Forum InvictaCON 2019 No Ship Math Trade

Aproveitando a InvictaCon que vai ocorrer entre 8 a 10 de Novembro, aqui vai mais uma Math Trade.


A grande novidade deste ano é que esta math trade é que a lista será publicada no BGG: InvictaCON 2019 No Ship Math Trade

Math trade software: The Online Want-List Generator

Este será o topico para esclarecer duvidas dos participantes.
 

Vou destacar uma das regras desta math trade que é bastante diferente daquelas do abreojogo, é em relação às ofertas de dinheiro. De acordo com a politica do BGG quem trocar o seu jogo numa math trade por dinheiro, essa pessoa está sujeita a entregar ao BGG 3% desse valor, de acordo com eles isso é uma venda e utilizaram o BGG como metodo. Pelo que pode ler somente quando o valor atinge pelo menos 2 € (vai acumulando ao longo do tempo) é que pessoa deverá proceder à entrega desse valor através penso que do Paypal. Neste assunto pessoas que vendem artigos no mercado do BGG poderão esclarecer bem melhor este assunto do que a minha pessoa.
 


Colocar artigos na lista, existem 2 metodos possiveis:

- Ir à geeklist (InvictaCON 2019 No Ship Math Trade) e clicar em add item, como este video seguinte exemplifica:  How to find Math Trades and adding items  

- A segunda alternativa é através do OLWLG, aqui fica mais um exemplo: Math Trades part 2, adding via the OLWLG

Esta segunda alternativa é util porque vai buscar todos os artigos que tem na colecção selecionados troca, e facilita em muito a pesquisa. A segunda vantagem deste metodo e talvez principal vantagem é selecionar os artigos que colocou nas antigas math trades que participou no passado mas que ainda tem na colecção, e é chato voltar a selecionar e copiar ou voltar a escrever todo de novo, bem com este sistema basicamente com poucos cliques podes selecionar e adicionar à geeklist e poupar muito tempo.

 


A lista do BGG (geeklist) tem mais itens que a lista no OLWLG, está correcto?

Resposta: É normal que isso aconteça até que o moderador (que sou eu neste caso) sincronize que estão na geekist para OLWLG.

Se adicionar os jogos através do OLWLG e lista não está actualizada, existe algum problema?

Resposta: Não existe nenhum problema! Basicamente quando passa para a geeklist, esse item segue a numeração do ultimo numero que está na lista.

Como mudar o programa OLWLG para português?



Resposta: Selecionar o meeple que está no topo do menu (seu perfil OLWLG). Depois abre um novo menu, e a primeira opção é selecionar a lingua que pretende trabalhar neste programa.

Continuando na edição do perfil OLWLG, recomendo que activem as seguintes opções :

   turn on "1 clique em adicionar" () in step 3

  "novo estilo passo 4" (caixas de seleção de pseudo

E colocar as siglas PRT, para que as pessoas sabem donde as pessoas estão a enviar os jogos (isto é mais util para trocas internacionais).
 

CEP enviado de: PRT    

 

O passo 3 da math trade no programa OLWLG para que serve?

Resposta: Este passo serve para selecionar os items que estás interessado para compor a tua wantlist final, e se activaram nas definições o ( turn on "1 clique em adicionar" () in step 3 ) irão ver que é bem facil. Se o utilizador tiver uma wishlist no bgg irão notar uma codificação de cores que ajuda identificar na lista os jogos que que a pessoa estaria interessada:

Codificação de cores: quero jogar anteriormente possuído pré-encomendado possua notificar vendas Lista de Desejos quero comprar quer no comércio adoçante não marcado em sua coleção

No passo 3 da math trade no programa OLWLG, não consigo ver a lista completa?

Resposta: No topo da pagina do passo 3 basta clicar onde refere, e depois a aparece a lista completa:

Exemplo:

8.4 dias esquerda para oferecer (adicionar) jogos Você está visualizando apenas novos itens adicionados desde a última vez que viu esta página. Se você gostaria de ver toda a lista clique aqui

 

Qual é grande vantagem do passo 3 no programa OLWLG?

Resposta: Principalmente para grandes listas de math trades, este passo permite ao utilizador selecionar os itens que pretende ao longo que a math trade vai decorrendo, deste modo o utilizador pode verificar que o seu trabalho para envio da sua wantlist final é bem mais rapido. O programa neste passo 3 vai sempre mostrar todos items que foram adicionados ou alterados à lista desde a ultima vez que utilizador utilizou o programa.

Existe mais incentivo de publicar os jogos na lista bem mais cedo. E não deixar para os ultimos dias.

O que faço no passo 4 no programa OLWLG?

Resposta: Depois de selecionar os items pretende para wantlist no passo 3, agora é aqui que se faz a elaboração da wantlist. Nesta tabela o utilizador vai selecionar os items que estaria interessado em trocar pelos seus e depois clicar confirmar alterações. Ao confirmar alterações vai permitir reajustar a tabela de acordo com vossas preferências (isto ainda não é submissão dos resultados). Por norma as pessoas valorizam os jogos de modo diferente e de acordo com as preferencias efectuadas a tabela reajusta.

O programa tem um auto-check que coloca em causa as escolhas do utilizador para confirmar se pretende manter a wantlist assim. Imagem no o cenário :

Wantlist Item 1 : A, B, C, D, E

Wantlist Item 2 : A, C,

Wantlist  Item 3 : C, D

O auto-check vai achar estranho porque item 3 não inclui A, e também questionar porque não incluiu no item 3 o artigo D. Acho uma excelente ferramenta.

No passo 4 no programa OLWLG, existe algo chamado Protecção Duplicado (assinalado em azul), para que serve?
 
Resposta: Recomendo que utilizem isto, e que cliquem antes de começarem a fazer a vossa wantlist. Esta ferramenta vai identificar items duplicados e dar opção ao utilizador fazer uma dummy para evitar que nas trocas recebam o mesmo jogo em 2 ou mais trocas.

Por exemplo:

No passo 3 selecionaram o Queendomino uma vez, depois selecionaram no passo 4 a protecção duplicado e o programa identifica que existe por ainda mais 2 versões para além daquela que selecionaram. E depois o programa pergunta se pretende selecionar se quer adicionar uma dummy para esses 3 versões Queendomino. 

O utilizador analisa os detalhes das versões, e decide que uma delas não pretende, e preferia somente fazer uma dummy para os outros 2 Queendomino. O programa permite fazer isso sem qualquer dificuldade.

Uma sugestão que deixo para o passo 3, principalmente para ver a lista mais rapidamente e ver se há cópias do mesmo artigo. Existe um icone que está entre a casa e os mepples (estatisticas math trade). Ao clicar nesse icone aparece todos os artigos e o numero de copias, se selecionarem o numero de copias de um artigo (por exemplo: Arraial) vão aparecer todos os artigos colocados na math trade desse artigo e depois podem comparar e selecionar se assim desejarem. Isto é bastante util para math trade com muitos artigos e facilita se quiserem fazer Protecção Duplicado.

 

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Abrindo as hostilidades, com

Abrindo as hostilidades, com uma dúvida

Sendo uma GeekList, a cada item da lista corresponderá um jogo.

Como se faz para adicionar um pack, por exemplo mais que um jogo numa só entrada/item?

PS.: confesso que ainda não vi muita coisa sobre o assunto, pois adicionar items a uma GeekList é simples, mas surgiu-me esta dúvida...

Pack de Items

É um pouco diferente que no abreojogo. No BGG há um jogo que será o principal e restantes serão sweetener. Vê por exemplo o seguinte exemplo do artigo n.º 23 da lista math trade iberica.

https://www.boardgamegeek.com/geeklist/257854/iberian-math-trade-summer-2019

No teu pack de artigos, colocas o teu artigo principal primeiro, depois para todos os restantes artigos adicionais (sweetener):

Escreves Sweetener

Clicas onde está Insert Geek Link >> selecionas board game >> vai aparecer uma tabela onde somente tens de escrever o nome do jogo.

Obrigado!

Obrigado!

Lista Math Trade InvictaCon

Por uma pequena diferença ganhou a opção de fazer a lista no BGG. Daqui umas horas a mesma deverá estar disponivel no programa OLWLG.

Se quiserem começar a colocar os jogos é somente clicar em Add Item, selecionar Board Game, e depois é somente escrever o nome do jogo selecionar a imagem (podem escolher outra) e colocar os respectivos dados necessários.

Se alguém precisar ajuda é somente escrever algo para mim e eu tentarei ajudar o melhor possivel dentro das minhas capacidades. Eu não vou participar activamente com artigos nesta math trade somente vou organizar a mesma. 

Trade

Eu acho que a Trade ainda não aparece disponivel no Software.

Pelo menos eu não a encontro...

EDIT: Assunto resolvido

davidmleal escreveu:

davidmleal escreveu:

(...)Daqui umas horas a mesma deverá estar disponivel no programa OLWLG.

;-)

Eu acabei de fazer a lista à

Eu acabei de fazer a lista à menos de hora, e mandei uma notificação ao administrador do JeffyJeff a solicitar a adicionar ao programa, normalmente leva algumas horas (depende da disponibilidade do admistrador)

Mas deixo aqui o link da geeklist:

https://boardgamegeek.com/geeklist/263140/invictacon-2019-no-ship-math-trade

 

Quando a lista aparecer no programa OLWLG, os artigos já colocados vão aparecer também. Podem confiar!

Lista da Math Trade já

Lista da Math Trade já aparece no programa OLWLG. 

Bom começo!

Já vamos com 107 artigos, e com ainda com 4 dias e meio para fecho da lista. Bora lá bater um recorde, que tal chegar aos 300 artigos (This is Sparta! This is InvictaCon!)

Nos anos anteriores:

2018: 221 artigos

2017: 216 artigos

2016: 206 artigos

Faltam 2 dias para o fecho da lista

Faltam 2 dias para o fecho da lista e já temos recorde em numero artigos (contagem actual: 237)

Bora lá chegar pelo menos aos  300 artigos (This is Sparta! This is InvictaCon!)

Menos 24 horas para o fecho da Lista

Menos 24 horas para o fecho da Lista da Math Trade, não deixem para ultima hora para adicionar novos artigos, aproveitam hoje à noite.

A math trade passou dos 300 artigos, tem potencial para que haja muitas trocas.  

Reabrir Math Trade

Peço que esta Math Trade seja reaberta, porque muita gente não soube da sua existência.

A informação não está no post da InvictaCon aqui no AoJ, não está nas páginas de Facebook do GBP e da InvictaCon e não foi divulgada no grupo de WhatsApp (onde hoje um participante questionou e outro informou que já tinha fechado; alguns de nós nem sequer recebemos notificação deste post).

Obrigado!

Abertura ou não?

 Para mim é quase irrelevante se é aberta ou não, diria que essa decisão cabe a quem organizou. De uma maneira ou de outra não me parece que possa ser reaberta muitos dias.

Mas não me lembro de nenhum ou quase nenhum tópico das Cons falar da Mathtrade, fui confirmar ao tópico da LeiriaCon de 2019 e não encontrei nada.

 Em quase todas as Cons tem havido uma Mathtrade e isto já decorre à uns quantos anos e foi sempre algo independente e paralelo (a organização da mathtrade nunca esteve ligada à organização da Con), por vezes acontecia alguém perguntar se ia haver ou fazerem pedidos para haver, eu próprio enquanto organizador da Invicta fiz pedidos aos anteriores organizadores para a realizarem.

 O tópico da Mathtrade esteve/está em destaque no abreojogo já à algum tempo.

 O David antes da organização da Con fez um tópico de votação no abreojogo e no facebook (não sei qual o grupo) para se decidir se a mathtrade era no abreojogo ou no boardgamegeek.

 Pode ser algo interessante começar a divulgar-se as Mathtrades nos tópicos das Cons mas isso será sempre uma decisão dos organizadores das Cons e não dos organizadores das Mathtrades.

Concordo

Concordo com praticamente tudo o que o João disse.

Também nao me recordo das MathTrades serem divulgadadas nos tópicos da Cons, a não ser que os próprios organizadores das Cons considerem necessário. Sempre foi um topico autonomo e à parte.

Se havia necessidade de maior divulgação? Pelos vistos, parece que sim. Por outro lado, a Trade foi divulgada aqui no AbreOJogo, e ainda está nos topicos em destaque na 1ª página. As pessoas que não se aperceberam da Trade, não são regulares do AoJ? A palavra não passou? É algo a melhorar e fica para experiência futura.

A reabertura da Trade compete ao organizador, pois é ele quem vai ter o trabalho (novamente). Considerando a proximidade da Con, não iria ficar aberta muitos mais dias e iria limitar o tempo de escolha das pessoas.

Para mim não será particularmente relevante e até terei (eventualmente) mais escolhas, por isso seria quase um win-win. Contudo, não posso falar pelos outros participantes.

O que decidirem, por mim está bem.

Organização das math trades

A organização das math trade é um trabalho voluntário, e os organizadores das Cons não estão envolvidos, embora eu pergunte previamente a um dos organizador da Con se está interessado que eu faça a Math Trade.

Em relação à divulgação, a norma tem sido colocar no topico no Abreojogo, para além de haver um historico de math trades em relação às Cons. O mais provavel é que haja uma math trade na InvictaCon para o proximo ano, tal como a LeiriaCon daqui uns meses. Em termos de calendário é sempre expectavel que 3 semanas antes de uma Con já haja uma math trade aberta.

Não dá para reabrir lista da math trade

Peço desculpa Fernando, mas não posso reabrir a lista porque no programa já passei para a etapa seguinte.



Em relação à divulgação da math trade:

- publiquei no AoJ (Forum InvictaCON 2019 No Ship Math Trade),

- ter feito uma sondagem previa dias antes começar a math trade (Facebook e Aoj)

- publiquei um post na pagina de Portugal no BGG

- acho que enviei mais 40 notificações por email das contas do AoJ a alertar sobre esta math trade.





Da minha parte acho fiz mais do que devia para divulgar a math trade.

OK, mas...

Pois, mas é sobre/a propósito da InvictaCon e nós (eu e mais uns quantos) passámos ao lado da coisa.

Numa próxima vez, sugiro que peças aos organizadores do evento (este ou outro a que diga respeito a Math Trade) para divulgarem nos seus canais.

Pois/mas...

Fernando, com todo o respeito, mas houve "muita gente" que não soube ou foram "uns quantos"?

Eu vou inclinar-me para a 2ª opção. Conheço algumas pessoas (poucas) em Lisboa que não se aperceberam. Eu inclusivamente comentei (verbalmente) com algumas pessoas que estaria a decorrer uma Trade para a Invicta. Eu não divulguei de uma forma mais activa (WhatsApp, páginas de Facebook ou Foruns) e aí faço mea culpa. Curiosamente, as pessoas com quem comentei, provavelmente também não o fizeram. Neste caso, havendo uma falha de comunicação, provavelmente somos todos culpados.

Acho que ninguém tem dúvidas que seria benéfico para todos que a divulgação chegue a toda a gente, porque isso implica mais participantes, mais artigos, mais trocas e mais gente feliz. Desta vez, e apesar dos esforços do David, houve pessoas que não se aperceberam.

Sou solidário consigo e com todos os que passaram ao lado da Trade. Ficaria triste/chateado/desiludido/frustrado (provavelmente todas ao mesmo tempo) se acontecesse comigo.

Comprometo-me em futuras Trades, ajudar a divulgar nos canais que tiver ao meu dispor, e creio que posso falar por todos, quando digo que todos remamos para o mesmo lado, e que se tratou de uma infeliz conjugação de factores.

Cumprimentos

Gente

Herlander, houve "muita gente" que não soube, porque a divulgação chegou a muito menos gente do que poderia ter chegado (já percebemos porquê; porque se seguiram procedimentos/canais "tradicionais" que, se calhar, são muito limitados, quando comparados com os que "muita gente" hoje utiliza/segue).

Eu e mais "uns quantos" (que fazemos parte dessa "muita gente") já dissemos no grupo da InvictaCon no WhatsApp que não recebemos informação antes do fecho.

No essencial, parece-me que estamos todos de acordo: temos - no futuro; todos - de divulgar mais e melhor! Obrigado pela disponibilidade para ajudar nessa divulgação!

Lista submetida

Wantlist submetida via OLWLG.

Boa sorte a todos!

Obrigado, David.

-

Gamer profile

Ou então ir checkando o

Ou então ir checkando o AbreOJogo.com, os (vários) Grupos de Boardgamers pelo país fora no Facebook, ou entrar em contacto directo com outras páginas (ainda por cima) portuguesas sobre jogos de tabuleiro ("Jogos de Tabuleiro - Concursos, notícias e jogatanas", "Playing Season", "NaMira", etc), no mínimo uma vez por dia, e com certeza não passaria ao lado de ninguém.

Sabendo de antemão que vai haver uma Con em data X, a probabilidade de existir uma Trade é só por si bastante grande, e parece-me que seria uma questão de ir estando atento e/ou procurar, com por exemplo um mês de antecedência qualquer um destes canais. E mesmo não tendo acesso a nenhum destes especificamente, alguém dentro dos seus respectivos círculos sociais/casuais/boardgamy's terá, e seria uma questão de perguntar "Olha, sabes se já há alguma Math Trade pra InvictaCon?"

Não estou a querer desculpar ninguém e muito menos a culpabilizar, mas se dizem que a publicitação de algo falhou, sejamos sinceros e convenhamos que a procura activa desse mesmo algo, por parte dos eventuais interessados que ficaram de fora, teve de ter falhado algures também.

Cumps

Futuras Math Trades

Os interessados em participar em math trades, eu recomendo algumas sugestões para evitar situações desagradaveis:

  • subscrevam na pagina de Forum de Portugal no BGG para fiquem a par de novidades,  https://boardgamegeek.com/forum/113/boardgamegeek/portugal
  • verifiquem a pagina do Abreojogo, para ver se está a decorrer alguma math trade
  • enviem uma mensagem para mim no BGG (utilizador: davidmleal) a pedir que fiquem par quando começa uma math trade

Agora este modelo no BGG é para mim mais facil, pois posso enviar uma mensagem para todos os utilizadores em vez do modelo do Abreojogo. Por isso quando houver novamente uma math trade da RiaCon ou da InvictaCon, eu posso enviar uma mensagem para os utilizadores que fiquem par que a math trade está aberta.

Em relação à divulgação nas redes sociais se existir alguém que procure divulgar ou espalhar a palavra, eu ficaria muito agradecido. Prefiro dedicar o meu tempo para outras areas, pois passo muito tempo a corrigir erros ou explicar duvidas.

Em relação a futuras math trades:

Em dezembro vou a abrir mais uma math trade iberica, que deverei ter a lista aberta entre ( 1 dez até 14 dez) e o envio das wantlist  (14 dez até 21 dez). Depois da primeira recebi algumas mensagens doutros espanhois que não conseguiram participar e gostariam participar numa futura.

Pensei fazer uma para AugustaCon, mas a fraca adesão do ano passado da math trade e esta math da invictacon estar muito recente, faz pensar talvez não compensa fazer este ano.

A da LeiriaCon abertura da lista da math trade será por volta de 1 de Março   até 14 de Março, e depois uma semana para envio das Wantlist.

Resultados da Math Trade

Aos interessados acabaram de ser publicados os resultados da math trade a InvictaCon (são resultados pendentes), ao todo foram 69 trocas em 376 artigos, dos quais 22 dos 26 participantes conseguiram fazer pelo menos uma troca. Face aos anos anteriores houve um crescimento de trocas que é sempre bom.

Houve vários participantes que experimentaram o novo programa das math trades pela primeira vez, espero que tenha sido do vosso agrado.

A proxima math trade será em Dezembro, mais uma math trade iberica de envio por correio. E depois em Março temos a habitual LeiriaCon.

Obrigado

Obrigado pelo trabalho que tens com isto, David.

Até à próxima.

-

Gamer profile

Resultados Oficiais

Os resultados são agora oficiais, não houve qualquer alteração.

Obrigado pela

Obrigado pela organização!

Foi a primeira vez que particiei numa MathTrade no BGG, usando o OWLG, e portanto aqui fica a minha opinião quando comparando com as Mathtrades organizadas aqui no AoJ:

Vantagens:

+ adicionar items à lista é um processo limpinho (pelo menos foi o que achei);

+ é fácil ver os items para troca (dos outros) já que se pode aceder directamente às páginas dos jogos no BGG, não há confusões com imagens, links, etc...

+ a gestão das Wantlists foi a parte que mais me agradou; a princípio ainda andei à bulha com o interface, mas depois de ler o manual e ver uns vídeos a coisa rolou, de facto aquilo já tem implementado uma série de funções para gerir as Wants e as Prioridades das trocas (antes eu fazia isso num Excel).

+ parece-me um método muito mais limpo e organizado para quem gere a MathTrade (isto sou eu a ver de fora, já que não conheço o que se passa por trás)

Desvantagens:

- confesso que à primeira vista a utilização do software OWLG era desanimador (o interface gráfico era meio confuso) e parecia que ia ter que lidar com muito partor pedra (mas afinal até se revelou ser pacífico, 15 minutos de youtube e umas linha no Wiki, e problema resolvido)

- tirando isto, não estou a ver nenhuma... a não ser a comissão nos casos em que há troca de dinheiro envolvida, mas aí eu acho que é mais uma borla que o pessoal aqui do AoJ dá ao povo do que uma desvantagem do BGG ;-)

Veredicto: star2star2star2star2star1

Obrigado por todo o trabalho, David.

Obrigado por todo o trabalho, David.

Esta foi a minha primeira math trade feita pelo BGG e foi bem mais fácil e rápida de fazer que a listagem no AoJ.
Imagino que se foi assim para mim que apenas adicionei alguns jogos, para quem a organiza e para quem tem muitos jogos seja também bem mais fácil que o modelo antigo.