Lobby

Retrato de Rick Danger

Este é um jogo de tabuleiro para 2 a 4 jogadores com a duração aproximada de 40 minutos.

Cada jogador é o presidente de um partido em busca de dinheiro e poder para se tornar o mais influente. Para isso, movimenta os seus próprios políticos ao longo de vários mandatos e tenta controlar inocentes cidadãos para ajudar o seu partido e prejudicar os outros.

O jogo utiliza um tabuleiro 8x8, o lobby onde os dois tipos de peças - políticos e cidadãos - são movidos à vez por cada jogador. A estratégia resume-se essencialmente a usar os políticos para ganhar o máximo de dinheiro possível e manipular os cidadãos para manter os nossos políticos agarrados ao poder e para arrumar os políticos adversários para fora do tabuleiro.

Nesta altura, tenho pronto um novo protótipo para playtesting, depois de já ter feito uns primeiros jogos com o Mallgur, a Cat Balou e o Snowman. Neste tópico, irei actualizando as regras - com o respectivo feedback de quem quiser experimentar o jogo - até chegarmos a uma versão definitiva.

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Tamos lá...

Próxima 5ª feira aparece no encontro... e já se testa.

Fiquei curioso no dia em que estiveram a experimentar, embora também eu estava num playtest da piramide...

 

Herrar é umano.

a 4

No 6º Encontro Mensal de Boardgamers do Porto, tive a oportunidade de experimentar a última versão do jogo com o albinscott, a Cristy e a Femme Fatale, Lobby ganho pelo albinscott com o Partido Verde. Agradeço a todos a disponibilidade para experimentarem um jogo que ainda está feito num modesto tabuleiro pequeno com números trocados e peças pequeninas montadas a partir do Trivial e do Monopólio.

Correspondendo ás minhas expectativas, o jogo funcionou bem a quatro jogadores (será talvez o número ideal?) evoluindo sempre de forma inesperada consoante as decisões de cada um. O jogo é naturalmente simples, mas a escolha de nos ajudarmos a nós próprios ou prejudicar os outros é difícil e determinante. 

Com uma duração aproximada de 45 minutos (incluindo explicar as regras), acho que, pelo menos a 4, não há de momento nada a alterar, o teste foi positivo. Apesar de eu achar que o tema está forte, poderão haver algumas melhorias a fazer para tornar o jogo aparentemente menos abstracto. Isto também poderá depender de uma melhor apresentação dos componentes, mas vou pensar na hipótese de acrescentar alguma coisa.

feito e refeito

Devo reimprimir em breve um novo tabuleiro como protótipo e estou a considerar que alterações se podem fazer ao jogo para o tornar melhor. Julgo que ele já está jogável assim como está, mas julgo também que lhe falta qualquer coisa (para além de melhores componentes). Duas mudanças que estou a considerar experimentar são:

  • Medir o dinheiro não através de um tabuleiro mas mesmo com marcadores/cartões de forma a, não só tornar a contagem dos pontos mais rápida, mas eventualmente permitir aos jogadores subornarem-se uns aos outros para fazerem ou não esta ou aquela jogada.
  • Em vez de os cidadãos/políticos simplesmente não se poderem mover para o lugar de outros cidadãos/políticos, permitir que as peças do mesmo tipo se empurrem ao longo do tabuleiro (sem, no entanto, poder mover alguém para fora dele).

Estou a pensar neste tipo de mudanças, pois acho que o tema não está a ser totalmente aproveitado a nível da contagem dos pontos e porque, em certos jogos, as movimentações no tabuleiro podem tornar-se entediantes. Alguma coisa nas regras tem de mudar.

Se fores leva isso para a LeiriaCon...

Se fores leva isso para a LeiriaCon...

 

________________________________________________________

"The only way to achieve the impossible is to believe it is possible."
Lewis Carroll in Alice in Wonderland

Fiquei curioso com o

Fiquei curioso com o jogo.

Há possibilidade de ver imagens do protótipo e mais importante ainda a possibilidade de testar isso pelo pessoal de Coimbra?

 

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

protótipos

T3tsuo escreveu:
Há possibilidade de ver imagens do protótipo e mais importante ainda a possibilidade de testar isso pelo pessoal de Coimbra?

Vou refazer o tabuleiro e depois ponho aqui o ficheiro para impressão. As peças que eu tenho foram feitas a partir de queijos de trivial pursuit e casinhas do monopólio :)

Está bem. Se precisares de

Está bem. Se precisares de alguma ajuda gráfica é só dizeres :)

 

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

Hehe

Já joguei e achei piada ao jogo! Laughing

jogar

Quando der tambem gostava de jogar...

Embora agora ande mais a tentar aprender a jogar os jogos que comprei.

Vê lá se estás com o

Vê lá se estás com o Rick aí no Porto e depois quando vieres a Coimbra trazes para o pessoal experimentar :)

 

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com