Tokyo Game Market - Outono 2013

Retrato de tmgd

Nunca tinha ouvido falar no evento "Tokyo Game Market", mas uma notícia chamou-me a atenção.

Como achei interessante resolvi partilhar a mesma.

 

Resumidamente, a 4 de Novembro 2013 decorreu em Tokyo mais uma edição deste evento que conta actualmente com mais de 200 designers amadores que apresentam as suas ideias em mesas de 50 x 100cm.
 

Também achei curioso saber que este evento, que começou no ano 2000, era inicialmente para venda de jogos de tabuleiros usados e era organizado por uma única pessoa! surprise

Se quiserem ler mais sobre este evento....

http://gamemarket.jp/ (só para quem souber japonês)

http://www.boardgamegeek.com/blogpost/24597/tokyo-game-market-autumn-2013

http://www.boardgamegeek.com/blogpost/19092/tokyo-game-market-spring-2013

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Site em inglês

.... para quem não souber japonês se quiser pode ver o site do evento em inglês: http://gamemarket.jp/index.php?ml_lang=en wink

Wow, também não tinha

Wow, também não tinha conhecimento disto. :)

Será pelo tamanho das mesas que todos os jogos que vêem do Japão parecem ser card games? ;)

Só vi as fotos mas parece ser no sítio onde era o Comic market, antes das editoras criarem o seu próprio evento devido à censura em Tóquio :x

--

Tokyo

Tiago escreveu:

Wow, também não tinha conhecimento disto. :)
Será pelo tamanho das mesas que todos os jogos que vêem do Japão parecem ser card games? ;)

Só vi as fotos mas parece ser no sítio onde era o Comic market, antes das editoras criarem o seu próprio evento devido à censura em Tóquio :x

... tu não tinhas conhecimento deste evento?! Wow... isso para quem gosta da arte japonesa é curioso! smiley

Card games e jogos pequenos... embora o Trains ainda precise de algum espaço na mesa (mas deve ser uma excepção) confused

Cencura em Tóquio? Que história é essa? surprise

Tóquio tem uma lei de

Tóquio tem uma lei de motivação e propósito dúbio que previne que sejam mostradas imagens de representações "sexuais" de jovens de idade indefinida.

Sendo que a parte do "sexual" está bastante indefinida nessa lei e as editoras arriscavam-se a serem multadas e censuradas por factores que não controlam (por exemplo, mostrar um desenho duma rapariga de 17 anos de bikini na praia poderia ser ou não ilegal dependendo do censor).

O próprio cosplay (efectuado por maiores ou menores) também estaria sujeito a regras de pudor que não eram explícitas.

Sendo difícil seguir regras que não são bem definidas (como bem sabemos) e tendo em conta que a maior exposição de anime e manga acontecia em Tóquio as editoras juntaram-se e criaram o seu próprio evento fora de Tóquio.

--

Tokyo - Desconhecia essa lei

Desconhecia essa lei. Mas à primeira vista parece-me efectivamente bastante estranha não só por não estar bem definida mas também por não ser válida fora de Tóquio (ou pelo menos, em alguns locais do Japão)

wow mesmo

O evento foi realizado no tokyo Big sight que fica em odaiba perto de tokyo, também tenho lido atentamente informações sobre o evento e há aqui um link com alguns dos jogos que andaram por lá e pode ser que apareçam por Essen em 2014 http://boardgamegeek.com/geeklist/163847/tokyo-game-market-autumn-2013-nov-4th-hot-game.

Para quem adora o Japão tem muito para se interessar e perder-se, até criaram um jogo baseado no anime do Berserk http://boardgamegeek.com/boardgame/150576/battle-of-berserk é obra :), mais um para juntar a minha lista enorme de jogos a seguir de lá :)

Cool.

Cool.

--

mais uma actualização

.... e colocaram mais uma actualização sobre este evento que podem ver AQUI.

Osaka Game Market 2014

Tokyo 2014

Alguma informação e imagens do Tokyo Game Market 2014 AQUI.