Designers - RPG

Retrato de jrmariano

Bem-vindos a todos os designers de jogos de RPG!

O objectivo deste grupo de trabalho é a criação e design de novos jogos de RPG através da promoção do feedback construtivo entre membros e a facilitação de ferramentas que ajudem todos a alcançarem o seu objectivo.
Tudo o que for colocado neste espaço será passível de discussão e crítica, tendo como base um entendimento comum que deve ser sempre chegado pela maneira mais frontal e diplomática possível, nem que se tenham threads com mais de 1000 comentários.

Gostaria de sugerir também que este caos este grupo sirva de faísca para muitas ideias, mas pedia que - estando essas ideias mais ou menos formadas - a discussão específica sobre elas passasse para os respectivos livros deste site, que estão sobre a designação enganosa de "Sistemas". Para começarem o livro do vosso jogo vão aqui comecem a escrevê-lo e não se esquecem de escolher a categoria de "Sistemas" antes de submeterem o vossos textos.

 

Divirtam-se e "desenhem" muito que aqui não gastam papel!

Retrato de Rick Danger

Dragão-Meste v1.0: um RPG numa folha A4 para um poderoso mestre-jogo e muitos jogadores

Um lançamento em primeira mão para os membros do AbreoJogo...

Retrato de Rick Danger

Concurso de Design de RPG da Secular Games

A editora Secular Games lançou um concurso de Design de RPG a começar hoje e com a duração de duas semanas com o propósito de permitir ao vencedor do concurso a publicação do seu RPG original. Se quiserem mais detalhes dêem um salto em: http://www.secular-games.com/2011/02/concurso-faca-voce-mesmo-de-criacao-de-jogos/

Retrato de Rick Danger

RPGénesis 2010 - Uma Semana a Escrever RPGs

2010-08-21 00:00
Local: 

Na vossa casinha, no emprego, na praia, em qualquer lugar...

 

- Sete Dias de Criação -

 

Bem vindos a um evento nunca antes experimentado, uma mistura de NaNoWriMo e 24 Hour RPG, em exclusivo para Portugal (e para aqueles sitíos giros onde se fala Português).

Retrato de Rick Danger

D&D World Game Day em Coimbra - 20 Março

2010-03-20 14:00
Local: 

Centro Comercial Avenida, piso 7,Coimbra

Venho então convidar-vos a comparecer no D&D World Game Day de Coimbra no dia 20 de Março organizado pelo Tá Quinas.

À semelhança de outros eventos homólogos organizados anteriormente pelo Blogue, neste podem contar com com personagens   completamente novos saídos do novo produto lançado pela Wizards of the Coast, o Player's Handbook 3.

Contem também com muito divertimento e boa disposoção.

Para mais informações vão ao http://taquinasblog.blogspot.com.

Fiquem bem

Retrato de Rick Danger

Primeira semana "Leia um Livro de RPG em Público"!

-00-00
Local: 

Evento Mundial

Farside, primeiro rascunho

E pronto, aconteceu, comecei a dedicar-me a escrever um RPG.

Em 2006 eu e o JRMariano começamos a brincar com uma ideia chamada Farside. Entretanto, devido a indisponibilidades comuns (entenda-se preguiça). Nunca mais pegamos neste tema.

A ideia de Farside era pegar nas mecânicas de um jogo chamado
Don't Rest Your Head e adaptá-lo a um universo de fantasia, onde os jogadores interpretariam uns personagens chamados Zealots, protectores das tribos Vermillion.

Retrato de Rick Danger

que RPG tenho estado a escrever - amor é para sempre

que RPG tenho estado a escrever - amor é para sempre

Retrato de Tularis

O podcast do Tá Quinas

Já está disponível o 1º episódio do podcast do Tá Quinas. A pedido de várias famílias o endereço também mudou. Visitem agora o http://taquinasblog.blogspot.com

A Fuga de Gau - teste de jogo de Mundo de Aventuras

2009-11-21 15:00
Local: 

Lisboacon 2009

Na próxima Lisboacon 2009 vem experimentar o jogo de personagens Mundo de Aventuras e pô-lo à prova pois está em fase de protótipo.

O cenário será de fantasia (muito direccionado para o combate pois é esta a componente mais acabada). Aqui vai o ponto de partida:

Retrato de Rick Danger

Design Thinking Process - um exemplo

 

Tirado do "Awakening Creativty", uma apresentação bastante interessante disponibilizada na íntegra no FORA.tv, um site que vale a pena acompanhar. Este processo dos "baldes" :) começa a ser explicado a partir do tópico "How Do We Awaken Creativity?".

Retrato de Tularis

Encontro Mensal de Boardgames

Bem, visto o último encontro ter corrido bem, decidimos transforma-lo num evento mensal. Este encontro vai realizar-se no restaurante Piazza, na Praça da Républica em Coimbra. Toda a Gente é bom vinda uma vez que o propósito do encontro é divulgar o hobbie dos boardgames e dos RPG's.

Ficamos então à espera da vossa comparência. O encontro começará pelas 14:30 , e durará até depois de jantar.

 

Com o apoio da Livravria Dr. Kartoon, e do blog Tá Quinas.

Retrato de Tularis

ª Mostra de Boardgames de Coimbra

2009-07-05 14:30
Local: 

Jardins da AAC em Coimbra

Este evento visa mostrar o Hobbie de Boardgames em coimbra, e de certa forma tentar juntar mais um pouco a comunidade gamer.

 

 

Se decidirem Quiserem aparecer estão à vontade. Vai realizar-se no dia 5 de Julho pelas 14:30 no Bar Intocha nos Jardins da AAC em Coimbra. Mais informações no blog Tá Quinas.

Retrato de Rick Danger

a voz da tecnologia

Talvez já tenham visto antes, mas é uma questão nova aqui no grupo. De que forma é que as novas opções que a tecnologia nos oferece podem nos ajudar a criar melhores jogos? Reparei há tempos neste jogo disponível na IPR que assim é apresentado desta forma apelativa: "No rules to read! The unique audio format allows you to play the moment you want to. Print a few documents supplied, gather a group of three to six players who have about three hours to play, and you're ready to go! Play the first .mp3 file and narrator Russell Collins will explain how to play the game step-by-step."

Romância - Fantasia Parnasopunk: Retour

Ou, em bom português, “retorno”. Muitos dos leitores daqui devem estar familiarizados com Romância, o meu projeto de caráter autoral para um cenário de fantasia. O Romância foi apresentado publicamente em 2005, neste artigo na RedeRPG — tendo gerado interesse, simpatia de alguns, e até mesmo encarado como ofensivo (!) por outros. O último artigo publicado (Antagonistas: a Feiúra) data de 2007. Depois disso, mais nenhuma palavra.

Re.Ação! Sistema de Regras Alternativo para d20

Vocês já devem ter notado que volta e meia postamos alguma regra diferente lá no .20, que cobre ou facilita alguma parte de um sistema de regras já existente. Pois bem, o Nume já havia comentado sobre um sistema “caseiro” que usamos. Não, não é nenhum sistema novo, na verdade. A gente simplesmente começou a combinar regras de True20, d20 Modern, D&D 3.5, Pathfinder, etc (assim como muitos fazem). Para não ficarmos perdidos, fizemos um “livreto básico”, com as regras que usavá-mos.

Retrato de Rick Danger

RPGs no Tabuleiro

Retomo este tópico do meu blogue, depois desta questão..

smascrns (negritos meus) escreveu:

«Continuo a defender a minha posição actual que é a de aproximar os RPGs dos jogos de tabuleiro. Diria mesmo: fazer coincidir os RPGs com os jogos de tabuleiro.»

Eu até nem discordo, bem pelo contrário. A questão é o como: como é que achas que isto se pode fazer.

..ter sido novamente suscitada aqui, no blogue do jrmariano.

Retrato de Rick Danger

a distãncia do alpha ao beta

De certa forma, é embaraçoso olhar para a minha lista de projectos incompletos que venho a acumular aqui no AoJ. Alguns têem poucas hipóteses de sair do papel, outros já foram jogados e outros ainda ficaram pelo caminho. A série Spin-off é responsável por muitos deles, mas há uma parte que também surgiu por diferentes pretextos. É uma proposta variada:

[Wish-beta]Nova versão a caminho

Só para dizer que me encontro com inspiração suficiente para continuar com o desenvolvimento do Wish.

Algumas das coisas que vão mudar:

[rpg Tulana] 1º cenário, «Jogo de Crianças»

A primeira sessão do jogo com os meus filhos consistiu numa adaptação de um cenário publicado no nº 57 da revista francesa Casus Belli. O cenário é muito interessante e original. Concebido para DD, destina-se a personagens... sem nível, crianças! Escusado será dizer que me pareceu particularmente adequado para jogar com crianças, embora o original fosse para ser jogado pelo jogador de DD típico, adolescente ou adulto.

Critica de Sorcerer & Sword

A minha crítica do livro Sorcerer & Sword, um suplemento para Sorcerer, ambos de Ron Edwards, acaba de ser publicada na RPGnet. A crítica pode ser lida em http://www.rpg.net/reviews/archive/13/13811.phtml e começa assim:

«How good is Sorcerer & Sword, you ask? As good as the next sentence: “Cyrion, Rajan, and Fafhrd aren’t real names. But they sound as if they could be …” (p. 37).»

(A título de curiosidade, a crítica foi publicada no contexto da Fantasy Week da RPGnet.)