Quarta dos Boardgamers de Lisboa

Retrato de vch
2009-06-03 18:00
2009-06-03 23:59
Local: 

Magic Pool, Rua Augusto Gil nº 30A (Mapa)

O que são as Quartas dos Boardgamers de Lisboa?
São encontros semanais, realizados todas as quartas-feiras, com o objectivo de conviver enquanto se jogam jogos de tabuleiro. O ambiente é de descontração pois ganhar é algo que fica sempre remetido para segundo plano.

A quem se destina?
O encontro é de carácter público, pelo que qualquer pessoa que queira jogar é sempre bem-vinda. Saber as regras dos jogos não é um requisito pois haverá sempre alguém disponível para as explicar rapidamente.

Tenho de me inscrever? Paga-se alguma coisa?
Não é necessário realizar nenhum tipo de inscrição nem pagamento, é só mesmo aparecer.

Que jogos se jogam?
Existem sempre jogos de todos os géneros: de tabuleiro, só de cartas, uns mais simples, outros mais complexos, todos eles com os mais variados temas. Uma coisa é certa, a diversão é garantida pois não será difícil encontrares jogos adaptados aos teus gostos, sendo cada encontro uma oportunidade de conheceres jogos novos.

Mas os jogos são de quem?
Os jogos disponíveis são trazidos voluntáriamente por alguns dos participantes. Também tu podes trazer jogos que queiras jogar no encontro... talvez aquele teu jogo que ainda não estreaste, por certo haverão pessoas dispostas a explicá-lo e a jogá-lo contigo.

Então e onde se come e bebe?
É habitual jantarmos no centro comercial Acqua Roma, que fica a 3 minutos a pé, onde existe diversidade de escolha nos menus, por um baixo preço. Na Magic Pool, local do encontro, existem bebidas disponíveis para consumo bem como algumas coisas para comer.

E quais as possíveis utilizações desta página de internet?
Alguns dos participantes usam-na para informarem quais os jogos que vão levar e angariarem desde logo jogadores para os mesmos, outros aproveitam para pedir que alguém leve um jogo em particular. Podes também usá-la para te apresentares ou simplesmente meteres conversa connosco.

Relembrem-me lá entre que horas é o encontro?
A partir das 18h00 já encontrarás pessoas a jogar, finalizando o encontro às 2h00 da manhã, hora de fecho da Magic Pool. Dentro desse horário podes aparecer quando quiseres.

Opções de visualização dos comentários

Seleccione a sua forma preferida de visualização de comentários e clique "Gravar configuração" para activar as suas alterações.

Esta quarta...

Apareço... quase uma raridade nos dias que correm.

Levo o Race for the Galaxy que tenho para entregar da Math trade da Ria.

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                     Este espaço aluga-se

 

-----

Vou levar

A bem dizer um Battle Line multiplayer... e como eu gosto muito do Battle Line!

Grande jogo de apostas.

Eu levo...

Eu levo...

Steam

Quem são os 4 meninos que querem estrear isto?

Se tiverem pachorra

 Para aturar um newbie (que eu sei que têm), I´m in  Smile

 

Jogatinas:

Eu

.

Eu! Eu! Eu!

:D

Eu! Eu! EU!EU! EU! EU!

:D

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

 

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

OK, então façam por

OK, então façam por chegar a horas decentes... *cof* 18h30 *cof*

EU .... ainda será que vou a tempo?

EU EU!!

 

 

------------------- Jogos Recentes:

BGG

 Diz que dá para 6, embora seja mais recomendado pra 3,4 ou 5.

Acho que devia jogar quem chegar mais cedo Innocent.

 

Jogatinas:

Tou aí ás 17h. :)

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

 

"as efabulações sobre temas mundanos e o lugar-comum não satisfazem as mentes mais criativas e sequiosas de novos estímulos"

Vou levar o ..... do

Vou levar o ...

.. do Luis.

Ciao!

Collection:

Sample of my collection, wanna play ?

18:40

Apareço por volta das 18:40

buuuuu

 Atrasadinho!!!!!!   :-)

Quem é que chega cedo?

 

Jogatinas:

20:00

 Eu chego às 20 +/-

Levo o RftG para entregar da trade da RiaCon.

Não sei se chegarei a jogar alguma coisa.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

                                     Este espaço aluga-se

 

-----

falta aí o já

falta aí o já habitual...

Pow Wow

vch escreveu: Steam E

vch escreveu:

Steam

E então que tal?

 


Top10:

O jogo na versão Standard

O jogo na versão Standard joga mto parecido com o AoS à excepção do novo esquema de tracks de income e VPs separadas, o que obriga os jogadores a pensar em como alocam os pontos das entregas de cubos. O Vital acabou por dar uma tareia nos restantes 4, talvez por termos deixado que ele ganhasse os primeiros leilões todos e levasse a locomotiva para casa. Como as linhas dele resultaram bem e tinha entregas p fazer, o jogo esteve sempre na mão dele.

Pareceu-nos aos restantes que devíamos ter arriscado numa estratégia diferente para contrapôr, tipo pedir mto dinheiro baixando o income drásticamente mas depois com mto dinheiro na mão podería-se ganhar leilões e fazer face às despesas.

Resumindo, o sistema novo requer alguma adaptação e experiência até se perceber quais as melhores formas de o usar.

Quanto aos componentes, melhores e mais atractivos que o AoS, o Vasco até disse que só de olhar dava vontade de jogar. Fica por experimentar a versão Base que me parece ter os seus pontos de interesse também.

Bonito

É verdade: o jogo está muito bonito, quase quase tão bonito como o Railroad Tycoon. Muito diferente da secura do Age of Steam original.

Este quero experimentar, o original não tenho pressa nenhuma. Talvez até consigam convencer o Pombeiro a jogar a este ;-)

Com bonecada de jeito!!

vch escreveu:

Este quero experimentar, o original não tenho pressa nenhuma. Talvez até consigam convencer o Pombeiro a jogar a este ;-)

 

Que dizer que se eu levar os comboinhos do RRT e/ou do TTR o jogo fica como deve de ser? Assim sim, convencem-me a experimentá-lo + depressa que o AoS!!!

 

Google Reader Shared Itens

Últimas jogatinas:

Negating the unforeseeable is utterly unrealistic, and scrambling to deal with problems is indeed a game skill.

Pois...

A impressão que me deu é que este jogo pode ter um problema de runaway leader que não havia muito no AoS, e surpreendentemente não é tanto pela falta de income reduction.

O que se passou é que o Vital ficou com a locomotiva no primeiro leilão, fez dois shipments de 2 no primeiro turno, ficou com uma grande vantagem no income que depois usou para pedir muito mais empréstimos que os outros, dominar os leilões seguintes e ficar sempre com a locomotiva. Isso deu-lhe uma vantagem bastante grande no income e como tinha entregas suficientes e não ficou entalado (o que aqui até certo ponto parece ser mais díficil do que no AoS, por causa da produção) nunca mais ninguém o conseguiu apanhar. Acho que em parte o problema foi que estávamos todos com mentalidade de AoS e mais ninguém pediu dinheiro suficiente para não ficar com income baixo, como o Hélio referiu.

Curiosamente no bgg há gente a falar que a locomotiva é menos importante do que no AoS, mas não foi de todo a impressão que me ficou. A grande diferença que eu achei é que aqui pedir empréstimos é menos penalizador a longo prazo que no AoS, porque a redução no income é igual mas equivale a uma redução menor de pontos no fim do jogo (um income perdido é só meio ponto), para além de não haver limite. A minha impressão é que isto juntamente com não haver income reduction leva a que o dinheiro seja menos apertado do que no AoS, e os shipments iniciais muito mais importantes, porque na prática cada ponto equivale a 5 de dinheiro logo na mão - e à perda de 1 income ao longo do jogo, mas considerando que a 5 são só 7 turnos, não é díficil de ver que logo ao quarto turno é capaz de compensar transformar todo o income em dinheiro.

A outra diferença grande está na produção, agora escolhe-se um de grupos de três cubos e põe-se numa cidade na fase de construção. Acho que isto por um lado até torna a produção mais aleatória, porque antes sabia-se onde os cubos iam entrar mas não quando (e às vezes, se), agora é mais controlável mas é mais fácil de se ficar entalado se alguém roubar os cubos que queríamos para os pôr noutro sítio. Por outro lado permite jogadas do tipo de pôr cubos na mesa para se entregarem logo a seguir.

Quanto a componentes, acho que ficava melhor com uns comboinhos de plástico :D

Lol

jernau escreveu:

Quanto a componentes, acho que ficava melhor com uns comboinhos de plástico :D

Este comentário foi muito interessante até esta frase, em que se estragou tudo. Tongue out Está muito bonitinho o jogo.

 

Mas pronto, lendo as vossam impressões, parece que espelham o que se tem lido no bgg. Experimentarei um dia destes, quando aparecer aí no mercado negro um "fix" para transformarmos o AoS num Steam.

 

 


Top10:

Só falta o plástico

Asur escreveu:

[...] quando aparecer aí no mercado negro um "fix" para transformarmos o AoS num Steam.

Experimenta ver http://www.boardgamegeek.com/filepage/39813. Acho que é o suficiente, não sei se a mistura de tiles é diferente (mas também há uma lista no bgg).

Pois

Vi isto ao bocado, mas não sei dizer se tem tudo o necessário.

Bou ber. Obrigado ;)

 


Top10:

Gostei muito

 mas não te posso ser muito útil, uma vez que nunca joguei nenhum "AoS" e não posso comparar!

Têm a palavra os quatro "profissionais" que comigo jogaram! Cool

 

edit: 1 minuto atrasado Embarassed

 

Jogatinas: