PREMIOS ABRE O JOGO 2008

Retrato de Firepigeon

Ora já se anda a falar nisto à uns tempos e estou em divida para com os contactos que fiz anteriormente. Assim sem mais delongas inicia-se hoje o processo de escolher os Prémios Abre O Jogo 2008.

As categorias a seleccionar são:

- Premio AoJ08 Jogo do Ano
- Premio AoJ08 Jogo para 2 Jogadores (não-wargame)
- Premio AoJ08 Arte e Apresentação
- Premio AoJ08 Tema-Mecânicas
- Premio AoJ08 Gateway
- Premio AoJ08 Wargame
- Premio AoJ08 Expansão

Passando a explicar cada uma das categorias:

- Premio AoJ08 Jogo do Ano - o melhor dos melhores dos melhores dos melhores (acho que já entenderam LOL), aquele jogo que é incontornável e verdadeiramente extraordinário, seja pelas mecânicas inovadoras ou uma apresentação brilhante, etc. Cada um terá uma ideia extremamente pessoal do que para si considera o melhor do ano, o que interessa é se esse é o melhor de todos os publicados no último ano.

- Premio AoJ08 Jogo para 2 Jogadores (não-wargame) - os quase que chamados fillers mas nem sempre assim são, podendo variar dos jogos de cartas, até aos mais complexos, tendo de obedecer para estar nesta categoria o serem jogáveis por 2 jogadores e não serem wargames - na dúvida podem verificar na base de dados do BGG

- Premio AoJ08 Arte e Apresentação - a premiar não quem inventa as mecânicas, e a forma geral do jogo mas sim aquele jogo com o factor wow, que quando está na mesa faz virar o olhar para ele, não só pela qualidade de componentes mas também qualidade da arte que o mesmo apresenta, seja nas cartas, no tabuleiro, etc

- Premio AoJ08 Tema-Mecânicas - ao contrário da categoria anterior esta não pretende premiar o jogo visualmente mais apelativo mas sim aquele cujas mecânicas e tema melhor se conjugam - e sim um abstracto cairá perfeitamente nesta categoria

- Premio AoJ08 Gateway - a premiar o jogo que quando se está com outras pessoas que não conhecem jogos para além do Monopólio e/ou do Risco se vai buscar ao armário para os por a jogar

- Premio AoJ08 Wargame - o melhor na categoria de wargame

- Premio AoJ08 Expansão - não interessa à quanto tempo saiu o jogo base ou se a expansão muda radicalmente a forma de jogar o mesmo, mas sim se a mesma ao adicionar e/ou alterar o jogo base lhe trás uma mais valia

Assim todos os jogos a seleccionar por todos os membros do Abre O Jogo têm de obedecer aos critérios das diversas categorias e ainda um jogo tem de ter sido publicado em 2007/2008 para poder ser eleito, na dúvida olhem para a data em que o mesmo é considerado publicado na base de dados do BGG.

Assim desde hoje até ao dia 15 de Setembro (podem assim ir ou voltar de férias, onde de certeza vão aproveitar para experimentar uns quantos) poderão seleccionar quais os 5 jogos que pretendem ver em cada categoria, sendo os mais 5 mais votados em cada categoria a essa data revelados. Caso não se lembrem de 5 jogos para cada categoria podem indicar menos ou mesmo nenhum.

Os 5 jogos mais votados em cada categoria serão revelados e uma segunda volta de votação será efectuada com fim a 15 de Outubro, revelando-se então os vencedores dos Premios Aoj08.

Para votarem mandem um mail através da página de contacto:
http://www.abreojogo.com/user/1490/contact
com o Assunto: Premios AoJ08

Só mails enviados desta forma serão aceites e só mensagens com esse subject serão verificadas. Caso decidam até ao final da votação alterar os vossos votos podem enviar uma nova mensagem sendo que só a última mensagem de um membro é que será verificada.

Um painel de ilustres membros do fórum irá verificar os resultados composto por:

- João Ribeiro (Johnnybegood)
- Luis Costa (fs1073)
- Manuel Pombeiro (Firepigeon)
- Pedro Silva (Mallgur)
- Ricardo Madeira (Ricmadeira)
- Vasco Chita (vch)

Coisas que ainda são necessárias fazer e com a qual se conta com as ideias de todos:

- troféu/medalha comemorativa a ser entregue ao autor do jogo vencedor em cada categoria
- alguém tem idéias?
- Onde é que isto poderia ser feito baratinho, etc?
- Sabem de patrocinios?
- As lojas querem aproveitar e darem aqui uma mãozinha?
- até ao dia 15 de Setembro dever-se-á ir revelando os jogos já votados (mas sem a quantidade de votos respectiva) ou não?

PARTICIPEM para assim fazermos dos Prémios AoJ08 uma forma de dar a conhecer a comunidade e o hobby.

Manuel Pombeiro
aka Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Pela credibilidade do

Pela credibilidade do concurso se é que querem que tenha alguma, e que na minha opinião não parece ter começado bem, pelo seu secretismo e termos de votação, gostaria de ter um esclarecimento sobre o "Um painel de ilustres membros do fórum irá verificar os resultados composto por"

 Quem são estes srs e o que fizeram pela comunidade?

Reconheço trabalho ao Vasco, que já tem mais de 20 encontros no bucho, o Madeira pelo portal abre o jogo e o Costa pela contribuição constante do spielportugal. Mas e os outros srs? porque foram escolhidos ou porque são ilustres? 

Aguardo esclarecimento.

Melhores cumprimentos 

 

from apple to earth

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

UI

Alguem está a precisar de Nivea!! RoTFLMAO!!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

És parvo ou fazes-te?

Aponta-me lá SFF uma votação deste género que seja feita a saber-se em quem votou no que? Se quiseres no final mando-te a listagem de votos!!

Se não conheces o Johnnybegood e o Mallgur temos pena!! Talvez se tivesses com mais interesse ao que se vai passando no forum ou nos encontros saberias.

E sim foi de mim que partiu a idéia e fui eu que me lembrei destas pessoas, não estás contente azar, mas não dá pra meter todos. Gostaria tb de ter alguém dos grupos de Aveiro, de Almada e de Abrantes mas não dá pra colocar todos.

Não gostas não votas é tão simples qt isso.

Manuel Pombeiro
aka Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

 Eu acho que falta aí um

 Eu acho que falta aí um ilustre óbvio: EU. rofl (só no gozo)

MAS tenho uma crítica a fazer: Acho que se deveria chamar aos wargames jogos de guerra e aos gateway jogos de entrada para elevar o nível de tuguice dos ditos prémios.

E já agora aproveito para dizer que provavelmente seria necessária uma distinção para jogos de cartas também, se bem que compreendo que para começar não o façam.

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Sábios conselhos do Tiago: Não jogues de pernas para o ar, depois pensas que tás a ganhar e afinal tás é a perder.

--

Firepigeon escreveu:

Firepigeon escreveu:

Aponta-me lá SFF uma votação deste género que seja feita a saber-se em quem votou no que? Se quiseres no final mando-te a listagem de votos!!

Se não conheces o Johnnybegood e o Mallgur temos pena!! Talvez se tivesses com mais interesse ao que se vai passando no forum ou nos encontros saberias.

E sim foi de mim que partiu a idéia e fui eu que me lembrei destas pessoas, não estás contente azar, mas não dá pra meter todos. Gostaria tb de ter alguém dos grupos de Aveiro, de Almada e de Abrantes mas não dá pra colocar todos.

Não gostas não votas é tão simples qt isso.

Manuel Pombeiro
aka Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Ui que o sr. picou-se.

Não me parece que só porque tiveste a ideia que a votação tenha mais credibilidade. Conheço o malgur e o jonnybegood daqui, e tenho estado atento ao escrevem. Organizaram alguns encontros no porto e um em abrantes. ok, Conheço muito boa gente que já organizou mais que isso em sua casa e isso não lhe dá qualifiações para serem jurados de um conurso credivél e que se quer representar a nivel nacional, atenção que não é nada contra ninguém, eles até podem ser os juris mais qualificados do mundo, não me parece é que a comunidade o reconheça, como ao Joao Marum, ao Paulo Soldade ou ao Hugo Carvalho, ou ao Carlos Ferreira ou mesmo ao Bruno Valério ou recentemente Carlos Abrunhosa com o blog jogo eu. Provavelmente será a mais credivel votação do melhor jogo de 2007 o que está a decorrer. Ah ok, não são amiguinhos e escrevem pouco aqui no abreojogo. Fique aqui explicito que não Julgo ninguém, apenas fiz uma pergunta que julgo ser legitima e que foi respondida com "a malta que me apeteceu convidar". Pronto assim fiquei a saber que será mais um concurso com uns amigos que mandam um betatos sobre jogos e não é nada para se dar grande importância.

Em relação à votação, não perguntei se se sabia quem votava. Apenas lembrei que seria mais credível toda a gente acompanhar a evolução da votação, através de uma pool publica por exemplo, em vez de uma votação da malta convidada, mas nessa atura ainda estava a pensar que isto seria uma coisa à séria, mas claro que para que isso tenha alguma percusão a nivel nacional deveria haver um juri que no minimo fosse representativo de todos os pequenos polos da comunidade de jogadores do país. Como bem disses-te falta aqui malta dos grupos de Aveiro, de Almada e de Abrantes e não só. fata a malta de Oeiras e Alcobaça e Algarve. Não dá para Todos? Só porque não interessa. Queres fazer uma coisa á séria faz à séria. Senão não passa de mais um grupo de amigos a votar uns jogos. Para isso vais consutar as estatisticas do Madeira aqui no site que estão muito bem feitas.

from apple to earth

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

férias

Resumindo: Isto é uma eleição de JOGOS (e não de pseudo-ilustres) por TODOS os utilizadores do AOJ (não é representativo de portugal online ou físico)

O juri são os macacos invisiveis que têem o trabalho de somar os votos e verificar qual o número maior Laughing

Não sei em que tecnologia

Não sei em que tecnologia isto está feito. Mas de certeza que não é preciso ninguém a contar votos. O "servidor" pode fazer isso por nós. Como já disse, basta que os mails tenham um determinado formato, que exista uma base de dados, e um "deamon" que receba as propostas e as "parse" para termos tudo feito automaticamente.

Do meu ponto de vista, o trabalho do júri não é mais do que fiscalizar a coisa, tratar dos promenores e dúvidas que existam, e claro, aparecerem nas fotografias para atribuir os prémios (e ficarem famosos por aparecerem nos jornais e televisões...) Laughing

Polémica

Firepigeon escreveu:

Aponta-me lá SFF uma votação deste género que seja feita a saber-se em quem votou no que? Se quiseres no final mando-te a listagem de votos!!

Se não conheces o Johnnybegood e o Mallgur temos pena!! Talvez se tivesses com mais interesse ao que se vai passando no forum ou nos encontros saberias.

E sim foi de mim que partiu a idéia e fui eu que me lembrei destas pessoas, não estás contente azar, mas não dá pra meter todos. Gostaria tb de ter alguém dos grupos de Aveiro, de Almada e de Abrantes mas não dá pra colocar todos.

Não gostas não votas é tão simples qt isso.

Manuel Pombeiro
aka Firepigeon
LUDO ERGO SUM

 

Quanto a mim, este Post deveria ter colocado um ponto final a esta polémica quanto aos ilustres membros do Juri.

É que daqui a nada, são mais contestados que os membros do CJ da FPF, e sinceramente não vejo razão nenhuma para isso. Não conheço nenhum pessoalmente, mas pelo que tenho visto no AoJ, parece-me lógica a escolha, pois são dos mais activos aqui no AoJ, e pelo que me é dado a perceber, tambem na organização/participação dos encontros semanais e mensais. 

São amiguinhos?? Muito provável. E daí? Ainda bem que o são. Ainda bem que dedicam tanto tempo ao AoJ.

Desde que despertei para o hobby, (há uns mesitos), e descobri o AoJ, passo por cá quase diáriamente. Muito tenho aprendido sobre os BGames, com os vossos comentários, sugestões, críticas etc. Por isso, obrigado, aos ilustres membros (sem ironia), e a todos os que participam construtivamente aqui.

Quanto a mim, resta-me continuar aqui, a humildemente aprender com quem sabe mais sobre os BG, e com quem faz mais pela sua divulgação do que eu.

Parabens pela iniciativa. Há coisas a melhorar? com certeza que sim.

Estou certo, que surgirão aqui muitas sugestões válidas, apresentadas como é hábito de forma construtiva e educada, e que poderão ajudar a melhorar iniciativas futuras. 

 

 

jogos

Acho que seria interessante ter uma página para as pessoas colocarem as sugestões (sem votos) dos jogos de cada categoria....

Camaradas, tenham

Camaradas, tenham calma.

Não é preciso baixar o nível só porque alguém faz perguntas sobre algo. Como se costuma dizer: perguntar não ofende. Algo que é pensado colectivamente é, geralmente, melhor do que algo pensado individualmente. Penso que as sugestões do newrev são válidas e merecem ser discutidas. Não vale a pena entrar em picardias. Discutam amigavelmente, e obterão um bom resultado para os prémios AoJ! Laughing Afina, é a comunidade quem fica a ganhar.

 

Em primeiro lugar concordo com o Tiago quando diz que as categorias devem ter nomes lusos! Smile E também que falta uma categoria para jogos de cartas.

Além das categorias mencionadas, acho que faltam, pela sua especificidade:

  • Jogos mentais
  • Jogos cooperativos

Um dos problemas que me apercebi ao ler a sugestão do Firepigeon são as datas dos jogos admissíveis a concurso. Penso que só devem ser admissíveis os jogos do ano anterior ao corrente. Ou seja, para o AoJ08 só os jogos publicados em 2007 devem entrar. Assim evita-se a dúvida de saber quando foi publicado um jogo (no BGG aparece apenas o ano), e se ele é admissível a concurso.

 

A primeira parte da votação é um pouco complicada de fazer. Uma vez que existe uma vasta gama de jogos que cada um pode seleccionar. Para ser tudo transparente, ou alguém tem o trabalho de criar várias votações para as várias categorias com todos os jogos que são admissíveis em cada categoria (e isto é muito trabalhoso), ou então confia-se no júri. Se ninguém tiver uma ideia melhor, acho que a sugestão do Firepigeon é perfeitamente válida. Eu como não conheço nenhum de vocês, não questiono minimamente a credibilidade de ninguém. Não vamos entrar por aí. Se se alargar um pouco os membros do júri a uns 11 elementos, penso que seria melhor. Sem dúvida que um deles deveria ser o Firepigeon, porque foi ele que tomou a iniciativa. Quanto aos restantes, só se quiserem ter uma votação para escolher os membros do júri....

No mínimo os membros do júri devem ser membros do AoJ, e acho que também deveria haver a regra de só permitir votações a quem fosse membro há mais de 3 meses e que participe minimamente no site. Isto para evitar robots, e coisas do género.

Concordo com o Newrev quando diz que a votação deve ser publicada de vez em quando (género diariamente), para o pessoal ir acompanhando a evolução da votação, e não ser tudo revelado apenas a 16 de Setembro.

Entrando em pormenores técnicos, se tiverem uma Servlet ou um ASP ou outra cena qualquer que processe os votos, dá para fazer isto automaticamente, desde que os mails tenham um formato especifico.

De resto, uma boa iniciativa do Firepigeon, que teve o seu mérito ao pensar em concretizar esta ideia.

Discuta-se agora, amigavelmente, a constituição do júri e outros pormenores, para haver consenso na atribuição dos prémios, e termos uma coisa que nasce direita e que será um marco no futuro dos jogos de tabuleiro! Laughing

 

 

 

Quanto a categorias e

Quanto a categorias e atendendo à estrutura do Abre o Jogo falta uma categoria para rpgs. A não ser que se entenda que estes devem ter um tratamento separado, o que até pode fazer sentido. Mas nesse caso o presente concurso deve especificar que é um concurso de jogos de tabuleiro e não de jogos em geral.

Sérgio Mascarenhas

Sérgio

Hmmm...

Nada que não possa fazer Sérgio mas tem alguns inconvenientes: duvido que a maioria dos vontantes/juízes tenha tido tempo de ler/jogar uma quantidade representativa de jogos de RPG; o júri a ser escolhido vai incidir no número reduzido de comentadores activos do AoJ e fãs de rpg que acabam por ser eles próprios os únicos a votar; não sei se temos uma boa base de dados para confirmar o ano de publicação.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Não sei se fará sentido

Não sei se fará sentido acrescentar essas, ou outras, categorias/mecânicas para os prémios, até porque estaríamos a abrir um precedente para outras categorias como o "area-control" ou o "tile placement", só para exemplificar, que todos os anos são representadas em mais títulos do que os abstractos ou os cooperativos.

Quanto aos jogos de cartas, acho que se encontram boas escolhas um pouco por todas as categorias, desde ao melhor jogo, passando pelo tema-mecanica ate aos wargames, daí que eu ache que os melhores dessa categoria vão naturalmente destacar-se.

Eu acho que faz. Os jogos

Eu acho que faz.

Os jogos cooperativos, são na sua essência completamente distintos dos outros. Não há competição entre os jogadores, mas sim todos contra o tabuleiro.

Quanto aos jogos "mentais", penso que se justifica a categoria porque são jogos muito específicos, que são geralmente apenas para dois jogadores e onde a parte mental é quase a única vertente.

Quanto ao tile-placemente ou area-control, como bem referiste são mecanicas que vários jogos usam. Não se justifica um prémio só para elas.

Um problema de dupla dualidade!!!

Firepigeon escreveu:

Um painel de ilustres membros do fórum irá verificar os resultados composto por:

Sinto-me lisonjeado por um lado e ao mesmo tempo como se me tivéssem entregue um daqueles presentes com o qual ainda vamos ter que gastar mais guito.

 

Já me têm chamado de muita coisa, mas "ilustre" soa-me bem e nem vou reclamar, mas realmente não sei se estou à altura de poder verificar os resultados desta votação. Claro que digo isto com um sorriso alargado e apenas para alimentar esta fogueira instantânea que se gerou à volta de um "fósforozito" (Thumbs Up NewRev por acordáres o fórum, que isto tem andado meio-morto!!!).

Julgo que o principal critério de escolha das pessoas está directamente relacionado com a sua disponibilidade para vir aqui ao AoJ e poder ir controlando o desenrolar das votações, nada mais, nada menos.

Quando o Pombeiro me convidou, não achei que estivésse a entrar num painel de jurados com responsabilidade Capital e que de alguma forma se iria pôr em causa a Nobilidade de cada uma dessas pessoas, seria o primeiro a recusar se me déssem tal importância (sendo um recém-chegado à comunidade).

Sem querer alimentar esta discussão sobre o que cada um fez ou faz pelo hobby - certamente que o MGBM, por exemplo, estaria na primeira linha de elegíveis para um painel de pessoas que iriam ter a responsabilidade de VOTAR e ELEGER o jogo X ou Y.

Concluíndo, esta é uma votação da comunidade e alguém vai ter o trabalho de coligir essa informação, informar dos resultados e tratar dos prémios... os votantes só têm que lêr, opinar, votar e concordar ou discordar dos resultados.

Por acaso já alguém deu uma palavra de apreço ao Pombeiro pela iniciativa (mais uma contribuição para o Hobby)?

Vais-me desculpar NewRev, mas se a cada vez que o nome de alguém que ainda não adquiriu "Status" na comunidade, porque ainda não fez isto ou aquilo, levar com o pescoço no cepo, então essa pessoa não volta a dar o seu contributo e afasta-se.

Vá... um big Laughing à situação! Estamos cá pelo gozo (eu pelo menos estou!) e se puder contribuir, mesmo que insignificantemente fazendo parte de um painel de pessoas que olha para um voto electrónico e faz "ãh ãh ok! mais um no jogo X", eu estou aí... mas se o meu nome estiver associado a este tipo de discussões é tão simples como saltar fora - afinal, quem não está bem, muda-se... já diz o ditado.

 

Herrar é umano.

Se o trabalho dos juris é

Votações por mail?????? 

Se o trabalho dos juris é contar os votos, mais vale colocar uma pool que a contgem é automática e transparente. Nesse caso não exste necessidade de juris, a não ser que sirva para alimentar o ego.

tanta gente ilustre para essa contagem? lol

 

from apple to earth

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

hmm...

Parece-me que é apenas uma conveniência: não só uma votação fechada evita os fenómenos "maria-vai-com-as-outras" e o "vou-convencer-os-outros-membros-menos-activos-a-votar-no-meu-jogo-favorito-a-ver-se-ele-ganha-porque-está-a-ficar-para-trás" como também alguém tinha que ser escolhido para supervisionar a coisa além do originador da ideia.

Não é nada que não se faça noutros prémios maiores e mais conceituados. E cada um dá-lhe o valor que quer, certo?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Estamos em plena era

Estamos em plena era electrónica.

Usamos um meio electrónico.

Porque raio é preciso alguém contar os votos?

Se for preciso faço eu o código para fazer a contagem automática dos votos.

Tentando explicar de forma simples:

Cada um tem um endereço de mail registado aqui.

Se cada um mandar um e-mail desse mail aqui registado para um determinado sítio, é possível criar um programa que trata da contagem automáticamente. A única coisa que tem de se fazer é que o corpo da mensagem e oassunto do e-mail têm de ser conhecidos.

Ex:

Assunto: Votacao AoJ08

Corpo:

Cat1: JOgo X

Cat2: Jogo Y

....

 

E prontos. O programita faz a contagem automática.

O trabalho do juri serai no fim tratar dos erros ortográficos e juntar os votos referentes aos mesmos jogos mas que aparecessem com denominações diferentes.

Ex: Agricol e Agricola.

É fácil, é barato e não dá trabalho. Laughing

Boa!

Boa iniciativa, Pombeiro! :)

Ser o pioneiro é sempre um stresse acrescido mas há sempre espaço para melhoria depois da tentativa e erro. Mas não para apontar o erro antes de tentar. :P

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

jrmariano escreveu:

jrmariano escreveu:

Boa iniciativa, Pombeiro! :)

Ser o pioneiro é sempre um stresse acrescido ....

CoolPioneiros: http://www.spielportugal.blogspot.com

Frequentar apenas o abreojogo tem as suas desvantagens. Existem mais coisas boas a serem feitas em portugal. Apenas existe uma grande falta de participação.

from apple to earth

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

In Loco

Estava a falar mesmo no Abre o Jogo. Porque haveria de pensar que os Prémios Abre o Jogo são representativos de Portugal inteiro?

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

Lá estou eu a meter o bedelho!

Eu acho que essencialmente é interessante alguém ter a ideia e principalmente o trabalho de pôr isto a funcionar.
Todos nós escrevemos imenso sobre jogos, damos opiniões e sentimos uma coisa qualquer dentro de nós cada vez que algum dos nossos compinchas recebe o geek of the week. Tenho visto que o hobby está mais evoluído do que nunca nas nossas terras e há malta a jogar feita parva cada vez mais e mais e mais e mais.
Isso é de saudar. Claro que todos nós temos os nossos gostos e uns gostam mais de alguns jogos que outros. Os Fóruns servem para isso e fartamo-nos de confrontar com opiniões. Eu e o Zorg no nosso blog passamos os posts às turras, os nossos gostos de quando em vez seguem caminhos diferentes e pronto, tentamos passar a imagem que temos dos jogos a quem tem a amabilidade e paciência de ler o que escrevemos.
O que eu tenho notado é que todos os “comentadores” portugueses de jogos de tabuleiro que escrevem na net têm uma paixão sentida e inquestionável pela arte de lançar dados e conseguem transparecer em tudo o que escrevem. Daí ser bastante interessante haver uma forma de juntar a opinião de todos para ver o que da lá sai. A credibilidade das pessoas que foram escolhidas ou convidadas para fazerem de júri não está minimamente em causa. Eu sinceramente, acho uma chatice ter de organizar votos e resultados e é enternecedor alguém se oferecer como voluntário.
Agora só quero dar uma opinião. Mediante o facto de o intuito dos prémios ser dar mais alguma força ao hobby, era bastante bom que o resultado dos mesmo tivesse, de alguma forma, cobertura da imprensa se isso fosse possível. Sei que algumas pessoas têm alguns contactos e poderiam usá-los. Se aparecesse numa box dum jornal impresso a noticia que o jogo de tabuleiro do ano foi por exemplo o Agrícola (nem sequer o joguei) despertaria alguma curiosidade a quem lesse e faria valer a pena toda esta conversa e maçada (para os juris).

Acho que uma votação "às

Acho que uma votação "às escuras" até 15 de setembro seria a com resultados melhores e algo inesperados inclusive. Mas tenho a certeza que o pessoal que gosta de jogos só com informação pública discordará comigo :P

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Sábios conselhos do Tiago: Não jogues de pernas para o ar, depois pensas que tás a ganhar e afinal tás é a perder.

--

A minha opinião

Como infelizmente já vem sendo normal nos dias de hoje, queixamo-nos porque não temos, mas quando passamos a ter, não era como nós queríamos e estamos descontentes outra vez.

Antes de acrescentar mais alguma coisa, tenho de estar mais do que satisfeito com a iniciativa do Pombeiro, independentemente do resultado que daqui venha a surgir.

Quanto a toda a conversa que se tem gerado em relação aos membros do juri, e forma de votação a minha opinião é a seguinte.

1 - Juri: Independemente de quantos sejam, vai sempre alguém dizer que a pessoa X está a mais, ou a pessoa Y devia ser incluída, portanto, neste ponto dificilmente se chega a um consenso. Mas reparem que se a função do juri é apenas organizar o resultado da votação, 6 nomes são suficientes. Se bem que qualquer pessoa o pudesse fazer, o critério usado na selecção dos nomes anunciados é tão válido como outro qualquer.

2 - Formato da votação: Na minha opinião, aqui só temos mesmo a possibilidade do voto fechado. É mais seguro dessa forma.

Pessoalmente preferia que o juri fosse responsável pela eleição de 5 candidatos por categoria. Mas já sei que se isso fosse implementado ia gerar discussão, porque o jogo X foi eleito mas não o Y.

De qualquer maneira penso que deveriamos avançar com o formato proposto. O mais provável é que isto não vá funcionar muito bem à primeira, e que sejam feitos ajustes para o ano seguinte. Mas isso deve acontecer seja qual for o formato adoptado.

 

PS: Epá! Bolas! a primeira resposta ao post é logo para criticar. XIÇA

---------------------------------------------------------------------

Looking across the space, we are looking back in time.

 

---------------------------------------------------------------------

You miss 100% of the shots you don't take. - Wayne Gretzky

Ninguém critica a

Ninguém critica a iniciativa, só queria saber se terá alguma credibilidade e alguma representação nacional ou é uma coisa para os amigos da malta que colabora no abreojogo. Por enquanto e pelas respostas que tenho lido, a mim parece-me mais uma brincadeira do que outra coisa, mas de resto estou muito contentinho e muto feliz por poder brincar aos votos.

Se a alguém intressará defender a inciaiva será  ao seu criador, mas ainda não li nada dele a não ser que" eu estou desatento ao que se passa no abeojogo". Se calhar porque estou atento ao que se passa a nivel nacional e deixo de olhar só para o meu umbigo.

from apple to earth

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

Representatividade

Julgo que já se falou disto, mas aqui vai de novo, desta no contexto actual.

A representatividade é tanta quanta a abrangência que tem (publico alvo).

Sem numeros concretos, mas estimando:

- Comunidade que minimamente procura informação ou procurou, isto estimando valores através de vários fóruns e blogues: certamente um número inferior a 1.000.

- Membros activos e que participam: 5% ???!!! ou menos! Indo pela actividade no AoJ deveremos ter 20 ou 30 membros que participam regularmente.

Tendo em conta isto, os resultados de prémios atribuidos pela comunidade portuguesa, neste ou naquele site, não terá mais importância ou abrangência que isso. Mas se se fizer, pelo menos é algo mais do que só falar em fazer.

 

Herrar é umano.

Hoje somos poucos mas

Hoje somos poucos mas amanhã quiça!? Laughing

:D

Parabéns Pombeiro pela iniciativa! Por enquanto vou reservar a minha opinião e ver como esta discussão se vai desenvolver para isto se assentar mais sólidamente. Como inicio, no entanto, é uma iniciativa de louvar mas lembrem-se, nada funciona bem à primeira, é preciso tentar e ir tentando até acertarmos. Portanto acho que uma discussão saudável só irá fazer bem.

De facto, eu até posso dar uma pequena sugestão, porque cingirmos aos boardgames de 2007/08? Podemos acrescentar uma categoria do género, jogo com maior longevidade que será aberto a todos os boardgames publicados até hoje em que basicamente dá-se um prémio ao boardgame que mais vezes é jogado pelas pessoas independentemente do género e ano de publicação.

----
A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

---- Behold the pain and sorrow of the world, Dream of a place away from this nightmare. Give us love and unity, under the heart of night. O Death, come near us, and give us life!

siga

MGBM escreveu:

Parabéns Pombeiro pela iniciativa! Por enquanto vou reservar a minha opinião e ver como esta discussão se vai desenvolver para isto se assentar mais sólidamente. Como inicio, no entanto, é uma iniciativa de louvar mas lembrem-se, nada funciona bem à primeira, é preciso tentar e ir tentando até acertarmos. Portanto acho que uma discussão saudável só irá fazer bem.

Subscrevo as palavras do MGBM.
Apesar de só saber desta iniciativa quando já está decidida, acho que já se justifica fazermos no abreojogo alguma coisa deste género. Compreendo as várias críticas, mas não me parece que o Pombeiro tenha aberto o assunto a discussão :) e aceito que mais vale fazer alguma coisa do que ficarmos só pela troca de intenções. 

Discussões

Eu aqui não represento o SpielPortugal. Sou só mesmo eu. :)

 

Em Portugal, o que me dá ideia e generalizando, dá-se demasiada importância ao politicamente correcto e ao que deve ser feito, ou melhor, à forma como deve ser feito.

Os critérios das coisas são critérios base que, depois, mais tarde, vão sendo aprofundados, melhorados. É assim que deve ser, pelo menos.

Se a comunidade do AoJ acha que se deve fazer um prémio de melhor jogo do ano, acho muito bem que seja feito. O Pombeiro teve a ideia e eu acho muito bem. Devemos (estou a incluir-me, como devem ter reparado) avançar e fazer as coisas. Fazer coisas, por vezes, é mais importante do que discutir as coisas. E que tal, para começar, fazer e depois ver como correu?!

No SpielPortugal avançámos, no ano passado, com um prémio em categoria de jogo do ano. Não é fácil. Perguntaram-me, há tempos, se eu achava que o prémio era representativo do País. Disse que não, claro. O objectivo (apesar das extensas discussões que na altura se geraram) nunca foi esse. O objectivo era falar de jogos. Escolher um jogo, catalogá-lo, premiá-lo é, e será sempre, um prazer. Essa é a minha responsabilidade e, aqui, devo incluir os meus co-blogueiros do spielportugal, que também se sentem responsáveis por esta escolha. Mesmo que ela não seja a escolha de um País (nem pretende, sublinho) é a nossa escolha. E nós percebemos de jogos. Quem faz o spiel des jahres também é suposto perceber de jogos. Quem elege a miss Portugal pode até ser homem gay. Mas pode perceber de gajas na mesma. E até percebe mais que eu (o que é pena).

Não há, neste formato de júris, prémio nenhum que não seja, neste sentido, injusto. Mas também não há nenhum que, dado com responsabilidade e com critério (independentemente de qual seja na especialidade esse critério, desde que na generalidade ele seja honesto) seja injusto. Ou seja, todos os prémios serão sempre justos e injustos, convém é dá-los. É com prazer que se sublinham as coisas boas.

Sobre o formato do prémio, mais concretamente, a pergunta do Vital pode fazer sentido mas, se bem percebi, o que se pretende não é um júri para dar o prémio, como eu acho, ele percebeu. O júri deve ser só, tão só, para catalogar as respostas. Não é preciso ser nenhum técnico informático para isso, também acho. Acho também que, neste contexto e sendo o mais transparente e básico possível, o júri deve ter representantes de vários nichos do País. Falta Aveiro com o Jogo eu, Oeiras da Rede ou o Hugo/Zorg do jogos tabuleiro. Isto se quiserem agradar a tantos gregos como aos troianos apesar de eu achar que colectar votações é mais um trabalho chato que outra coisa melhor. Poderiam "apagar" algumas dessas pessoas. O Porto poderia ter só um representante, bem como Lx.

Falando do prémio do SpielPortugal, e porque nós o queremos dar com o máximo rigor possível,é uma coisa que dá muito trabalho. Para esta escolha do AoJ fica só um "aviso". Por muitos votos que aqui existam, a probabilidade da maioria votar num jogo como o Carcassonne (há 48 pessoas que o têm), ou o Stone Age (há 6 pessoas que o têm) é completamente diferente. Ou seja, não é a mesma coisa se todos tiverem acesso às mesmas coisas, nos mesmos moldes. No SpielPortugal experimentámos mais de 40 jogos de 2007 antes de atribuir o prémio. Todos nós os jogámos, todos. Ou seja, a base da decisão não é muito fácil.

Isto para chegar a uma única coisa que acho deve ser dita. Devemos cingir-nos a escolher o melhor do ano (genérico) e no máximo o mais bonito/funcional (artwork). É assim, eu até posso votar num wargame mas acho que conheço 7/8! Faz sentido? Eu já acho que escolher o melhor do ano em 40 (e ninguém deve ter experimentado 40 boardgames de 2007!) é tão pouco, quanto mais em 7/8.

Resumindo, faça-se o prémio mas sejamos comedidos.

Ainda nesta linha, e pegando no que o Hugo disse,  não é fácil chegar aos media com uma votação de uma escolha de um jogo que não está publicado em português. Não entra no agenda setting. É um nicho dentro de um nicho. Precisamos de publicar em português para que isso aconteça. Porque é preciso envolver os fabricantes/distribuidores portugueses com isso. Se a Hasbro Portugal ganhasse o prémio com o belíssimo Monopoly Sporting, aí, a cobertura estaria assegurada. Porque a Hasbro trataria disso. Agora, o Agricola ganha o AoJ do ano,  e vem o senhor Zev ou o senhor Lookout dizer coisas e mandar takes para as Lusas e para as AP's?! Não resulta.

Duas coisas off topic (mais ou menos): Quando no ano passado, acho eu, falei em associação de boardgames de Portugal muita gente ficou "afectada". Pois.  Cá está porque é melhor fazer e depois falar. E a associação faz sentido. Acreditem.

Sobre o jogo do ano do SpielPortugal disse o Philip no aeroporto de Bona em Outubro, a mim e ao Costa: "havemos de falar sobre o prémio do ano". Pois! Ainda não houve tempo para isso e já o segundo saiu para a rua. E, tenhamos todos muita saúde, o 3º e o 4º... também hão-de sair.

Abraços a todos,

PS 

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Soledade, É só dizeres,

Soledade,

É só dizeres, reunimo-nos e estudamos o caso. A ideia continua de pé, a mão-de-obra é que pouca.

Runadrake's Colosseum Romae
Travessa Henrique Cardoso, n.º 71-B
1700-227 Lisboa

Runadrake (TM) Tel.: 934770693 Site: www.runadrake.com e-mail:

Bitaite...

Antes de mais, obrigado Pombeiro pela iniciativa.

Quanto ao resto, acho que já foi dito mais que o suficiente.

Por mim, ajudarei no que puder. Não me sinto mais ou menos que ninguém para ajuizar os jogos. Também acho que não é isso que me pedem particularmente. Isso pede-se a todos os membros do AoJ. Apenas que ajude na validação e contagem dos votos.

Mesmo que aqueles (a mim não me escapou a ironia do termo "ilustres") a quem o Pombeiro convidou para este "trabalho" tivessem algum interesse obscuro no resultado desta votação, a segunda fase será, tanto quanto percebi, completamente aberta à expressão pública do voto de todos os membros do AoJ.

Deste modo, creio que o resultado poderá ser uma amostra da opinião dos membros desta comunidade. E nunca será mais do que isso. Tal como o rank do BGG, ou o prémio atribuído pelo spielportugal, ou o Spiel des Jahres... tudo coisas a quem há sempre quem dê demasiada importância.

Avancemos... E já agora, como disse o poeta, "traz outro amigo também".

Abraços.

-

Gamer profile

Depois de tudo dito e redito

Aguarda-se a participação de todos os membros do AoJ.

Assim mandem as vossas escolhas até 15 de Setembro dos 5 jogos que deveriam estar em cada categoria. Os 5 mais votados serão então apresentados para na 2ª fase ser seleccionado o melhor de cada categoria. É assim, dá-me uma de comuna e nestas coisas o poder está na rua: são TODOS os membros do AoJ que irão escolher quais os jogos em causa.

BTW: ainda hoje falei com o Vital que ficou de ver a possibilidade de patrocionar um dos prémios, uma placa, ou uma outra coisa qq, bem como com o Luis Evangelista e o Philipe Morringer, que atraves das respectivas entidades comerciais vão verificar essa possibilidade. Desde já o meu obrigado a todos eles por abraçarem esta iniciativa!! Será que não haverá mais candidatos a quererem/poderem patrocionar isto?

BTW2: alguém quer investir tempo na criação de um desenho/logo que inclua o logotipo do AoJ e do premio de cada categoria? È que contar e-mails estou na boa, mas na parte do desenho, ui ui!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Firepigeon escreveu:

Firepigeon escreveu:

BTW2: alguém quer investir tempo na criação de um desenho/logo que inclua o logotipo do AoJ e do premio de cada categoria? È que contar e-mails estou na boa, mas na parte do desenho, ui ui!!

Vou ver se dedico um tempinho à questão e coloco aqui as propostas. 

 

Herrar é umano.

E que os jogos comecem! E

E que os jogos comecem! Smile

E que todos participem!

Sugestao

Seria bom se aos proximos encontros/jogatanas o pessoal levasse jogos editados no 2007 assim de ajudar toda gente a ter a maior base possivel ... pessoalmente Eu tenho sò o Bang! The Bullet! (esto è elegivel como jogo do ano ou sò como expansao ??) e vou levarlo com todo o prazer.

Ciao!

Sample of my collection, wanna play ?

Isso é uma grande ideia!

Isso é uma grande ideia! Prioridade aos jogos de 2007!

 

Efectivamente

dorakeen escreveu:

Seria bom se aos proximos encontros/jogatanas o pessoal levasse jogos editados no 2007 assim de ajudar toda gente a ter a maior base possivel ... pessoalmente Eu tenho sò o Bang! The Bullet! (esto è elegivel como jogo do ano ou sò como expansao ??) e vou levarlo com todo o prazer.

Ciao!

O Bang! The Bullet! é uma reedição do Bang com todas as expansões incluidas. Não é efectivamente um jogo de 2007 (bem gostaria que fosse que estava logo na minha lista para Arte & Apresentação!!). Uma das incongruencias da base de dados do BGG. É como o Tales of the Arabian Nights, que vai ter agora (mês de Julho/Agosto) uma re-edição pela Z-Man Games, ou o caso do Blackbeard pela GMT. Mas será mesmo assim como eu digo? Cá está mais um caso que a comunidade no seu todo deve ponderar.

Qt a mim na duvida e caso alguns destes jogos acabe por estar entre os 5 de alguma categoria deverá fazer parte do painel de 5 dessa categoria. Mas mais gente terá outras opiniões.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Os anos...

Boas;

Estive a pensar um pouco nisto e a trocar impressões com a malta no encontro de ontem.
A inclusão de jogos já publicados em 2008 levanta um problema...

Se a atribuição, ou eleição, ou o que seja, se repetir para o ano, como distinguir os que já teriam sido incluídos neste ano até esta eleição?

Este molde só funcionará se tivermos possibilidade, por exemplo, de distinguir por mês de publicação. Se não, corremos o risco de escolher o mesmo jogo em dois anos distintos.

Que vos parece, então, limitar a escolha a jogos cujo ano de edição no BGG seja 2007?

-

Gamer profile

Tipo BGG

Os que levaram premio não podem tornar a levar no ano seguinte (nem sequer ser nomeados).

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Para simplificar, eu acho

Para simplificar, eu acho que só os de 2007 deveriam participar.

Concordo!

 Concordava mais com esto ponto de vista ... sò jogos do 2007.

Ciao!

Sample of my collection, wanna play ?

No caso do Blackbeard

No caso do Blackbeard editado pela GMT o jogo foi bastante redesenhado, pelo não é bem uma re-edição.

Eu acho que deve-se tomar em consideração a base de dados do BGG.

Se houver a indicação de um jogo para o ano em votação, mesmo que o jogo seja uma re-edição, que esteja no BGG como sendo desse ano, então ele deve poder participar.

Mas aí está uma coisa que o júri pode decidir em caso de dúvidas.

Mesmo o BGG tem dualidades.

Mesmo o BGG tem dualidades.

No caso do Bang! The Bullet! e do Tales of the Arabian Nights existem entradas diferentes para a re-edição/re-impressão, mas já no caso do Blackbeard ou do Hannibal: Rome vs Carthago isso não acontece. Enquanto que o Blackbeard é um re-design do jogo, criando um jogo substancialmente diferente do original, já o Hannibal é um simples re-print com limpeza das regras.

Mas é uma conversa sem sentido se nenhum deles aparecer no painel de alguma das categorias.

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Até ao momento

E logo no meu post original:

Firepigeon escreveu:

- até ao dia 15 de Setembro dever-se-á ir revelando os jogos já votados (mas sem a quantidade de votos respectiva) ou não?

Ao que acho que bastantes membros gostariam de ver essa questão respondida na forma positiva. Nao prometo uma actualização diária, mas dentro da medida do possivel da mesma.

Assim sendo e até ao momento temos:

Arte e Apresentação
1960: The Making of the President
Galaxy Trucker
Gisborne
Jamaica
Last Night on Earth: The Zombie Game
Stone Age
Tide of Iron
Utopia
Expansão
Ca$h 'n Gun$ - les Yakuzas
Combat Commander: Mediterranean
Last Night On Earth: Growing Hunger
Runebound - The Seven Scions
Gateway
Galaxy Trucker
Pandemic
Patrician
Ticket to Ride: Nordic Countries
Wings of War - Miniatures
Jogo do Ano
1960: The Making of the President
Brass
Galaxy Trucker
Last Night on Earth: The Zombie Game
Notre Dame
Race for the Galaxy
Tide of Iron
Jogo para 2 Jogadores
1960: The Making of the President
Last Night on Earth: The Zombie Game
Tema-Mecânicas
Brass
FAB: The Bulge
Last Night on Earth: The Zombie Game
Tide of Iron
Wings of War - Miniatures
Wargame
FAB: The Bulge
Field Commander: Rommel
Red Star Rising: The War in Russia, 1941-1944
Tide of Iron
Wings of War - Miniatures

(e mais uma vez ducking incoming projectiles - LOL)

MAS NÃO SE ESQUEÇAM DE IR VOTANDO, SUGERINDO NESTA FASE ATÉ 5 JOGOS PARA CADA CATEGORIA!!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Parabéns Pombeiro pela

Parabéns Pombeiro pela iniciativa!

Já votei à uns dias e hoje tenciono colocar uma referência  ao prémio no JE. [Agora um pouco de propaganda ;)] Não se esqueçam de ir votar no nosso J.U.G.2007 quando visitarem o nosso blog!

Abraços lúdicos para todos.

 

PS - Obrigado àqueles que nos consideraram como elegiveis para o júri deste prémio (mas não será para tanto!). Reconhecer os nossos limites é uma virtude e a bem da verdade nenhum de nós (Aveiro) tem acesso a 47 jogos do ano transacto!!! Como tal é impossível estar a esse nível de experiência e de know-how. Em Aveiro jogamos pelo prazer de jogar e (sobretudo eu!) angustiado pelo facto da minha prestação mensal estar a aumentar... não sei se me entendem! LOL

http://jogoeu.blogspot.com

Continuo a defender que

Continuo a defender que devias publicar uma lista.  Quem quiser votar fora dessa lista está à vontade, mas deveriam haver jogos obrigatórios. 

Para isso serve o juri que deve ter jogado mais de 50 jogos de 2007 e 2008 e deve saber orientar a escolha dentro da lista, senão acontece o que se vê; um ameritrash mediano como o  Last Night On Earth, a discutir um lugar em todas as categorias.

from apple to earth

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

Só para descargo de consciência...

Já ninguém há-de querer ouvir (ler) a minha opinião, acho que já ninguém quer opiniões, essa é a verdade, porque o processo está decidido. Aquilo que poderia ser uma base para um futuro prémio nacional está, na minha opinião, ferido à nescença. Porque vamos entregar um prémio nos mesmos moldes em que o Operação Triunfo entrega prémios, ou seja, com votações histéricas feitas pela televisão que, como todos sabemos, vota naquela moça lá do bairro ou da escola que é de Freixo de Espada à Cinta e que reuniu não sei quantos amigos que vão passar a semana a telefonar e a enviar mails para que a amiguinha consiga ganhar e trazer o prémio lá para a terra. Não interessa se ela é ou não a melhor concorrente. Interessa é que ela vendeu melhor e os amiguinhos são fiéis.

O júri é que deveria decidir, independentemente de qual seria o júri e depois dos critérios decididos.

Não vou voltar a falar desta avaliação. É só mesmo uma espécie de exteriorização. Acho que era o melhor que se podia fazer pelos jogos de tabuleiro em Portugal. 

Eu já votei. Não gosto do processo mas, se todos acham que é uma boa solução, cá estou eu, democraticamente, a aceitar aquilo que o povo ditou.

Abraços a todos. 

PS

 

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

soledade escreveu: acho

soledade escreveu:

acho que já ninguém quer opiniões, essa é a verdade, porque o processo está decidido

Acho que é importante saber as opiniões de todos (ou isto não seria um fórum). Não sei se o Pombeiro está inclinado para mudar os moldes, mas está a ter uma atitude que considero muito portuguesa: o desenrascanço, ou como tu disseste

soledade escreveu:

Fazer coisas, por vezes, é mais importante do que discutir as coisas. E que tal, para começar, fazer e depois ver como correu?!

 

 

soledade escreveu:

Por muitos votos que aqui existam, a probabilidade da maioria votar num jogo como o Carcassonne (há 48 pessoas que o têm), ou o Stone Age (há 6 pessoas que o têm) é completamente diferente.

soledade escreveu:

Interessa é que ela vendeu melhor e os amiguinhos são fiéis.

Infelizmente as pessoas não teem todas acesso aos mesmos jogos, por isso claro que como todos os prémios que existem, o resultado vai ser sempre discutivel. Dou-te o exemplo do Brainstorm que nunca experimentou o carcassonne (apesar do seu conhecimento extenso) mas o seu voto é importante na mesma (e discutivel).

Não sei se concordo a 100% com os moldes desta escolha, mas concordo com o Power to the People

soledade escreveu:

O júri é que deveria decidir, independentemente de qual seria o júri e depois dos critérios decididos.

Um júri realmente permitia contrabalançar (talvez obscuramente demais) o efeito de Maria-vai-com-todas, mas a escolha do júri iria ser mais dificil que a escolha de jogos, e talvez fatalmente fracturante para a nossa pequena comunidade.

Básicamente

[saiamdafrentequeestavaidoer]

Afinal temos meia-dúzia de carolas auto-proclamados de iluminados que se julgam acima dos outros, tipo criticos de cinema.

Temos assim:
- prémios tipo Spiel des Jahres (e quero lá saber se tá correctamnte escrito ou não!) em que os nomes de quem faz parte do dito júri de selecção não são conhecidos por 99% da comunidade, em que não se sabe qual a razão da escolha (diga-se sem problemas: quem besunta as mãos a quem),

- prémios tipo Geekies (os prémios do BGG) em que todos os membros da comunidade tem oportunidade de votar, barafustar, etc, ou seja em que é a comunidade como um todo que toma a decisão

Fui eu quem se decidiu a avançar com esta iniciativa no formato em que está deppois de ter perguntado às pessoas que achei serem representativas da comunidade o que achavam da idéia (mas afinal o que são o Malgur e o Johnnybegood? o raio de uns matarruanos lá cima do Porto, carago!! Que é que interessa que esse seja o maior grupo de boardgamers representado no AoJ!!), tendo estas dado o seu input e alterado as minhas idéias originais, pois sempre achei e continuarei a achar que é a comunidade e não meia-dúzia de pseudo iluminados quem deve opinar. Devia ter sido outro que não eu a lançar isto? Se calhar sim!! Alguém a gostar mais do que alguns gostariam que fosse o universo de jogos de tabuleiro? É simples, basta a maioria dizer que não me quer ver à frente disto, tenho trabalho (daquele que me põe os melões na mesa) que me chegue pra me andar a chatear com aquilo que é o meu hobby!!!

O efeito Maria-vai-com-as-outras no formato em que está é sem dúvida alguma o melhor, pois impede que se ande a reboque dos outros, mas como o Vital acha-se acima dos outros vem logo com as tangas dos ilustres pra esquerda e para a direita sem sequer se dar ao trabalho de ler que não são os elementos do dito júri que vão seleccionar seja o que for, vão simplesmente controlar o processo. Alguém cujo um dos primeiros posts noutro forum é dizer: "Eh pá tenho ali um forum bem melhor que este, venham lá para ali"!! SAFA!!! Para além do contributo negativo e altamente corrosivo que tem em todos os posts que emite! Raios!! Sinceramente!! Ninguém como eu e o Vasco anda mais às turras um com o outro por causa do tipo de jogos que gostamos, mas temos sempre mantido o respeito pelas escolhas que o outro faz!!! Agora ler coisas como: "o Pombeiro também já merecia (se não fosse o mau gosto que tem para jogos)" é de deixar qq um a pensar afinal o que é que este tipo tem que não respeita as escolhas dos outros?
Tá mais que dito quando se leêm coisas como:

newrev escreveu:

Para isso serve o juri que deve ter jogado mais de 50 jogos de 2007 e 2008 e deve saber orientar a escolha dentro da lista, senão acontece o que se vê; um ameritrash mediano como o Last Night On Earth, a discutir um lugar em todas as categorias.

Pois é!! Os membros do portal Abre O Jogo segundo esta opinião são uma cambada de imbecis que não sabem escolher um jogo, ainda para mais porque só quem jogou pelo menos 50 jogos de 2007/2008 é que tem essa sabedoria, bem como só os jogos que ele intitula de acima de medianos é que podem ser passiveis de eleição. Curvemo-nos perante a sua grande sapiencia!! AHHH É VERDADE jogos tipo Ameritrash NUNCA MAS NUNCA poderão ser minimamente seleccionáveis ou alguém gostar de jogar jogos deste género, senão ficam logo marcados como mentecaptos!! mas básicamente no seu primeiro post nesta thread deixou automaticamente transperecer que necessita mesmo mas é de Nivea para a dor de cotovelo!!

Depois temos ainda coisas como:

soledade escreveu:

Aquilo que poderia ser uma base para um futuro prémio nacional está, na minha opinião, ferido à nescença. Porque vamos entregar um prémio nos mesmos moldes em que o Operação Triunfo entrega prémios

Tipo BGG diz antes assim!! Mas tb achas que só meia dúzia de iluminados é que têm o poder de clarividencia de escolher o melhor. BTW: fui eu que te perguntou se achavas o prémio do SpielPortugal era representativo do País quando foste GotW. E afinal é representativo quando? Quando o júri for mais do que os cinco caramelos o SpielPortugal? Quando forem 20, 50, 200? Afinal o Abre O Jogo não terá já um número suficiente de emembros que conhecem e gostam de jogos de tabuleiro para o poderem fazer? (esta pergunta é retórica por isso escusas de responder) Eu julgava que sim.

[/saiamdafrentequeestavaidoer]

E mais uma vez o vosso e único totalmente politicamente incorrecto:

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

BTW: tou pra ver quando é que os admins desta coisa metem mãos à obra!!!

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Hehe...

Chegou-te a mostarda...

Calma, moço. Já decidimos avançar, avancemos... No fim se fará a avaliação e melhorará o que se tiver que melhorar.

Na realidade fiquei um pouco assustado com ter que escolher os melhores jogos de 2007/2008. Dei uma vista de olhos pela minha pequena colecção (só há pouco ultrapassei os 100 jogos, yupiii!) e só tenho aí uma meia dúzia de jogos que se enquadram nos critérios. Tenho-a construído a tentar comprar o mais variado e melhor possível, isso nem sempre é compatível com acompanhar as novidades.

Já joguei outros, mas mesmo assim não serão muitos. (50? Quem me dera!!!)

Mas claro que vou dar o meu voto. Estou à espera do Agricola e de jogar o Manoeuvre a sério. E se puder descobrir mais coisas novas entretanto, melhor...

Mas meu amigo... Tocaste a caravana para a frente (e muito bem) , agora ela tem que passar. Nada de más interpretações... não estou a querer chamar cão a ninguém, ok? Só "carroceiro" ao Pombeiro, LOL!!!

As opiniões são o que são, cada qual tem a sua e o direito de a expressar. E podemos aproveitar algo de todas. Sei como pode ser cansativo sofrer críticas em resultado do esforço, mas isso faz parte do território. Há que combater até ao fim...

Um abraço...

-

Gamer profile

Isso não é nada...

Tu até tens sentido de humor e tudo... :)

Esclarecendo uma coisa: eu quero que se faça isto do prémio. Eu concordo como Pombeiro em avançar com isto do prémio.

Não acho que alguém tenha ouvido os comentários ou sugestões que se fizeram antes e, portanto, a democracia será só na votação. Os iluminados agora são aqueles que decidem pelo povo. Eu sou um dos iluminados do spielportugal. Eu não represento (nem quero) a escolha do meu País. Só não sou o único iluminado aqui neste processo.

O prémio seria muito melhor prémio se tivesse, pelo menos isso, um júri que funcinasse como júri. Sim Pombeiro, uma carrada de iluminados, sim. Alguém que, pelo menos, fizesse uma escolha prévia doas jogos que deveriam chegar a votação.

Epá, tu (Pombeiro) para mim és o iluminado dos wargames em Portugal inteiro. O Vasco é o eurogamer de serviço. Pronto. Já tínhamos base para definir critérios razoáveis.

... já  é tarde como o caraças. Vou dormir. Chatos da porra é o que são!

 

PS: continuo com a minha. :P 

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

"hay que endurecer, pero sin perder la ternura jamas!"

Ernesto 'Che' Guevara 1928 - 1967

Naaammm

soledade escreveu:

Chatos da porra é o que são!

Falando por mim, eu não sou chato, sou roliço!!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Firepigeon escreveu:

Firepigeon escreveu:

Agora ler coisas como: "o Pombeiro também já merecia (se não fosse o mau gosto que tem para jogos)" é de deixar qq um a pensar afinal o que é que este tipo tem que não respeita as escolhas dos outros?

Tenho pena que não me conheças suficiente para não perceberes quando estou a brincar contigo, pensava que sentido de humor fosse uma das tuas virtudes.

Tens de pôr de lado a cena do, se não estás comigo estás contra mim. Esta coisa não é assim tão importante. Relaxa. Não deves dar tanta importância é só um hobie. Olha a tensão arterial, já não és um gajo novo.

Ah, e sim, sou suficientemente iluminado para saber que os Zombies não deviam pertencer a nenhuma das categorias. Categorias essas que ainda sem dúvida podem gerar algum discussão. Mas agora não.Cool

from apple to earth

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

Firepigeon escreveu:

Firepigeon escreveu:

[saiamdafrentequeestavaidoer]
E mais uma vez o vosso e único totalmente politicamente incorrecto:

Único? eheheheh  Dá-lhes Pombeiro!!!

I'M NOT LAZY. I'M JUST OUT OF ACTION POINTS!

Oblivion

Arte e Apresentação 1960:

Arte e Apresentação
1960: The Making of the President
Age of Empires III: The Age of Discovery
Agricola
Bang! The Bullet!
El Capitan
Galaxy Trucker
Gisborne
Jamaica
Last Night on Earth: The Zombie Game
Stone Age
Tide of Iron
Utopia
Expansão
Ca$h 'n Gun$ - les Yakuzas
Combat Commander: Mediterranean
Last Night On Earth: Growing Hunger
Runebound - The Seven Scions
Wings of Wars - Miniatures
Gateway
Galaxy Trucker
Notre Dame
Pandemic
Patrician
Ticket to Ride: Nordic Countries
Wings of War - Miniatures
Zooloretto
Jogo do Ano
1960: The Making of the President
Age of Empires III: The Age of Discovery
Agricola
Brass
Galaxy Trucker
In the Year of the Dragon
Last Night on Earth: The Zombie Game
Notre Dame
Race for the Galaxy
Tide of Iron
Jogo para 2 Jogadores
1960: The Making of the President
Last Night on Earth: The Zombie Game
Tema-Mecânicas
Agricola
Brass
FAB: The Bulge
Last Night on Earth: The Zombie Game
Race for the Galaxy
Tide of Iron
Wings of War - Miniatures
Wargame
FAB: The Bulge
Field Commander: Rommel
Red Star Rising: The War in Russia, 1941-1944
Tide of Iron
Wings of War - Miniatures

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Não vale a pena chorarem...

Antes de começar, quero pedir desculpas ao auditório por andar ausente das lides lúdicas, mas a verdade é que tempo é um luxo que eu não tenho por estes dias. Entre o trabalho no trabalho, as viagens a trabalho e os preparativos para o meu casamento (sim caso-me em Outubro)... tempo é mesmo um luxo. Ainda há pouco tempo chegava a jogar 10 jogos por semana, agora jogo 2 e já vou com sorte.

........

Não vale a pena chorarem. O modelo está criado, gostem ou não, e pelo menos para este ano ele vai prevalecer. Os prémios AoJ08 serão atribuídos nesta base democrática. Claro que há sempre espaço para a discussão, e neste caso em particular essa discussão já ocupou bem o seu espaço.

Pombeiro, vamos para a frente eu protejo-te a retaguarda.

Continuo a ficar admirado com o nível de fragmentação que vai atingindo a nossa pequena comunidade. Qualquer dia, a malta só joga em casa em grupos de 3 ou 4 e assim todas as iniciativas que se foram criando e que saíram do bolso de muitos de nós deixam de fazer sentido.

Espero que isso não venha a acontecer, a sério que espero.

Quanto à polémica gerada pelo post inicial do Pombeiro, não vou comentar para não gerar aqui 150 posts a dizer isto ou aquilo. A verdade é que, apesar de todos os defeitos que este modelo pode ter, é nossa opinião que é neste momento o melhor modelo a seguir. E vai ser assim, que ele vai acontecer. Depois, no fim, conversamos todos outra vez sobre isto e aos poucos havemos de conseguir chegar a um modelo que seja mais do agrado de todos.

Mas também vos digo, enquanto houver aqui malta que não se entende com outra malta. Enquanto houver aqui o nível de fragmentação que existe hoje... esse entendimento vai ser muito difícil de alcançar.

Eu sempre tive uma postura dialogante, pacífica, de alguma forma quase pastoral, tentando acalmar aqui e ali e procurando a unidade desta comunidade. Aos poucos vou vendo que isso não vai assim tão fácil. Se calhar não vai ser possível. Se calhar terei um dia que escolher um lado.

E porque eu não sou assim tão ilustre, nem mais importante que qualquer outro aqui, eu só quero é jogar jogos e quantos mais melhor. E claro, também gosto de escrever e pensar sobre eles e porque não também pontuá-los e dar-lhes prémios?

bons jogos :) 

 

________________________________________________________

"The only way to achieve the impossible is to believe it is possible."
Lewis Carroll in Alice in Wonderland

Os meus lados da questão

 A discussão mais ou menos acalorada que se tem desenrolado neste treat pode levar-nos a reflectir sobre vários pontos de vista sobre o assunto... senão vejamos:

   Sinal de vida

Esta discussão é claramente  um sintoma de que há várias vivências do hobbie e a forma acalorada como são postas em comum entre todos, se calhar por vezes acalorada de mais (!), é só um sintoma da diversidade de gostos, da determinação nas opiniões, enfim, de grande personalidade face à consciência individual que cada um tem face aos seus gostos lúdicos!

    Egocentrismo opinativo

No meio de tantas opiniões mais ou menos catalogáveis entre escolher os vencedores do AoJ08 pelo "voto do povo" ou pela "selecção do voto do povo", transparence aqui e ali (e isto é só a minha sensibilidade depois de ler os posts) uma certa tendência para fazer valer a "minha" opinão, porque ela é simplesmente melhor do que a "tua". É possível que a "minha" seja melhor do que a "tua", porém um cenário em que se estremam tantos os argumentos torna-se pouco propício a gerar consensos. E consensos é algo que se torna imperativo nas consições em que se "joga" o futuro do nosso hobbie em Portugal. E isso leva-nos para um terceiro ângulo deste assunto...

     Dimensionamento reduzido vs. expansão do hobbie

 ... e esse ângulo é ter uma perspectiva de futuro relativamente ao que queremos (boardgamers portugueses) do hobbie para o nosso país! Na minha opinião temos uma dimensão demasiadamente reduzida, quer ao nível do número de jogadores, de clubes de jogos disponíveis, de ludotecas "a sério", de encontros nacionais e regionais, de acções de promoção do jogo junto das escolas. Bom, de quase tudo! Fragmentar-mos ainda mais só piora o que já não é muito bom, e sinceramente, pesando de um lado a vontade (penso que da maioria de todos nós) de promover o gosto pelo hobbie e a consequentemente a sua expansão, e do outro lado quais os melhores critérios para escolher os vencedores do AoJ08, não será muito complicado ver qual pesa mais!

Claro que com este argumento não se pode passar por cima da discussão, saudável, de melhorar o regulamento futuro para os prémios, pois quanto mais representativo ele for da comunidade portuguesa melhor. No entanto, como já muitos o referiram, é com os erros que se pode melhorar no futuro, logo o ponto de partida até não está nada mal. Todos, com a sua experiência pessoal, mais ou menos aprofundada, escolhem aqueles que acham serem os melhores "exemplares" de 2007 nas diferentes categorias. E há sempre a possibilidade de não opinar nesta ou naquela categoria por não ter opinião, como foi o meu caso, diga-se, em relação a uma ou outra!

Concluindo

A par deste tipo de iniciativas bastante louváveis, é essencial promover o hobbie, e a atribuição de um prémio em que todos se sintam envolvidos é um contributo para essa estratégia, penso eu...

Abraços lúdicos

 

 

http://jogoeu.blogspot.com

A saga continua ....

Não sabia que havia outros sites em Portugal que já tinham feito uma votação deste tipo. Aliás, nem sabia da sua existência, mas isso sou eu que ainda agora aqui cheguei (aos BGs).

Estará aqui a origem do problema???

Será que tudo se resume a uma luta por protagonismo???

Certo...

Eu não diria uma luta porque acho que apenas uma das partes do "conflito" é que procura protagonismo. A outra parte demonstra raiva e frustração pelo "bota abaixo" da iniciativa.

Mas espero que a discussão de ideias se não torne demasiado pessoal porque este thread não é de certeza o espaço certo para resolver essa natureza mais próxima.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

fs1973 escreveu: Continuo

fs1973 escreveu:

Continuo a ficar admirado com o nível de fragmentação que vai atingindo a nossa pequena comunidade. Qualquer dia, a malta só joga em casa em grupos de 3 ou 4 e assim todas as iniciativas que se foram criando e que saíram do bolso de muitos de nós deixam de fazer sentido.

Tu não digas isso que ainda te chamam Elitista pá Wink

I'M NOT LAZY. I'M JUST OUT OF ACTION POINTS!

Oblivion

Calma

Malta vamos lá a dar uma grande e profunda inspiração e contar até 10. Como o Costa disse e bem, a nossa comunidade é demasiado pequena para haver lutas entre nós.

Não culpo ninguém, afinal ninguém é obrigado a gostar de toda a gente e fricção entre pessoas é comum haver em todas as áreas sociais. Quando estiverem com vontade de escrever algo inflamatório pensem no tamanho da nossa comunidade e no quanto ainda nos falta para nos afirmarmos a nível nacional, quanto mais internacional.

O importante nisto tudo é mostrarmos que apesar de haver arrufos, apesar de podermos não gostar de a ou b, o que gostamos e o que fazemos bem é jogar boardgames e mostrar a toda a gente que queira ver que jogar algo lúdico como o que nós fazemos não é só bom em termos sociais e de intelecto, faz bem à alma.

Lembrem-se, acima de tudo o importante é gostarmos de boardgames, isso ninguém nos pode negar. E o importante agora é, primeiro de tudo, espalhar informação sobre boardgames e angariar novos jogadores. E acreditem que a gente vai acabar por angariar ninguém se andarmos às turras.

Todos nós contribuímos de uma maneira ou de outra, mas contribuímos. E é isso que se quer, que todos nós façamos algo, cada um a fazer algo diferente do outro, e que atraiamos gente nova para aqui, que sejamos um grupo amigável.

A gente faz isto para nos divertir-mo-nos. Portanto, bora jogar e passar um bom dia de jogo com a malta. Tudo o resto é secundário e, sinceramente, não vale a pena gastarmos tempo, paciência e ficarmos stressado sobre algo que, no fim de contas, é suposto ser o que nós gostamos mais.

Bora jogar e deixar as amarguras de lado. A malta aqui é toda fixe.

----
A slumber did my spirit seal;
I had no human fears,
She seemed a thing that could not feel
The touch of earthly years.

---- Behold the pain and sorrow of the world, Dream of a place away from this nightmare. Give us love and unity, under the heart of night. O Death, come near us, and give us life!

Concordo com o Maurum!

Aconselho até que se crie uma thread em separado com os resultados finais que esta já está difícil de navegar.

De qualquer modo obrigado pela iniciativa e a todos a que a apoiaram e a vão pôr em prática!

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

(Sem assunto)

Firepigeon escreveu:

[saiamdafrentequeestavaidoer]

Afinal temos meia-dúzia de carolas auto-proclamados de iluminados que se julgam acima dos outros, tipo criticos de cinema.

soledade escreveu:

O prémio seria muito melhor prémio se tivesse, pelo menos isso, um júri que funcionasse como júri. Sim Pombeiro, uma carrada de iluminados, sim. Alguém que, pelo menos, fizesse uma escolha prévia doas jogos que deveriam chegar a votação.

Quem sabe um dia ligas ao que se escreve.

Firepigeon escreveu:

Fui eu quem se decidiu a avançar com esta iniciativa no formato em que está

Isso ninguém põe isso em causa. O que falta aqui é flexibilidade

Firepigeon escreveu:

pois sempre achei e continuarei a achar que é a comunidade e não meia-dúzia de pseudo iluminados quem deve opinar.

Totalmente de Acordo. Devias ouvi-los.

Firepigeon escreveu:

Devia ter sido outro que não eu a lançar isto?

Nem por sombras, afinal quem manda aqui?

Firepigeon escreveu:

O efeito Maria-vai-com-as-outras no formato em que está é sem dúvida alguma o melhor, pois impede que se ande a reboque dos outros,

Dou a mão à palmatória e confeso que escolheste o melhor . O que não acordamos é que deveria haver uma lista e um júri responsável.

Firepigeon escreveu:

mas como o Vital acha-se acima dos outros vem logo com as tangas dos ilustres pra esquerda e para a direita

Julgo que mais à frente falas em respeito ou falta dele. Se as opinões dos que te contrariam te fazem sentir dessa maneira é melhor lockares os teus posts.

Firepigeon escreveu:

sem sequer se dar ao trabalho de ler que não são os elementos do dito júri que vão seleccionar seja o que for, vão simplesmente controlar o processo.

Se não percebeste ainda que é precisamente o contrário que defendo eu digo-te de novo. É o contrário que defendo.

Firepigeon escreveu:

Alguém cujo um dos primeiros posts noutro forum é dizer: "Eh pá tenho ali um forum bem melhor que este, venham lá para ali"!!

O site chama-se rededejogos.com e não tenhas medo que ele não te faz mal.

Como ele e parecendo que não gostas muito da ideia de haver vida para além do abreojogo, existem outros que tem tb trabalho e contribuem também para a comunidade portuguesa de jogos de tabuleiro. Estes chamam-se Jogos de tabuleiro, Spiel Portugal, e jogoeu. Infelizmente não existem mais com gande expressão, mas deveria haver.
Como estas coisas se complementam em vez de concorrem são todas bem vindas. E como feizmente existe um, o abreojogo, que consegue uma boa representação da comunidade, é com muita, e acredita, muita pena minha que o representante destes prémios não demonstre a minima flexibilidade para o debate de ideias e não

soledade escreveu:

querer ouvir (ler) a minha opinião, acho que já ninguém quer opiniões, essa é a verdade, porque o processo está decidido. Aquilo que poderia ser uma base para um futuro prémio nacional

.

ah, para te relembrar é este o artigo: http://www.abreojogo.com/forum/tabuleiro_e_cartas/2007/05/e_assim_comecou_wwwrededejogoscom

O único debate que ouve foi "que já foi debatido"

Firepigeon escreveu:

... por aqueles que EU achei serem representativas da comunidade tendo estas dado o seu input e alterado AS MINHAS IDEIAS originais.

Firepigeon escreveu:

SAFA!!! Para além do contributo negativo e altamente corrosivo que tem em todos os posts que emite! Raios!!

Aqui tens algum do meu contributo negativo
http://www.abreojogo.com/blog/vch/2008/03/como_explicar_um_jogo
http://www.abreojogo.com/2007/11/power_grid_um_jogo_muito_electrico
http://www.abreojogo.com/2007/07/age_empires_iii_pre_review

e já agora um site
http://www.rededejogos.com

Firepigeon escreveu:

Tá mais que dito quando se leêm coisas como:

newrev escreveu:

Para isso serve o juri que deve saber orientar a escolha dentro da lista, senão acontece o que se vê; um ameritrash mediano como o Last Night On Earth, a discutir um lugar em todas as categorias.

Pois é!! Os membros do portal Abre O Jogo segundo esta opinião são uma cambada de imbecis que não sabem escolher um jogo,

Nem todos, e sim alguns não sabem distinguir o trigo do joio, daí a insistência no júri, que TU já escolheste e tudo.

Firepigeon escreveu:

Curvemo-nos perante a sua grande sapiencia!!

obrigado mas não é necessário, :)

Firepigeon escreveu:

mas básicamente no seu primeiro post nesta thread deixou automaticamente transperecer que necessita mesmo mas é de Nivea para a dor de cotovelo!!

Se fosse para trabalhar com alguém que soubesse ouvir os outros em vez de impor as suas regras e fazer ouvidos moucos aos outros. Sim, eras capaz de ter razão. Não existe interesse em trabalhar contigo. Só para jogar uns quantos ameritrashes, que se fores ver à minha lista até encontras alguns, desculpe, amerigames.

Aquele abraço

Firepigeon escreveu:

[/saiamdafrentequeestavaidoer]

E mais uma vez o vosso e único totalmente politicamente incorrecto:

Já foste mais, agora és do tipo "quem manda aqui sou eu."

Temos pena. Sortinhas

 

@Abruk

Para que haja concenso é preciso que haja vontade.

from apple to earth

 

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

Devo dizer que apesar deste

Devo dizer que apesar deste formato não ser perfeito, dicordo vivamente duma cambada de "iluminados", sejam eles quem sejam a fazer uma pré-selecção de jogos.

É como passar um atestado de estupidez aos restantes membros. É certo que alguns não poderão jogar 40 ou 50 jogos diferentes por ano como outros, mas devem ter o mesmo direito de votar no que querem e não ter apenas um universo de votação escolhido por pseudo-profissionais.

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Procurando o bitaite perfeito...

--

Parem de se atacarem uns

Parem de se atacarem uns aos outros se faz favor. Isto não é nada bom para esta pequena (mas grande) comunidade.

A ideia está lançada. O concurso já está a decorrer. Vamos ver como corre e depois tiram-se as ilações necessárias.

Em relação a sites, não interessa quantos são, desde que divulguem a mesma mensagem. Que há vida para além dos jogos de computador. Que é possível passar uns tempos bem passados à volta de um tabuleiro, e onde as pessoas convivem e falam umas com as outras.

Uns são blogs, outros são foruns e outros são os ditos sites normais. Quanto mais variedade e opiniões houver, melhor. 

Agora paremos de nos atacar mutuamente, pois isso dá uma visão NADA agradável.

Obrigado.

Parece inevitável que em

Parece inevitável que em cada site português (e já espelhando a cultura que havia no irc) não haja uma "luta de poder". É engraçado porque é fenómeno que raramento vejo em outros sites.

Parece que discussões relevantes aos temas não são coisas de português, vem do exemplo dos nossos governantes e reflecte-se em todos os aspectos da sociedade ao que parece.

Concordo que se deixe ir isto até ao fim e no fim se abra um tópico de discussão para melhorar as próximas iterações, sendo respeitadas e implementadas as opiniões da maioria, dado que um site de comunidade pretende ser uma democracia e não uma oligarquia.

Φ

www.breakingthemagic.com - comic/blog sobre jogos de tabuleiro.

Procurando o bitaite perfeito...

--

Update

Arte e Apresentação
1960: The Making of the President
Age of Empires III: The Age of Discovery
Agricola
Bang! The Bullet!
Colosseum
Cuba
El Capitan
Galaxy Trucker
Gisborne
Jamaica
Last Night on Earth: The Zombie Game
Race for the Galaxy
Stone Age
Thebes
Tide of Iron
Tribune
Utopia
Year of the dragon
Expansão
Ca$h 'n Gun$ - les Yakuzas
Combat Commander: Mediterranean
Last Night On Earth: Growing Hunger
Power Grid Power Plant Deck 2
Rails of Europe
Runebound - The Seven Scions
Wings of Wars - Miniatures
Gateway
Before the Wind
Colosseum
Galaxy Trucker
Metropolys
Notre Dame
Pandemic
Patrician
Stone Age
Thebes
Ticket to Ride: Nordic Countries
Wings of War - Miniatures
Zooloretto
Jogo do Ano
1960: The Making of the President
Age of Empires III: The Age of Discovery
Agricola
Brass
Galaxy Trucker
In the Year of the Dragon
Last Night on Earth: The Zombie Game
League of Six
Notre Dame
Pandemic
Race for the Galaxy
Tide of Iron
Tribune
Jogo para 2 Jogadores
1960: The Making of the President
Agricola
Caylus Magna Carta
Last Night on Earth: The Zombie Game
Pandemic
Race for the Galaxy
Tema-Mecânicas
Age of Empires III: The Age of Discovery
Agricola
Brass
Conquest of Paradise
FAB: The Bulge
Galaxy Trucker
Last Night on Earth: The Zombie Game
Pandemic
Race for the Galaxy
Thebes
Tide of Iron
Wings of War - Miniatures
Wargame
FAB: The Bulge
Field Commander: Rommel
Red Star Rising: The War in Russia, 1941-1944
Tide of Iron
Wings of War - Miniatures

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Como é que isto vai?

É possível uma actualização dos jogos?

Título

Melhor ainda, não seria melhor mudar o nome disto para Prémios Boardgames Abre o Jogo? É que não vejo ali um único RPG e o site não é só sobre boardgames. Dito dessa maneira, o título parece (parece, é a palavra-chave) sugerir que o prémio abrange a totalidade de jogos que se jogam no Abre o Jogo.



“I am naught but a wanderer, a landless man, but a friend to all in need.” - Solomon Kane, (Red Shadows, Robert E. Howard)

Bem...

O processo já vai quase na sua conclusão acho portanto não valerá muito a pena mudar o nome da thread para fazer justiça ao bom nome dos RPGs. Mas vale sempre a pena alguém organizar algo parecido para os RPGs apesar das ressalvas que falei mais à cima: duvido que os jogos em questão sejam avaliados pela jogabilidade, por exemplo, pois o roleplayer médio não tem hipótese de jogá-los a todos.

"Se alguma vez sou coerente, é apenas como incoerência saída da incoerência." Fernando Pessoa

sopadorpg.wordpress.com - Um roleplayer entre Setúbal e Almeirim
Ludonautas Podcast - Viajando, sem nos movermos, pelos mundos do RPG

a rose by any other name

jrmariano escreveu:

não valerá muito a pena mudar o nome da thread para fazer justiça ao bom nome dos RPGs.

Por mim, desde que falamos sobre isso, até já chamava jogos de tabuleiro aos RPGs ;)

Será?

Incorrendo o risco de abrir velhas discussões, é porque não eram roleplays muito bons. Tabletop rpgs é uma coisa, boardgames são outra. Daí eu ter achado que o título "Prémios Abre o Jogo" deveria chamar-se "Prémios Boardgames do Abre o Jogo" mas isto são picuinhices.



“You think I'm old and feeble, do you? Well, face my Flying Windmill Kick, asshole!"

Nomeações fechadas

Começa agora a votação aqui!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Lista completa de nomeações

Arte e Apresentação
1960: The Making of the President
Age of Empires III: The Age of Discovery
Agricola
Bang! The Bullet!
Colosseum
Cuba
El Capitan
Galaxy Trucker
Gisborne
Jamaica
Last Night on Earth: The Zombie Game
Race for the Galaxy
Starcraft
Stone Age
The Devil's Cauldron: The Battles for Arnhem and Nijmegen
Thebes
Tide of Iron
Tribune: Primus Inter Pares
Utopia
Year of the dragon

Jogo do Ano
1960: The Making of the President
Age of Empires III: The Age of Discovery
Agricola
Brass
Galaxy Trucker
In the Year of the Dragon
Last Night on Earth: The Zombie Game
League of Six
Napoleon's Triumph
Notre Dame
Pandemic
Race for the Galaxy
Starcraft
Stone Age
Tide of Iron
Tribune: Primus Inter Pares

Tema-Mecânicas
Age of Empires III: The Age of Discovery
Agricola
Brass
Comtainer
Conquest of Paradise
FAB: The Bulge
Galaxy Trucker
Last Night on Earth: The Zombie Game
Pandemic
Race for the Galaxy
Thebes
Tide of Iron
Tinners' Trail
Tribune: Primus Inter Pares
Wabash Cannonball
Wings of War - Miniatures

Gateway
Before the Wind
Blox
Colosseum
Corps Command: Totensonntag
Galaxy Trucker
Last Night on Earth: The Zombie Game
Metropolys
Notre Dame
Pandemic
Patrician
Race for the Galaxy
Stone Age
Thebes
Ticket to Ride: Nordic Countries
Zooloretto

Jogo para 2 Jogadores
1960: The Making of the President
Agricola
Black Box +
Caylus Magna Carta
Last Night on Earth: The Zombie Game
Pandemic
Race for the Galaxy
Shanghaien

Expansão
Ca$h 'n Gun$ - les Yakuzas
Combat Commander: Battle Pack #1 -- Paratroopers
Combat Commander: Mediterranean
Commands & Colors: Ancients Expansion Pack #2: Rome and the Barbarians
Descent: Altar of Despair
Last Night On Earth: Growing Hunger
Power Grid Power Plant Deck 2
Rails of Europe
Runebound - The Seven Scions
Ticket to Ride: Switzerland
Tide of Iron: Days of the Fox
Wings of Wars - Miniatures

Wargame
Case Blue
FAB: The Bulge
Field Commander: Rommel
Great War in Europe Deluxe
Red Star Rising: The War in Russia, 1941-1944
Tide of Iron
Wings of War - Miniatures
World at War: Eisenbach Gap

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Mantém-se a votação até

Mantém-se a votação até dia 15 de Outubro como data limite?

15 de Outubro

pringi escreveu:

E até quando é que se pode votar?

Ou podendo esticar-se o prazo caso a comunidade assim o entenda!!

Manuel Pombeiro
a.k.a.Firepigeon
LUDO ERGO SUM

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

uma ideia

Uma hipótese a considerar para o futuro é o voto de cada pessoa valer mais ou menos pontos de acordo com o número de jogos que o votante efectivamente já experimentou em cada categoria. Por exemplo, se entre os sete candidatos a jogo do ano o votante só experimentou quatro, o seu voto vale quatro pontos nessa categoria.

Já agora, pessoalmente não vou participar nesta votação, pois acho que só o deveria fazer se tivesse tido contacto directo com todos os jogos.

O Regresso dos

O Regresso dos Iluminados?

Não obrigado.

Eu acho que fazes mal em não participar. É praticamente impossível uma pessoa experimentar TODOS os jogos que saíram num determinado ano...

A atribuição de um prémio é mesmo assim, nunca é 100% justa...

impossível

pringi escreveu:

Eu acho que fazes mal em não participar. É praticamente impossível uma pessoa experimentar TODOS os jogos que saíram num determinado ano...

Outra ideia para uma próxima ocasião é os jogos a nomear serem indicados pelos admnistradores dos grupos de Boardgamers de Aveiro, Porto, Coimbra, Lisboa, Albufeira, etc. como uma lista objectiva dos boardgames que o grupo jogou no último ano. Ficariam assim nomeados os jogos que tiverem sido mais jogados em todo o país. Isto faria com que os candidatos em cada categoria estivessem muito mais próximos das experiências dos votantes.

Assim como assim, não tenho opinião para votar nestes prémios.

Volto a discordar. Eu não

Volto a discordar.

Eu não pertenço a nenhum grupo, e no entanto também jogo. Também tenho direito a dar indicação de jogos. E tal como eu, muitos outros...

Senão temos mais uma vez a escolha dos iluminados...

como assim?

pringi escreveu:

Eu não pertenço a nenhum grupo, e no entanto também jogo.

Pertences ao Boardgamers - Lisboa e Boardgamers - Margem Sul. É destes grupos do abreojogo que estou a falar.

Rick Danger escreveu:

Rick Danger escreveu:

Outra ideia para uma próxima ocasião é os jogos a nomear serem indicados pelos admnistradores dos grupos de Boardgamers de Aveiro, Porto, Coimbra, Lisboa, Albufeira, etc. como uma lista objectiva dos boardgames que o grupo jogou no último ano. Ficariam assim nomeados os jogos que tiverem sido mais jogados em todo o país. Isto faria com que os candidatos em cada categoria estivessem muito mais próximos das experiências dos votantes.

Assim como assim, não tenho opinião para votar nestes prémios.

Era uma boa ideia, não era? Pois era... comunidade?, qual comunidade? AH, eu não pertenço a essa comunidade, sou um iluminado...

from apple to earth

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

não?

newrev escreveu:

Era uma boa ideia, não era? Pois era... comunidade?, qual comunidade? AH, eu não pertenço a essa comunidade, sou um iluminado...

E os Boardgamers-Oeiras?

Rick Danger escreveu:

Rick Danger escreveu:
newrev escreveu:

Era uma boa ideia, não era? Pois era... comunidade?, qual comunidade? AH, eu não pertenço a essa comunidade, sou um iluminado...

E os Boardgamers-Oeiras?

Ah, pois é, faço parte dessa. Mas a minha opinião não conta, pois sou um iluminado.
A
from apple to earth

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

tanto dramatismo

Eu sinceramente, acho muito dificil que o juri dos premio atribuidos pelo mundo joguem aos jogos todos.
Mas o que me parece é que se está a complicar muito todo o processso.
Caramba, os participantes que querem e devem votar nos seus preferidos não têm propriamente o destino do mundo nas mãos nem me parece que estes prémios contribuam para o explodir de vendas do jogo vencedor. É um prémio que serve apenas para o designer ter na estante (caso haja trofeu físico) e pouco mais. É interessante saber as preferências dos jogadores que se encontram aqui e pronto. Além disso, pode-se sempre ver mais ou menos quais são essas preferências pelo top que o Ricardo disponibilizou.
Acho que até, o mais interessante, são mesmo as categorias adicionais que o Pombeiro propos, que considero originais, nomeadamente o tema-mecanica e apresentação.
Pá, mas relaxem, esta brincadeira não tem importancia nenhuma. É só para a malta passar o tempo.
Votem no jogo que gostaram mais e deixem as coisas rolarem!

hugocarvalho escreveu:

hugocarvalho escreveu:

Pá, mas relaxem, esta brincadeira não tem importancia nenhuma. É só para a malta passar o tempo.

É uma pena que assim seja.... podia ter... mas não tem.

from apple to earth

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

Pontos de vista

Volta e meia lá vem alguém a este thread dizer qualquer coisa, e se pelo menos essa qualquer coisa fosse no âmbito do thread ainda vá, mas não!

Alguém meteu mãos à obra pela dinamização da Comunidade (nem sei se o termo é bem aplicado, não vá alguém se ressentir).

Muito se fala de dinamizar, divulgar, blá blá blá, por este forum e em vários threads, populando o forum com verborreias que por vezes parecem o esgrimir de espadas de alguém que se sente ferido de morte com um qualquer comentário.

A realidade é que os blogues e sites como este e a Rede de jogos devem ter (no âmbito da divulgação) um conteúdo proveitoso para aqueles a quem é sugerido visitar os sites e blogues. Infelizmente se alguém vem visitar um site à procura de informações, parceiros, uma "comunidade" de gente que partilha um hobby, etc..., vai encontrar afirmações de membros dessa comunidade que mais se assemelha a uma luta intra-partidária daquelas a que assitimos quase em directo na TV.

Eu também não me sinto capaz de votar em todas as categorias por não conhecer todos os jogos, mas isso não quer dizer que não o faça, e quanto à questão de comunidade, eu não sei como é a realidade dos outros grupos, mas no Porto sinto-me em casa quando estou num encontro (e por vezes somos mais de 20).

Herrar é umano.