5ª de jogos - Boardgamers Porto

Retrato de JohnnyBeGood
2008-05-08 21:15
2008-05-08 23:59
Local: 

Cristal Park - Porto

Semanalmente o Grupo de Boardgamers do Porto, encontra-se para fazer umas partidas de Jogos de tabuleiro e conviver. Os encontros são abertos a todos os que se queiram juntar, sem necessidade de se sentir obrigado a trazer jogos, pois há sempre gente que leva.

É uma oportunidade de jogar jogos que não se tem, fazer novas amizades e passar um bom bocado.

Os encontros realizam-se todas as 5ªs-feiras, repartindo-se por dois locais distintos: numa semana realiza-se no Porto (Cristal Park - frente ao Museu Soares dos Reis) e Espinho (Acqua Bar - Galerias S. Pedro 1º andar). Começam por volta das 21:30 e terminam quando já não houver gente para jogar.

Em caso de dúvidas ou problemas para encontrar os locais, não hesitem em perguntar aqui ou enviar mensagem pelo contacto: Mallgur (Moderador do Grupo) ou para mim JohnnyBeGood.

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

A Pirâmide de Tutankhamon

Pois é... estava a faltar semanalmente criar o evento dos encontros (copiei a ideia pelo Vch). Assim é mais fácil o pessoal saber a tempo e horas onde vai ser o encontro e até mesmo para novos visitantes se aperceberem dos encontros.

 Para hoje (uma vez que só mesmo hoje tive oportunidade de criar o evento), vou mais uma vez ver se arranjo umas vitimas para testar uma das minhas ideias.. eheheh

"A Pirâmide de Tutankhamon"

Tutankhamon sobe ao trono do Egipto muito jovem, após a morte de seu pai que havia banido todo o Clero. O jovem Faraó rapidamente restitui o Clero e ordena aos seus arquitectos a construção da sua Pirâmide, mas esta deverá, além de ser o seu túmulo, prestar tributo a um Deus - Amun.

Os seus Arquitectos e Clero discordam da importância de Amun e sugerem outros nomes. O jovem Faraó ordena então que cada um dos Arquitectos preste Homenagem a um dos Deuses que propõem, marcando os Blocos de pedra da pirâmide com a imagem do Deus e ao mesmo tempo mostrando a sua devoção através de Oferendas no Templo.

A construção da Pirâmide é feita recorrendo a mão-de-obra escrava e ao ritmo do chicote, os Blocos transportados por barco das pedreiras até ao local de construção e puxados por rampas até ao seu local final.

Os escravos respondem a outro Deus, que poderá intervir, provocando 10 Pragas que muito poderão atrasar a construção, não mais do que as sabotagens que os arquitectos podem vir a fazer na ânsia de serem eles a finalmente dizer qual o Deus vencedor do Tributo.

Assim sendo, preciso de 3 voluntários (o jogo é para 3 a 5 jogadores)!

Coisa para uma hora e meia de jogo (está semi-testado a 2 e portou-se muito bem).

Tabuleiro

Fabrica de tijolos do Arquitecto que representa Osiris

 

Inté mais logo ;)

 

Herrar é umano.

é gira a ideia, agora

é gira a ideia, agora resta saber como se porta com vários jogadores. 

from apple to earth

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

Muito bom

Muito bom, não o Jogo para já, porque esse precisa levar umas afinações para reduzir o "downtime" e aplicar 2 ou 3 sugestões para o scoring.

Muito bom foi mesmo o bom bocado (2:30h) em que estivémos a jogar (eu, Mallgur, Dugy, FemmeFatale e spiff).

Nem de propósito o spiff é professor de História e deu uma ajudar a corroborar os factos temáticos.

Mesmo com a jogatana a arrastar-se por muito tempo e ainda longe de construir-mos a pirâmide, não senti o tempo a passar pois estivémos sempre, de alguma forma, a desenvolver jogo (este é que se mostrou ingrato com alguns).

Se por um lado alguns se preocuparam com as oferendas aos Deuses, outros pura e simplesmente se borrifaram para o assunto, e rapidamente foram despoletadas as 10 Pragas do Egipto, e não chegando elas serem muito más, houve quem ainda ajudásse aplicando sabotagens.

O jogo promete bastante, mas isso sou eu a falar e sou suspeito, deixo as criticas para os beta-testers a quem agradeço o tempo dispendido e as sugestões.

Vou fazer a alteração das àreas de Obeliscos e ao scoring dos mesmos, bem como alterar o trasporte por barco dos blocos da pirâmide, de forma a eliminar o processo de deslocação e perda de tempo. A rampa para a pirâmide vai permanecer estática, ou seja, não vai haver incremento de distância de patamar para patamar.

 Avizinha-se novo teste em breve!

 

Herrar é umano.

Isto parece uma empreitada

Isto parece uma empreitada muito interessante!

Agora que não lhe falte carradas de testes, sugestões e melhoramentos, por isso não te posso deixar de sugerir(se ainda não viste) esta talk que o Matt Leacock deu no Google sobre o desenvolvimento do seu Pandemic, já que está carregadinha de dicas que te poderão ajudar a fazer deste projecto um jogo a sério.

Aqui está o link: http://www.youtube.com/watch?v=cdTVcFo2EQw

 

Mto Bom

Obrigado pelo link Filipe.

"- O que não é como eles parece-lhes contra eles - comentou amargamente Zenon." Marguerite Yourcenar

[img]http://www.boardgamegeek.com/jswidget.php?username=zenao&numitems=8&text=none&images=small&am

Mais uma estrela a brilhar...

Isto começa a cheirar a profissionalismo...

Esta criação é duma complexidade tal que impressiona ainda mais por ter surgido num curto espaço de tempo. Este génio (JohnnyBeGood) emana ideias todas as semanas. Um espanto. Como o jogo em si.

Como feedback importa dizer que o tempo de jogo deveria ser reduzido e isso conseguirar-se-á com as alterações que o Johnny fez alusão, para além da redução dos patamares da pirâmide para 9-4-1 (na minha opinião). No que toca às sabotagens, penso que poderiamos começar com as 3 cartas (não descartando nenhuma na fase final de escolha), e que após "gastarmos" essas 3, poderiamos sacrificar escravos para conseguir mais. Nos restantes aspectos, nada a apontar.

Controlo de area, interação, medição de forças, gestão de recursos, desastres (pragas) que afectam todos, puzzle (faces da pirâmide) - tudo mecânicas que se podem encontrar no jogo. O que se há-de querer mais?

Brilhante JohnnyBeGood.

Mais uma estrela a brilhar (sim, porque já brilha)...

Tens aqui um crash test dummie ao teu dispor... Tongue out

Cumprimentos

Off-topic

Aproveitei este tópico para apresentar "A Pirâmide de Tutankhamon" porque foi intenção apresentar o protótipo e fazer um play-test. Está apresentado e espero poder continuar a contar com os "crash-test dummies" cá do sitio para o afinar.

Para o efeito vou deixar "bloggado" o processo de evolução do protótipo em local apropriado, para que possam comentar no local certo.

Criticas e sugestões são bem-vindas.

 

Herrar é umano.