LeiriaCon2011 - Lavar dos cestos

Retrato de BrainStorm

Agora que a LeiriaCon 2011 terminou, gostariamos de ter o vosso "feedback" sobre o que aconteceu.

O que acham que correu bem e que deve ser mantido.

O que correu mal e deve ser corrigido, etc...

Só com as vossas respostas poderemos ter uma verdadeira noção do que sentiram para que para a próxima edição seja melhor.

Obrigado.

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.
Retrato de Asur

Bitaites.

Mais uma LeiriaCon, mais uma voltinha.

+ O espaço continua impecável, anexar o restaurante foi boa ideia, que é uma sala com bem mais luz que a original.

+ As "estrelas" estiveram disponíveis para o público, a playtestar, a jogar outras coisas com a malta, a assinar jogos.

+ Novo formato para as rifas. Elimina a barulheira dos anúncios dos prémios, mas também elimina um bocado o entusiasmo da coisa.

+ Dois horários para as refeições, comida catita.

+ Bagaço de 35 anos! Obrigado Carlos!

+ Simpatia e disponibilidade dos organizadores.

+ A loja da esquerda tinha pouca variedade, mas belos preços. Não me ia desgraçando por pouco.

+ Jogos de carago. Um 1860 e um Antiquity épicos!

Parabéns, correu muito bem e foi provavelmente a melhor LeiriaCon. Continuem a melhorar. :)

(Repito as fotos, que estão melhor neste tópico)

http://www.boardgamegeek.com/tag/leiriacon2011

Retrato de Firepigeon

Excelente - 5 estrelas!!

Mais uma vez a LeiriaCON não desapontou e continua a ser a melhor das convenções para jogos em Portugal.

Positivo:
- espaço - se já nos outros anos o espaço estava muito bom, este ano com a abertura da sala ao lado, passou-se ao excelente.
- lojas - com o despachar das lojas para o exterior mesmo no caminho entre as duas salas ganhou-se mais espaço e as lojas ganharam um espaço próprio e distinto/separado da convenção, que a meu ver fez com que todos ganhassem
- jogos - para todos os gostos, incluindo os RPG's, só ficaram a faltar mesmo os jogos de miniaturas, para que esta se torne _a_ convenção de jogos portuguesa.
- pessoal - mais uma vez foi excelente rever o pessoal que quem passamos o ano a trocar idéias durante o ano.
- rifas - exactamente assim é que tem de ser, sabe-se logo na hora se se ganha alguma coisa ou não.

Negativo:
- comida - a qualidade/diversidade têm vindo a descer desde 2009, e dá que pensar se os 13 Euros por cabeça justificam. As sobremesas (pelo menos as farófias e a mousse de café) estavam excelentes!!
- frio - bolas, este pessoal de Leiria tem de começar a fazer uns acordos com o S.Pedro - vejam lá se o tipo aceita uns subornos se fazemm favor que eu agradeço.

E já agora gostava de saber quem é que me tirou esta foto com a minha máquina que eu nem dei por isso:

Quem quiser ver mais imagens e até videos podem seguir pelo meu blog onde tentei apanhar as coisas conforme aconteciam, pelo tag LeiriaCON2011

Últimas jogatinas:

Firepigeon & Friends Games & Geekiness

Retrato de Firepigeon

PARA TUDO!

Faltou-me referir o meu ponto alto dos dois dias: 2 da manhã de domingo e este jogo:

Na companhia do Ricardo, Lena, Paulo Inácio e Costa, esta joga só per si valeu os dois dias!!! Nas várias edições da LeiriaCON este está no slot 1 dos momentos inesqueciveis!!!

Últimas jogatinas:

Retrato de costa

Memorável

Um dos pontos altos desta CON, sem dúvida :p

"How to deal with death is at least as important as how to deal with life."

Retrato de shiva_skunk

Muito bom

Antes de qualquer comentário, obrigado e parabéns ao SpielPortugal por mais uma excelente convenção!

Local - Este ano a re-organização do espaço de jogo com a adição da antiga sala de refeições provou ser uma boa aposta!

Convívio - Embora limitado pelo curto tempo de permanência foi bom rever algumas caras! Fiquei também a conhecer o que são "pencas" e caiu o mito do Camarão de Espinho

Jogos - 1830 - Que partida! Jogão! Começo a ficar verdadeiramente viciado nos 18xx :P. A confirmação do Key Market (mesmo com a batota do Zé Mário) como um dos mais sólidos jogos de Essen 2010 e o Tarot para fechar noite quando o cérebro já dava para fritar batatas.

Designers - Crescimento das participações é a prova de que a LeiriaCon continua a constituir uma referência pela qual já passaram e certamante continuarão a passar muitos nomes "famosos" deste mundo dos jogos de tabuleiro.

Lojas - Com espaço próprio, muito bem!

Organização - De um modo geral nem se dá por eles, mas sempre prestáveis e eficazes. Dificilmente poderia correr melhor!

Pós Convenção - As fotos que vão surgindo (obrigado Pombeiro e Zé Mário) são boas para matar saudades e dar por vezes umas gargalhadas. Ora reparem lá no ar ternurento com que o Luís olha para as traseiras do Carlos

Abraços e até à próxima!

Retrato de Asur

Escândalo!

shiva_skunk escreveu:

A confirmação do Key Market (mesmo com a batota do Zé Mário) como um dos mais sólidos jogos de Essen 2010

Até posso ter sido eu a inventar a batotice (é um dom), mas olha que depois tive seguidores.

Retrato de BrainStorm

Agradecia muito !!!

Que removessem esta foto

Há limites para o razoavel !!!!

-----

Retrato de Firepigeon

ROTFLMAO

Eu é que devia de estar ciumento, afinal dormi com ele em Essen!!!

Últimas jogatinas:

Retrato de PalaNolho

LeiriaCON round 1 FIGHT!

Foi a primeira vez que fui ao LeiriaCON e gostei bastante.

Apesar do objectivo desta CON para mim ter sido um pouco diferente, acho que fui a mesmo muito bom (geralmente vou para jogar tudo o que me aparecer à frente, mas desta vez fui para testar o meu jogo com a comunidade do Abre o Jogo)

(+) O espaço é sem dúbia muito bom. Achei a sala secundária melhor do que a principal. a razão é .. LUZ muita luz :) tanto de dia como à noite.

(+ -) havia alguma variedade de jogos mas não havia "muito" por onde escolher (da próxima irei tentar contribuir para que haja mais e variados)

(+) achei muito interessante estar lá uma loja inglesa que veio do cu de judas só para estar presente na CON. Principalmente porque tinha jogos que não se vem por ai nem memso em algumas das lojas mais frequentes e a óptimos preços (espero que esteja tudo bem com o senhor da loja e que volte para o próximo ano!)

(+) Rifas ... não me saiu nada, é uma CHULICE !! mas ponto .. isso é a minha má sorte :P alias... Eu nem devia ter jogado nada na CON porque cada jogo que jogava corria-me pior do que o outro lol. Achei muito bom o método das rifas: compras, vê premio, leva prémio. KISS (keep it simply stupid :D) já agora.. os prémios, eram fixes? lol

(+) a refeição para mim foi 6 estrelas apesar de ter percebido qeu em anos anteriores foi 9 (de 0 a 5)

(+) vários alojamentos perto, a preços acessíveis

(--) o dia devia ter +8h... é que começar a jogar cedo e quando se vê já é hora do almoço ou de ir embora .. não dá nada com nada :)

(+) consegui testar o meu jogo (Dungeon Keeper) e obter bons feedbacks. Alias... estava preocupado se realmente iria ter alguém para o jogar ... e acabaram por jogar 6 pessoas (sendo o jogo apenas para 4. Já jogavam aos pares lol)

(?) a ideia era testar o meu jogo, desfrutar o fim de semana e não gastar dinheiro desnecessário. Ficou só pela ideia pois acabei por voltar para casa com +8 jogos novos debaixo do braço :S

(?) o espaço da quinta pareceu muito fixe ... infelizmente só estive dentro das 8 paredes das salas... até porque estava frio e chuva lá fora. Alias .. até "nevou" no sábado ao fim da tarde

Resumindo e concluindo, misturando e baralhando... Para o ano aturam-me outra vez :) e vou levar jogos que nunca viram ;)

Obrigado e abraços à organização.

Retrato de costa

Está tudo bem...

Fica a informação para todos. O Markus da PrimeGames, regressou ao hotel já na madrugada de 2ªFeira e tem estado a recuperar desde então no sossego da Qtª do Pinheiro. Irá regressar a casa entretanto e praticamente garantiu que regressa para o ano.

Fica aqui o agradecimento publico à Regina e ao Phillip da Redkyron e ao Tiago da MESABoardgames pelo apoio e toda a ajuda que deram e que muito contribuiu para o bom desfecho desta história.

Retrato de Asur

Ainda bem.

E o Markus que avise para a próxima o que é que vai trazer e a que preços, que é para um gajo não tar a comprar a 42 euros um jogo que ele tinha lá a 31. Win-win.

Parabens a organização

Foi a primeira vez que participei na Leiria Con e penso que foi excelente.

- A sala principal tem umas condições excelente em termos de cadeiras e mesas (não tive problema nenhum com a luz).

- Quanto a comida pelo que percebi piorou em relação a outros anos

- Foi excelente terem uma nova sala, um dos problemas que me tinham falado era que no ano passado era dificil encontrar mesa.

- Muita gente, muitos jogos, criadores (embora não ligue muito a isso, até me esqueço sempre de levar jogos para assinar).

- Foi pena não ter havido o torneio de Maria...

Parabéns a todos os que contribuiram para isto e espero voltar para o ano

http://videos.sapo.pt/carnepcanhao

Retrato de Pyrgos

A excelência do costume

Nunca estive noutras Con's para compará-las, nem me parece que isso fosse justo, mas esta é simplesmente fantástica.

- Este ano, achei de relevo a preocupação com a rentabilização do espaço disponível: a nova sala é melhor que a original, não só em termos de luz como de barulho (não estou com isto a dizer que a sala principal é barulhenta, mas notei a diferença).

- As lojas lá fora ajudaram mais uma vez a maximizar o número de mesas para jogar. Como eram ponto de passagem para a segunda sala, não terá sido má opção, embora deva confessar que não achei boa ideia para as lojas ao início (nessa altura ainda ignorava que a segunda sala de jogo era do outro lado). O negócio que as lojas fizeram dirá se foi boa ideia ou não.

- Levei à Con amigos que engelhavam o nariz quando jogavam Monopólio e desconheciam o fabuloso mundo dos jogos de tabuleiro. Adoraram e ficaram na jogatana até às seis da manhã de sábado para domingo! Diria que se converteram. :D

- Quem foi o engraçadinho que decidiu enviar aquele trovão de um minuto e meio a meio da noite? Fiquei a pensar que finalmente as calendas maias estavam a mudar os pólos ao planeta Terra ou que uma guerra tinha rebentado. E quanto mais longo era o trovão, mais eu pensava onde seria o próximo bombardeamento ou o próximo meteorito.

- O Dixit às 5 da manhã foi fenomenal. Experimentem jogar Dixit quando já não conseguem dizer "pão com manteiga" e verão o resultado! Como cereja no topo de bolo, tivemos 5 explicadores de regras diferentes para tentarem explicar o parágrafo pequenino referente à pontuação. Era só água naquelas cabeças (ou falta dela)!

- As rifas não foram porreiras, pois não me calhou nada. :P

- Tinha-me comprometido a um TI3, mas apanhei-me a meio de um Age of Empires e, logicamente, foi-me impossível juntar a quem quer que fosse. Por isso, as minhas desculpas...

Para o ano lá estarei. E adoraria ir a outra convenção. Abrantes, segurem-se, que vou tentar!

Volgoque veritas iam attributa vino est.
Plinius Maior, Naturalis Historia Liber XIV, 141

5 Estrelas

É só para dar parabéns a organização, foram dois dias espectaculares, experimentei imensos jogos novos, gastei mais do que queria (óbvio), foi óptimo conhecer os designers especialmente o Vital e o Uwe que têm jogos que eu adoro.

Para mim o melhor momento do evento foi jogar Bohnanza com o Uwe e ele não se lembrar das regras, além disso ficou em último na pontuação ( estratégia comercial, penso eu!!), joguei o protótipo do Uwe do "agricola 2".

O jogo que eu queria mesmo experimentar era o Vinhos e é excelente, comprei assinei e até tirei fotos com o Vital. Pessoa espectacular.

Só me resta dizer, que venha LeiriaCon 2012,13,14,15 e muitos mais.

Obrigado a todos!

Queria para já agradecer à organização e todos os que forneceram os jogos para a malta se divertir. O espaço já conhecia do ano passado, mas acho que este ano correu ainda melhor. A sala principal era um bocado mal iluminada, mas de resto estava tudo bem e a sala secundária era bestial.

Agora, obrigado especial à Sara e ao Tiago que gastaram imenso tempo a explicar-nos o épico Runewars. Não os vi depois do jogo portanto se estiverem a ler, obrigado, o jogo valeu mesmo a pena, todos adorámos :)

Obrigado ainda ao Manuel Pombeiro, não só pela reportagem fotográfica que está bestial como também pela explicação do Dominant Species no Sábado de manhã que infelizmente só ganhou um adepto (eu).

Pontos negativos, tirando os problemas da sala principal só posso dizer que senti falta da sra que o ano passado oferecia maçãs de Alcobaça e derivados. Uma frutinha durante o dia teria sido porreiro :)

Até uma próxima, quanto mais cedo melhor!

Retrato de Starita

owh!

Fico contente de terem gostado do Runewars xD Depois já não os vi mais para perguntar como tinha corrido.

Tava com receio que ficassem "assustados" com a explicação, fico mesmo contente que tenham gostado ehe xDD

Agora para a próxima têm é de jogar um connosco! xD

Retrato de Tiago

Ora essa, estamos sempre

Ora essa, estamos sempre prontos para formar pessoas nessas disciplina/arte que é o "ameritrash" Ainda para mais quando são corajosas o suficiente para ter a "lata" de pedir para explicar esses épicos de 30 páginas de regras. Serve para mostrar aos incrédulos que não é nada que uma explicaçãozita de meia hora não resolva.

Espero que possamos jogar qualquer coisa juntos para a próxima vez.

--

www.breakingthemagic.com

Pois, eu imagino que tenha

Pois, eu imagino que tenha sido um bocado abuso da vossa paciência e sinceramente teria compreendido se dissessem que não iriam ter tempo para explicar o jogo naquela altura. Daí também o obrigado especial, sei que foi bastante generoso da vossa parte :)

Confesso que nem estava a contar que a malta que jogou comigo estivesse para aí virada e portanto não fui minimamente preparado. Nem sequer fui eu a sugerir pegar no Runewars, mas claro, achei óptima ideia, é mesmo o meu género.

Para mim estes eventos são das poucas oportunidades que tenho para jogar a estes jogos XXL - é quando tenho mais tempo e pessoas disponíveis para jogar (e o jogo em si, claro). Mas já não é a primeira vez que chateio malta para me explicar jogos mais complicados numa Con e não apanho ninguém. Claro que compreendo e não levo a mal se não houver ninguém disponível, sei que não é nada garantido e que as pessoas fazem isto um bocado por amor à camisola. Mas espero que não levem a mal que se pergunte, às vezes até se arranja alguém e descobre-se um grande jogão, como foi o caso. Ou se calhar tenho demasiada lata e preciso de levar mais negas para aprender, mas é assim a vida :D

Agora que já sabemos jogar não precisamos de gastar outra vez 30 mins em explicações. O jogo em si até não é muito demorado (para o género) portanto assim que puder aparecer nos encontros de Lx vou melgar-vos aqui pelo forum para saber se conseguimos combinar uma partida, gostei mesmo do bicho ;)

Retrato de Starita

Não foi assim abuso,

Não foi assim abuso, porque acabamos por andar sempre a perguntar se alguém quer jogar connosco estes jogos, e as vezes não é facil encontrar quem queira... Uma pessoa acaba até por ficar contente quando encontra alguém interessado, mesmo que isso implique demorar um tempinho a explicar. Mas confesso que até gosto de explicar, portanto, all nice =D

E as regras até acabam por ser intuitivas..por isso depois de passar aquela primeira imagem de "omg tanta coisa", até flui muito bem o jogo, ao contrário de alguns jogos mais "sequinhos" =D

yah, melga, nós só costumamos ir nos mensais, é só questão de combinar-se eheh

Retrato de Tiago

Review sumariada

Pontos positivos:

- a malta de Leiria, sempre bem disposta e com energia apesar de noites perdidas de sono. e para agravar a situação ainda têm de tomar conta dos imigrantes todos que se deslocam à Meca dos board games portuguesa.

- O espaço, a sala de refeições era muito bem iluminada e serviu para que ninguém ficasse sem mesa onde jogar.as barraquinhas das lojas estavam muito bem, apesar do frio (ninguém me disse que Leiria estava a ficar com um mini clima tipo Pólo norte).

Pontos negativos:

- A comida, cara demais para o que é. Eu costumava dizer que apesar das refeições serem caras valiam a pena porque tinham bastante variedade e era de boa qualidade. Contudo o que foi servido desta vez era muito escasso em quantidade e a qualidade também não era nada de especial.

- Ter andado feito maluco à procura do meu Battlestar porque sou vesgueta e reparei mal na prateleira. Corolário: ter feito o Costa andar maluco a pensar que tinha perdido o meu Battlestar.

- Ninguém ter respondido ao meu apelo de levar o Barbarrossa. :|

Pontos de possível melhoria:

- Uma base de dados de voluntários para explicar jogos, havia alguns jogos que queria experimentar mas que não sabia a quem pedir para explicar.

Pontos assim/assim:

- Ouvir as senhoras da limpeza a dizer que o senhor da loja colapsou porque os jogos são muito stressantes!

GAMING IS SERIOUS BUSINESS!!

(mais a sério, prezo por ver que no fim a situação até se resolveu de forma positivam, tanto pela pessoa, como porque a loja trazia uns jogos interessantes )

Um abraço a todos!

--

www.breakingthemagic.com

Retrato de haroldun

Obrigado

Obrigado por terem vindo a mais uma LeiriaCon.

Os pontos negativos serão melhorados, e os positivos também.

Mais uma vez obrigado a todos vós.

Voltem sempre.

pi

Retrato de tmgd

Ainda falta muito para a próxima? Quero bolachas...

Já acabou? Snif.... quero bolachas!!

Pontos positivos:

- rifas: quem é que estava a perguntar pelos prémios? talvez tenha ficado com prémios a mais: fim de semana em Bragança; assinatura da SpielBox; Greed Incorporated; Velo City; Mijnlieff; Ludo; Zooloreto Lince Ibérico; 2 t-shirts; ...

- rever amigos;

- espaço com boas mesas e cadeiras (seria melhor ainda se a sala principal tivesse mais luz);

- jogos jogados (gostei muito de ter experimentado o épico 1830, e os protótipos Agricola 2 e Deterrence: Balance of Terror);

- boa disposição de todos;

- já falei das rifas?

- loja com preços excelentes (não sei se isto é positivo ou não, pois com isto um gajo como eu desgraça-se todo);

- a quinta é um local excelente (e o pequeno almoço uma maravilha!!);

- designers com novos jogos para testar;

- ah! e já falei das rifas?

Pontos a melhorar:

- refeições: para a qualidade da comida 13 EUR pareceu-me muito; no entanto as farófias eram excelentes!!

- não experimentei esse bagaço!!

- serem só 2 dias e já ter acabado... snif... snif...

Retrato de Arrebimbomalho

Rifas

Amigo, só te safaste com as rifas...

porque eu não pude ir!!!!

Em Abrantes não contes com isso!

Jogatinas:

Jogos testados

Uma pergunta de quem não foi ao Leiriacon: que jogos de designers tugas é que foram testados além do Dungeon Keeper?

Pergunto porque gostava de ter uma ideia de para onde estão a ir os designers locais e o que podemos esperar no futuro deste jardim à beira mar implantado.

Sérgio

Retrato de BrainStorm

Que eu saiba...

CO2 - Vital Lacerda

Vintage - Gil d'Orey

Gangland: New York - João Ribeiro

Technical Pro - Dadur

-----

Retrato de PalaNolho

xniff .. falto eu

ignorem este meu post >_>

Obrigado

Dá para acrescentares uma linha com uma ideia de cada jogo (excepto o Gangland que já foi por aqui discutido)?

Sérgio

Retrato de BrainStorm

Até faço mais...

smascrns escreveu:

Dá para acrescentares uma linha com uma ideia de cada jogo (excepto o Gangland que já foi por aqui discutido)?

Sérgio

CO2 - Vital Lacerda -> Link para o BGG

Vintage - Gil d'Orey -> Link para o BGG

Technical Pro - Dadur -> Este não sei muito... desculpa Dadur, serás tu a preencher as lacunas. Sei que o mapa é de Portugal, mas mais que isso não sei :(

-----

Retrato de Dadur

Tec Pro

O jogo consiste em fazer intervenções em diversas localidades de Portugal continental e Ilhas jogando entretanto cartas bónus.

Como protótipo que é, ainda está em estudos e nesta LeiriaCon recolhi algumas ideias que o podem melhorar. Algumas dessas ideias foram do publisher do jogo Vinhos(não me lembro do nome) que me deu o prazer de o jogar.

Vou continuar a trabalhar ...

Dadur

""""""""""""''''''''''''««««««o»»»»»»''''''''''''""""""""""""

! ... 1 Boardgamer: ... 1 jogo!

Retrato de PalaNolho

Dungeon Keeper - Overview

Dungeon Keeper

O jogo pode ser jogado por 1 a 4 jogadores onde cada jogador é um Keeper aprisionado no Abismo do Submundo. O portal para o submundo está novamente aberto e cada keeper vai fazer os possíveis por se conseguir libertar da sua prisão. Mas apenas o keeper que conseguir acumular maior quantidade de domínio se conseguirá libertar-se e ficar livre para causar o caos nas terras dos comuns mortais.

Mas os keepers não estão sós... vários heróis vão tentar fechar novamente a portal para o submundo, condenando assim os keepers à prisão eterna (e não queremos que os lindos heróis em armaduras brilhantes estraguem os planos dos nossos keepers pois não...)

Para gerirem a sua dungeon, os keepers poderão escavar túneis, construindo salas, angariando mana e ouro, e atraindo criaturas do submundo para se juntarem à sua causa.

Alguns poderão reconhecer o nome, pois é também um conhecido jogo de computador. Para quem se lembra desse jogo, então está a ver o que e o dungeon keeper boardgame (e para quem ficou desiludido com o Dungeon Lords, está aqui a resposta :D)

Eu estive na LeiriaCON e

Eu estive na LeiriaCON e dos protótipos tugas só vi o Vintage :8

Onde é que estavam os outros? O CO2 tem tão bom aspecto queria experimentar isso :)

www.clubotaku.org | www.drkartoon.com

Retrato de Mallgur

Portanto ainda estamos nas vindimas...

Foi excelente!

Joguei bastante, mais precisamente isto:

Comi bem, ainda que não fosse baratíssimo. Também não achei demasiado caro, para ser tipo buffet e com café (isso sim, era caro e no sábado paguei os do almoço porque não sabia que estava incluído). As sobremesas eram boas, o Bacalhau com Natas estava muito bom. O Frango Assado e a Carne de Porco à Alentejana estavam na média. Ocorreram alguns pequenos problemas logísticos no almoço de sábado (as batatas acabaram, algumas sobremesas também...) mas creio que será algo ultrapassável numa próxima oportunidade.

O espaço era bom. Não usei a antiga sala dos almoços, mas passei por lá e pareceu-me de facto ter mais luz que a principal. Esta podia ter um pouco mais de iluminação, especialmente à noite.

As lojas num espaço próprio foi um óptima ideia. Ainda comprei um par de coisas, masi por terem temas a que acho piada do que propriamente por as querer muito... Sou um perdulário!

O funcionamento das rifas estava bem. Bom modelo para as outras Cons. Claro que, com o meu azar, saiu-me um Dominion!!!

Gostei de conhecer o Richard Sivél e o Uwe Rosenberg. Tenho pena de não ter tido mais contacto com o MIchele Mura ou o Marc Gerdts, mas não deu para tudo...

Ver o Uwe fascinado com o Homesteaders, a não saber bem as regras do Bohnanza e poder experimentar o seu futuro Ora et Labora foram pontos altos, num grande planalto que foi a LeiriaCon em geral.

Receber o Maria das mãos do designer foi também um momento marcante.

Só há mesmo uma coisa que me deixa um bocado apreensivo... A LeiriaCon tem vindo a melhorar de ano para ano, acho que todos concordam. Mas agora não sei como poderão fazer melhor!

Obrigado a todos os que tiveram o imenso trabalho de fazer esta LeiriaCon. Para o ano, contem comigo!

####### Jogados recentemente :

Prototipo Uwe

Boas,

(Podes já não te lembrar, eu estive a jogar contigo o prototipo do Uwe)

Como é que correu o resto da sessão?

P.S: Consegui chegar a tempo do jantar.

Retrato de Mallgur

Desculpa...

Desculpa. Se calhar até me disseste o nome, mas a minha memória falha um bocado... Muita gente em dois dias. Foi bom responderes porque o Uwe andou a perguntar o teu nome no dia seguinte... Deve ser para a lista de playtesters.

Correu bem. Ele estava a ficar muito cansado e só acabamos no dia seguinte... Ele ganhou e penso que ficaste em terceiro... ou então fui eu. Existem alguns edifícios muito interessantes mais para a frente e ele deu um uso engraçado a alguns dos que construiste. Acho que o jogo vai ser bem sucedido.

Retrato de FemmeFatale

Muito obrigada!

Muito obrigada a todos os colaboradores do SpielPortugal que tornaram este fim de semana frio, num dos mais quentes dos últimos tempos.

Gostei imenso de tudo, da nova sala de jogos, das lojas, das rifas (apesar de ter acertado sempre ao lado), das refeições.

Momento da Con - Partida a 4 de Dominion - FemmeFatale+Dugy+FirePigeon+ZuviZavanovi - e levar uma abada do Zuvi que até vi

Cumprimentos ao Markus.

È preferível ter sorte do que ser bom jogador!!!

Muito Bom

Foi a primeira Con a que fui e por isso não posso comparar com as anteriores.

Eu e a minha namorada apenas estivemos de passagem, mas tenho a dizer que foi muito bom e para o ano lá estaremos.

Para as poucas horas que lá estive o ponto alto foi mesmo experimentar o protótipo do Uwe. E claro trazer o Imperial e o Agricola assinado pelos respectivos designer.

O ponto negativo não me ter saido nada nas rifas (para o ano têm este ponto a melhorar).

Parabéns à organização.

Retrato de Judi

Muito bom!

Como sempre a organização está de parabéns. De certo que organizar um evento deste nível não é tarefa fácil!

Gostei de jogar o novo agrícola!

O espaço é muito agradável! Apesar do frio que se fazia sentir nesse fds as salas estavam bem climatizadas.

A sorte não esteve do meu lado mas a ideia das rifas é óptima! Assim sabemos logo na hora se nos calhou alguma coisa ou não!

Relativamente à comida concordo com o que já aqui foi dito. A comida foi boa mas gostei mais no ano passado. As moelas e as farófias estavam muito boas!

Concordo com a base de dados de voluntários para explicar jogos e/ou horários específicos com DEMOS de jogos…isto porque me senti um bocado mal (ridicularizada) quando pedi para me explicarem o Dominion, mas acho que é melhor esquecer o incidente.

Em geral estava tudo muito bom e que venha a LeiriaCon 2012!

Não leves a mal por

Não leves a mal por pedires em explicar como se joga ao Dominion. Nem toda as pessoas já jogaram ao jogo, eu também ainda não joguei. Conheço pelo nome e também existe outros parecidos e que também nunca joguei.

Se eu quiser jogar, experimentar algum jogo, têm me explicar as regras do jogo para eu poder jogá-lo ao nivel de principiante para habitual.

Retrato de Dugy

Excelente

Apesar de já terem focado alguns destes aspectos, fica a minha visão da Con, de forma sintetizada (coisa que não consigo fazer quando explico regras):

+ o esforço e a dedicação de todo o pessoal da organização por forma a que tudo corresse pelo melhor;

+ duas salas para jogos;

+ designers muito próximos dos demais participantes;

+ horários duplos para cada refeição;

+ grande ludoteca de jogos;

+ realização do evento sem hora de fecho de sábado para domingo;

+ excelentes iniciativas como o leilão de jogos e os sorteios que funcionaram sem perturbar a convenção;

+ muitos participantes;

+ lojas e sua localização.

Quanto aos aspectos menos positivos:

- iluminação na sala principal;

- acesso à segunda sala era efectuado por uma porta que teimava em ficar aberta (e com o frio que estava...);

- durante a tarde de sábado (pico de participantes), cheguei a ter dificuldade em arranjar uma mesa disponível, visto que existiam algumas mesas com jogos/protótipos montados mas ninguém a jogá-los;

- já ter acabado...

Resta-me enviar um grande obrigado à malta de Leiria por ter proporcionado um excelente fim de semana a mim e aos restantes participantes.

Obrigado também a todos os que jogaram comigo por me aturarem .

Abraço... e até para o ano LeiriaCon.

Retrato de Nazgul

Excelente!

Pouco mais há a crescentar ao que foi por aqui dito!

Foi para mim uma Con fantástica, que parece fazer o quase impossivel de melhorar todos os anos!

A lojas no exterior funcionaram muito bem, assim como a abertura da segunda sala de jogo mesmo ali ao lado.

Os meus pontos altos foram:

+ A aguardente trintona que andava por ali a passear...a vadia...Obrigado Carlos!

+ O animado jogo de Gangland que entrou pela madrugada de sábado! Está cada vez melhor João!

+ Finalmente após tão aguardada espera...a joga de 2 de Mayo com o Carlos... bem depois das 5 da matina!

Parabéns à malta de Leiria!

Como sempre foram inexcedíveis em todos os aspectos na organização do encontro!

Venha lá a próxima vindima!

Retrato de haroldun

Mais fotos em

http://www.boardgamegeek.com/images/user/94567

atenção que a partir de certo ponto são da LeiriaCon 10

Retrato de Dadur

Venha a próxima Leiriacon

... que esta soube a pouco!

Uma coisa que me impressiona: meia dúzia de pessoas conseguem dar prazer a tanta gente!

Tive pena de não jogar mais jogos mas o tempo passa e ... não dá para tudo. É como nos jogos, por isso está tudo a condizer.

Fiquei muito contente pois além de jogar o meu prótótipo (TecPro) tive a oportunidade de o mostrar ao publisher do "Vinhos" que me deu dicas que considero muito importantes para a sua melhoria.

Pontos positivos e negativos servem para a Organização tentar manter o que está bem e melhorar o que pode estar menos bem na opinião de cada um no entanto penso que estão todos de parabéns pois as notas positivas são muitas.

Até deu para a minha filha dar um pequeno passeio de cavalo(nunca tinha andado de cavalo) e parece-me que não foi a única pessoa do evento a ter esse prazer.

Agradeço a toda a Organização por manterem a qualidade das anteriores e nalguns aspectos a melhorarem como foi o caso da colocação das lojas.

Parabéns

Na próxima lá estarei.

Dadur

Retrato de nbs

Mais...

Mais fotos:

http://www.facebook.com/album.php?id=100000498303705&aid=55148

e aqui:

http://www.facebook.com/album.php?id=100000498303705&aid=55150

Cada vez mais na tag LeiriaCon2011 no bgg:

ps- Podem ajudar a identificar as pessoas nas fotos... obrigado...

nbs escreveu: Mais

nbs escreveu:

Mais fotos:

http://www.facebook.com/album.php?id=100000498303705&aid=55148

e aqui:

http://www.facebook.com/album.php?id=100000498303705&aid=55150

Cada vez mais na tag LeiriaCon2011 no bgg:

ps- Podem ajudar a identificar as pessoas nas fotos... obrigado...

As fotos são muito boas, mas para quem não foi lá ou não conhece certas boardgames. Eu acho que deverias deixar um comentário nas fotos em que mostram o jogo, colocando o nome do boardgame para mais facilmente identificar.

Nomes de Boardgames e Ajuda em Shopping Online

Exacto! Era mesmo isso que eu estava a referir antes.

Apenas mencionar o nome de boardgames para que certas pessoas que nunca viram ou já conheçam o nome, mas nunca viram como é o tipo de tabuleiro e que existem milhares de boardgames no mercado para além do mero "Monopoly", "scrabble" que já me aborrece.

Eu possuo Formula D, Settlers of Catan (versão PT), Pandemic e Runebound.

E gostava de conhecer mais boardgames, para eu poder decidir o que comprar, ver o tipo de tabuleiro, o nome para investigar no BGG.

Tenho o amigo que é Fan de FFG (Fantasy Flight Games) e já joguei com as seguintes boardgames:

• Doom
  • Warcraft
  • World of Warcraft
  • Descent
  • Arkham of Horror
  • War of the Ring (Não Joguei, mas ele tem)
  • Space Hulk
  • Heroscape (Não Joguei, mas ele tem)
  • Race for the Galaxy

O ultimo jogo, foi eu que dei a opinião para ele adquirir e que depois adorou o jogo.

Ele está muito interessado em comprar Agricola selado e eu gostaria de ajudá-lo. Agradeço que possam indicar onde posso adquirir este boardgame a um bom preço e que não tenha os portes muito altos através na Net.

Retrato de Dadur

Identificação? Para beneficiar ou para prejudicar?

Eu preferia que não houvesse identificação, pelo menos a minha.

Acho um abuso até porque todos sabemos que através do google consegue-se ir buscar fotos e artigos pelo simples nome da pessoa E PODE HAVER QUEM NÃO ESTEJA INTERESSADO PORQUE PODE VIR A SER PREJUDICADO!.

Afinal quem é que não conhece quem? Se não conhece e quer conhecer, pergunta!

Mas andar identificar pessoas sem o seu conhecimento e permissão é um autentico abuso.

Infelizmente acho que vou começar a passar estes enCONtros em casa...

Dadur

Retrato de Mallgur

Calma

Também concordo que hoje se banalizou o abuso de assumir que toda a gente está disposta a abdicar da sua privacidade. Só assim se percebe o sucesso de site como o Facebook e seus antecessores/sucessores...

Por outro lado, creio que a ideia aqui exprimida era identificar os jogos e não as pessoas. Não me parece que isso seja motivo para ficares em casa, Dadur... Afinal fazes falta pelas CONs, como toda a gente.

Retrato de costa

Prejudicar?

Como deves calcular, ninguém anda a identificar o pessoal para o prejudicar. Eu fui um dos que identificou algumas das tuas fotos e não acredito que possas imaginar que eu fiz isso no sentido de te prejudicar. Isso sim é um absurdo.
    Peço desculpa pelo facto e vou tratar de te "desidentificar", logo que descubra como é que isso se faz. Seguindo a mesma bitola vou evitar fazê-lo a seja quem fôr, apenas para evitar comentários destes. Porque quem me conhece e quem conhece todos os outros que cá andam pelo meio, ninguém anda a querer PREJUDICAR seja quem fôr.
    Não à razão para passar as Cons em casa, mas cada um é que sabe da sua vida.

Aquele abraço.

O verdadeiro problema é as

O verdadeiro problema é as pessoas sairem à rua, se ficassem em casa ninguém seria nunca prejudicado.

Isso e terem caras diferentes. Se tivessem todas a mesma cara ninguém as distinguia nas fotos.

O melhor mesmo era adoptarmos os hábitos de outros povos mais civilizados, se toda a gente usasse um trapo à frente da cara, anonimato garantido.

Ou então termos algum bom senso e deixarmos de nos pôr com macaquinhos no sótão e a imaginar perseguições de filmes da treta oliudiana sobre os perigos de saberem quem nós somos porque viram a nossa tromba e o nosso nome na net... sem prejuízo de isto dar bons temas para jogos, mesmo de tabuleiro.

Sérgio

Retrato de Mallgur

Civilizado

Civilizado mesmo é não assumir que todos queremos que a nossa tromba ande pela net. Civilizado é perguntar às pessoas se se importam ou não em serem identificadas.

Quando fizemos uma demonstração de jogos de tabuleiro a crianças, tive o cuidado de perguntar aos organizadores e responsáveis se haveria algum problema em colocar as fotos aqui no AbreoJogo, site que eles conheciam e através do qual vieram a pedir a nossa colaboração. Pediram-me que publicasse apenas aquelas em que não fosse possível identificar nenhuma das crianças. Não publiquei nenhuma porque nenhuma em que se não pudesse identificar as crianças tinha qualquer interesse pois não se veria como estavam animadas e interessadas nos jogos. Foi pena? Foi. Mas eu não tenho o direito, mesmo nesta era em que o IdiotBook é rei, de assumir que posso violar o direito à privacidade dos outros.

O Dadur tem todo o direito a não querer ser identificado ou mesmo que fotos em que esteja presente sejam publicadas neste ou noutro site. Pode por exemplo saber que a sua associação aos jogos de tabuleiro pode ser mal interpretada por pessoas no seu trabalho... Quantas vezes já não falámos aqui no estigma negativo que a palavra "jogo" tem nesta nossa tão "Facebookada" (será isso sinónimo de civilizada?) sociedade portuga?

Hollywood pode ser uma treta mas olha que a realidade por vezes (se calhar mais do que imaginamos) o deixa bem para trás...

Retrato de Asur

Rants aside...

Acho que este é um tema que nós como comunidade, devíamos discutir. Eu, como muitos outros, tiro fotos à malta nas Cons (tentando aplicar alguma sensibilidade), mas deveria? E colocá-las no BGG, deveria? A malta assume que pode ser, que não há problemas, mas a verdade é que nunca discutimos (que me lembre), se as pessoas estão mesmo ok com que se coloque as fotos delas num site público. A coisa começou com um ou dois fotógrafos "semi-oficiais", e agora não há uma partida em que se esteja e não levemos com uma flashada de 5 em 5 minutos... Cria-se um tópico?

Retrato de Crashburner

Para a próxima con...

Retrato de DalimThor

hmm

Concordo com o que o Mallgur disse, nas fotos das cons tento sempre apanhar apenas o jogo e nenhuma cara por inteiro, é apenas fazer o que gostaria que se fizesse no geral.

---- Latest News ----

Retrato de Mallgur

Rants aside...

Não sei se será necessário, ou mesmo útil, criar um tópico. No fundo creio que isto é uma questão de bom senso e isso não será alterado com qualquer troca de ideias.

Colocar imagens de malta a jogar aqui ou no BGG não me parece problemático. São, de facto, sites públicos, mas essencialmente visitados por quem se interessa pelo hobby ou anda à procura de informação relacionada com o mesmo.

Além disso, a estrutura de funcionamento do AoJ ou BGG é radicalmente diferente dos chamados sites de "rede social"... Aqui e no BGG as fotos ficam gravadas e acessíveis, mas não será através de uma pesquisa por nome de alguém que surgirão. Nas "redes sociais", essa identificação poderá alertar e permitir a pesquisa por pessoas sem qualquer interesse ou conhecimento do hobby. Não há, nem no AoJ nem no BGG, uma sucessão de algoritmos que espalham a presença dessas pessoas nas fotos por uma enorme quantidade de outras que os visados nem sequer conhecem.

Penso que o problema não se prende tanto com o tirar-se ou não fotos às pessoas mas mais com a sua colocação em sites alheios ao hobby e, principalmente, cuja natureza funcional e base de negócio assentam na eliminação da privacidade e na invasão do espaço, mesmo daqueles que preferem não ser membros desses sites.

Enquanto as "redes sociais" foram baseadas em informação colocada pelos seus membros relativa apenas a si próprios, isto não foi nunca um problema. A questão é que as versões mais modernas deste negócio facilitam e incentivam a que se partilhe informação de toda a gente... Sem autorização ou cuidado com o interesse dos visados e sem qualquer possibilidade de controlo pelos mesmos. A divulgação deste comportamento foi tão bem feita que muita gente já nem compreende que há quem não esteja interessado nisso...

Retrato de Dadur

Subscrevo o Mallgur...

... e queria só lembrar que não estou contra o tirar-se fotos e até divulgá-las pois acho que elas são necessárias para a divulgação não só das Cons mas também do hobby.

O que eu estou contra é o identificarem as pessoas dessas fotos sem saberam se elas estão de acordo, e quando não são capazes de as identificar pedem a outros que o façam?!

Não estou à espera que compreendam das minha opções, apenas que respeitem a minha privacidade no que toca à minha identificação e penso que este tema deveria ser encerrado, senão definitivamente, pelo menos neste local apesar de estar relacionado com o rescaldo da LeiriaCon.

A LeiriaCon foi espetacular, como se pode comprovar nas tais fotos, e o tema é transversal a todas as Cons e Encontros por isso, se é para continuar, que tal criar um tópico novo?

Por mim o assunto fica encerrado aqui e agora pois não penso fazer mais quaisquer comentários a este respeito.

Dadur

Retrato de Asur

Depende, e depende.

Bem, não estava a falar de facebook. Estava a falar de tirar fotos e coloca-las num sítio público. Se uma pessoa nova for a uma convenção vai ter de lidar com o facto de haver uma data de pessoas a fotografa-las, sem nunca pedir autorização, e coloca-las ou não num sítio público. Esta é a parte que estou a apontar. O Ricardo, por exemplo, apontou que prefere não aparecer nas fotos, alguém lhe perguntou isso antes?

Quanto a bgg vs facebook. Não, o bgg não é uma rede social, nem em estrutura nem em propósito original, mas...

- Tanto no facebook como no bgg encontram-se fotos nossas, sabendo procura-las. Se quiseres ver o meu perfil, tens de estar registado e nas minhas conexões. Até lá, só vês uma pequena foto da minha cara. E a minha cara mostro-a na rua todos os dias. Para isso servem as definições de privacidade. Até podes definir se queres ou não que o teu nome apareça como resultado nas procuras. Podes consultar o meu perfil no bgg, mesmo que não logado.

- No meu perfil de FB ficas a saber os meus gostos musicais, amigos, e pouco mais. (E isto depois de eu te deixar vê-los.) No BGG ficas a saber o que gosto de ouvir, de ver, de jogar, de ler, e onde estive a jogar nos últimos tempos. No AOJ, ficas a saber onde exactamente estarei eu na próxima quinta-feira. No FB, não.

- O BGG tem: blogue pessoal, forma de mostrares os teus interesses (microbadges, por ex), discussões sobre os variadíssimos temas, possibilidade de quantas fotos pessoais quiseres, vídeos, comentários no perfil dos outros, concursos que são praticamente de popularidade, jogos, e até trocas lá pelo natal. Soa familiar não é?

Onde eu quero chegar, é que ambos podem ser utilizados para cuscar a nossa vida, e até acho que o BGG te defende bem menos por ter menor nível de segurança. É preciso é perceber que podes usar o facebook como bem entendes, seja como meio de promoção, seja como plataforma para partilhares o que quiseres com as pessoas que quiseres, seja como forma de partilhar a a tua vida toda a toda a gente, principalmente a gente que não quer saber. Quanto ao demónio do "partilhar o teu mail com empresas de publicidade"... Sei lá o que o bgg anda a fazer com o meu mail? A verdade é que recebo pouquíssimo spam. Porque sei proteger-me.

Retrato de Crashburner

(Sem assunto)

Retrato de Mallgur

OK.

Cria lá o tópico... Já chega de off-topic neste.

Retrato de Asur

Não seja por isso

Retrato de Dadur

Fico agradecido ...

Fico agradecido se o fizeres, embora te tivesse enviado um mail a pedir isso mesmo há 3 semanas atrás.

Claro que sei que não é com intenção de prejudicar mas penso que não é correto pedir a outras pessoas que identifiquem as pessoas que conheçam e que ainda não estejam identificadas nas fotos que colocaram.

Dadur

My 2 cents

Bom, penso que já quase tudo foi dito sobre o evento, já não há muito a acrescentar...

Foi a minha primeira Con e fiquei muito bem impressionado, pelo que a fasquia ficou alta para as próximas

A organização está de parabéns pelo óptimo fim de semana proporcionado e tem agora a árdua tarefa de (pelo menos) manter os mesmos níveis para a próxima edição! :)

Cumprimentos.

Retrato de soledade

Perdidos e Achados

Ficaram duas cartas do B. Galactica com protectores perdidas no chão. Alguém se acusa? Vejam isso para combinarmos uma entrega. As cartas têm sleeves. Não estão laminadas.

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Retrato de Tiago

soledade escreveu:

soledade escreveu:

Ficaram duas cartas do B. Galactica com protectores perdidas no chão. Alguém se acusa? Vejam isso para combinarmos uma entrega. As cartas têm sleeves. Não estão laminadas.

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

ACUSO-ME!! (check mail ^.^; )

Embora obviamente não como Cylon. :D

--

www.breakingthemagic.com

Muitos parabéns! O nível

Muitos parabéns! O nível a que chegastes é já de outra categoria, por mais essa inovação, os meus sinceros parabéns!

www.jogoeu.wordpress.com