Concurso de Criação de Jogos / Ludopolis

Retrato de Immaterial
2012-06-14 10:00
2012-06-17 20:00
Local: 

Jardim Tropical, Belém - Lisboa

Olá a todos!

Como alguns já se deram conta, para o ano (Junho 2012) está agendado um evento lúdico de nome Ludopolis que também contemplará um espaço exclusivamente dedicado aos Jogos de Sociedade. De uma forma simples, a Ludopolis representa uma Cidade Lúdica, dividida em 5 espaços desenhados para serem interactivos, intergeracionais mas também promotores dos jogos enquanto bem cultural: Aldeia dos Jogos de Sociedade, Aldeia dos Jogos Tradicionais, Aldeia dos Jogos Multimédia, Aldeia dos Jogos de Construção e Aldeia das Crianças . O espaço é convidativo e muito agradável, sendo o Jardim Tropical em Belém (mesmo ao lado dos Jerónimos). Entre outros apoios que têm sido angariados já se associaram ao evento entidades como a Câmara Municipal de Lisboa, a EGEAC (Festas de Lisboa) e o Turismo Lisboa, entre outros.

Integrado no Festival decorrerá um Concurso de Criação de Jogos de Sociedade, que tem diversos objectivos:

- Estimular a criação de jogos em Portugal

- Estimular e dar a conhecer os jogos de sociedade à população em geral

- Partilhar com o público o talento, a criatividade e os jogos dos criadores

- Ajudar os participantes a preparar-se para concorrer a concursos de relevo internacional

- Inserir Portugal no roteiro dos concursos internacionais de criação de jogos

A inscrição é gratuita, já que o objectivo não é fazer dinheiro mas dinamizar os designers portugueses não editados, ajudando algum a “sair da sombra”. Sobretudo, estes concursos (para quem costuma concorrer é o bé-a-bá) são um “empurrãozinho” para terminar projectos inacabados, para os fazer testar, para redigir as regras (tarefa árdua!), entre outros. Permitem também ter algum retorno sobre as criações, o que é salutar. Encontram o regulamento em www.ludopolis.pt. O prémio para o vencedor será a possibilidade de uma edição (1000 jogos) pela Runadrake que apoiou o concurso desde o primeiro momento. Até 13 de Janeiro de 2012 podem ser enviados os dossiês de participação para concurso@ludopolis.pt.

Como integro a organização do evento, fui falando com algumas pessoas sobre uma possível colaboração no concurso: desde leitura de regras a testes de protótipos – que são em absoluto anonimato –, penso que será uma experiência enriquecedora e divertida para todos!

Lanço aqui um desafio amigável para quem quiser participar ou vir colaborar de alguma forma no concurso!

Poderão postar aqui as vossas apreciações ou transmiti-las pessoalmente nos encontros de Lisboa! =)

Obrigado pelo vosso tempo!

Picture 5.jpg

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Logótipo


«Não há homens mais felizes do que aqueles que inventam jogos» - adaptado de Leibniz