X Encontro de Boardgamers de Odivelas

Retrato de Grupo de Odivelas
2012-06-03 14:00
Local: 

Gargula - R. Egas Moniz - Centro Comercial Quinta Nova

 

O que é o Encontro de Boardgamers de Odivelas?

É um encontro com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro. O ambiente é de descontração.

A quem se destina?
O encontro é de carácter público, pelo que qualquer pessoa é sempre bem-vinda. Saber as regras dos jogos não é um requisito! Haverá sempre alguém disponível para as explicar rapidamente.

Tenho de me inscrever? Paga-se alguma coisa?
Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição nem pagamento, é só mesmo aparecer.

Que jogos se jogam?
Existem sempre jogos de todos os géneros: de tabuleiro, só de cartas, uns mais simples, outros mais complexos, todos eles com os mais variados temas. Uma coisa é certa, a diversão é garantida pois não será difícil encontrares jogos adaptados aos teus gostos, sendo cada encontro uma oportunidade de conheceres jogos novos.

Mas os jogos são de quem?
Os jogos disponíveis são trazidos voluntáriamente por alguns dos participantes. Também tu podes trazer jogos que queiras jogar no encontro.

Relembrem-me lá entre que horas é o encontro?
A partir das 14h já encontrarás pessoas a jogar. Dentro desse horário podes aparecer quando quiseres e ficares quanto tempo quiseres.

Mapa

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Duas grandes mudanças para o

Duas grandes mudanças para o X Encontro de Odivelas!

  1. Vai se na Loja Gargula! (ver o mapa no cabeçalho)
  2. Vai ser domingo!

 

Gargula

É impressão minha ou vai

É impressão minha ou vai haver um torneio de Magic lá? Isso não atrapalha? De certeza que podemos lá estar?

Pelo que percebi há sempre

Pelo que percebi há sempre torneios, por isso é que não pode ser ao sabado que deve ser qd têm mais gente, mas disseram que ao domingo devemos ter cerca de metade do espaço para nós. Lembra-te que nunca joguei lá, por isso ainda temos de ver como é que vai correr, mas já estavam a contar conosco com o torneio, pode isso podemos estar lá.

Reparem que é Domingo! Nunca

Reparem que é Domingo!

Nunca fui a um encontro de jogos num domingo mas espero que haja muita gente que possa ir! Pessoalmente até me dá jeito, que assim não fico tentado a ir escalar, algo que supostamente não posso durante mais 2 semanas, por isso por mim, perfeito!

Já estou habituado a maioria das pessoas que vão aos encontros não dizerem nada, tirando os mesmos 4 ou 5 gajos, o resto, como eu faço na graaannnddeeee maior parte das vezes!, sabe onde é o sítio e limita-se a aparecer, mas como é um lugar novo e num domingo eu agradecia que toda a gente que vai e lesse este post confirmasse aqui no abreojogo para saber o que esperamos. Obrigado! 

Logo é como ao rio: eu VOU

Logo é como ao rio: eu VOU

Out this time, hopefully in next time.

Da minha parte, não vou poder nesse dia em especifico.

Para mim Domingos até dá mais jeito muitas das vezes, por isso a ver se começo a ir para o próximo. smiley

A mudança para o 1º fim de semana do mês em vez do ultimo fim de semana tambem me dá mais jeito.

Espero que corra tudo bem e que consiga ir na próxima vez, já faz tempo que não tenho conseguir ir ao encontro de Odivelas.

Abraços.

~Nuno Carreira / Strilar (* Boardgamer * Roleplaygamer * Cardgamer * Onlinegamer * Geek * L5R GM *)

Pena

Acho mal pah! :) O encontro vai ser numa loja que vende cartas de magic e podia haver interessados em legend of 5 rings... Achei que podia ser engraçado levares os decks... Mas fica para outra oportunidade :)

Timing perfeito

Bem, falando a nível individual, esta mudança forçada até calhou bem para mim. Por acaso tenho um jantar no sábado e não conseguiria ir ao encontro. Assim já consigo!

 

Não sei se esta configuração é para manter (local, data), mas se for por mim não há problema. Calha melhor para mim, pois fica mais perto do metro, e não interfere com os meus proprios encontros mensais em minha casa (que são no último domingo de cada mês).

 

Assim sendo, como sempre, espreitem a minha lista e digam dos vossos interesses.

 

Porreiro! Eu desta vez, como

Porreiro!

Eu desta vez, como é um domingo e não sabado quer dizer que não trabalho, posso aparecer logo às 14h, logo eu jogo tudo! Da tua lista nunca joguei e gostava de experimentar o Mansion of Madness ou Runebound ou Tomb, se te apetecer algum desses leva!

Mesmo que não lhe apeteça...

... se ele levar o Runebound eu alinho e explico... :)

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

Ora bem David, poso levar

Ora bem David, poso levar algumas da opções que referiste, mas prermite-me primeiro deixar aqui algumas infromações:

 

Mansions of Madness - este jogo é muito peculiar. Para já, tem um público alvo próprio, pelo que não agrada a toda a gente.  O setting é de Lovecraft (quem já jogou Arkham Horror sabe o que quero dizer); o sistema é um contra todos, ou seja Um Keeper contra Todos os investigadores; é baseado em cenários, que têm de ser montados antes do jogo e preparados com seedings especificos de cartas em localizações próprias, fazendo com que o tempo de setup seja elevado (+- 30m de setup, sendo que dps ainda carece de explicação); é um sistema imersivo de jogo, baseado em contar uma história (pensa no primeiro jogo de Resident Evil para Pc/PS e terás um ideia do que estou a falar); tempo médio de jogo (sem AP): 2h / 2h30 (o jogo tem uma mecânica de limite de tempo incorporada). Por estes motivos e mais alguns é um jogo que só levo A PEDIDO e quando há quorum suficiente de interessados (pelo menos um keeper e mais 3, sendo que mais 4 seria o ideal). Por isso, não me importo de levar (adoro realmente o jogo), mas tenho de ter a certeza que vale a pena levá-lo.

 

Runebound - é um jogo interessante, mas sofre de alguns problemas; os encounters são random, o que faz com que haja pouco controlo nas decisões; quanto maior o número de jogadores, mais tempo leva, sendo que não tem um limite de tempo de jogo (a não ser que seja com alguma variante que introduza essa regra); de resto é engraçado, pois é uma espécie de RPG em tabuleiro. Se houver interesse posso levar.

 

Tomb - é um jogo de exploração de criptas numa masmorra; os jogadores vão escolhendo aventureiros para formar uma party; existe muito backstabbing, são todos contra todos e o sistema é um pouco "clunky" ao inicio mas entranha-se bem. É particularmente simples. A propósito, estou a vendê-lo se houver intereressados. :)

 

Estava a pensar também levar o Lords of Waterdeep, para quem ainda não o experimentou, e eventualmente um ou outra expansão de Formula D, caso alguém possa/queira levar o jogo base. Também posso levar o Village, caso alguém queira experimentar (sinceramente acho o jogo muito bom). Tenham em atenção que não consigo ir muito carregado (não ter carro é tramado), pelo que aquilo que levar, vai depender dos interessados.

 

 

Jogos...

Runebound: Quero voltar a jogar, por isso se houver interessados (na minha opinião o jogo joga-se bem a 3, 4 no máximo) posso explicar o jogo

Lords of Waterdeep: Interessado

Village: Costuma estar presente nos encontros de Lisboa, pelo que por mim não precisas de o levar.

Formula D: Posso levar (e eu tenho carro cheeky )

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

Ok. por enquanto

Ok. por enquanto temos:

Runebound; Uma expansão de Formula D (querem escolher? tenho todas :P); Lords of Waterdeep.

Creio que ainda tenho espaço para mais um

 

@Stormrover: isso era uma oferta? :P

Não era...

... mas pode passar a ser wink

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

E ainda falta saber se o

E ainda falta saber se o Jorge me vai pedir para levar o WoW: Boardgame. Com a tática de jogo dele, provavelmente acabávamos o jogo em uma semana... devil

Epá, obrigado pela

Epá, obrigado pela explicação!, mas infelizmente eu admito que sou viciado suficiente para não só saber que tipo de jogo eram, como o tempo que levam como até tenho uma ideia das regras! Um exemplo fortissimo do meu grau de geekness: Sou o tipo de gajo que já leu regras de jogos só pela piada! Mesmo que seja na diagonal, é forte! Até acho que foi o caso do MOM e do Runebound.

Estando isso dito, eu sei o que me estou a por a perguntar pelos jogos, e por isso é que tb tenho a opinião que o MOM seria melhor noutro ambiente. Alias eu tenho uma mesa em casa óptima para isso!, temos de combinar se houver mais voluntários para esse jogo que não mesmo para toda a gente!

LOL.   Por acaso somos iguais

LOL.

 

Por acaso somos iguais nesse aspecto. Concordo contigo, o MoM é mais forte num ambiente isolado e com pessoal que vai mesmo de propósito para jogar isso. Se algum dia quiseres combinar um jogo é só dizer.

Alguém que vai (infelizmente

Alguém que vai (infelizmente não parecem muitos!) consegue levar o jogo melhor para introduzir pessoal do magic?, naquele antro de campeonatos de magic, O dominion?

(eu tenho uma versão feita em casa que não impressiona muito, mas que levo a falta de melhor)

eu tenho o

eu tenho o http://boardgamegeek.com/boardgame/104710/wiz-war-eighth-edition, que apesar de não ter muito a ver com magic em termos de mecânicas de jogo tem algumas semelhanças no setting do jogo (feiticeiros à luta numa masmorra com a atirarem magias uns aos outros). Vou levar o jogo de qualquer maneira, que penso ser um bom gateway para os gajos do magic.

-----------------------------------------------------------------------------------

Lista de jogos

O Wiz War parece-me bastante

O Wiz War parece-me bastante adequado para introdução, até pk o Magic originalmente foi baseado nas primeiras edições do Wiz War, por isso creio que vai haver algum sucesso IMO.

eu levo...

eu levo

 

Stormrover (a.k.a. Nuno)


Last played:

Infelizmente não vou poder

Infelizmente não vou poder comparecer, desta vez é porque já estou ocupado, mas não me costuma dar jeito ao domingo regra geral.

Bons jogos :)

--

Eu percebo, domingo é dia de

Eu percebo, domingo é dia de missa!

Os domingos também não são muito bons para mim (agora estou proibido de fazer exercicio daí eu ter tempo, mas é uma excepção), e o meu objectivo é tentar fugir a combinar encontros no domingo. Depois vemos para os próximos (também depende do sucesso deste, nem que se faça dois mensais por mês, um no domingo e num sabado, o que até seria bom sinal!), em regra temos já 2 sabados reservados novamente no pavilhão.

David, não te esqueças que

David, não te esqueças que vou querer limpar o chão contigo e outras vitimas voluntárias no Mansions of Madness, por isso tem a consideração de marcar um jogo quando puderes. evilgrin

Ouvi falar maravilhas do MoM,

Ouvi falar maravilhas do MoM, curtia experimentar isso também.

-----------------------------------------------------------------------------------

Lista de jogos

João Lourenço, é um jogo

João Lourenço, é um jogo muito interessante se tiver o grupo certo. Felizmente eu tenho o grupo certo para jogar e quando jogamos aquilo é sempre memorável. Quanto às maravilhas que ouviste, sinceramente não sei, visto que tem tido reviews mistas. Mas creio que é mesmo uma questão de gosto.

Sugiro procurares videos sobre o jogo para teres uma ideia se são realmente maravilhas. :)

Então pronto, assim sendo

Então pronto, assim sendo proponho:

Lords of Waterdeep por volta das 15h30 - Tempo de jogo aproximado: 1h30 (+explicação)

Levo também:

Runebound para os interessados (eventualmente também posso jogar)

E ainda duas expansões do Formula D.

Torneio

Nop, o torneio é pequeno pelo que me deu a entender! :) 

Está tudo confirmado até já

Sim, não é preocupante. Se a

Sim, não é preocupante. Se a devir serve de indicação para o tamanho deste tipo de torneios, devem ser uns 10 no máx a participar nestas cenas. Estes torneios acontecem com bastante regularidade, e como são a pagantes não costumam ter muita gente... Muitas vezes até nem acontecem devido a não haver um mínimo de jogadores.

-----------------------------------------------------------------------------------

Lista de jogos