Business SubCategoria: Loja, Cor: Azul claro

Pontos de encontro - Categoria: General, Subcategoria: Ponto de Encontro, Cor: Azul

 

Podem ver o tópico de discussão sobre o CommunityWalk em: Players where are you?

Boardgamers Lisboa

O que se joga? De tudo, dos Eurogames aos Wargames, dos mais recentes aos clássicos! Lendo os comentários a este post poderão ficar com um pequeno feeling do "cardápio" de jogos que os participantes estão a pensar levar para o evento, e há sempre alguns eternos favoritos que são presenças constantes e outros que estão na loja disponíveis para quem quiser. Sintam-se à vontade para trazerem os vossos jogos favoritos; interessados neles não hão-de faltar.

Como se joga? Tipicamente, o que acontece é que se junta um grupo de jogadores, se olha para os jogos disponíveis, e o pessoal se divide pelos jogos mais apetecidos. Há sempre para todos os gostos: curtos, longos, mais a brincar, mais para fritar o cérebro, etc. Como é raro toda a gente saber as regras ou já ter jogado aquele jogo em particular, há sempre um pequeno período em que o dono do jogo ensina toda a gente a jogar e depois... joga-se! Esperem muita boa disposição e companheirismo; não há maus perdedores nem maus vencedores, apenas bons amigos.

O que se janta? Se vieres ao final da tarde com ideias de ficar para a noite, o pessoal costuma organizar-se para jantar (tipicamente encomenda-se Telepizza, ou vai-se ao centro comercial ali ao lado onde há uma selecção decente de fast food), mas podes ir jantar onde quiseres e voltares quando estiveres despachado.

Aparece! Há sempre um espaço vago a contar contigo!

(Consultar Calendário de eventos

Runadrake - Rua Agostinho Neto nº23 3, Lisboa (Mapa e Indicações)

Boardgamers Loulé

Se quiserem vir dar uma jogatina e estiverem perto de Loulé, venham ter conosco, mandem um email para mim através do contacto neste site e a gente combina algo.

Boardgamers Porto

Semanalmente o Grupo de Boardgamers do Porto, encontra-se para fazer umas partidas de Jogos de tabuleiro e conviver. Os encontros são abertos a todos os que se queiram juntar, sem necessidade de se sentir obrigado a trazer jogos, pois há sempre quem leve.

É uma oportunidade de jogar jogos que não se tem, fazer novas amizades e passar um bom bocado.

Os encontros realizam-se todas as 5ªs-feiras, alternando o local entre: Porto (Cristal Park - frente ao Museu Soares dos Reis) e IKE - Indoor Karting de Espinho. Começam por volta das 21:30 e terminam quando já não houver gente para jogar (Consultar Calendário de eventos).

O Grupo também se reúne mensalmente no Porto (Cristal Park), no último Sábado de cada mês.

Em caso de dúvidas ou problemas para encontrar os locais, não hesitem em perguntar aqui ou enviar mensagem pelos contactos: Mallgur / JohnnyBeGood.

Os espaços onde nos encontramos são públicos e cedidos para o efeito pelos respectivos proprietários, pelo que aqui ficam os nossos agradecimentos.

             
Mapa                             Mapa

Livre Indirecto (Subbuteo)

A União Recreativa Brandoense começou a preparar a sua equipa de Futebol de Mesa/Subbuteo para a época 2008/09 com o regresso dos treinos semanais ao Sábado, a partir do dia 23 de Agosto, a partir das 15h00 e até às. Os treinos realizam-se nas instalações da colectividade na Brandoa(Amadora), Rua António José de Almeida, 12-A, perto do balcão do Banco Millenium.

Todas as presenças serão bem vindas. Comparece!

Mais questões: LuisFilipeHorta

 

Os Jogos de Tabuleiro na comunicação social Portuguesa

Nesta página pretende-se coligir Notícias nos Jornais e Revistas, bem como reportagens na Televisão sobre os Jogos de Tabuleiro.

Aproveitando o balanço da recente representação no programa da RTP1 - Praça da Alegria e começar por aí.

Em tempos saíram alguns artigos em jornais, pelo que se alguém os tiver digitalizados, adicionem aqui ou enviem por mail para boardgames.porto.johnny@gmail.com.

 

 


 

BOARDGAMERS PORTO NA PRAÇA DA ALEGRIA (30 de Setembro de 2008)

Videos disponíveis no Youtube

 

 

 

 

PARTE I / PARTE II

Tópico de discussão aqui!

 

 


 

 

MAIS DE 4.000 A JOGAR MONOPOLY (28 de Agosto de 2008)

in "Jornal de Notícias"

Clique na imagem para ver ampliado.

 

in "Jornal de Notícias - On-line"

Ver notícia!

Inclui video!

 


 

ADULTOS RENDIDOS AO MUNDO DOS JOGOS DE TABULEIRO (25 de Março de 2007)

in "Jornal de Notícias - On-line"

Ver notícia!


Quando é que se começou?

Afinal quando é que este pessoal começou a reunir-se? Será que há provas de quem mandou a primeira boca, e atirou a primeira pedra que criou a avalanche? E esta quando criada que sentido tomou?

Dos arquivos da memória, para a memória contemporânea:

Grupo Boardgamers de Lisboa

Ora depois de alguma pesquisa nos arquivos históricos do AoJ, estes revelam que o embrião do que viria a tornar-se o GBL começou numa tarde em Cascais, quando o Circo chegou à cidade, em Novembro de 2005, tendo ficado o momento registado para a posterioridade:

Passado quase um ano em Julho de 2006, no BGG, numa conversa entre os Tugas, nasce a idéia do pessoal dos boardgames de Lisboa se juntar pela primeira vez.

E assim o Ricardo Madeira põe a rolar a primeira thread Encontros de Boardgamers em Lisboa.

Depois de um arranque abortado a 25 de Agosto de 2006, finalmente a 1 de Setembro de 2006 tem lugar o 1º Encontro de Boardgamers de Lisboa.

Passados que são três dias, a 4 de Setembro de 2006, tem lugar aquilo que se passou a tornar o encontro semanal de jogadores, às quartas-feiras.

Pior que uma bola de neve, já a 8 de Setembro de 2006, se começa a falar na possibilidade de se organizar um encontro mensal.

E como se costuma dizer, o resto é história!!

Grupo Boardgamers Porto e os Encontros regulares

Sem poder falar na primeira pessoa (deixarei para o Mallgur e Neonaeon a tarefa de completar o que estiver em falta), e depois de fazer uma pesquisa pela actividade do blog do grupo, aqui fica uma pequena resenha cronológica:

 

27/03/2007 - Apresentação do Grupo

                     Mallgur cria e apresenta o grupo aqui no AoJ

03/04/2007 - Terça-feira de Boardgames (Porto) 

                     1º Encontro semanal agendado para a XXL, com a participação do Mallgur, Nazgul, Npl e Rick Danger. Ficou agendado novo encontro para daí a 15 dias.

14/04/2007 - Fury of Dracula na XXL (Sábado)

                      Encontro agendado para a XXL, com a participação do Mallgur, Nazgul e Rick Danger.

17/04/2007 - Vinte e Cinco!

                      O grupo atinge os 25 membros.

14/05/2007 - Valerá a pena?

                      A fraca afluência de participantes, leva à questão de valer a pena ou não, continuar a tentar dinamizar o grupo e as sessões semanais à erça-feira à noite.

15/05/2007 - 15 de Maio - Sessão na XXL

                        1ª Session report do Mallgur sobre um Encontro de jogos no Porto.

17/07/2007 - 17 de Julho - Colmeias, Cowboys e Vulcões... e 6 participantes!

                        Sessão semanal de terça-feira com 6 participantes.

28/07/2007 - Encontro Regional do Norte (aka CaragoCon) primeira edição. O que foi...

                        1º Encontro regional do Porto com 15 participantes.

14/08/2007 - 14 de Agosto - Citadels a 7, Werewolf a 8...

                        Encontro semanal de Terça-feira com 8 participantes na XXL.

21/08/2007 - 21 de Agosto - Sessão no Crystal Park. A roda do Karma...

                        1º Encontro semanal de Terça-feira no Crystal Park de vido a obras na XXL. 

04/09/2007 - 4 de Setembro - Enquanto alguns constroem um castelo, outros combatem-se aos tiros, comem minhocas e quase fazem uma cidadela!

                        2º Encontro semanal de Terça-feira no Crystal Park e com 10 participantes.  

25/09/2007 - 25 de Setembro - Maior participação até agora... Catorze pessoas! 

                        Encontro semanal de Terça-feira no Crystal Park e com 14 participantes. 

04/10/2007 - 4 de Outubro - A primeira sessão à quinta feira... boa como as outras! 

                        1º Encontro semanal à Quinta-feira no Crystal Park. 

11/10/2007 - 11 de Outubro - E mais um recorde de participação! 18 pessoas no Crystal Park... 

                        Encontro semanal à Quinta-feira no Crystal Park com 18 participantes. 

14/02/2008 - 14 de Fevereiro - Um dia de S. Valentim diferente... 

                        1º Encontro semanal à Quinta-feira no Acua Bar em Espinho devido a obras no Crystal Park.