Quarta dos Boardgamers de Lisboa

Retrato de vch
2009-01-28 18:00
2009-01-28 23:59
Local: 

Magic Pool, Rua Augusto Gil nº 30A (Mapa)

Contamos com a presença de todos vós curiosos ou apreciadores dos jogos de tabuleiro e cartas nas instalações da Magic Pool, a partir das 18:00.

Se não estiveram nos outros encontros, venham ver o que andam a perder: jogos de todos os tipos e para todos os gostos, dos antigos aos mais recentes, dos mais famosos aos mais desconhecidos, dos jogos de tabuleiro aos jogos de cartas aos jogos de guerra, e parceiros de jogo entusiastas e dispostos a tudo (pelo menos uma vez, eheh). Apareçam, tragam um jogo (ou dois, ou quatro ou dez!), aquele que adoram, ou aquele que querem estrear, ou aquele que não têm ninguém com quem jogar, ou então apareçam simplesmente de mãos vazias e com muita vontade de jogar! Contamos convosco para encher as mesas!

 

Como sempre, a ideia é chegarmos (com ou sem jogos na mão), juntarmo-nos, dividirmo-nos em grupos conforme as preferências de toda a gente, e sentarmo-nos a jogar. Tudo perfeitamente informal, num ambiente de companheirismo, convívio e festa. Se puderem/quiserem, tragam convosco um jogo (ou mais) que queiram demonstrar/jogar. Senão, não se preocupem; não deverá haver falta de jogos à disposição, pois existem sempre mais jogos dos que é possivel jogar.

 

No dia do evento, à medida que o pessoal for chegando, vai decidindo o quer jogar e como se dividir pelas várias ofertas. Não é complicado. Se querem facilitar as coisas e desde já angariar/sondar potenciais interessados ou pedir para alguém trazer aquele jogo no qual querem pôr as mãos há que tempos, o melhor é talvez deixarem aqui um comentário a dizer que jogo(s) pretendem levar ou que gostariam jogar.

 

Quanto a comes e bebes, a Magic Pool tem as bebidas necessárias, algumas comidas e tambem há por ali cafés mesmo ao lado onde lanchar. Para o almoço e jantar é à vontade do freguês: há quem vá comer a casa, há quem vá ao restaurante de fast food mais próximo, há quem se abasteça de sandes no supermercado ao lado, há quem se junte para fazer uma encomenda grande à Telepizza (costuma dar 3-5 Euros por pessoa, fora as bebidas; muito acessível!), há quem só apareça depois do comer, etc.

 

Regressem regularmente esta página para mais actualizações e notícias sobre o evento, ou subscrevam o tópico (depois de efectuarem o registo no site ou de fazerem login com o registo que já têm) para receberem por e-mail avisos de novidades!

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Mini-campeonato Dominion

Proposta de Regulamento para um Mini-Campeonato de DOMINION

 

Valor da inscrição: 2 euros por concorrente para pagamento de medalhas ou trofeus para o 1º, 2º e 3º classificados.

 

O campeonato realiza-se em eliminatórias sucessivas a partir de 11 de Fevereiro às 4ªs feiras. Em cada 4ª feira proceder-se-á a uma eliminatória, em cada eliminatória cada jogador só joga 1 vez, mais ou menos 30 minutos.

 

Os jogos são jogados segundo as regras oficiais Dominion com as 10 acções tiradas aleatoriamente em cada jogo que se faça.

 

Em cada eliminatória, cada um dos jogos efectuados elimina o jogador que se classifique em último lugar desse jogo (em caso de empate o eliminado é tirado à sorte); o sorteio dos jogos faz-se da seguinte forma e será sempre realizado na semana anterior:

 

SORTEIO DOS JOGOS

PONTO 1. Procede-se da seguinte forma (se só restam 5 jogadores ou menos passar ao ponto 2):

-Se nº de concorrentes em prova divididos por 4 der resto 0 – todos os jogos têm 4 jogadores (em cada jogo é eliminado o último classificado);

-Se nº de concorrentes em prova divididos por 4 der resto 1 – fazem-se 3 jogos com 3 jogadores e os restantes jogos, se os houver, são constituídos por 4 jogadores (em cada jogo é eliminado o último classificado); 

-Se nº de concorrentes em prova divididos por 4 der resto 2 – fazem-se 2 jogos com 3 jogadores e os restantes jogos, se os houver, são constituídos por 4 jogadores (em cada jogo é eliminado o último classificado);

-Se nº de concorrentes em prova divididos por 4 der resto 3 – faz-se 1 jogo com 3 jogadores e os restantes jogos, se os houver, são constituídos por 4 jogadores (em cada jogo é eliminado o último classificado);

PONTO 2:

-Se somente 5 jogadores ainda em jogo – faz-se um jogo com 3 jogadores e um jogo com 2 jogadores  (em cada jogo é eliminado o último classificado);

-Se somente 4 jogadores ainda em jogo – faz-se um jogo com 4 jogadores e é eliminado o último classificado;

-Se somente 3 jogadores ainda em jogo – faz-se um jogo com 3 jogadores (o último classificado obtém o 3º lugar no campeonato e os outros dois passam à final).

-Se somente 2 jogadores ainda em jogo – faz-se a FINAL para obter o 1º e o 2º classificados no campeonato.

 

Faltas de comparência: - se um jogador ainda em prova não comparecer até às 22h30m no local onde se realizam as 4ªs feiras dos Boardgamers de Lisboa terá falta de comparência. O jogo não se realiza e é ele o eliminado no jogo. No caso de haver mais de uma falta de comparência para o mesmo jogo, o jogo não se realiza e o eliminado é tirado à sorte.

 

11 de Fevereiro – 1ª eliminatória

Depois de 8 em 8 dias sempre às 4ªas feiras realizar-se-ão as restantes eliminatórias.

Prevêem-se mais ou menos 6 eliminatórias, conforme a quantidade de inscritos.

 

Serão designados 3 elementos para a comissão organizadora que resolverão os casos que não estejam contemplados neste regulamento. Estes 3 elementos poderão entrar no campeonato também.  

 

SE NUNCA FICARES EM ÚLTIMO LUGAR NUM JOGO, GANHAS O CAMPEONATO!

 

Nas 2 próximas 4ªs feiras, durante o encontro dos Boardgamers de Lisboa, aceitam-se inscrições e na 4ª feira 4 de Fevereiro às 22 horas faremos o sorteio para a 1ª eliminatória que se realizará 8 dias depois em 11 de Fevereiro.

O Mini-campeonato só se realizará com um mínimo de 10 inscrições. 

 

Estou interessado mas acho

Estou interessado mas acho que não devia haver dinheiro envolvido. Além disso, o critério de desempate para o último lugar devia ser quem tem menor valor em Treasure cards no deck.

Estou de acordo

Estou de acordo com helioa no que diz respeito ao critério de desempate. Vou integrá-lo no regulamento.

No que diz respeito ao dinheiro seria apenas para comprar umas medalhitas, mas podemos tirar os prémios à vontade...

 

Um diploma

assinado por todos os participantes a reconhecer a vitória do primeiro classificado, faz-se num instantinho e nao custa nada!!!

BTW: Nem se atrevam a fazer isto sem mim!!! :D

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Firepigeon escreveu:

Firepigeon escreveu:
assinado por todos os participantes a reconhecer a vitória do primeiro classificado

Parece-me bem.... sempre quis ter as vossas assinaturas num papelito qualquer LaughingLaughingLaughingLaughingLaughing

OK Os prémios são diplomas

Para o 1º, 2º e 3º classificados e assinados por todos os participantes. 

O primeiro factor de

O primeiro factor de desempate (nas regras) e' quem jogou menos turnos ...

Ciao!

Collection:

Sample of my collection, wanna play ?

Tens toda a razão

Esse deveria ser o primeiro factor de desempate...

Estou interessado, naturalmente!

Estou nessa

Acho que em cada fase, quem devia estar nas mesas mais pequenas, era quem tinha estado em pior lugar na fase anterior (3ºlugar). Concordo com o helio com o desempate por quantidade de Treasure Cards.

O diploma assinado por todas as pessoas, vai ficar mesmo bem na entrada da minha casa....

Vasco: atenção que não

Vasco: atenção que não é quantidade de Treasure cards, mas sim o valor total. Exemplo: 2 cartas de Gold (valor 3) valeriam mais que 4 cartas de Copper (valor 1). E gosto da ideia do diploma... dado os encontros de bgames serem à borla, também gostava que os torneios adoptassem essa filosofia. E como o Pombeiro sugeriu e bem, podem arranjar-se prémios interessantes sem custos.

Concordo que deve haver um critério na atribuição dos jogadores para as mesas de 3 jogadores, dado terem maior probabilidade de eliminação do torneio. Concordo com o Vasco que genericamente devem ser os 3os lugares a ocupar essas mesas.

Treasure? Ups.... eu estava

Treasure? Ups.... eu estava a falar da maior quantidade de cartas de pontos, porque são cartas não jogáveis...

Então

e as Curses e os Gardens?

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Tinha-me esquecido deles:

Tinha-me esquecido deles: tambem contam...

OK

Vou emendar o Regulamento para contemplar esta ideia dos piores classificados irem para as mesas mais pequenas.

Acho uma boa ideia.

 

Count on me

Count on me !

Ciao!

Collection:

Sample of my collection, wanna play ?

Inscricoes

Ruibar escreveu:

Nas 2 próximas 4ªs feiras, durante o encontro dos Boardgamers de Lisboa, aceitam-se inscrições e na 4ª feira 4 de Fevereiro às 22 horas faremos o sorteio para a 1ª eliminatória que se realizará 8 dias depois em 11 de Fevereiro.

O Mini-campeonato só se realizará com um mínimo de 10 inscrições.

Como nao pude aparecer queria inscriver o Nacka e a mim proprio, obrigado.
Ciao!

Collection:

Sample of my collection, wanna play ?

Eu

vou vêr se consigo ir e se é desta que vejo o novo espaço!

I'M NOT LAZY. I'M JUST OUT OF ACTION POINTS!

 

Memoir 44

Já há algum tempo que quero experimentar o Memoir 44, alguém que tenha o jogo e que não se importe de o levar?

Vou ler as regras do site de antemão.

Regulamento já com propostas incluídas

Regulamento para um Mini-Campeonato de DOMINION (versão 2)

 

O campeonato realiza-se em eliminatórias sucessivas a partir de 11 de Fevereiro às 4ªs feiras. Em cada 4ª feira proceder-se-á a uma eliminatória, em cada eliminatória cada jogador só joga 1 vez, mais ou menos 30 minutos.

 

Os jogos são jogados segundo as regras oficiais Dominion com as 10 acções tiradas aleatoriamente em cada jogo que se faça.

 

Em cada eliminatória, cada um dos jogos efectuados elimina o jogador que se classifique em último lugar desse jogo.

 

Factores de desempate para ficar melhor classificado:

1. Quem jogou menos turnos

2. Quem tem maior valor em treasure cards

3. Quem tem maior quantidade de cartas de pontos, incluindo as curse e as garden.

4. Sorteio.

 

Prémios: Diplomas para o 1º, 2º e 3º classificados, assinados por todos os concorrentes.  

 

O SORTEIO DOS JOGOS FAZ-SE DA SEGUINTE FORMA, SEMPRE REALIZADO NA SEMANA ANTERIOR:

PONTO 1. Procede-se da seguinte forma (se só restam 5 jogadores ou menos passar ao ponto 2):

-Se nº de concorrentes em prova divididos por 4 der resto 0 – todos os jogos têm 4 jogadores (em cada jogo é eliminado o último classificado);

-Se nº de concorrentes em prova divididos por 4 der resto 1 – fazem-se 3 jogos com 3 jogadores e os restantes jogos, se os houver, são constituídos por 4 jogadores (em cada jogo é eliminado o último classificado); 

-Se nº de concorrentes em prova divididos por 4 der resto 2 – fazem-se 2 jogos com 3 jogadores e os restantes jogos, se os houver, são constituídos por 4 jogadores (em cada jogo é eliminado o último classificado);

-Se nº de concorrentes em prova divididos por 4 der resto 3 – faz-se 1 jogo com 3 jogadores e os restantes jogos, se os houver, são constituídos por 4 jogadores (em cada jogo é eliminado o último classificado);

PONTO 2:

-Se somente 5 jogadores ainda em jogo – faz-se um jogo com 3 jogadores e um jogo com 2 jogadores  (em cada jogo é eliminado o último classificado);

-Se somente 4 jogadores ainda em jogo – faz-se um jogo com 4 jogadores e é eliminado o último classificado;

-Se somente 3 jogadores ainda em jogo – faz-se um jogo com 3 jogadores (o último classificado obtém o 3º lugar no campeonato e os outros dois passam à final).

-Se somente 2 jogadores ainda em jogo – faz-se a FINAL para obter o 1º e o 2º classificados no campeonato.

 

NOTA – Com excepção do 1º sorteio, quando houver sorteios em que existem mesas com quantidades diferentes de jogadores, as mesas com menos jogadores serão ocupadas pelos jogadores não eliminados que obtiveram menos pontos na eliminatória anterior, no conjunto de todos os jogos jogados.   

 

Faltas de comparência: - se um jogador ainda em prova não comparecer até às 22h30m no local onde se realizam as 4ªs feiras dos Boardgamers de Lisboa terá falta de comparência. O jogo não se realiza e é ele o eliminado no jogo. No caso de haver mais de uma falta de comparência para o mesmo jogo, o jogo não se realiza e o eliminado é tirado à sorte.

 

11 de Fevereiro – 1ª eliminatória

Depois de 8 em 8 dias sempre às 4ªas feiras realizar-se-ão as restantes eliminatórias.

Prevêem-se mais ou menos 6 eliminatórias, conforme a quantidade de inscritos.

 

Serão designados 3 elementos para a comissão organizadora que resolverão os casos que não estejam contemplados neste regulamento. Estes 3 elementos poderão entrar no campeonato também.  

 

SE NUNCA FICARES EM ÚLTIMO LUGAR NUM JOGO, GANHAS O CAMPEONATO!

 

Nas 2 próximas 4ªs feiras, durante o encontro dos Boardgamers de Lisboa, aceitam-se inscrições e na 4ª feira 4 de Fevereiro às 22 horas faremos o sorteio para a 1ª eliminatória que se realizará 8 dias depois em 11 de Fevereiro. 

 

não querendo ser chato...

no ponto 2 dos criterios de desempate: n tem mais merito ter x ponto com menos dinheiro do que com mais?

 

eu diria que passava quem tivesse menos treasure cards... :S

 

acho que tem mais mérito

acho que tem mais mérito é ter muito dinheiro no deck. Para mim os critérios deviam ser simples de memorizar:

1. Menos turnos jogados.

2. Mais dinheiro (em valor).

3. Os empatados fazem um jogo entre eles para desempatar.

olha que não sei...

Um dia destes faço a experiência: apostar quase sempre em comprar treasure cards, a ver que tal

 

mas regra é regra! mesmo que seja má Wink

Gold

Acho que é perfeitamente possivel ganhar-se o jogo sem comprar cartas de Gold. E perfeitamente viavel num deck de Gardens (já que eles custam apenas 4 de dinheiro).

Claro que se todos souberem os factores de desempate, todos jogam em função disso. Não sei é se algumas actions não serão obrigatórias como por exemplo as Mine.

Não vou participar mas

Não vou participar mas penso que de facto o 2º critério de desempate deve ser menos dinheiro pois se empatou em pontos e tem menos dinheiro fez mais com menos.

Também quer dizer uma de duas coisas: ou o deck estava extremamente "thinned" para permitir melhores probabilidades de ir buscar tesouro; ou o jogador "ciclava" o deck muitas vezes. Ambas querem dizer que o deck fluía muito melhor e portanto em princípio seria "melhor"

My 2 coppers.

--

oh meus amigos, vamos lá

oh meus amigos, vamos lá esclarecer isto, partindo deste paradigma:

"Se eu tenho pouco dinheiro, então serei mais veloz a correr, porque os bolsos me pesam menos"

O que preferem, correr mais rápido ou ter mais dinheiro?

A maneira correcta de ver é, o meu deck gerou tantos pontos quantos os do meu adversário, mas gerou ainda mais dinheiro, o que quer dizer que é ainda melhor. Não vejo como querem medir Eficiencia.

Validade argumentativa

Claro que o teu ponto é válido, mas quem é melhor? Aquele que comprou mais coisas? Ou aquele que optimizou o deck ao ponto de fazer mais com menos?

No fundo o desempate quer de um modo ou de outro vai sempre penalizar numa estratégia, o ser menos Treasure penaliza decks de Gardens que enchem o deck à parva, o ser mais dinheiro penaliza decks de Chapel/Remodel e afins que tentam maximizar o uso de cada Treasure.

Talvez a melhor solução seja mesmo uma desforra após o 1º desempate. No entanto se todos no torneio concordarem com uma dessas soluções, não tenho nada contra (tendo em conta que nem vou participar).

 

--

percebo o teu ponto e por

percebo o teu ponto e por isso para simplificar ainda mais proponho que se adopte apenas a regra de desempate oficial do jogo (menos turnos) e caso isso falhe, os jogadores fazem um mano-a-mano para desempatar.

4º factor de desempate

Neste caso deviam os empatados jogar outro jogo. Simples e eficaz e não deve ocorrer muitas vezes.

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

concordo

concordo, sorteios e penalties são sempre de evitar =)

mais ou menos tesouros

Infelizmente não vou poder participar, que não consigo estar em lisboa nas quartas, mas...não posso deixar de largar o meu bitaite.

 

Acho que criterios de ter mais ou menos tesouros no deck são inviáveis. Isto porquê? Porque ter mais ou menos tesouros no deck, não é....nem melhor, nem pior, são simplesmente duas estratégias diferentes, e até opostas... Como tal acho que um critério de desempate não deve penalizar estratégias. (Se não as pessoas jogam em função disso...evitando determinada estratégia).

Acho bem o primeiro critério ser o das regras: quem jogou menos turnos.

Depois disso, acho que se devia mesmo optar por nova partida.

Quem tem maior número de cartas de pontos, quanto a mim também não faz sentido nenhum.....Ok, por um lado é mais "dificil" ter pontos com um deck cheio de cartas mortas (isso tem mérito), mas tem igual mérito andar-se a esfolar por ter mais provincias....

 

 

Penso que é consensual

Factores de desempate:

1. Quem jogou menos turnos tem preferência

2. Fazer outro jogo entre os empatados

 

Gostaria de jogar Tide of

Gostaria de jogar Tide of Iron ou Conflict of Heroes, alguém poderia levar esta quarta?

gostava de experimentar o

gostava de experimentar o Conflict of Heroes mas a 4 jogadores...

Então somos 3 já! Eu,

Então somos 3 já!

Eu, você e o Elder, que também gostava de experimentar.

também jogo

 Se ainda for a tempo!

tb vou hoje e aproveito para te pagar.

Abraço

 

Jogatinas:

o problema é que nenhum de

o problema é que nenhum de nós tem o jogo ou sabe jogar =)

hahhahah

 Pois é!

podiamos cravar o pombeiro, heheheh

Se alguém o levar, eu posso ficar de fora, no problem!

Alguém quer levar um "top 10" e ter pachorra para me ensinar?  Tipo... Agricola, Power Grid ou Tigris?

Até já!

 

Jogatinas:

esqueçam o Pombeiro

hoje não vai.

 

tamos feitos

 Levem-me lá o Agricola ou o Power Grid e ensinem o novato fáxavôr!!!! Laughing

 

Jogatinas:

TS

Esse Twilight Struggle joga-se em todos os encontros. Deve ser muito bom o jogo Tongue out 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Peço desculpa, mas sou um gajo pobre, e não tenho imagens na assinatura!!!

 

-----

LOL

O jogo é muito bom, mas existe para lá um gajo chato que é viciado nele. É tipo outro choramingas que só joga Age of Steam Portugal. Eu gostava era de jogar um Tigris com esses dois...

Tigris

vch escreveu:

Eu gostava era de jogar um Tigris com esses dois...

 

Com que o que tem chovido, acho que juntar 3 choramingas a jogar um jogo onde se têm que tirar tiles dentro dum saco não é boa ideia... o bar vai inundar Laughing, mas aceito o desafio.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Peço desculpa, mas sou um gajo pobre, e não tenho imagens na assinatura!!!

 

-----

No último encontro joguei

No último encontro joguei Vnicola, ja é uma variação. Mas fartei-me de chorar por não ter jogado um belo de um Brass.

Está aceite o desafio.

vch escreveu:

O jogo é muito bom, mas existe para lá um gajo chato que é viciado nele. É tipo outro choramingas que só joga Age of Steam Portugal. Eu gostava era de jogar um Tigris com esses dois...

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

Vinci

Adorei, excelente jogo!

tambem

E da proxima vez vai ser mais facil de explicar e jogar. Definitivamente parece melhor a 4...