O que faz Qin?

Retrato de HBarbosa

Quando o Rick Danger colocou um vídeo do Hero e me perguntou se o Qin "simulava" o combate, tive uma ideia que pode ser engraçada. Demonstrar
as capacidades e limitações do Qin através de vídeos. Cada vídeo é acompanhado de descrições mais ou menos detalhadas qual a mecânica de
Qin que corresponde ao que se vê no ecrã. Cada mecânica é identificada a negrito.

HERÓI (Combate de Nível Baixo-Intermédio em Qin)

44' - Jet Li faz uma Carga sobre Donnie Yen. Na fase final aplica um Tao das Seis Direcções para ter uma acção livre de movimento e consegue conjugar isso com uma acção de Desembainhar. Infelizmente, Donnie Yen tem um bónus à Defesa porque vê o inimigo a correr para si.

1"7' - Os dois usam Tao das Seis Direcções para saltar para o meio do páteo. Lembrem-se que os Taos podem contar como acções grátis e logo conjugados com acções mais complexas (ataques, por exemplo).

1"43' - Ataques normais.

3" - Ataques e contra-ataques normais (podem ser alterados por Taos cujo efeito são bónus aos lançamentos mas em termos visuais são invisíveis).

3"17' - Jet Li usa Tao das Seis Direcções + Tao da Leveza do Ser para se apoiar na balaustrada e ganhar o efeito de terreno superior que em Qin dá um bónus de +1 ao ataque.

3"22' - Jet Li impulsiona-se da balaustrada com Tao das Seis Direcções. Os saltos mais altos podem ser considerados Defesas Activas.

3"37' - Mais Ataques normais.

3"42' - Donnie Yen usa a lança para atacar à Mão Desarmada com os pés. Não tem efeito mecânico mas é uma boa descrição visual.

4"1' - Donnie Yen usa Tao das Seis Direcções + Acrobatics para chegar ao telheiro e virar-se pernas para o ar e depois um Tao da Leveza do Ser para se apoiar de pernas para o ar. Pode ganhar um bónus +1 ao ataque.

4"23' - Jet Li prende a arma do inimigo. Infelizmente para ele, Donnie Yen tem um lançamento superior e consegue soltar-se.

4"38' - Mais ataques normais até que Donnie Yen atira a lança contra Jet Li. Como não usa a lança de maneira normal, nem a atira de maneira normal, tanto pode ter uma penalização ao ataque como usar a competência Improvisação.

5"2' - O golpe final é uma Carga + Tao das Seis Direcções que infelizmente Donnie Yen não consegue defender.

Como os Taos e Técnicas de Combate usadas são de nível baixo, este combate está ao nível de qualquer personagem principiante de Qin.

HERÓI (Combate de Nível Alto em Qin)

1"10' - Indicação importante do narrador. As personagens não ser queriam ferir mas contentavam-se em fazer só os golpes. Por isso é que no combate, eles não se tentam atingir. É apenas uma simulação que permitirá "prever" quem ganha sem ferir ninguém.

1"16' - Utilização do Tao das Seis Direcções (para saltarem) com Tao da Leveza do Ser (para usarem a água como apoio). Todo o combate recorre a Ataques normais. Não se esqueçam que em Qin, os Taos contam como acções livres que podem ser adicionados a outras acções mais complexas - ataques neste caso - o que permite simular os combates acrobáticos. Reparem também que eles não querem cair dentro de água, usando a espada ou os pés como apoio.

Nota à parte: Impressionante como o filme nos mostra eles a saltarem por cima de água com a câmara por baixo de água.

2"42' - Quando eles começam a atirar gotas de água um contra o outro, Qin permite fazê-lo como Ataque com modificadores usando gotas como alvo. Aqui vou esticar-me um bocado e interpretar que como Água representa as capacidades físicas e expressões corporais, o facto de usarem a água como ataque um contra o outro pode ser uma metáfora da superioridade física de cada um. Mas isto já é um aparte e não fica nada mal em wuxia. Tongue out

2"46' - O facto da gota ter sido defendida mas uma pequena gotícola saltar na direcção do corpo no pavilhão (aquela estrutura no meio do lago) é definido pelo GM como um obstáculo a ultrapassar pelo combatente. Ele tem que impedir que a gota toque na cara da sua amada. Já o fiz em sessões mas não com gotas de água mas sim com gotas de tinta em caligrafia.

3"8' - Interessante como a gota de água faz parecer que ela está a chorar.

3"16' - Para poder mudar o salto a meio do ar, Jet Li tem que aplicar um Tao das 10,000 Mãos para adicionar uma segunda acção complexa à primeira. Isto é mais complicado mas é assim: Tao das Seis Direcções + Ataque (vejam como ele está de espada em riste para atacar), logo a seguir Tao das 10,000 Mãos para adicionar um movimento complementado com um Tao das Seis Direcções + Acrobatics para se impulsionar no poste e para saltar dali para fora. O lançamento foi claramento falhado porque Jet Li cai e bate com a mão na água, molhando-se e perdendo o combate.

Como podem ver, em wuxia, os combates podem ser extremamente poéticos (não é obrigatório, mas podem ser) o que os distingue da força bruta usada, por exemplo, nos combates do Senhor dos Anéis.

Grupos:

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

excelente ideia!

Sugiro desde já a todos os subscritores que aceitem este desafio de ilustrar com as suas mecãnicas favoritas os seus vídeos favoritos de wuxia!
Criem talvez um tópico para cada vídeo, de forma a não sobrecarregar a página.

Este é o código html que podem copiar e colar (sem o editor ligado) para embeber um vídeo do YouTube:

<object width="425" height="350"><param name="movie" value="http://www.youtube.com/v/###########"></param><param name="wmode" value="transparent"></param><embed src="http://www.youtube.com/v/###########" type="application/x-shockwave-flash" wmode="transparent" width="425" height="350"></embed></object>

Onde está ########### devem colocar o código do url da respectiva página do vídeo. Por exemplo, podem ver que azObdhUGyq é o código do vídeo que o Dwarin escolheu.

Afinal era isso...

Obrigadão, Rick. De facto, sabia o código para embed só não sabia que se tinha que desactivar o editor. Assim fica mais fácil ler a lista com o filme a correr em cima.



"You think I'm old and feeble, do you? Well, face my Flying Windmill Kick, asshole!"

combate no salão de go

Esta cena do Hero está excelente e dá pano para mangas em termos de descrição. Alguns pormenores que o Dwarin não referiu - e que talvez Qin consiga simular:

  • A carga logo no início dá a ideia de surpreender o Donnie Yen - e o factor surpresa é um tema muito importante neste combate e em toda a acção wuxia em geral! Nitidamente, o Donnie não estava à espera que o Tao do Jet Li chegasse tão longe.
  • Logo que o combate começa, repare-se que a lança do Donnie ainda está coberta e tem de ser manejada de uma forma menos eficaz, apanhando com toda a força da espada do Jet Li. Quando o Donnie apronta a lança, torna-se uma arma dramaticamente melhor, com enorme distãncia, flexibilidade e uma cauda decorativa na ponta usada para distrair o adversário.
  • A cena da música está fabulosa (e prepara o espectador para outro combate do género na casa do lago). Em termos de sistema, poderia se estabelecer que as personagens aqui têem X turnos para combater mentalmente antes da corda rebentar. Quem se sair melhor no combate mental, ganharia um bónus brutal no confronto real.
  • Mais uma vez, a lança do Donnie é de tal qualidade e tão bem manejada que chega a atacar duas vezes com a mesma acção! O Jet Li vê-se forçado a defender o cabo da lança com a espada e depois bater na ponta com pé. 

Rick Danger escreveu:

Rick Danger escreveu:

Logo que o combate começa, repare-se que a lança do Donnie ainda está coberta e tem de ser manejada de uma forma menos eficaz, apanhando com toda a força da espada do Jet Li. Quando o Donnie apronta a lança, torna-se uma arma dramaticamente melhor, com enorme distãncia, flexibilidade e uma cauda decorativa na ponta usada para distrair o adversário.

Neste caso, deixaria que ele a manejasse da mesma maneira, embora, estando a lâmina coberta, o dano fosse reduzido. Muitas vezes em Wuxia, o objectivo do combate não é matar o oponente mas sim vencer demonstrando superioridade de kung-fu.

Rick Danger escreveu:

A cena da música está fabulosa (e prepara o espectador para outro combate do género na casa do lago). Em termos de sistema, poderia se estabelecer que as personagens aqui têem X turnos para combater mentalmente antes da corda rebentar. Quem se sair melhor no combate mental, ganharia um bónus brutal no confronto real.

Bem visto. De facto, não é descabido de todo e permite fazer um combate na mente das personagens sem medo de alguém morrer.

Rick Danger escreveu:

Mais uma vez, a lança do Donnie é de tal qualidade e tão bem manejada que chega a atacar duas vezes com a mesma acção! O Jet Li vê-se forçado a defender o cabo da lança com a espada e depois bater na ponta com pé.

De facto, foi um pormenor que me escapou. Em QIn, chama-se a esta técnica Golpe Duplo.



"You think I'm old and feeble, do you? Well, face my Flying Windmill Kick, asshole!"

Adicionei o combate que o

Adicionei o combate que o Rick meteu na thread da crítica do Qin mas desta vez com descrições mais detalhadas.



"You think I'm old and feeble, do you? Well, face my Flying Windmill Kick, asshole!"

A Espada Mágica (1977)

Mais uma cena para os amantes de Wuxia, desta feita do filme A Espada Mágica (1977) dos míticos estúdios Shaw Brothers.

Reparem nas armas pouco ortodoxas usadas no combate e que são um elementos constante nos filmes wuxia. Nesta sequência, o herói (Ti Lung) é o que está vestido de negro.

30' - Utilização de ataques / bloqueios / esquivas normais.

36' - Os vilões usam o Tao das Seis Direcções para saltarem contra o herói, atacando. Felizmente, ele tem um bom Água + Jian para bloquear os golpes.

44' - A rapariga usa um objecto metálico redondo. Parece um escudo pequeno. Não o consigo identificar. É mais um daqueles objectos pouco ortodoxos.

45' - O herói salta usando o Tao das Seis Direcções mais Acrobacias.

47' - A rapariga usa uma arte marcial baseada no Tao das Mil Abelhas que essencialmente permite transformar um objecto normal (neste caso uma faixa vermelha) numa arma, prendendo o braço do herói e fazendo-o largar a arma.

51' - Uso de uma acção para apanhar a arma. Não consideraria lançar os dados porque a acção é "cool": levantar a espada com o pé.

55' - Um segundo vilão usa uma técnica semelhante à da faixa vermelha para prender a arma do herói.

1"1' - Inteligentemente, o herói espeta a arma no chão para não lha roubarem e para ter uma mão livre para apanhar os objectos que lhe atiram e atirar de novo contra os inimigos com o Tao das Mil Abelhas. Objectos explosivos também fazem parte de wuxia.

1"25' - Enquanto o vilão salta com Acrobacia e Tao das Seis Direcções, a mulher atira dois papéis cortantes. Sim, em wuxia, o chi permite tornar um objecto normal como um papel numa arma completamente mortífero. Mais um Tao das Mil Abelhas aplicado. Vejam como logo a seguir saltam os dois com o Tao das Seis Direcções e o herói mata a mulher com o papel.

1"39' - Enquanto o herói luta com Ataques / Bloqueios  normais, uma vilã tenta bloquear-lhe o caminho com um escudo, possivelmente obrigando-o a uma penalização por lhe limitar os movimentos.

1"45' - Quando o herói corta o escudo de madeira é uma simples aplicação de um ataque cujo dano ultrapasse a resistência do escudo.

1"55' - O herói usa o Tao das Seis Direcções para saltar para a espada, mais o Tao da Leveza do Ser para se apoiar na espada, usa o Tao das Mil Mãos para  uma segunda acção de saltar a partir da espada.

Deixo a segunda metade do combate falar por si até porque as coreografias dos combates dos Shaw Brother Studios eram excelentes.



"You think I'm old and feeble, do you? Well, face my Flying Windmill Kick, asshole!"